#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.02

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.02 Performance da Época

roberto_sp71

Bancada lateral
25 Julho 2017
556
1,153
Conquistas
3
34
Fafe
  • Hulk
  • André Villas-Boas
  • Falcao
Mas isto é o tal caso em 10. Ou fazemos um plantel para competir sempre ou fazemos um plantel à espera de um Ranieri numa época que corre tudo bem.

O proprio Ranieri se ficar e o plantel for igual provavelmente não consegue repetir o feito.
Provavelmente tens razão. Mas acho que há vários casos de grandes plantéis com péssimos resultados e "maus" plantéis espremidos ao máximo por alguns treinadores...a ver vamos qual será o nosso caso

• Like
Reações: Álvaro Valente
29 Agosto 2022
3,057
3,498
É algo que suspeito que também será por questões de gestão de balneário e de (des)valorização de ativos, não estou a dizer que concordo com isso, mas algo me diz que esses dois neste momento são titulares não só por questões desportivas.

O Eustáquio tem peso no balneário numa altura em que o treinador se está a tentar impor e o Pepê enquanto ativo era importante que ainda desse algum encaixe para podermos contratar novos jogadores, isto numa altura em que já não estamos a lutar por mais que o 3º lugar suspeito que também pese nestas decisões.
Os jogadores estão a desvalorizar ao jogar. Pepê, então, nem se fala. Nem podes enganar ninguém pelos números, quanto mais.

• Like

Jorge Porto

Tribuna
20 Julho 2006
3,260
950
Conquistas
2
Matosinhos
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
"O FC Porto tem pior plantel que Benfica e Sporting."

Não estás errado — mas estás a dizer meia verdade.
Sim, em profundidade e investimento, o FC Porto está abaixo este ano. Tens pior onze que os Viscondes e pior plantel que o Regime.
Mas isso não justifica jogar pior que o Guimarães, ser dominado pelo Estrela da Amadora, ou precisar que o guarda-redes seja MVP em vários jogos seguidos.
A comparação não deve ser só com os dois rivais internos.
Tem de ser com o patamar onde o FC Porto historicamente se posiciona na Europa — e o nível de exigência que acompanha essa história.

"O Porto vai ficar atrás dos rivais porque o plantel é pior."
O FC Porto já foi campeão com planteis piores. Várias vezes.
E o que venceu foi o trabalho, o modelo bem montado, a ambição, a organização.
A tua lógica parte do princípio de que só ganha quem gasta mais — e isso simplesmente não é verdade. Ajuda, mas está longe de ser tudo.

"O clube não pode depender de descobrir o novo Mourinho todos os anos."
Certo — mas também não pode promover mediocridade embrulhada em projeto.
Não se está a pedir um génio revolucionário.
Pede-se um treinador que monte uma equipa com os recursos que tem e que o clube pode ter. Que leia bem o jogo. Que saiba proteger os seus jogadores. Que saiba reagir.
E isso, desculpa, o Anselmi ainda não mostrou nem um segundo.
Está cá há meses. Treinos limpos. Tempo para trabalhar.
E a equipa só regrediu.

"Preciso de mais jogos para ter certezas."
A realidade não é uma questão de fé.
É de sinais. E os sinais estão à vista.
Desorganização constante.
Mesmos erros defensivos.
Nenhuma progressão ofensiva visível.
E jogadores piores agora do que há dois meses.

Portanto, não
Não é preciso um novo Mourinho todos os anos.
Não é desculpável sofrer golos em vários jogos com os mesmos erros.
E não é aceitável vestir a mediocridade com o manto do “processo”.

Mas é também curioso ver como o discurso muda quando já não há forma de defender o que se vê em campo: passamos do “dêem tempo ao homem” para o “com reforços é que vai ser”.

Mas deixa-me perguntar uma coisa simples — que vale para qualquer treinador:
O que te garante que os reforços que chegam vão render com este contexto?
Não é legítimo pensar que se os jogadores que cá estão — os internacionais, os experientes ou os mais jovens — não se conseguem adaptar nem funcionar com o que é pedido.

É que é fácil dizer “falta um líbero”, “falta um médio para encaixar ali”, “faltam avançados interiores com mais projeção” —
mas olha bem para os que vieram no mercado de janeiro, nem esses jogam regularmente e o onze base vai mantendo na roda do habitual, mesmo quando a resposta dos jogadores é manifestamente curta.
E sabes porquê? Porque talvez o problema não é só “quem joga” — é o “como se joga”.

Se o modelo, como está, não funciona com os jogadores atuais, qual é a garantia mágica de que vai funcionar com os próximos?
Não há risco de esses também parecerem “cepos” 2 meses depois?

Acreditar que tudo vai mudar com reforços é empurrar o problema para a frente.
É tapar com esperança o que já devias estar a ver com os olhos.

O treinador que precisa dos jogadores perfeitos para funcionar… nunca vai funcionar num clube como o FC Porto.
Porque aqui, como sabes, nunca tens tudo. Tens é de saber fazer muito com o que tens.
E nisso, até agora, o Anselmi falhou em toda a linha.
Tenho alguma curiosidade em saber em que épocas o FCP foi campeão com um plantel pior do que este. E, se aconteceu, era interessante comparar os planteis dos rivais com os desta época. É que o contexto não pode ser ignorado, já que não jogamos sozinhos.

Sinceramente, acho o desnível tão grande que é muito mais vítima Anselmi do plantel que tem do que mérito do Borges ou Lagiola.

Tirando o Diogo Costa, que jogava tanto nos lampiões como nos lagartos, e o Mora (mais pelo potencial), que jogador nosso entrava de caras no 11 deles? Vendo do outro lado, quantos é que entravam directamente para o nosso 11?

Pessoalmente, não me lembro de nenhuma época (dos anos 90 para cá) em que o cenário fosse tão negro.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
19,975
13,021
Tenho alguma curiosidade em saber em que épocas o FCP foi campeão com um plantel pior do que este. E, se aconteceu, era interessante comparar os planteis dos rivais com os desta época. É que o contexto não pode ser ignorado, já que não jogamos sozinhos.

Sinceramente, acho o desnível tão grande que é muito mais vítima Anselmi do plantel que tem do que mérito do Borges ou Lagiola.

Tirando o Diogo Costa, que jogava tanto nos lampiões como nos lagartos, e o Mora (mais pelo potencial), que jogador nosso entrava de caras no 11 deles? Vendo do outro lado, quantos é que entravam directamente para o nosso 11?

Pessoalmente, não me lembro de nenhuma época (dos anos 90 para cá) em que o cenário fosse tão negro.
Martim

• Like

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,656
6,002
Conquistas
1
  • Junho/18
Os jogadores estão a desvalorizar ao jogar. Pepê, então, nem se fala. Nem podes enganar ninguém pelos números, quanto mais.
A expectativa é sempre que eles mostrem mais em jogos acessíveis, depois na prática se isso não acontece é outra história, mas também referi a tentativa de consolidar o balneário, são jogadores com algum peso no mesmo, em especial o Eustáquio.

Nestes jogos finais não acho que seja dramático, acredito que vamos acabar por chegar ao terceiro lugar que realisticamente desde janeiro/fevereiro é o nosso único objectivo desportivo, por isso mesmo dá para fazer uma gestão destas, mas compreendo que seja frustrante para os adeptos.

• Love

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
11,072
5,500
Como assim ? As debilidades da equipa estiveram lá todas na mesma, uma vitória em casa contra o Moreirense não esconde todos os problemas táticos do treinador. Ocupação de espaços do nosso meio campo comparando com os nossos rivais é absurda.
Aos 60 e tal minutos houve uma mudança para um 4-3-3 clássico e a equipa ficou logo mais equilibrada (deixámos de jogar com 3 centrais). Pode ser que o Anselmí tenha percebido finalmente que a sua tática não funciona (aliás, duvido que algumas vez funcione).

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,369
14,702
Não era suposto festejarmos porque era um acto de gestão normal.
Contratamos o melhor substituto disponivel e continuamos o caminho.

Naquele caso com sucesso porque o Porto foi campeão e o Galeno revelou-se um excelente reforço para o Porto com impacto reduzido/moderado de inicio, mas enorme nas épocas subsquentes.

Não era suposto festejarmos algo que era normal.
Deixou de ser esta ano. A partir de agora podemos vender titulares não os substituir decentemente e haverá sempre um exercito com dezenas de justificações, comparações e desculpas para que uma anormalidade seja sempre defensável.

Acabas de trazer uma adicional.

O "estávamos empatados com o Benfica e a 6 pontos do Sporting, mas não valia a pena reforçar a equipa. Ficávamos mal classificados na mesma."

Isto está bonito. Há 1 ano era uma luz de esperança. Hoje é um conformismo, um investir de tempo e esforço a justificar insucessos passados e a antecipar insucessos futuros que serão sempre compreensíveis e justificáveis.

Tinhas um FMI dentro de ti e estás a descobri-lo agora.

"Vivemos acima das nossas possibilidades"
"Percebo também que vivi desportivamente décadas acima da minha realidade e que me tenho que adaptar à austeridade, porventura muito acima das que nos foi vendida"
"Conforma-te. É para perder sim ou sim nos próximos anos."
"Não vale a pena"

Realisticamente falando, nós temos uma situação financeira tão dramática e agora um plantel desportivo tão longe dos nossos rivais que valerá a pena investir em reforços para 2025/26?

Para quê investir 60 ou 70 milhões se mesmo assim há uma grande probabilidade de não chegar ao 2.º lugar?

E se ficássemos quietos a lutar com o Braga enquanto as finanças vão sendo postas na ordem?
Entraste na demagogia, até custa de ler vindo de ti.

Como se não soubesses perfeitamente (perfeitamente) das condicionantes que o clube atravessava e ainda continua atravessar neste momento, da escolha financeira que foi feita para salvaguardar a estabilidade (e futuro) do clube, no primeiro ano da nova presidência, depois de ter encontrado a casa como encontrou..enfim.

Como se qualquer adepto defendesse que o que foi feito esta época pudesse e/ou devesse ser feito todos os anos, ou seja, vender jogadores nucleares da equipa no mercado de inverno e não ir buscar substitutos/colmatar essas saídas...como se alguém estivesse a defender isso como princípio/acto de gestão regular e não como um imperativo numa situação de emergência, em que foi tomada uma decisão de acautelar o futuro do clube.

O problema foi termos estado anos e anos sem vender nas alturas em que devíamos ter vendido, e depois chegámos onde chegámos, cada vez com a corda mais na garganta.

• Like

SouDragao

Bancada central
5 Setembro 2016
2,410
1,339
Aos 60 e tal minutos houve uma mudança para um 4-3-3 clássico e a equipa ficou logo mais equilibrada (deixámos de jogar com 3 centrais). Pode ser que o Anselmí tenha percebido finalmente que a sua tática não funciona (aliás, duvido que algumas vez funcione).
Se calhar até pode vir a funcionar mas é preciso jogadores diferentes que consigam ocupar os espaços corretos a meio campo.

• Haha

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,209
5,378
Por que dás o exemplo de William e Namaso? Não são boas opções de banco?
O pessoal também exagera pra caramba só para provar um ponto.
Depende da posição no banco. O namaso pode ser o terceiro ponta de lança. O William actual provavelmente também. Não pode ser o banco "primário".

O Sporting tinha o Quenda, o Harder e o Biel que custou 6+2M do brasileirão por isso deve ser craque.
O benfica o Scheldrup, Belotti, Di Maria, Bruma, Artur Cabral.

Deus queira que venha daí um treinador que faça deste banco maravilhas!

• Love
29 Agosto 2022
3,057
3,498

Faz esse exercício pensando que estás em setembro de 2024, após o mercado de verão ter fechado.

• Like