Guerra Rússia - Ucrânia

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Em parte acho que tens razão, mas por essa ordem de ideias, também se pode dizer que os soviéticos perderam milhões de soldados a matar nazis em países que não eram deles. Podiam perfeitamente ter parado na suas fronteiras, e os ingleses e americanos que tratassem de libertar a Polónia e os outros.
Os soviéticos não marcharam até Berlim por humanismo, marcharem para vingar a traição/invasão dos nazis e para ficarem com a influência que ficaram nos países de Leste.

• Like
Reações: DeZ

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,131
1,642
Nada justifica, mas também nada justifica que a Ucrânia tenha declarado a sua vontade de fazer parte duma aliança militar anti-russa.
Quem acha que a Rússia ia ficar de braços cruzados a ver a NATO avançar também para a Ucrânia, não conhece o nacionalismo e patriotismo russo. Era óbvio no que ia dar. A Rússia fez exactamente o que os EUA fariam se o México se lembrasse de instalar misseis russos em Tijuana, ou o que eu faria se o meu vizinho se lembrasse de construir um barraco no meu quintal.
Aliança militar russa, é apenas a tua opinião. Não é nenhuma fatualidade.

As letras NATO, têm outro significado.

A Ucrânia faz o que bem entender. É um país independente. Se quiser aderir á UE, ou á NATO, está no seu direito. Não tem que pedir por favor a outro país qualquer para o fazer.

A NATO nunca atacou a rússia, por isso, nem faz sentido falar em uma organização que ameaça a russia.

• Like
Reações: Dragaoinvicto

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,196
46,699
Conquistas
7
109
O comunismo idealistíco é impossível.
O comunismo como foi "praticado" é tenebroso.

Obviamente esses partidos são na sua gigantesca maioria partidos sociais-democratas europeus. Centro-esquerda democrática.
tanto é impossivel como inconveniente sequer de tentar para regimes autoritários.

o Lenin distorceu propositadamente os textos do Marx/Engels (que por si só já eram delirio) e adaptou ao que queria....à merda que foi.
a fase de transição autoritária transformou-se no único objectivo final. o objectivo de ausência de estado foi esquecido, claro que não interessava sequer tentar.

• Like
Reações: Edgar Siska

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Se o líder do mundo livre invadir a Venezuela achas que temos que acelerar o nosso investimento na defesa ?

Desculpa, não resisti :)
Eu parto do princípio que todos nos devíamos ter o dever moral de lutar contra ditaduras.
Acho que o Trump não devia invadir a Venezuela, simplesmente porque acho que ele não é o lider que o mundo livre precisa, no entanto, se o fizer para tirar de lá um ditador não me oponho.

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,131
1,642
Nada justifica, mas também nada justifica que a Ucrânia tenha declarado a sua vontade de fazer parte duma aliança militar anti-russa.
Quem acha que a Rússia ia ficar de braços cruzados a ver a NATO avançar também para a Ucrânia, não conhece o nacionalismo e patriotismo russo. Era óbvio no que ia dar. A Rússia fez exactamente o que os EUA fariam se o México se lembrasse de instalar misseis russos em Tijuana, ou o que eu faria se o meu vizinho se lembrasse de construir um barraco no meu quintal.
E isso também não faz sentida, porquena russia pertence a uma organização militar constituída por varios paises, e nunca pediu autorização aos balticos, á finlandia, e á ucrania, para saber se nao havia problema.

• Like
Reações: Dragaoinvicto

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,851
8,485
Os soviéticos não marcharam até Berlim por humanismo, marcharem para vingar a traição/invasão dos nazis e para ficarem com a influência que ficaram nos países de Leste.
Claro, isso ninguém nega. Mas parece-me evidente que os ingleses e os americanos se cagaram para o leste da Europa, porque não estavam para perder milhões de soldados a libertar esses países do nazismo. Dessa forma, acabaram por entregá-los a Estaline, que não teve problemas em usar os russos como carne para canhão.

14 Janeiro 2025
3,707
5,288
Eu parto do princípio que todos nos devíamos ter o dever moral de lutar contra ditaduras.
Acho que o Trump não devia invadir a Venezuela, simplesmente porque acho que ele não é o lider que o mundo livre precisa, no entanto, se o fizer para tirar de lá um ditador não me oponho.
Como está toda a gente a fazer off-topic, não resisto a fazer também um bocadinho.
Mas porque é que o Trump não invade a Arábia Saudita? É capaz de não haver outro país no mundo governado de forma tão autocratica, tão ditatorial, à excepção da Coreia do Norte.
E a Arábia Saudita nem tem Arsenal nuclear como a RPDC, não havia problema nenhum para os EUA.

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,131
1,642
Quem tem de acabar com essa ditadura, é o povo venezuelano, se assim o quiser.

Como nós e outros países assim o fizeram.

Os EUA não tem que invadir paises.

• Like
Reações: BestDragon

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Claro, isso ninguém nega. Mas parece-me evidente que os ingleses e os americanos se cagaram para o leste da Europa, porque não estavam para perder milhões de soldados a libertar esses países do nazismo. Dessa forma, acabaram por entregá-los a Estaline, que não teve problemas em usar os russos como carne para canhão.
Eles primeiro tinham de se libertar a eles próprios do nazismo, antes sequer de poderem pensar em libertar os outros, isto no caso dos ingleses, que tinha os nazis à porta.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,851
8,485
Aliança militar russa, é apenas a tua opinião. Não é nenhuma fatualidade.
As letras NATO, têm outro significado.
A Ucrânia faz o que bem entender. É um país independente. Se quiser aderir á UE, ou á NATO, está no seu direito. Não tem que pedir por favor a outro país qualquer para o fazer.
A NATO nunca atacou a rússia, por isso, nem faz sentido falar em uma organização que ameaça a russia.
Se a NATO não é uma aliança anti-russa porque é que se foi expandindo em direção à Rússia? Ou melhor, porque é que não se dissolveu após a queda do comunismo e a dissolução do Pacto de Varsóvia?

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Quem tem de acabar com essa ditadura, é o povo venezuelano, se assim o quiser.

Como nós e outros países assim o fizeram.

Os EUA não tem que invadir paises.
Era engraçado dizer isso à França e à Polónia do início dos anos 40, ou à Ucrânia dos dias de hoje. E à Palestina? Também se pode dizer para se libertarem sozinhos?

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Se a NATO não é uma aliança anti-russa porque é que se foi expandindo em direção à Rússia? Ou melhor, porque é que não se dissolveu após a queda do comunismo e a dissolução do Pacto de Varsóvia?

Essa acho que é fácil. Porque os países com proximidade geográfica solicitaram a sua entrada porque temiam a Rússia, e apesar de nós aqui neste cantinho não temos, graças a Deus, muito sofrimento com guerra, a malta daquele lado já passou por coisas que nos achamos que só existiram em filmes...

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,131
1,642

A NATO expandiu-se para os países que quiseram entrar nela. Tão simples quanto isso.

A NATO não invadiu a russia. A Ucrânia nao invadiu a russia.

Porque é que a russia pode pertencer á OTSC, e a ucrania nao pode pertencer á NATO?
Cada um faz o que bem entender.

• Like
Reações: DeZ e Dragaoinvicto

MightyDragon

Tribuna
10 Maio 2024
2,793
4,418
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas

Essa tua perspectiva é engraçada... porque não vês ao contrário? Porque não vês isto como... o numero de países a tentarem proteger-se dos russos, está a expandir-se? Comparar uma aliança de defesa com um país invasor... adoro.

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,131
1,642
Era engraçado dizer isso à França e à Polónia do início dos anos 40, ou à Ucrânia dos dias de hoje. E à Palestina? Também se pode dizer para se libertarem sozinhos?
O que e que tem haver com a Ucrânia? Sao assuntos totalmente diferentes. Nao vamos misturar coisas.

A venezuela é uma ditadura. A Ucrânia e um estado democratico.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
O que e que tem haver com a Ucrânia? Sao assuntos totalmente diferentes. Nao vamos misturar coisas.

A venezuela é uma ditadura. A Ucrânia e um estado democratico.
Claro, eu estava a responder ao user que disse que os países se devem defender sozinhos, eu acho que terem ajuda é útil em certos casos. Neste caso específico da Ucrânia ainda bem que tem a nossa ajuda.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,851
8,485
Essa acho que é fácil. Porque os países com proximidade geográfica solicitaram a sua entrada porque temiam a Rússia, e apesar de nós aqui neste cantinho não temos, graças a Deus, muito sofrimento com guerra, a malta daquele lado já passou por coisas que nos achamos que só existiram em filmes...
Temiam a Rússia com base em quê? Que eu me lembre, desde a queda da URSS, a Rússia nunca fez nem disse nada que pudesse parecer ameaçador para nenhum dos países do antigo bloco soviético. Ficou lá no seu cantinho, permitiu (que remédio!) a independência de todas as repúblicas da URSS, incluindo a Ucrânia. Qual era mesmo a ameaça que a Rússia representava nos anos 90? Tretas.

Temer por temer, a Polónia tinha menos motivos para temer a Rússia do que a Alemanha ou a Ucrânia, dois países que têm em comum o facto de terem ficado com território que em tempos tinha sido polaco.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,043
5,434
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Temiam a Rússia com base em quê? Que eu me lembre, desde a queda da URSS, a Rússia nunca fez nem disse nada que pudesse parecer ameaçador para nenhum dos países do antigo bloco soviético. Ficou lá no seu cantinho, permitiu (que remédio!) a independência de todas as repúblicas da URSS, incluindo a Ucrânia. Qual era mesmo a ameaça que a Rússia representava nos anos 90? Tretas.

Temer por temer, a Polónia tinha menos motivos para temer a Rússia do que a Alemanha ou a Ucrânia, dois países que têm em comum o facto de terem ficado com território que em tempos tinha sido polaco.
Vou acreditar que não estás a mencionar a pressão na Bielorrússia para ser um estado fantoche, o apoio aos separatistas pro-russos da Moldavia desde os anos 90, o mesmo com a Georgia e mais tarde o apoio direto no conflito militar, a força que faz na Arménia e no Azerbaijão na tentativa de os manter dependentes até à própria anexação da Crimeia em 2014 apenas por esquecimento...

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,851
8,485
Vou acreditar que não estás a mencionar a pressão na Bielorrússia para ser um estado fantoche, o apoio aos separatistas pro-russos da Moldavia desde os anos 90, o mesmo com a Georgia e mais tarde o apoio direto no conflito militar, a força que faz na Arménia e no Azerbaijão na tentativa de os manter dependentes até à própria anexação da Crimeia em 2014 apenas por esquecimento...
A isso eu chamo exercer pressão naquilo que a Rússia acredita ser a sua esfera de influência. E esse tipo de pressão é algo que todas as três super-potências fazem, mas só parece mal e completamente ilegítimo quando é a Rússia a fazer.

Já disse aqui várias vezes, se Portugal cometesse a tolice de eleger um governo anti-americano, que quisesse abandonar a NATO e aliar-se à Rússia, os EUA iriam exercer todo o tipo de pressões (financeiras, políticas, militares) para que esse governo caísse, porque consideram que Portugal pertence à sua esfera de influência.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,851
8,485
Essa tua perspectiva é engraçada... porque não vês ao contrário? Porque não vês isto como... o numero de países a tentarem proteger-se dos russos, está a expandir-se? Comparar uma aliança de defesa com um país invasor... adoro.
"Aliança de defesa" também é muito bom.
Hás-de contar essa aos familiares dos sérvios e dos líbios assassinados no seu próprio país por essa "aliança de defesa".