É um bom exemplo esse que dás da pessoa que limpa casas. Pela legislação actual (que quase ninguém cumpria, mas pronto, isso é outra questão) se lhe acontecesse alguma coisa - por exemplo uma dor de costas que a incapacitasse de trabalhar - estava protegida por um contrato, segurança social, etc.É apenas e só uma questão de mentalidade. Não sou rico nem me parece que alguma vez vá ser, mas pelo menos já me deito e durmo, sem o pânico de não saber "como irei pagar as contas amanhã".
Nem sempre foi assim. Já passei noites em claro, já verti muitas lágrimas de desespero. Foi por tão pouco que não entreguei a casa ao banco e voltei para casa dos pais.
Tinha um trabalho mal pago e, pior, fiquei desempregado. Na mesma semana estava a trabalhar... Durou 20 dias e voltei ao desemprego. Na semana seguinte estava empregado outra vez. Em três áreas completamente diferentes, pasme-se!! Tudo isto com a mulher a ganhar um salário mínimo numa loja de shopping, a trabalhar ao fim de semana e a fazer turnos rotativos, incluíndo noites.
Eram as condições que tinha, ainda não tinha tido a capacidade de sair do buraco. Mas não andava aos choradinhos porque tinha de ir buscar a mulher ao trabalho à meia noite. Nem porque 3 domingos por mês lá tinha ela de ir trabalhar. Nem pelo salário mínimo que ela ganhava. Nem pelo quase salário mínimo que eu ganhava.
Fizemo-nos à vida. Degrau a degrau lá vamos subindo. O que não nos mata, torna-nos mais fortes.
Queres um bom exemplo para não vir com a conversa das obras, onde um homem só não trabalha e ganha bem se não quiser?
Há uns dias uma cliente pediu-me para lhe dar uma ajuda, arranjar uma empresa para limpar um apartamento pós arrendamento. Resultado, lá consegui arranjar uma senhora (por acaso brasileira), um dia de trabalho, 150€. Esperei quase uma semana porque a senhora não tinha disponibilidade, cheia de trabalho. Ninguém achou caro. Nem todos os trabalhos são tão minunciosos e não ganhará todos os dias 150€. Mas 100€ ganha de certeza. 22 dias úteis são 2200€, mesmo sem se chatear ao fim de semana.
É precisa alguma formação especial? Não. É precisar ter coragem e trabalhar.
Até podia nem querer contrato, porque certamente passaria a receber muito menos por mês, mas seria sempre uma opção pessoal.
Com as alterações propostas pela nova lei essa pessoa deixará de estar protegida por um contrato e se tiver algum problema de saúde que a impeça de trabalhar passa de 2000 euros por mês para receber zero.
respeito pessoas que pensam como tu mas o mundo é um pouco mais vasto do que as nossas experiências pessoais.