Victor Froholdt

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,253
2,655
Victor Froholdt é Dragão até 2030

Médio internacional dinamarquês é o novo número 8 do FC Porto

Victor Froholdt é o primeiro jogador dinamarquês da história do FC Porto e o quinto reforço para a temporada 2025/26. Aos 19 anos, o centrocampista internacional pela Dinamarca muda-se de Copenhaga para a cidade Invicta e rubrica um contrato válido por cinco épocas, até 2030.

O mais recente Dragão nasceu em fevereiro de 2006 na capital dinamarquesa e começou a jogar futebol no Vallensbæk IF, um emblema local que milita nos escalões secundários, antes de se transferir para o maior clube da cidade natal com apenas 12 anos.

Dono de uma técnica aprimorada e de uma maturidade invulgar, o médio todo-o-terreno foi subindo de escalão no FC Copenhagen e nas equipas nacionais, tendo representado as seleções de sub-16, sub-17, sub-18 e sub-19 no espaço de poucos meses.

Pelo meio, em setembro de 2023, debutou pela equipa principal do FC Copenhagen num final de tarde memorável. Saído do banco aos 57 minutos, o centrocampista de 1,87 metros não tremeu e marcou o oitavo golo da vitória por 9-0 em casa do IF Lyseng, na terceira eliminatória da Taça da Dinamarca.

Os adeptos gostaram do que viram e o treinador também, por isso Victor Froholdt começou a ser presença assídua entre os seniores e debutou no campeonato em novembro, desta feita contra o Randers FC e novamente a faturar. Em março de 2024, acabado de atingir a maioridade, foi lançado de início na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em Manchester, diante do City.

A partir daí nunca mais perdeu o lugar, agarrou a titularidade e assumiu-se como o preferido das bancadas do Parken Stadium na excelente campanha 2024/25, durante a qual realizou 53 jogos, marcou seis golos, assistiu outros cinco, fez a Dobradinha e atingiu a fase a eliminar da Liga Conferência, acabando afastado pelo vencedor Chelsea.

A tão desejada estreia na seleção A teve lugar em Lisboa, no passado dia 23 de março. Jogava-se o duelo decisivo dos quartos de final da Liga das Nações e a Dinamarca, já com Victor Froholdt em ação, ainda forçou o prolongamento em Alvalade (5-2). A época terminaria com a conquista de dois títulos nacionais, os primeiros de uma curta carreira, e com a atribuição do prémio individual que lhe augura um futuro promissor.

A partir de agora, o Jovem Jogador do Ano da Liga Dinamarquesa passa a trabalhar às ordens de Francesco Farioli e a vestir a camisola azul e branca com o número 8.

• Like
Reações: Moreira

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
20,208
60,967
Bem-vindo ao melhor clube do Mundo, Victor!

Boa sorte e felicidades!

Tem tudo para ser uma peça importante no nosso 11 e tudo para estarmos perante um bom negócio. Muito presente e futuro pela frente. Gostei muito de ler as suas declarações. Mostrou que, apesar dos seus 19 anos, tem muita personalidade e os pés bem assentes no chão.

Força!

Bruno Fernandes

Bruno Fernandes

Superior
24 Maio 2017
94
132

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,253
2,655
Comunicado: Victor Froholdt

Detalhes da transferência do futebolista dinamarquês

O FC Porto chegou a acordo com o Fodbold Club Kobenhavn para a aquisição, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Victor Froholdt pelo valor fixo de 20 milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável máxima de 2M em função do cumprimento de certos objetivos.

O FC Copenhagen irá reter o valor correspondente a 10% das mais-valias de uma potencial futura transferência do jogador. Mais se informa que o FC Porto celebrou com o jogador um contrato válido por cinco épocas desportivas, até 30 de junho de 2030, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 85 milhões de euros.

O FC Copenhagen assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que terá encargos com serviços de intermediação de 5% do montante da transação.

• Like

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,475
24,398
Sune Smith-Nielsen, diretor desportivo do FC Copenhaga:

«Temos um grande desejo de apostar na continuidade e o Victor era um elemento importante, gostaria que tivesse continuado connosco por mais tempo. No entanto, durante o processo de negociação, ficou claro que realmente queria uma mudança de clube e, como também estávamos a receber uma proposta historicamente alta, optei por dizer sim à oferta.O momento é obviamente mau pelo facto de que começámos agora a Superliga e temos as eliminatórias europeias, mas a receita também é um elemento importante na nossa estratégia e no nosso desejo de administrar um negócio de futebol sustentável. Quando o valor se torna tão alto, também sou obrigado a agir com responsabilidade financeira

• Like

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,253
2,655
“Este Clube está habituado a ganhar e é esse o nosso objetivo”

Victor Froholdt mostra-se “ansioso por jogar diante de todos os portistas no Estádio do Dragão”

Acabado de assinar por “um Clube enorme, que tem muita história e muitos troféus nacionais e internacionais”, Victor Froholdt mostrou-se “ansioso por jogar diante de todos os portistas” e por “ajudar a equipa e o Clube a ganhar”. “Honrado por ser o primeiro jogador dinamarquês” a vestir de azul e branco, o médio sentiu “que o FC Porto era o Clube perfeito desde o primeiro minuto” e não esconde a vontade de “começar a trabalhar para estar preparado para o início da competição”.

Habituado a lidar com “a pressão dos adeptos” no FC Copenhagen, o novo número 8 do FC Porto confessa que sempre sentiu “a obrigação de ganhar todos os domingos”, por isso na Invicta os planos não poderiam ser diferentes: “Este Clube está habituado a vencer e é esse o nosso objetivo”.

Primeiras impressões
“Sinto-me honrado por estar aqui. O FC Porto é um Clube enorme, com muita história e muitos troféus nacionais e internacionais. Gosto muito do Estádio do Dragão e da atmosfera que os adeptos criam, já ouvi falar muito deles. Estou ansioso por jogar diante de todos os portistas. As primeiras impressões foram muito boas e sinto-me ansioso para começar."

Escala para a Áustria
“Estou ansioso por conhecer os meus companheiros no treino. Sei que este Clube tem muita qualidade e jogadores muito bons, por isso tenho de me concentrar e mostrar o que posso acrescentar à equipa. Estou ansioso por mostrar o que consigo fazer e por ajudar a equipa e o Clube a ganhar, de forma a deixarmos os adeptos orgulhosos.”

Nova bandeira no balneário
“Sinto-me honrado por ser o primeiro jogador dinamarquês do FC Porto. Há muitos dinamarqueses noutros clubes, mas faltava um ao melhor Clube de Portugal. Quero trazer tudo o que sei para este Clube.”

A primeira experiência no estrangeiro
“É muito emocionante. Eu adoro o FC Copenhagen e joguei lá muitos anos, mas agora estou pronto para o próximo passo. Senti que este Clube era perfeito para mim desde o primeiro minuto em que fui contactado. Estou muito feliz por estar aqui e até me sinto nervoso para começar, mas só penso em ajudar a equipa e em fazer uma boa pré-época para estar preparado para o início da competição.”

Autorretrato
“Eu sou um box-to-box, um número oito. No início cheguei a jogar como extremo e como lateral, um pouco por todo o campo, mas na última época joguei muito bem nos últimos seis meses e ganhei o campeonato e a Taça da Dinamarca. Passou rápido e agora estou muito grato por estar aqui, por dar este passo e estou muito orgulhoso e muito feliz.”

Confortável sob pressão
“O FC Copenhagen é o maior clube na Dinamarca e nós sentíamos muita pressão. Os adeptos exigiam que ganhássemos sempre e eu sei que vai acontecer o mesmo aqui no FC Porto. Estou habituado a ganhar e a sentir a obrigação de ganhar todos os domingos. Vivi um ano muito bom no FC Copenhagen, ganhei muitos prémios e fui campeão, portanto gostava muito de voltar a ser neste Clube.”

Forte nos duelos
“Sou um médio capaz de intercetar bolas, ganhá-las ao adversário nos duelos defensivos, cobrir muitos metros, bom a transportar a bola, a criar oportunidades para marcar golos. Na Liga Portuguesa não serei um génio da técnica, é um campeonato muito forte tecnicamente e ainda posso melhorar, mas tenho muita força e vou colocá-la em prática dentro de campo para ajudar a equipa.”

Meta definida
“Quero ser campeão. Este Clube está habituado a ganhar e é esse o nosso objetivo.”

Palmarés internacional
“O FC Porto é o melhor Clube em Portugal, já venceu duas Ligas dos Campeões e jogar num Clube com um palmarés destes é muito importante para mim.”

Memórias de Portugal
“A minha estreia na seleção nacional foi precisamente em Portugal. Na altura perdemos e eu apercebi-me de que havia muita qualidade neste país. Acima de tudo foi um grande momento para mim, vou lembrar-me sempre deste lugar e agora estou muito feliz por estar aqui.”

Mensagem aos portistas
“Estou ansioso para estar convosco no Estádio do Dragão e por vos poder mostrar as minhas qualidades. Quero muito conhecer-vos, dar o meu melhor dentro de campo e ajudar a equipa a ganhar. Estou muito feliz.”