Acabei mesmo agora de ver o jogo em deferido. Vou só deixar aqui umas notas soltas, ainda " meio a quente" e sem muita reflexão.
1. Os padres já têm o plano feito e vêm com tudo. Num jogo particular expulsar o Veiga "por nada" é de quem vem com a missa lida e muito bem sabida.
2. Finalmente vimos algum perfume de futebol mais a sério após mais de 3 anos. Não foi durante muito tempo mas, parece-me, a intenção está lá e o 4-3-3 é o que melhor se encaixa no nosso clube.
3. Zaidu, Zaidu, Zaidu....pleno 2025 e ter um defesa esquerdo tão pobre como este é sinal que o mercado não está ainda a ser aquela perfeição que muitos de nós pensávamos. É, de facto, algo incompreensível que Zaidu se mantenha no plantel. Só posso comparar esta à situação do Paulinho, o roupeiro do sbordingue, salvo as devidas distâncias. O rapaz cria bom ambiente e nenhum treinador tem a coragem de o mandar embora. Nem presidentes, diga-se.
O golo do Twente nasce da parcimónia e passividade dele. Não é jogador para nível de primeira liga. E estou a ser "coração mole".
4. Pepê. Estão a ver porque "odeio" o moço? Não faz nada. Corre, corre, corre mas não traz nada de bom ao jogo, não cria nada, não dá a criar nada, só brinca no relvado aos calcanhares e mais nada. Venda URGENTE seria o ideal mas duvido que alguém o queira.
5. Outro "ódio de estimação": Varela. Comete erros infantis e básicos demais, um autêntico pastelão. Não faz fluir o jogo, muitíssimo lento, sem visão nenhuma de jogo, um jogador depressivo de ver em campo. Venda URGENTE seria o ideal mas duvido que alguém o queira.
6. Sainz. Não lhe correu bem o jogo, de facto, mas parece-me que nos vai dar alegrias se se deixar das quezílias desnecessárias e for mais objetivo em certos lances.
7. William Gomes. Porque é que este rapaz é suplente e o brinca na areia é titular? Farioli, abre os olhos, não sejas nem VP, nem Anselmi.
8. Prpic: parece que temos central. Aquele pé esquerdo e sentido de passes verticais não enganam. Precisa de outro colega com a mesma ou melhor qualidade ao lado para evolyuir. O Neheun não é esse colega.
8. Antes de terminar tenho que referir a grande alegria da tarde/noite: Frodholdt. Que puta de jogador. Inteligente, vertical, excelente posicionamento , muito bem a recuperar bolas - hello Varela!. Arrisco dizer que é capaz de ser o melhor jogador que vi ser contratado em anos. Um Humjland mais jovem, diria, mas com um raio de ação maior. Preencheu totalmente o campo e fez uma boa parceria com o Veiga, antes do padre resolver acabar com a "brincadeira". Isto vai ser Frodholdt e mais 10, se nenhum melhor do que ele vier entretanto. Um regalo para os olhos. Vai ser a nossa próxima grande venda daqui a 1 ou 2 anos, ou muito me engano.
9. Samu: marcou o seu golo mas não me convence ainda. Acho que para um esquema de jogo como este é preciso um ponta de lança que saiba segurar bolas. é algo trapalhão a receber as bolas o que atravanca, por vezes, o nosso jogo. Pode ser que os extremos agora sejam mais William Gomes e menos Pepê e as bolas comecem a chegar redondinhas para ela as encostar. Não lhe peçam para receber a bola de costas.
10: Alberto: achei-o algo pesadão apesar de no pouco tempo de jogo ter sido mais assertivo que o "cabeça na lua" do Martim. Martim este que me parece que vai passar ao lado de uma grande carreira se não atinar.
11. No geral, sinto que se este for o plantel final, a qualidade de jogo vai obviamente melhorar mas não sei se será suficiente para chegarmos aos títulos já este ano. Repito: SE o plantel for este. E se for este - penso que para a semana e até ao fim de agosto ainda muita coisa vai mudar - há que baixar expectativas apesar do bom mercado feito até agora, mais em termos de limpeza do que de entradas.
NOTA FINAL: baixei as expectativas com este jogo, apesar de ter gostado bastante, se calhar por estar ainda traumatizado com a época passada e qualquer jogada mais vistosa me ponha logo a sonhar.
AVB ainda tem muita pedra para partir até final de agosto. Acredito que ainda virão, pelo menos, mais uns 4 ou 5 bons reforços e outros tantos saiam. Têm que vir se o "murro na mesa" for mesmo literal. Um central que pegue de estaca ao lado de Prpic, um lateral esquerdo TITULAR, mais um médio defensivo para Varela poder "descansar" uma boa temporada no banco, mais um extremo e mais um ponta de lança. Ou se calhar começar a apostar mais em Gul a ver o que ele faz neste 4-3-3.
Se vier um 6 de qualidade - ou Frodohldt fizer bem esse papel - mais o Veiga e mais um "Taylor" acho o meio campo está completo, desde que Varela, Eustáquio e Vasco sejam as segundas linhas para entrar nos minutos finais e na taça da Liga ou em jogos já ganhos.
Continuo a achar que somos claramente o underdog nesta liga. E porque os padres vão estar muito fortes nesta temporada vai ser mesmo preciso que o murro na mesa tenha um estrondo que se ouça nas gabinetes da Liga e do Conselho de Arbitragem.