Foi a primeira derrota do campeonato. Até aqui estávamos a fazer um campeonato anormal, sobretudo tendo em conta o contexto: uma equipa construída há apenas 6 meses, com vários miúdos de 17, 18, 19 e 21 anos. Sinceramente, não me lembro de nenhuma equipa que tenha sido campeã nacional num cenário destes.
Meses atrás, quando os lagartos estavam a 4 pontos do FC Porto, continuei a dar-lhes algum favoritismo. O contexto do Rui Borges faz-me lembrar, em parte, o FC Porto de Vítor Pereira: apanhou uma equipa base — praticamente um onze — que joga junta há 3 anos, onde mudam apenas uma ou duas peças no máximo. É uma equipa madura, com rotinas bem consolidadas, o que lhes dá mais consistência, mais qualidade no jogo ofensivo e maior estabilidade emocional, mesmo quando estão a 4, 7 ou mais pontos atrás.
Mesmo que o FC Porto não ganhe o campeonato, para mim o Farioli deve continuar. Ele e toda a estrutura estão a fazer um trabalho incrível, especialmente olhando para o contexto e não apenas para o resultado final.
PS: ainda estou de luto pelo jogo de ontem. Também eu queria ganhar todos os jogos até ao fim. Mas fds ainda estamos com 4 pontos á frente, podendo alargar a vantagem já na próxima semana.