Crise na Venezuela

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,493
47,248
Conquistas
7
109
Mas nós nao precisamos da apanha da fruta, nem de outros tipos de atividades rudimentares, de baixa produtividade, baixos salários, feita para esse tipo de imigrantes.

Nós precisamos de uma revolução na nossa economia, que não necessite desse tipo de imigrantes de baixa qualificação e muitas vezes de valores completamente diferentes dos nosso.

Precisamos de imigração altamente qualificada, criação de empresas de elevada produtividade, aposta na AI, indústria sofisticada com elevada produtividade.
enquanto essa revolução não acontecer, precisamos...
e depois também.

para empresas de alta produtividade é tecnológicas também é preciso imigração, além de reter os portugueses que beneficiariam dessa mudança na economia.

mas isso não acontece de repente, nem sequer em 4 anos...

Última edição:

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,176
18,684
Feitas para esses imigrantes.

Essas atividades têm que ser substituidas por maquinas, AI, robôs, o que quer que seja que aumente a produtividade nesses setores, e nao seja necessário importar imigrantes de baixa qualificação.
Os robots ainda não conseguem executar esse tipo de tarefas, e a inteligência artificial tem muito mais probabilidade de substituir quadros médios do que trabalhadores que passam o dia curvados a apanhar morangos ou esticados a colher abacates.

Numa coisa concordo contigo: Portugal falhou quando fez a transição de uma economia assente nos sectores primário e secundário para uma aposta excessiva em sectores de mão de obra barata e no turismo de massas. O investimento em tecnologia devia ter acontecido mais cedo, mas não à custa da agricultura, da pesca ou da indústria.

• Like
Reações: MiguelDeco

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,022
8,770
Está bem, era isso, mas os produtores preferem imigrantes, mais mal pagos, que lhes permitem ficar com mais dinheiro no bolso, o que é que queres que se faça?
Eu por acaso tenho a solução para a exploração dos apnahadores de morangos no Alentejo. Aliás até tenho duas soluções, mas infelizmente ninguém me pede opinião

Solução 1: Ilegalizar a venda e o consumo de morangos fora de época.
Solução 2: Produzir morangos tão "bons", como fazem os japoneses, que haja montes de otários dispostos a pagar 19 dólares por cada um.
Easy!

14 Janeiro 2025
4,093
5,776
Fiz uma pesquisa no "Modo de IA" do Google com os termos "América Predadora de Trump" e surgiu a seguinte resposta:

"Em 2026, o termo "América Predadora" (ou Predatory America) consolidou-se na análise política internacional para descrever a nova doutrina de política externa da administração Trump. Esta abordagem caracteriza-se por um abandono das normas globais em favor de uma política de "lei da selva", onde os Estados Unidos atuam como o "predador dominante" para extrair recursos e garantir domínio regional.
Os principais pilares deste conceito em janeiro de 2026 incluem:

1. Ações Militares e Extrativismo
  • Intervenção na Venezuela: A captura de Nicolás Maduro em janeiro de 2026 e a subsequente operação militar (Operação Absolute Resolve) são vistas como o exemplo prático desta doutrina. Trump justificou a ação não pela "exportação de democracia", mas explicitamente pelo controlo das reservas de petróleo venezuelanas, mencionando "petróleo" dezenas de vezes em conferências de imprensa.
  • Extorsão e Ameaças: A administração tem utilizado ameaças militares e económicas contra aliados e vizinhos, como a renovada pressão para a aquisição da Gronelândia (Dinamarca) e ameaças de intervenção contra cartéis no México ou controle de recursos no Canadá.

2. A "Doutrina Donroe"
  • Uma evolução da Doutrina Monroe, referida por críticos e por vezes pelo próprio círculo de Trump como a "Doutrina Donroe". Esta política estabelece que a dominância dos EUA no Hemisfério Ocidental não deve ser questionada e que o país tem o direito de remover líderes e gerir nações "por controlo remoto" para assegurar interesses de empresas americanas.

3. Fim do Direito Internacional
  • Analistas descrevem uma mudança radical onde os EUA deixaram de ser o garante da ordem baseada em regras para se tornarem um agente que opera por força bruta. Apoiantes da administração defendem que o "direito internacional é falso" e que os EUA devem assumir o papel de predador de topo (apex predator) no sistema global.

4. Vigilância Tecnológica
  • O termo "Predator" também aparece associado ao levantamento de sanções, por parte da administração Trump, a executivos ligados ao consórcio Intellexa, criador do spyware Predator. Esta medida é vista como um sinal de que o governo é permissivo com ferramentas de vigilância comercial utilizadas contra dissidentes e oponentes políticos.
Em suma, a "América Predadora" de Trump em 2026 representa um modelo de capitalismo predatório e expansionismo militar focado no benefício económico direto e na subjugação de adversários e aliados."

Ate a AI do Google já sabe aquilo que alguns foristas mais "desatentos" aqui do fórum ainda não sabem.
E é tão explícita.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,586
1,604
Tu até se receberes de herança um palheiro tens de pagar imposto do selo sobre ele. Isso é ser rico? 😂

E a herança não foi originalmente produto do trabalho também? Ou será que brotou do chão? A que propósito é que o Estado tem direito a receber parte de algo que já pagou imposto no passado só porque mudou de mãos sem haver qualquer tipo de pagamento?

Tu estás bem?
Eu estou óptimo. Primeiro e antes do mais quero dizer que foi deselegante da minha parte colocar na minha resposta letras gordas em caps lock. Isto vinha na sequência de outra resposta em que alguém fez isso com uma citação minha e decidi responder no mesmo tom o que para ser sincero não vejo que seja algo que merecesse. Desde já o mea culpa porque vendo o meu post com mais calma acho-o um bocado imaturo.

Dito isto, sim. Tenho opiniões fortes relativamente àquilo que poderia e deveria ser a estruturação do modelo de colecta de impostos e onde estes deveriam incidir. E dentro das multiplas opiniões que tenho sim, para mim os impostos deveriam incidir mais sobre tudo o que não seja o rendimento do trabalho das pessoas. Nesta linha de pensamento as heranças estão provavelmente no topo da lista. Por muito radical que pareça de se dizer isto a seco alguém herdar é receber algo que pode ser trocado por bens e serviços sem que precise de dar a força do seu trabalho, criatividade, etc para o obter. Isto é um facto indesmentível que na sua essência vai contra qualquer princípio de justiça de alguém que acredita (ou diz acreditar) no mérito e no esforço. O que acho espantoso é que sempre que alguém propõe dar algo a alguém desfavorecido é bombardeado com sermões sobre subsídio-dependência e do valor do mérito quando o mundo, de raiz, assenta num ponto de partida desnivelado onde muitas vezes o "mérito" dos trabalhadores por conta de outrem é definido pelo proprietário que "mereceu" herdar. Contra esta hipocrisia sistemática não terei qualquer pudor em erguer a minha voz. E acho que faltam mais vozes a bater neste ponto mais vezes.

Pegando na afirmação/questão de que se as heranças em si não foram produto do trabalho eu diria o seguinte. Claro que foram... mas aceitando naturalmente esse facto em que medida é que esse facto rebate a ideia de que quem herda mais que os outros está a ter uma vantagem pela qual não trabalhou e não teve mérito? A não ser que acredite que um príncipe tem "mérito" em ter nascido filho do rei. Relativamente à justiça de se apropriar da herança num mundo ideal ninguém deveria ter "o direito" a tal na sua integridade. Mas como seria absurdo queimar riqueza o que acho mais justo dum ponto de vista puramente abstracto seria dividi-la de igual forma por todos sem nepotismos. Se o Belmiro deixar 1000 milhões apareceriam 100€ na conta de cada português. O mesmo para o bolo total do conjunto de todas as heranças. Eu sei o quão inconcebível e impraticável isto que estou a descrever seria. Para começar porque o periodo de transição seria injusto para quem andou a poupar a acreditar que as regras do jogo seriam outras. Mas num mundo ideal e dum ponto de vista conceptual sim, herdarmos todos de forma igual seria a única coisa "meritocratica".

PS: desculpem o off-topic. O meu próximo comentário será on topic seja qual for a crítica que me fizerem.

Última edição:
  • Like
Reações: Panda Azul e Branco

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,415
2,023
É este fraco conhecimento de finanças que é preocupante ...

Eu não sou génio de finanças, mas quando tu descontas para ter uma pensão de um valor X e te dizem que daqui a 20 anos quando te reformares vais receber 40% dessa pensão tens um grave problema na segurança social ...
Quando indexam a idade da reforma a esperança média de vida ... se descobrirem a cura contra o Cancro (e espero que descubram ASAP) a idade da reforma aproxima-se dos 70 anos ... isso é GRAVE ... querem começar pagar a reforma quando estás com 1 pé apra a cova ...
Quando tens fortes penalizações por pre-reforma e ainda por cima são maiores do que para os funcionários públicos ... Estão a dizer que o esquema é trabalhares para sustentares o sistema mas esquece aproveitares a vida que trabalhas-te ...

O problema está identificado, é grave e problemático mas NENHUM governo se atreve a mexer nisso porque se o faz é derrubado e perde as eleições ... quem ganha as eleições são os reformados e Funcionários públicos ... mexes com estes e caem-te em cima ...

O que o Cotrim defende agora já foi proposta há 15 anos atrás ... mas como era o Passos Coelho era o diabo re-encarnado ...

3 componentes: descontas até X para a Segurança Social, descontas Y para um fundo de pensão que é do trabalhador e uma 3ª opcional depende do trabalhador e significa ter p.e um PPR associado

O estado não tem forma de garantir as pensões futuras, sobretudo com o envelhecimento da população ... É matemática pura e simples ... Não é preciso que ouças falar ...
A este ritmo de crescimento, cotrim é o próximo presidente da republica.

• Like
Reações: arichard
14 Janeiro 2025
4,093
5,776
-------------------

Com o pequenino a meter água e a esquerda burra a roubar votos ao Inseguro, o Cotrim vai à segunda volta com o (a)Ventura e pela primeira vez após o 25 de Abril a esquerda nem sequer vai ter um candidato à vitória.
Esquerda burra mesmo.
Os 3 estarolas da esquerda que não vão a lado nenhum, podem ser a diferença, se desistirem, entre termos um presidente de extrema direita que vai causar enormes embaraços e envergonhar Portugal, ou termos um presidente minimamente aceitável.

• Like
Reações: grandeporto

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,493
47,248
Conquistas
7
109
Se eu postar uma foto de uma imigrante na América, ou de uma negra, ou de uma hispânica, ou de uma LGBT com cabelo arco-íris, a fazer o mesmo a uma foto do Trump, vou ser classificado por quem posta essas fotos armado em campeão da democracia, como um bolchevique pró Putin ou Xi ou coisa parecida.
ah isso sem duvida.
mas de qualquer forma a foto está fixe.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,493
47,248
Conquistas
7
109
  • Like
Reações: Dagerman e Tails

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
9,809
20,075
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
já que é para mandar abaixo o regime actual, podiam antes querer substituir por democracia a sério e não reciclar o filho do "Salazar"...

Visualizar anexo 42374
Pois, eles lá saberão porque é que querem o regresso do filho do ditador.

O que é certo é que Médio Oriente e democracia nunca foi combinação muito comum.

• Like
Reações: maliano

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,007
242,657
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
surgiu novo vídeo de outra perspectiva.
"fucking bitch" disse o gajo depois de espetar 3 balázios numa mulher.

"Tetou atroplalro , foi maracido "
Visualizar anexo 42369
Um filho da puta com uma arma
E depois ainda tens 2 cornos ainda maiores em cargos de poder a defende-lo

O agente tem que ser preso imediatamente

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,493
47,248
Conquistas
7
109
Pois, eles lá saberão porque é que querem o regresso do filho do ditador.

O que é certo é que Médio Oriente e democracia nunca foi combinação muito comum.
pois, há países em que a população não liga tanto a democracia e quer é 'homens fortes'...
no médio oriente...os russos e alguns vizinhos etc etc...

• Like
Reações: DeZ
Estado
Não está aberto para novas respostas.