Música

• Iniciador de Tópicos Equilibrium
  • Data de início

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,340
5,437
Há duas bandas cuja obscuridade me parece não apenas criminosa mas absolutamente incompreensível. A primeira é The Chameleons, e a segunda é TBHJ, de quem às vezes sinto ser o único fã irredutível em todo o Portugal. Mas não faz mal, mesmo que seja o único, hei-de morrer convencido de que "Manic, Magic, Majestic" e "Positively Spooked" têm lugar na lista dos melhores dez álbuns dos anos 80. E quem disser o contrário é benfiquista!

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,272
4,429
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Vou confessar, ADORO o Bowie de Hunky Dory, Ziggy e Heroes. O resto, salvo algumas canções maravilhosas aqui e ali, parece-me um longo bocejo.
Eu sei, sou primário e unidireccional, mas que é que eu hei-de fazer? :)
Não gostas do Low? Ou do Station to Station?

Vejo que muita gente acha o Low entediante por causa da segunda parte do álbum, que é mormente instrumental, mas eu gosto muito (até porque sou fã dos álbuns de ambient music do Brian Eno).

• Like
Reações: Edgar Siska

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,340
5,437
Não gostas do Low? Ou do Station to Station?

Vejo que muita gente acha o Low entediante por causa da segunda parte do álbum, que é mormente instrumental, mas eu gosto muito (até porque sou fã dos álbuns de ambient music do Brian Eno).
O Low tem uma atmosfera sonora extraordinária, claro que gosto, mas acho que não tem nenhuma canção memorável.
Station to station tem "Golden Years" e demasiadas canções compridonas (coisa que eu sempre detestei patologicamente, se fosse Ministro da Pop proibia canções com mais de cinco minutos!)

• Like
Reações: bluemonday

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,272
4,429
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O Low tem uma atmosfera sonora extraordinária, claro que gosto, mas acho que não tem nenhuma canção memorável.
Station to station tem "Golden Years" e demasiadas canções compridonas (coisa que eu sempre detestei patologicamente, se fosse Ministro da Pop proibia canções com mais de cinco minutos!)
Sound and Vision!!!

A intro do Station to Station tem 10 minutos, porém é do caralho.

Não gostas de Hey Jude dos Beatles?

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
80,670
140,883
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eu diria que o mais efetivo é algures entre 3 e 4 minutos.
Mas depois sou um sucker por algumas faixas mais longas.
Mas sempre me irritou um bocadinho aquela coisa dos "prog rockers" dos anos 70, alguns, de fazerem umas faixas tolas de 20 minutos.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,340
5,437
Sound and Vision!!!

A intro do Station to Station tem 10 minutos, porém é do caralho.

Não gostas de Hey Jude dos Beatles?
Sound and Vision! Concordo absolutamente.
Dos Beatles, lamento, nunca consegui gostar. Sempre me pareceram qualquer coisa entre o sentimental e o pure fake.
A única banda dos anos 60 que eu admiro incondicionalmente são os Velvet. Consigo ouvir com prazer coisas como Grateful Dead ou Zappa, mas para mim a música pop só começou verdadeiramente em meados dos anos 70! Podes-me chamar primário e ignorante que não tem mal.

• Like

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,272
4,429
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Sound and Vision! Concordo absolutamente.
Dos Beatles, lamento, nunca consegui gostar. Sempre me pareceram qualquer coisa entre o sentimental e o pure fake.
A única banda dos anos 60 que eu admiro incondicionalmente são os Velvet. Consigo ouvir com prazer coisas como Grateful Dead ou Zappa, mas para mim a música pop só começou verdadeiramente em meados dos anos 70! Podes-me chamar primário e ignorante que não tem mal.
Vá lá, tem de existir alguma música deles que tu gostes.

A minha preferida é Strawberry Fields Forever, mas a versão stereo. É uma obra-prima.

Adoro Zappa.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,340
5,437

A minha preferida é Strawberry Fields Forever, mas a versão stereo. É uma obra-prima.

Adoro Zappa.
Claro que os Beatles têm de ter coisas muito boas, não há-de ser só Love me Do e o crl. Mas eu, em parte pelo preconceito de ser a música dos meus pais, nunca lhes prestei muita atenção. Deles conheço aquelas vinte canções que toda a gente conhece, e como nunca gostei de nenhuma, nem me apeteceu aprofundar. Alguns amigos, menos preconceituosos e quadrados do que eu, dizem maravilhas do White Album, por exemplo. Pode ser que um dia me dê para dedicar algumas horas aos Beatles.

• Like

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,340
5,437

Adoro Zappa.
O meu principal problema com as bandas dos anos 60 (exceptuando os Velvet e às vezes o Zappa) é que tu ouves aquilo e dizes: olha, música dos anos 60.
Boa ou má, aos meus ouvidos soa sempre datada. As harmonias, os baixos, até a forma de cantar, tudo nos diz: anos 60 escarrados. Os únicos que não soam a anos 60 são os Velvet, que em muitas canções parecem uma banda de 1979. Tudo bem pesado, se calhar os Velvet, o Zappa e até os Grateful Dead foram muito mais influentes do que os Beatles.

• Like

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,212
3,571
Porto
O meu principal problema com as bandas dos anos 60 (exceptuando os Velvet e às vezes o Zappa) é que tu ouves aquilo e dizes: olha, música dos anos 60.
Boa ou má, aos meus ouvidos soa sempre datada. As harmonias, os baixos, até a forma de cantar, tudo nos diz: anos 60 escarrados. Os únicos que não soam a anos 60 são os Velvet, que em muitas canções parecem uma banda de 1979. Tudo bem pesado, se calhar os Velvet, o Zappa e até os Grateful Dead foram muito mais influentes do que os Beatles.
Os anos 60, se permitem entrar no debate, têm imensos tesouros. É incrível pensar, por exemplo, que uma Little Wing do Jimi Hendrix tem praticamente 60 anos. Aliás, é incrível pensar que o material dele já conta tantos anos. Nada datado. Sou suspeito porque sou fã, mas o Jimi Hendrix tinha mais eletricidade que Portugal e Espanha juntos no pré-apagão.

Mas havia tanta coisa boa a surgir (bem melhor que Beatles, na minha opinião): Cream, Creedence Clearwater Revival, Ten Years After, The Doors, Free, Led Zeppelin... etc.

Relativamente ao pop, estilo do qual não sou particularmente aficionado, nada bate as melodias dos Mamas and the Papas :)

• Like