Juvenis (Sub 17) - 2025/2026

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,841
244,863
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O Carnide empatou com o Real por isso é uma jornada boa

Próxima jornada há derbi e vamos a Alverca
Deve ser um jogo difícil

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
12,473
4,204
Porto
De há alguns anos pra cá que andávamos a levar goleadas nos escalões de formação sempre que íamos a Lisboa jogar com os 2 rivais. Esta época temos 1 vitória por goleada, 1 empate com sabor a derrota e 1 empate normal.
Estamos mais fortes, esta época somos verdadeiros candidatos ao título em todos os escalões de formação.
Mesmo passando alguns talentos para o escalão acima ?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,632
30,193
Gaia
Em minha opinião, estamos a ser superiores. Vejamos o que nos reserva a segunda parte.
-------------------
Sem dúvida que durante largos períodos de tempo fomos superiores e empurramos para trás os lagartos.
O trabalho iniciado atrás e a evolução sentida nos últimos 2 ou 3 anos nos resultados, este ano ainda vai estar mais pronunciado. Já nao me lembrava de estarmos a liderar e tao competitivos nas 3 camadas dos iniciados aos Juniores.

Noto também que os de lisboa nao apresentam tantos catanados, porque será?

• Like
Reações: Rhaegar

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,074
7,294
-------------------
Sem dúvida que durante largos períodos de tempo fomos superiores e empurramos para trás os lagartos.
O trabalho iniciado atrás e a evolução sentida nos últimos 2 ou 3 anos nos resultados, este ano ainda vai estar mais pronunciado. Já nao me lembrava de estarmos a liderar e tao competitivos nas 3 camadas dos iniciados aos Juniores.

Noto também que os de lisboa nao apresentam tantos catanados, porque será?
Porque agora o controlo é maior e a própria Federação está mais em cima do assunto.
Ocorreram aí 2 ou 3 casos em que se descobriu já em.seniores que tinha 2 ou 3 anos a mais( miúdos que tinham passado pelo SLB) e foi um bocado vergonhoso.
Mesmo assim anda aí um nas bocas do meio.
Capendja da Silva supostamente 11 anos.
Eu olho para a cara dele e digo 14

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,361
5,209
Porque agora o controlo é maior e a própria Federação está mais em cima do assunto.
Ocorreram aí 2 ou 3 casos em que se descobriu já em.seniores que tinha 2 ou 3 anos a mais( miúdos que tinham passado pelo SLB) e foi um bocado vergonhoso.
Mesmo assim anda aí um nas bocas do meio.
Capendja da Silva supostamente 11 anos.
Eu olho para a cara dele e digo 14
Discordo profundamente!
Não vejo mais controlo!
Vejo a mesma inércia de sempre! Vejo a mesma conivência de sempre!
A situação é conjuntural: anos com mais talento, anos com mais músculo… é normal!
Basta ver que o scp tem um sub-14, nascido em Angola, a jogar nos sub-16, convocado para a seleção de sub-15; basta ver equipas mais pequenas, como o Tondela sub-15 deste ano… basta estar atento…
Há coisas que não mudam… quase tão certo como o scp ter 2 extremos rápidos nos sub-15… quase sempre na seleção…

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,074
7,294
Discordo profundamente!
Não vejo mais controlo!
Vejo a mesma inércia de sempre! Vejo a mesma conivência de sempre!
A situação é conjuntural: anos com mais talento, anos com mais músculo… é normal!
Basta ver que o scp tem um sub-14, nascido em Angola, a jogar nos sub-16, convocado para a seleção de sub-15; basta ver equipas mais pequenas, como o Tondela sub-15 deste ano… basta estar atento…
Há coisas que não mudam… quase tão certo como o scp ter 2 extremos rápidos nos sub-15… quase sempre na seleção…
Tás a falar do Fernando Gabriel e no Aladje Mussa do SCP e do Panzo do Tondela certo?

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,361
5,209
Tás a falar do Fernando Gabriel e no Aladje Mussa do SCP e do Panzo do Tondela certo?
No caso do scp, repetem-se todos os anos... eu não me lembro de uma equipa sub-15 do scp sem 2 extremos rapidíssimos... porque será?
O tondela é diferente... o panzo, de 2013... é só a face ridícula de tudo isto... na AFP, o panzo estaria a jogar com miúdos de 11 anos... na AFL, estaria jogar futebol de 9... e, algo que passa ao lado, o colega dele do ataque, está no 3º ano de sub-15... e, posso garantir-te, cheguei a ver um jogo deles, na pré-época, e eram 3 no ataque...
Provavelmente, para o ano, teremos a full-time mais um exemplo ridículo, a celebridade capendja... que, nos seus singelos 11 anos... (é de 2014...), está a jogar a II divisão nacional de sub-17... só para dar contexto, os miúdos do scp (e do FCP, já agora), que estão a jogar a II nacional, este ano, são de 2010... só 4 anos mais velhos... coisa pouca, nesta idade... e fez 6 jogos na primeira fase do nacional de sub-15 e marcou 4 golos...
Por isso, em resumo, está a ficar melhor? Não me parece nada...

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,074
7,294
No caso do scp, repetem-se todos os anos... eu não me lembro de uma equipa sub-15 do scp sem 2 extremos rapidíssimos... porque será?
O tondela é diferente... o panzo, de 2013... é só a face ridícula de tudo isto... na AFP, o panzo estaria a jogar com miúdos de 11 anos... na AFL, estaria jogar futebol de 9... e, algo que passa ao lado, o colega dele do ataque, está no 3º ano de sub-15... e, posso garantir-te, cheguei a ver um jogo deles, na pré-época, e eram 3 no ataque...
Provavelmente, para o ano, teremos a full-time mais um exemplo ridículo, a celebridade capendja... que, nos seus singelos 11 anos... (é de 2014...), está a jogar a II divisão nacional de sub-17... só para dar contexto, os miúdos do scp (e do FCP, já agora), que estão a jogar a II nacional, este ano, são de 2010... só 4 anos mais velhos... coisa pouca, nesta idade... e fez 6 jogos na primeira fase do nacional de sub-15 e marcou 4 golos...
Por isso, em resumo, está a ficar melhor? Não me parece nada...
Eu digo que está melhor porque há um método científico que permite perceber a idade dos atletas se forem testados.
E na prática é mais difícil introduzir estes miúdos porque a verificação da documentação é mais exaustiva.
Há depois toda uma questão ética e legal associada nomeadamente se desatares a testar todos os miúdos de etnia africana que não tenham nascido em Portugal.
Não faltará quem grite racismo e discriminação.
A questão é se a situação é grosseira.
Alguns miúdos vem com.idades alteradas 1/2 anos e jogam no escalão abaixo.
Estamos a falar de 1 caso em que um benjamim joga e marca nos juvenis.
Eu acho que deva ser investigado especialmente porque de todas as origens africanas a Guiné é a com menos estrutura e mais propensa a estes casos.
Agora nem todos tem idade alterada.
Nós temos o Jamanca e o Anha Candé.
Tb havia suspeitas sobre o Úmero Candé mas nunca foi muito falado por causa da falta de compleição fisica

• Like
Reações: DragaoDesdeDia1

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
26,640
22,687
Vila Nova de Gaia, 1975
Eu digo que está melhor porque há um método científico que permite perceber a idade dos atletas se forem testados.
E na prática é mais difícil introduzir estes miúdos porque a verificação da documentação é mais exaustiva.
Há depois toda uma questão ética e legal associada nomeadamente se desatares a testar todos os miúdos de etnia africana que não tenham nascido em Portugal.
Eu acho que deva ser investigado especialmente porque de todas as origens africanas a Guiné é a com menos estrutura e mais propensa a estes casos.
Tb havia suspeitas sobre o Úmero Candé mas nunca foi muito falado por causa da falta de compleição fisica
E os nossos não serão?...

Duvido.

• Like
Reações: DragaoDesdeDia1

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,361
5,209
O teste do pulso é fiável há décadas!
A documentação é a que quiseres! Em alguns países, qualquer miúdo vem com a documentação que quiseres: pode ter mais 10 anos ou menos 10 anos!
A FPF lava as mãos e remete para a documentação!
Os miúdos riem-se e dizem que jogaram contra seniores...
É assim há anos...
Mantenho: nada mudou e não estou a ver mudar tão cedo!

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,361
5,209
E os nossos não serão?...

Duvido.
Claro que é tudo, basicamente, igual!
Eu vejo duas grandes diferenças:
1. o número de miúdos nessas situações, que, no scp e slb, em algumas gerações, é abusivo!
2. os casos extremos, que são aqueles em que a diferença entre a situação "real" e a situação "documental" ultrapassa o "razoável"!

Fazendo alguma pedagogia, a situação é muito mais relevante nos sub-14 e nos sub-15! Nos sub-15, podes ter miúdos que atingiram a sua fisicalidade adulta (que não é só altura) e miúdos que estão, até, 1 ano "atrasados" (face à idade)! Adiciona-se a própria diferença etária (sub-14 e sub-15 no mesmo escalão) e tens um gap que não é comparável a qualquer outro escalão (mesmo sub-12 e sub-13)! Ou seja, em média, é muito mais fácil um sub-17 jogar nos seniores, do que um sub-14 jogar nos sub-15!
A partir daqui, imagine-se o que não é um sub-19 jogar numa equipa de sub-15: a maioria dos colegas de equipas vão ser imberbes!
Para mim, este é o escalão crítico!

• Like
Reações: Drago