FC Porto
1
SL Benfica
0
Jan 14, 2026 at 08:45 PM

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,551
4,679
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Foi uma vitória mais do que merecida. Depois do nosso golo houve um recuo e demos a bola ao Benfica. Pareceu-me que foi consentido e planeado. Uma resalva, perdemos muitas vezes no duelo dos ressaltos. As chances dos lampiões foram sempre de segundas bolas ganhas e não de ataques planeados.

Com a derrota do Braga,, quero ver como é que as lagartixas da federação vão arranjar forma de nos lixar no sorteio.

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,551
4,679
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson

"Controlámos o jogo, sem muitas oportunidades de golo, mas com um domínio que me pareceu claro. Contra uma equipa que está em alta de confiança, em que os adeptos aceitam, pelo grande momento, que a sua equipa esteja 45 minutos no seu meio-campo a defender em casa."

Este fdp está com problemas mentais graves, não está? O meu tio com Parkinson parece estar em melhores condições que este retardado.
É o desespero a falar. Achou que chegava ao benfiquistão e que ganhava tudo com os favorecimentos. Não contou com a incompetência absoluta dos lampiões.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,935
2,796
Ainda vai chegar o dia em que se vai perceber que um jogo de futebol não se resume ao momento de organização ofensiva. O futebol é um todo, atacar, defender, transitar, gerir ritmos, espaços e emoções. Reduzir a análise ao “gosto / não gosto” da posse ou da iniciativa constante é empobrecer o jogo.

Não gostarem do nosso futebol é legítimo. Podemos, cada um de nós, preferir outro tipo de jogo.
Agora, dizer que “não jogamos nada” já entra no campo da alucinação analítica.

Uma equipa que está a bater recordes nacionais, que ganha de forma consistente, que controla jogos mesmo quando não tem bola, que sabe sofrer e decidir nos momentos certos, não pode ser acusada de não jogar. Pode jogar de uma forma que não agrada, pode não ser estética, pode não encher o olho, mas isso é outra conversa.

Se isto que estamos a fazer é “não jogar nada”, então fico genuinamente curioso para saber o que seria jogar. Porque o futebol, goste-se ou não, mede-se também pela capacidade de competir, de resolver problemas e de ganhar dentro do contexto que o próprio jogo impõe.

O resto é preferência pessoal.
Certíssimo.

O nosso “sofrer” sem bola tem de ser analisado à luz do que a equipa tem mostrado ao longo de toda a temporada. Sofrer apenas 4 golos em 17 jogos no campeonato não é um acaso estatístico. É um sinal evidente de continuidade, consistência e controlo estrutural. Há um padrão sustentado no tempo, não uma sucessão aleatória de bons resultados. A equipa sente-se confortável em momentos prolongados sem posse. Pode não ser o modelo mais atrativo nem o mais dominante em termos de bola e isso expõe-nos pontualmente a situações de risco, como a do Pavlidis no último minuto. Ainda assim, esse risco é controlado e enquadrado. O bloco mantém-se compacto, as distâncias entre setores são curtas e existe uma clara noção coletiva de quando baixar linhas e proteger zonas críticas em vez de pressionar de forma desorganizada.

É precisamente aqui que falha grande parte da crítica de que a equipa “não joga nada”. Jogar não é apenas ter bola ou circular alto no terreno. Jogar também é defender bem, conceder pouco, condicionar o adversário e obrigá-lo a atacar em contextos desfavoráveis. E nesse capítulo a equipa tem sido extremamente competente. Concede pouquíssimas oportunidades claras, permite poucos remates em zonas de elevado valor esperado e força o adversário a ataques longos e previsíveis, onde o erro surge com maior probabilidade. Quando a equipa baixa linhas, fá-lo por leitura de jogo e não por fragilidade. Ao permitir que o adversário suba o bloco, cria espaço nas costas, atrai jogadores para zonas exteriores e prepara o momento da recuperação. Foi assim que ganhamos ao Braga. Há calma na execução, critério na primeira decisão após o roubo e confiança no plano coletivo. Não há pânico nem despejo sistemático, mas sim gestão do tempo e do espaço.

Ganhar de forma consistente, sofrer poucos golos e conceder poucas oportunidades está diretamente ligado à forma como a equipa defende. Isto não é um futebol de sobrevivência, é um futebol de gestão. Gestão de risco, de momentos e de esforço. Pode não ser o modelo mais vistoso, mas é eficaz, coerente e competitivo. Questionar se a equipa joga pouco quando os resultados, os números defensivos e o comportamento coletivo apontam todos na mesma direção é ignorar que o controlo de um jogo pode existir mesmo sem domínio da posse. Esta equipa controla muitos jogos precisamente porque sabe sofrer sem bola.

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
8,394
10,212
Se os lagartos chegarem ao dragão a 7, nao vai haver jogo. O mister congela o jogo nos 0-0. Não tenhas duvidas
É provavel, alias ainda ontem se viu a força/capacidade defensiva que somos.
Eu gosto de ver uma equipa solida defensivamente, alias o NGC sempre primou por essa caraterística no meu modo de ver as coisas.
Esta época confirma-se essa segurança e solidez defensiva através da dificuldade que os adversários têm em nos marcar um golo.
Para o campeonato temos 4 golos sofridos, sendo que dois deles são autogolos.
Na LE temos também cerca de 3/4 golos sofridos, sendo que dois golos são de penalti.
A equipa está cada vez mais consolidada e tenho muita confiança que o Mister Farioli vai ganhar o jogo frente aos lagartos (mas ainda falta muito tempo).
Eles, terão que assumir o jogo e parece-me que a espaços o Mister Farioli concederá esse dominio aos lagartos, no entanto acho que será a "morte deles".
A equipa está muito solida demonstra uma união invulgar para o tempo que todos trabalham juntos, a evolução que muitos jogadores demonstram jogo apos jogo é muito visível e considerável, ontem por ex. vimos um jogaço do Samu, está um senhor jogador e como tal acho que o Mister não vai perder a oportunidade que se distanciar ainda mais do 2º lugar mas acima de tudo colocar pressão nos lagartos versus galinhas que tudo farão entre eles para garantir o 2º lugar na prova.

FabioCardoso

Bancada lateral
26 Agosto 2025
820
1,108
É provavel, alias ainda ontem se viu a força/capacidade defensiva que somos.
Eu gosto de ver uma equipa solida defensivamente, alias o NGC sempre primou por essa caraterística no meu modo de ver as coisas.
Esta época confirma-se essa segurança e solidez defensiva através da dificuldade que os adversários têm em nos marcar um golo.
Para o campeonato temos 4 golos sofridos, sendo que dois deles são autogolos.
Na LE temos também cerca de 3/4 golos sofridos, sendo que dois golos são de penalti.
A equipa está cada vez mais consolidada e tenho muita confiança que o Mister Farioli vai ganhar o jogo frente aos lagartos (mas ainda falta muito tempo).
Eles, terão que assumir o jogo e parece-me que a espaços o Mister Farioli concederá esse dominio aos lagartos, no entanto acho que será a "morte deles".
A equipa está muito solida demonstra uma união invulgar para o tempo que todos trabalham juntos, a evolução que muitos jogadores demonstram jogo apos jogo é muito visível e considerável, ontem por ex. vimos um jogaço do Samu, está um senhor jogador e como tal acho que o Mister não vai perder a oportunidade que se distanciar ainda mais do 2º lugar mas acima de tudo colocar pressão nos lagartos versus galinhas que tudo farão entre eles para garantir o 2º lugar na prova.
Ter solidez defensiva é meio caminho andado para o sucesso, a unica coisa que critico é que defendemos demasiadamente atras. Temos que avançar mais as linhas, a equipa fica toda a defender praticamente a entrada da area em varios momentos. Faz sentido ter momentos de jogo a defender, controlar o jogo mas não tão encostada a baliza.

• Like
Reações: LuccaLisboa

Álvaro Valente

Bancada central
5 Abril 2025
1,816
2,831
que é que eu disse...
Se marcarmos cedo ganhávamos isto!

Surprise : Thiagoooooooooo Silvaaaaaaaa é um patrãooooooo, parecia que já levava 10 ou mais anos de Porto, que classe, que frieza, que cueca ele fez lol é um jogadorzãoooooooo vai nos ajudar muito

Portooooooooooooo

Agora os ressabiados dos encornados, até aqui no trabalho o colinho dos penaltis lol o pisão do Mora ao Barreiro lol
Perderam, Adiosssssssssssss

Última edição:

Dragão Tirsense

Tribuna Presidencial
6 Março 2019
14,873
29,492
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
e quem reparou no Veríssimo lá oara os 70 minutos a pedir para se lançar rápido quando não tinham passado sequer 5 segundos?

Parecia este a rebolar as mãos!

• Haha
Reações: Álvaro Valente

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
8,394
10,212
Ter solidez defensiva é meio caminho andado para o sucesso, a unica coisa que critico é que defendemos demasiadamente atras. Temos que avançar mais as linhas, a equipa fica toda a defender praticamente a entrada da area em varios momentos. Faz sentido ter momentos de jogo a defender, controlar o jogo mas não tão encostada a baliza.
Percebo o teu ponto mas não me preocupa isso.
O que me preocupava antes da chegada do Mister Farioli, era ver que qualquer "chafarica" chegava ao Dragao e marcava um golo do nada.
Confio plenamente nas ideias e na forma como o Mister Farioli pensa e prepara os jogos do NGC.
Estou tranquilo e a verdade é que em momento algum senti que a nossa vitória estivesse em causa, apesar de reconhecer aquele lance ao cair do pano poderia levar a eliminatória para um prolongamento.

FabioCardoso

Bancada lateral
26 Agosto 2025
820
1,108
Percebo o teu ponto mas não me preocupa isso.
O que me preocupava antes da chegada do Mister Farioli, era ver que qualquer "chafarica" chegava ao Dragao e marcava um golo do nada.
Confio plenamente nas ideias e na forma como o Mister Farioli pensa e prepara os jogos do NGC.
Estou tranquilo e a verdade é que em momento algum senti que a nossa vitória estivesse em causa, apesar de reconhecer aquele lance ao cair do pano poderia levar a eliminatória para um prolongamento.
Temos tido a estrelinha do jogo em varios jogos. Estou em crer que com os jogos a passar, a solidez a acontecer, vamos ter menos momentos a defender tão atras. Confia-se demasiado nos centrais e na defesa. Nao podemos dar tanto campo aos adversarios, defender sim mas com a equipa mais subida. Claro que isto tb nota-se mais porque ainda somos muito anjinhos nas transições porque se tivessemos o killer instinto certo, nao iria valorizar tanto estes recuos da equipa porque desta forma ja tinhamos acabado com o jogo. Parece-me que quando a equipa estiver oleada mais e com os putos la frente a serem mais eficazes nas transições, a equipa vai ser muito forte ao nivel se calhar dos melhores Fcporto que ja vi.