UEFA Europa League 2025/2026

Juary

Tribuna Presidencial
24 Maio 2013
10,342
3,262
Resposta da IA.

Resposta curta:
Muito provavelmente sim, mas matematicamente ainda não é 100% garantido.
Com uma vitória contra o Rangers, o FC Porto chegaria aos 17 pontos, uma pontuação que, estatisticamente, é quase sempre suficiente para ficar nos 8 primeiros (o "número mágico" projetado é normalmente 15 ou 16 pontos). No entanto, dependendo dos resultados dos rivais diretos (como SC Braga, Ferencváros, Real Betis e o vencedor de Roma vs Estugarda), existe um cenário matemático (embora raro) onde o Porto poderia acabar em 9.º lugar pelo critério de diferença de golos.
A Análise Detalhada (Cenário em 22 de Janeiro de 2026)
1. A Situação Atual do FC Porto:
* Pontos: 14 (após o empate na 7.ª jornada contra o Plzen).
* Se ganhar ao Rangers: Passa para 17 pontos.
* Diferença de Golos Atual: +4 (pode subir para +5 ou +6 com a vitória).
2. A Concorrência Direta (Quem pode ultrapassar ou empatar com 17 pontos):
Para o Porto ficar fora dos 8 primeiros com 17 pontos, 8 equipas teriam de terminar com 17 pontos ou mais (e com melhor diferença de golos). Vamos ver quem são as ameaças reais:
* Lyon (18 pts): Já está à frente.
* Aston Villa (18 pts): Já está à frente.
* Freiburg (17 pts): Já tem 17 pontos.
* Midtjylland (16 pts): Só precisa de 1 ponto (empate) no último jogo para chegar aos 17.
* Ferencváros (14 pts):* Se vencer hoje (Jornada 7) e vencer o último jogo, chega aos 20 pontos.
* SC Braga (13 pts):* Se vencer hoje (Jornada 7 vs Nottingham Forest) e o último jogo, chega aos 19 pontos.
* Real Betis (14 pts): Tem 1 jogo a faltar. Se vencer, chega aos 17 pontos. (Atualmente tem melhor diferença de golos que o Porto: +5 vs +4).
* Vencedor de Roma vs Estugarda: Ambas têm 12 pontos e jogam uma contra a outra hoje. Quem ganhar salta para 15 e pode chegar aos 18 pontos na última jornada.
O Cenário de Risco (Porto em 9.º):
Se Lyon, Villa, Freiburg, Midtjylland, Ferencváros e SC Braga vencerem os seus jogos restantes E o Real Betis também vencer (mantendo melhor diferença de golos) E o vencedor do jogo Roma/Estugarda também vencer a última jornada... então haveria 8 equipas à frente do Porto.
Conclusão Prática
Apesar da matemática teórica, uma vitória contra o Rangers é um passo gigante.
* Chegar aos 17 pontos obriga todos os rivais diretos a fazerem percursos perfeitos nas últimas jornadas.
* Basta um deslize (empate ou derrota) de equipas como o Betis, Braga, Ferencváros ou do grupo dos 12 pontos para o Porto carimbar a passagem direta.

• Love
Reações: Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
46,578
78,295
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Infelizmente não.
Não? Como assim? Estás a contar que os que estão ao nosso alcance vão todos vencer?

Lille - Freibug
Forest - Ferencvaros
FC Midtjylland
- D Zagreb
Go Shead Eagles - Braga
Panathinaikos - Roma
Bétis
- Feeynoord

A bold os que estão ao nosso alcance se vencermos o Rangers. Estás a dizer-me que vão TODOS vencer?

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
49,267
76,979
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Não? Como assim? Estás a contar que os que estão ao nosso alcance vão todos vencer?

Lille - Freibug
Forest - Ferencvaros
FC Midtjylland
- D Zagreb
Go Shead Eagles - Braga
Panathinaikos - Roma
Bétis
- Feeynoord

A bold os que estão ao nosso alcance se vencermos o Rangers. Estás a dizer-me que vão TODOS vencer?
Aconteceu isso na última jornada

Por isso impossível não é

Danoak

Tribuna
21 Maio 2025
2,696
5,348

Lille - Freibug
Forest - Ferencvaros
FC Midtjylland
- D Zagreb
Go Shead Eagles - Braga
Panathinaikos - Roma
Bétis
- Feeynoord

Ao Friburgo basta empatar e, para além disso, tem saldo positivo de 7. Não os punha nessas contas.

Um oito nove três

Tribuna Presidencial
20 Agosto 2016
9,463
11,655
Conquistas
4
  • André Villas-Boas

Lille - Freibug
Forest - Ferencvaros
FC Midtjylland
- D Zagreb
Go Shead Eagles - Braga
Panathinaikos - Roma
Bétis
- Feeynoord

são bem capazes... não vejo aí nenhum jogo complicado para eles. talvez o feyenoord, mas também tão a fazer uma época fraquinha

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
49,267
76,979
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
E o Utrecht.

Verdade seja dita, pelo que fizemos nesta competição, não merecemos mais.
Eu começo a achar que o problema sou eu

Tive nos últimos 3 jogos europeus fora não ganhamos nenhum. Ganhamos o que não fui 🤣

O meu recorde em jogos europeus fora está em 1V, 2E e 4D

@Sonic achas que a culpa é minha?

VegaDragon

Lugar Anual
24 Julho 2025
1,470
1,245
Verdade seja dita. Se tivermos de jogar mais dois jogos, só nos podemos queixar de nós próprios. Andar a brincar contra Utrechts e Plzens deu nisto.
Não acho que tenhamos equipa e futebol para dizer que nos jogos fora do Dragão são favas contadas. Ainda estamos muito frescos! A verdade é que temos sido competitivos, mas não limpando todos os jogos com vitória, isso é um passo demasiado grande neste momento exibicional!