Juniores (Sub 19) - 2024/2025

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
8,757
9,517
--------------------------

Já falei nisso, os clubes formadores têm que se unir ppara fazer valer os seus direitos porque senao qualquer dia ninguém quer a formação e os empresarios vao chupar na quinta pata do cavalo.
Hoje em dia, todos os clubes são formadores ...
Aqui a questão é na particularidade do que é a industria do futebol ...
A lei Bosman veio mostrar que mesmo a industria do futebol não pode estar fora da esfera das leis internacionais ...

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,552
25,659
Gaia
Hoje em dia, todos os clubes são formadores ...
Aqui a questão é na particularidade do que é a industria do futebol ...
A lei Bosman veio mostrar que mesmo a industria do futebol não pode estar fora da esfera das leis internacionais ...
------------------

Os clubes é que gastam milhoes na formação e não os agentes e os pais, assim matam a galinha dos ovos de ouro.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,882
1,013
Mamadu Queta assina contrato profissional

Defesa Central de 19 anos chegou ao FC Porto em 2022

Mamadu Queta assinou o primeiro contrato profissional da carreira e prolongou o vínculo que o une ao FC Porto desde 2022. Na presente temporada, o defesa representa os sub-19 e soma dois golos em 20 jogos.

Natural da Guiné-Bissau, o central chegou a Portugal com 15 anos para “correr atrás de um sonho” e começou o percurso futebolístico nos sub-17 do Belenenses. Um ano mais tarde surgiu a hipótese de se mudar para a Invicta, contactou alguns amigos que jogavam no FC Porto e “as respostas não podiam ter sido melhores”.

“Identifiquei-me muito com este clube, senti-me muito feliz por vestir esta camisola, até porque o meu pai sempre gostou do FC Porto, mas o que me deixou mais contente foi a forma como me receberam”, confessou. Agora, com 19, crê estar “num bom caminho” e espera “evoluir ainda mais” para poder concretizar um sonho de infância: “Chegar à equipa principal e ouvir os gritos dos adeptos”.

Atrás de um sonho antigo
“Sou natural da Guiné-Bissau, vim para Portugal aos 15 anos. A minha paixão pelo futebol começou na minha terra quando eu era uma criança, jogava muito na rua e sempre corri atrás dos meus sonhos.”

Conexão imediata
“Jogava nos sub-17 do Belenenses e surgiu a oportunidade de representar o FC Porto. Eu mandei mensagem aos meus amigos que jogavam aqui e não podia ter recebido melhores respostas. Identifiquei-me logo com este clube. Senti-me muito feliz por vestir esta camisola, até porque o meu pai sempre gostou do FC Porto, mas o que me deixou mais feliz foi a forma como me receberam.”

Ascensão meteórica
“Não foi fácil subir dos sub-17 para os sub-19, porque são realidades diferentes, mas com a ajuda do mister e dos meus colegas consegui adaptar-me aos poucos.”

De Dragão ao peito
“Acho que estou num bom caminho, continuo a crescer, espero evoluir ainda mais e fazer mais golos até ao final da época. Sinto-me honrado por ter o privilégio de assinar com este grande clube.”

Passo a passo
“O meu sonho é chegar à equipa principal e poder ouvir os gritos dos adeptos. Quando venho ao Dragão sinto-me ansioso porque também queria estar em campo a defender estas cores. Por enquanto, nos sub-19, o objetivo é sempre ganhar e espero que isso aconteça, temos uma equipa muito boa para isso. Acredito que vamos ser campeões. O ambiente é muito bom, às vezes temos algumas brigas, mas é porque somos como uma família.”

Exemplos a seguir
“O meu ídolo é o Pepe. Desde pequeno que eu sempre gostei de ver o Real Madrid para ver o Pepe e o Sergio Ramos a jogar. Eles são as minhas referências, mas também gosto do Zé Pedro.”

Garantia à nação portista
“Prometo dar tudo por este clube e dar muitas alegrias aos adeptos.”

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,552
25,659
Gaia
Ano passado este mamadu fartou se de enterrar, este ano está melhor, mas mesmo assim não vejo ali nada que recomede a renovação.

Depois queixem-se de ter muitos atletas.

• Like
Reações: Tmgd99

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,950
199,754
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Não acho jogador para ficar por cá

Acho que vai ficar por aí a fazer número

• Like
Reações: Tmgd99

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,882
1,013
“A abordagem é sempre a mesma”

Sérgio Ferreira e Mateus Mide projetam o Torreense-FC Porto, da 5.ª jornada da 2.ª fase do campeonato de sub-19 (sábado, 15h00)

Agendada para as 15h00 de sábado, a quinta ronda do torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A leva o FC Porto até Torres Vedras, onde Sérgio Ferreira antevê “um jogo desafiante” contra “uma equipa com muita qualidade”. Na ótica do treinador, a vantagem de três pontos sobre o segundo classificado Benfica “é consequência natural da forma séria e do compromisso muito forte com a vitória”, porque os portistas encaram “todos os jogos da mesma maneira, com ousadia, com a ambição de trazer sempre os três pontos, seja contra quem for e onde for”.

Mateus Mide, por sua vez, considera que “o ponto forte da equipa tem sido mesmo a parte ofensiva”, ainda que os colegas do setor recuado consigam “demonstrar uma grande capacidade de não sofrer assim muitos golos”. “Temos estado bem nestas jornadas”, constata o avançado de apenas 16 anos.

Sérgio Ferreira

Líderes isolados
“A vantagem é mérito nosso e é consequência natural daquilo que temos vindo a fazer, da forma séria e do compromisso muito forte que temos com a vitória. Encaramos todos os jogos da mesma maneira, com ousadia, com a ambição de trazer sempre os três pontos, seja contra quem for e onde for.”

Sérios e focados
“Abordagem é sempre a mesma, é muito séria, é com detalhe, é com crescimento, porque nesta fase final os jogos são sempre um novo desafio, são todos diferentes. Temos de ser muito sérios na nossa análise, enquanto equipa técnica, e muito focados e muito concretos naquilo que passamos, para que a equipa consiga transmitir nossa pretensão, a nossa ideia, e consiga também dar resposta aos desafios do jogo. A nossa exigência é sempre a mesma, porque temos de continuar com esta vantagem e, se possível, com mais ainda, logicamente.”

Desafios e respostas
“Será um jogo desafiante, porque vamos jogar contra uma equipa com muita qualidade, mas estamos focados no nosso processo e no nosso trajeto. Sabemos o que temos de fazer, sabemos como é que temos de abordar o jogo, por onde é que temos de ir, por onde é que temos de evitar que o adversário procure criar dano. Mais uma vez, como no jogo passado, sem nos iludirmos ou ficarmos frenéticos com o resultado e com o tempo, mantendo o nosso tempo de jogo, que é um tempo de jogo congruente com a nossa forma de jogar.”

O grupo acima de tudo
“O maior cuidado será sempre o coletivo. Se a nossa abordagem for coletiva, e se o entendimento for coletivo a partir do individual, todos os adversários deixam de ser ameaça. É nesse sentido que vamos abordar o jogo, preparados para trazer o jogo para o nosso lado. O nosso foco é treino a treino. O próximo passo é o próximo treino. E, neste momento, temos mais um treino amanhã e o próximo passo será depois do jogo de sábado. O nosso foco está no jogo contra o Torreense e só depois é que entrará o próximo treino, até estar concluída a preparação para jogar contra o Benfica.”

Mateus Mide

A melhor defesa é o ataque
“O ponto forte da equipa tem sido mesmo a parte ofensiva, mas acho que em todos os jogos conseguimos demonstrar uma grande capacidade de não sofrer assim muitos golos. Temos estamos bem nestas jornadas.”

O 12.º jogador
“Os adeptos são uma grande ajuda, principalmente porque são nossos familiares e nossos amigos. E acho que ajudam sempre a trazer melhores energias para o jogo.”

Clube e seleção
“Eu acho que estar nas duas equipas ajuda-me sempre, pois tenho esforços diferentes, tenho responsabilidades diferentes. Mas acho que dar o melhor nas duas é sempre o melhor.”

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
18,911
12,446
Exemplos a seguir
“O meu ídolo é o Pepe. Desde pequeno que eu sempre gostei de ver o Real Madrid para ver o Pepe e o Sergio Ramos a jogar. Eles são as minhas referências, mas também gosto do Zé Pedro.”

Mamadu Queta 2025

• Wow
Reações: Raba

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,303
28,580
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Qualquer central dos tempos modernos, se for honesto, dirá que tem como referência o Tone Silva...