“A abordagem é sempre a mesma”
Sérgio Ferreira e Mateus Mide projetam o Torreense-FC Porto, da 5.ª jornada da 2.ª fase do campeonato de sub-19 (sábado, 15h00)
Agendada para as 15h00 de sábado, a quinta ronda do torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A leva o FC Porto até Torres Vedras, onde Sérgio Ferreira antevê “um jogo desafiante” contra “uma equipa com muita qualidade”. Na ótica do treinador, a vantagem de três pontos sobre o segundo classificado Benfica “é consequência natural da forma séria e do compromisso muito forte com a vitória”, porque os portistas encaram “todos os jogos da mesma maneira, com ousadia, com a ambição de trazer sempre os três pontos, seja contra quem for e onde for”.
Mateus Mide, por sua vez, considera que “o ponto forte da equipa tem sido mesmo a parte ofensiva”, ainda que os colegas do setor recuado consigam “demonstrar uma grande capacidade de não sofrer assim muitos golos”. “Temos estado bem nestas jornadas”, constata o avançado de apenas 16 anos.
Sérgio Ferreira
Líderes isolados
“A vantagem é mérito nosso e é consequência natural daquilo que temos vindo a fazer, da forma séria e do compromisso muito forte que temos com a vitória. Encaramos todos os jogos da mesma maneira, com ousadia, com a ambição de trazer sempre os três pontos, seja contra quem for e onde for.”
Sérios e focados
“Abordagem é sempre a mesma, é muito séria, é com detalhe, é com crescimento, porque nesta fase final os jogos são sempre um novo desafio, são todos diferentes. Temos de ser muito sérios na nossa análise, enquanto equipa técnica, e muito focados e muito concretos naquilo que passamos, para que a equipa consiga transmitir nossa pretensão, a nossa ideia, e consiga também dar resposta aos desafios do jogo. A nossa exigência é sempre a mesma, porque temos de continuar com esta vantagem e, se possível, com mais ainda, logicamente.”
Desafios e respostas
“Será um jogo desafiante, porque vamos jogar contra uma equipa com muita qualidade, mas estamos focados no nosso processo e no nosso trajeto. Sabemos o que temos de fazer, sabemos como é que temos de abordar o jogo, por onde é que temos de ir, por onde é que temos de evitar que o adversário procure criar dano. Mais uma vez, como no jogo passado, sem nos iludirmos ou ficarmos frenéticos com o resultado e com o tempo, mantendo o nosso tempo de jogo, que é um tempo de jogo congruente com a nossa forma de jogar.”
O grupo acima de tudo
“O maior cuidado será sempre o coletivo. Se a nossa abordagem for coletiva, e se o entendimento for coletivo a partir do individual, todos os adversários deixam de ser ameaça. É nesse sentido que vamos abordar o jogo, preparados para trazer o jogo para o nosso lado. O nosso foco é treino a treino. O próximo passo é o próximo treino. E, neste momento, temos mais um treino amanhã e o próximo passo será depois do jogo de sábado. O nosso foco está no jogo contra o Torreense e só depois é que entrará o próximo treino, até estar concluída a preparação para jogar contra o Benfica.”
Mateus Mide
A melhor defesa é o ataque
“O ponto forte da equipa tem sido mesmo a parte ofensiva, mas acho que em todos os jogos conseguimos demonstrar uma grande capacidade de não sofrer assim muitos golos. Temos estamos bem nestas jornadas.”
O 12.º jogador
“Os adeptos são uma grande ajuda, principalmente porque são nossos familiares e nossos amigos. E acho que ajudam sempre a trazer melhores energias para o jogo.”
Clube e seleção
“Eu acho que estar nas duas equipas ajuda-me sempre, pois tenho esforços diferentes, tenho responsabilidades diferentes. Mas acho que dar o melhor nas duas é sempre o melhor.”
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt