#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

8.77

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

8.77 Performance da Época

PedroGrande

Bancada lateral
25 Maio 2014
699
1,283
A transição ofensiva é muito boa, pressão também mas há coisas que ainda me preocupam e agora que se passou um bocado da euforia, mais a frio, começam a "incomodar"

-fomos saindo a jogar sem muita pressão do Vitória , quero ver como esta equipa vai reagir a uma equipa que pressione alto
-nao tivemos no Vitória um PL rápido que podia oferecer riscos à nossa pressão alta que nos obriga a jogar com a linha da defesa bem alta e como antídoto os adversários podem atacar a profundidade se tiverem um jogador rápido, acho que bednarek e neuhen não são propriamente umas motas.
-preocupa-me o afundamento do Varela para o meio dia centrais para fazer uma linha de 5 e deixa todo um espaço na frente desses 5 que obriga froholdt a ter de correr muito para diminuir esse espaço, acho até que o menos virtuosismo dele neste jogo possa ter estado relacionado a isso. (Mas se há coisa que o farioli sabe é preparar as duas equipas defensivamente, olhando para o histórico, então benefício da dúvida total)
-preocupa-me, mas não muito, erros do Diogo no passe mas já o vimos fazer diferente
-falta lateral esquerdo
-e por fim acho importante corrigir erros de sobreposição no caso dos laterais e extremos que na dinâmica de um vir para dentro e o outro dar largura acabaram algumas vezes neste jogo a ficarem na mesma linha e isso tornou a circulação em alguns momentos mais lenta e menos fluida por falta de passe.

Mucho trabalho mucha ilusion
Certo, mas mesmo quando jogamos diretos parece muito mais definido o que se tem que fazer e em sincronia com vários jogadores. O que não acontecia no passado que era um balão para a frente para o Samu (basta ver a primeira parte com o sporting). Na segunda haviam passes a lançar extremos nas costas do lateral, extremos e interiores a criar separação a ocupar o espaço vazio e recolher a bola mais atrás. Não estou a dizer que somos produto acabado, mas que não parece que tenha sido que esteja a ser descurado totalmente e sem plano.

• Like
Reações: Maressi

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,865
4,872
Por ai
E quando não mandam, lês uma mensagem geral e pensas "my time to whine"
@Danoak aposto que és um gajo fixe, com bom sentido de humor, e vive uma vida cheia de bons momentos e muitas alegrias, com a tua familia, mulher e filhos, o teu cão e o teu alpendre branco, ao lado da quinta que tão orgulhosamente ostentas nas fotos do instagram.

mas és chato pa crl. deixa-me sossegado

• Haha
Reações: Neurojazz e Reacher

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
727
1,942
@Danoak aposto que és um gajo fixe, com bom sentido de humor, e vive uma vida cheia de bons momentos e muitas alegrias, com a tua familia, mulher e filhos, o teu cão e o teu alpendre branco, ao lado da quinta que tão orgulhosamente ostentas nas fotos do instagram.

mas és chato pa crl. deixa-me sossegado
Volto a dizer, não viesses atrás de quem não te disse ponta dum chavelho, mas que tu aproveitaste para chorar mais um pouquinho. Como, aliás, fizeste com outro user.

Coninhas report segue disponível na net para usares ao teu ritmo.

• Like
Reações: dragao_69

RuiDias

Tribuna
29 Abril 2013
2,576
958
Deixem-se de bocas uns para os outros, se não concordamos com as opiniões dizemos e toca a andar, Sei que ainda andam por aqui muitos ressabiados da seita dos super, mas não devemos dar-lhes palco.
Gostava que alguém aqui do fórum, que percebesse realmente de futebol, me explicasse o sistema tático deste novo treinador, pois estou bastante entusiasmado com esta nova forma de jogar. Parece o SC na pressão alta, mas com uma qualidade futebolística com bastante mais qualidade, em posse.
Fico a aguardar.

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,865
4,872
Por ai
Deixem-se de bocas uns para os outros, se não concordamos com as opiniões dizemos e toca a andar, Sei que ainda andam por aqui muitos ressabiados da seita dos super, mas não devemos dar-lhes palco.
Gostava que alguém aqui do fórum, que percebesse realmente de futebol, me explicasse o sistema tático deste novo treinador, pois estou bastante entusiasmado com esta nova forma de jogar. Parece o SC na pressão alta, mas com uma qualidade futebolística com bastante mais qualidade, em posse.
Fico a aguardar.
Estou de acordo contigo.

Toma lá.

• Like
Reações: Tripeiro e RuiDias

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,865
4,872
Por ai
Volto a dizer, não viesses atrás de quem não te disse ponta dum chavelho, mas que tu aproveitaste para chorar mais um pouquinho. Como, aliás, fizeste com outro user.

Coninhas report segue disponível na net para usares ao teu ritmo.
isto é um forum, é suposto debater de ideias, mas como tu caíste aqui de paraquedas a meia duzia de meses ainda não deves ter entendido isso, mas eu sei, deves ser primo do psantos e do Kerouak. vai la a tua vida

• Haha
Reações: Reacher

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,736
217,560
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Fico a aguardar.
Chegamos ao campo e amassamos os gajos

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,150
44,853
Conquistas
7
109

E quando éramos treinados por um ditador que reclamava com os jogadores por tocar na bola? isso é que era
em 7 anos fomos a equipa da liga com mais posse de bola em 4,
não que eu valorize muito isso, mas não encaixa com essa suposta aversão do ditador à posse.

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
727
1,942
isto é um forum, é suposto debater de ideias, mas como tu caíste aqui de paraquedas a meia duzia de meses ainda não deves ter entendido isso, mas eu sei, deves ser primo do psantos e do Kerouak. vai la a tua vida
Tás muito nervoso só por ter lido que o Anselmi não vale um corno. És o agente?

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,206
4,938
-fomos saindo a jogar sem muita pressão do Vitória , quero ver como esta equipa vai reagir a uma equipa que pressione alto
Com base na amostragem... curta, é certo... discordo deste ponto...
O vitória começou a pressionar bem alto... o twente pressionou bem alto... o atlético, menos...
Onde eu vejo a principal diferença é que, hoje... perante a pressão alta adversária, a nossa equipa é objetiva na busca da baliza adversária... e cria perigo... pode marcar, pode não marcar... mas assusta o adversário... e obriga o adversário a pensar no que pode acontecer quando se compromete "em excesso" na pressão ofensiva... com o vitória, parece-me que a pressão abrandou, por medo deles... o twente, menos ameaçado (fase mais embrionária), provavelmente, com princípios mais sólidos, sentiu-se menos... mas, acredito, que as equipas vão refrear esse ímpeto de pressionar alto... e, se o mantiverem... excelente para nós... porque vão sofrer no nosso contra-ataque...

• Like
Reações: vitor oliveira

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
8,001
8,289
Com base na amostragem... curta, é certo... discordo deste ponto...
O vitória começou a pressionar bem alto... o twente pressionou bem alto... o atlético, menos...
Onde eu vejo a principal diferença é que, hoje... perante a pressão alta adversária, a nossa equipa é objetiva na busca da baliza adversária... e cria perigo... pode marcar, pode não marcar... mas assusta o adversário... e obriga o adversário a pensar no que pode acontecer quando se compromete "em excesso" na pressão ofensiva... com o vitória, parece-me que a pressão abrandou, por medo deles... o twente, menos ameaçado (fase mais embrionária), provavelmente, com princípios mais sólidos, sentiu-se menos... mas, acredito, que as equipas vão refrear esse ímpeto de pressionar alto... e, se o mantiverem... excelente para nós... porque vão sofrer no nosso contra-ataque...
E está tudo bem em discordamos, tranquilo. Vamos discordar mais um bocado então 😁 eu não acho que o Vitória tenha escolhido como estratégia pressionar alto, chegou a fazê-lo mas nunca como bloco (há uma imagem do Luís pinto no banco aos berros porque saltaram na pressão com a primeira linha mas a segunda não foi junto e abriu uma clareira) , e foi isso que permitiu encontrar sempre espaço entre as linhas deles, e aí concordo que a determinada altura eles juntaram linhas e foi quando vimos bednarek Varela e neuhen quase a passo com a bola nos pés a procurar a linha de passe. A prova do que eu estou a dizer é que a linha defensiva nunca jogou no risco de estar em igualdade numérica com a nossa linha ofensiva, e indo mais longe o ano passado com o Vitória em casa tínhamos os dois centrais colados na nossa linha de fundo na saída de bola e o Vitória a pressionar muito alto ficando 3x3 no sector defensivo, o Samu não ganhou uma bola e o resultado já sabemos qual foi, era um jogo que em condições normais levavam um saco por terem uma abordagem ridícula. É óbvio, ou deveria ser, que farioli é muito melhor que Anselmi e VB mas tem de ser óbvio também que uma coisa é quereres sair a jogar com os pinos do ano passado e com quem está lá este ano, uma coisa é teres froholdt a jogar nas costas da primeira linha deles outra o Eustáquio por exemplo , uma coisa é ter bednarek outra o Otávio. Basta ver o que melhorou a saída só com a inclusão do Marcano (um ex jogador em atividade) por exemplo.

Além disso eu já vivi futebolísticamente o suficiente para perceber que o início de todos os treinadores é sempre um mar de rosas, com o tempo, o estudo das equipas (padrões e comportamentos) as equipas vão sendo anuladas e é aí que se entende se tens um Guardiola que está constantemente a inovar nesse jogo do gato e do rato ou se tens um treinador que faz o dele e vai andando.
Tens o exemplo do Schmidt nos corruptos, no primeiro ano futebol fluido , ataque, pressão alta..., no segundo parecia o Leixões do José mota, o Sérgio aqui por exemplo o que fez no primeiro ano (no final do primeiro ano já bem contrariado em alguns jogos) há tantos.

Contudo não acredito que por exemplo o César Peixoto va ter essa abordagem de pressionar alto, acho que vai jogar com um bloco muito compacto mas sem pressionar muito alto nem com a defesa muito baixa. Como temos de adicionar a peça zaidu acho que não era de estranhar se nos primeiros minutos nos apresentasse uma pressão alta a condicionar a saída pelo lado dele e aí sim uma pressão forte para induzir o erro, no geral acho que não se vai expor muito até porque não sabe muito bem o que esperar de farioli.

Eu estou esperançoso e agradado com o que vi até agora e acho que temos um treinador competente e o melhor em Portugal. Falei dele aqui no dia 1 maio de 2024 num post quando aqui no forum se falava do valverde e disse que via com bons olhos a sua vinda na altura, 20 dias depois assinou pelo ajax. Agora veio e espero que faça de nós campeões

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,736
217,560
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
E está tudo bem em discordamos, tranquilo. Vamos discordar mais um bocado então 😁 eu não acho que o Vitória tenha escolhido como estratégia pressionar alto, chegou a fazê-lo mas nunca como bloco (há uma imagem do Luís pinto no banco aos berros porque saltaram na pressão com a primeira linha mas a segunda não foi junto e abriu uma clareira) , e foi isso que permitiu encontrar sempre espaço entre as linhas deles, e aí concordo que a determinada altura eles juntaram linhas e foi quando vimos bednarek Varela e neuhen quase a passo com a bola nos pés a procurar a linha de passe. A prova do que eu estou a dizer é que a linha defensiva nunca jogou no risco de estar em igualdade numérica com a nossa linha ofensiva, e indo mais longe o ano passado com o Vitória em casa tínhamos os dois centrais colados na nossa linha de fundo na saída de bola e o Vitória a pressionar muito alto ficando 3x3 no sector defensivo, o Samu não ganhou uma bola e o resultado já sabemos qual foi, era um jogo que em condições normais levavam um saco por terem uma abordagem ridícula. É óbvio, ou deveria ser, que farioli é muito melhor que Anselmi e VB mas tem de ser óbvio também que uma coisa é quereres sair a jogar com os pinos do ano passado e com quem está lá este ano, uma coisa é teres froholdt a jogar nas costas da primeira linha deles outra o Eustáquio por exemplo , uma coisa é ter bednarek outra o Otávio. Basta ver o que melhorou a saída só com a inclusão do Marcano (um ex jogador em atividade) por exemplo.

Além disso eu já vivi futebolísticamente o suficiente para perceber que o início de todos os treinadores é sempre um mar de rosas, com o tempo, o estudo das equipas (padrões e comportamentos) as equipas vão sendo anuladas e é aí que se entende se tens um Guardiola que está constantemente a inovar nesse jogo do gato e do rato ou se tens um treinador que faz o dele e vai andando.
Tens o exemplo do Schmidt nos corruptos, no primeiro ano futebol fluido , ataque, pressão alta..., no segundo parecia o Leixões do José mota, o Sérgio aqui por exemplo o que fez no primeiro ano (no final do primeiro ano já bem contrariado em alguns jogos) há tantos.

Contudo não acredito que por exemplo o César Peixoto va ter essa abordagem de pressionar alto, acho que vai jogar com um bloco muito compacto mas sem pressionar muito alto nem com a defesa muito baixa. Como temos de adicionar a peça zaidu acho que não era de estranhar se nos primeiros minutos nos apresentasse uma pressão alta a condicionar a saída pelo lado dele e aí sim uma pressão forte para induzir o erro, no geral acho que não se vai expor muito até porque não sabe muito bem o que esperar de farioli.

Eu estou esperançoso e agradado com o que vi até agora e acho que temos um treinador competente e o melhor em Portugal. Falei dele aqui no dia 1 maio de 2024 num post quando aqui no forum se falava do valverde e disse que via com bons olhos a sua vinda na altura, 20 dias depois assinou pelo ajax. Agora veio e espero que faça de nós campeões
Uma equipa que vá pressionar alto contra nós pode ter muitas dificuldades...

Deixa igualdade atrás e até pode ganhar aquele duelo inicial mas agora temos 2 médios que caem rapidamente em cima da segunda bola
E depois é um caralho para os apanhar; nós temos lances com o Guimarães onde os nossos parece que iam a descer e os deles a subir

E nem falo da capacidade do Froholdt ou o Alberto, principalmente estes 2, superarem a pressão em condução

• Like
Reações: Dragão 1978

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
8,001
8,289
Uma equipa que vá pressionar alto contra nós pode ter muitas dificuldades...

Deixa igualdade atrás e até pode ganhar aquele duelo inicial mas agora temos 2 médios que caem rapidamente em cima da segunda bola
E depois é um caralho para os apanhar; nós temos lances com o Guimarães onde os nossos parece que iam a descer e os deles a subir

E nem falo da capacidade do Froholdt ou o Alberto, principalmente estes 2, superarem a pressão em condução
Logico, por isso falei da diferença de ter os jogadores que temos este ano, sobretudo os médios. O ano passado alem dos médios serem miseráveis , tornavam-se piores pelo dinâmica proposta e ainda piores porque essa dinâmica também tentava solucionar os pontos fracos dos defesas de merda que tinhas.
Mas atenção que isso serve para nós também, a nossa defesa não é propriamente rápida e com a inclusão de moura ainda fica mais rígida, vamos andar sempre no limbo entre pressão alta e transição defensiva/ controlo da profundidade, que vai ser dada por jogadores não muito rapidos. Ainda mais porque já vimos que o farioli pede aos centrais que quando a linha de pressão fica batida eles pressionem para encurtar, o problema disso é que se os médios adversários apresentarem uma solução ao PL que recebe, a nossa defesa abre crateras e tens o médio adversário com bola de frente para o jogo. (Aqui a stamina e inteligência do froholdt descansa-me um bocado)
Acho que a nossa equipa vai adorar jogar contra equipas com rigidez tática por esta adoração do farioli ao Homem a homem e ao risco, mas com equipas por exemplo sem um PL na frente e com uma frente móvel, ou até com um PL que seja muito rápido podemos ter muitas dificuldades.