Eu não estou a questionar o valor do Freire ou do Pacheco. Até podem ser superiores ao Anselmi. Não é esse o ponto.Foi campeão? O Freire tem estado muito bem num Guimarães com muitas dificuldades... o que faz o Anselmi uma melhor opção que o Anselmi e vires com discursos de nível de exigência? Que eu saiba o campeonato Mexicano não é superior ao tugão...
O ponto é que o nível de exigência do Guimarães não é o do Porto.
Se o Freire ou o Pacheco tiveram menos de 50% de vitórias ninguém lhes vai cobrar. Até focamos a nossa avaliação nos processos e tácticas e etc.
No Porto não há espaço para isso. É ganhar ou ganhar. Por isso é que fazer essas comparações não faz sentido.
Pouco interessa os processos e blá blá blá whiskas saquetas. Se não ganhamos rolam cabeças.
Isto faz lembrar o Ivo Vieira. Era o fetiche das Sofias Oliveiras todas. Quando lhe foi exigido mais resultados e menos processos descambou.
Volto a dizer, talvez até seja isto que esteja a acontecer com o Anselmi. Um gajo cheio de ideias, provocador (como disse o AVB) que em equipas com menor exigência sobressai. Mas não podemos comparar com treinadores de equipas medianas. Porque ao fazeres isso acabas por estar a colocar ao mesmo nível a exigência do Porto à do Guimarães ou Cruz Azul.