Epah eu percebo que de facto todo este ruído perturbe os mais sensíveis mas acho que se está a entrar numa histeria.Não tás bem a ver o filme.
Tarifas Canadá, tarifas união europeia, fim do apoio militar à Ucrânia e Europa
O mundo vai mudar muito em 4 anos. É natural a preocupação. A Europa vai ter de investir muito na defesa e energia. Em algum sítio teremos de cortar para compensar esse esforço.
Os USA eram há décadas o farol do mundo ocidental. O nosso grande aliado a todos os níveis. A mudança radical da posição geoestratégica dos USA não posso ser vista de ânimo leve.
Nem EUA está a entrar em tanta histeria como o resto do mundo.
Trump é um populista com toques de narcisismo( ainda que seja um indivíduo vulgariassimo) em que aproveitou todas as oportunidades para fazer chegar a sua retórica, criando o elan de um líder distinto( que absolutamente não é).
Agora tanto os EUA e o Mundo Ocidental abriram brechas(sociais, económicas e políticas) para que este gajo aparecesse.
Aliás se fores a ver na Europa todos os países têm uma facção alinhada assim, uns mais representativos que os outros.
Agora vamos ver as medidas de Trump que obviamente oscilam entre os delírios e o absolutamente justo.
Comecemos pela Ucrânia que é talvez a sua grande vitória interna( paradoxalmente é verdade)
Um acordo para conseguir 50% de todo o subsolo ucraniano???
Qual será o Americano que não gosta disto?
Ele disse a boca cheia que a Administração Biden forneceu 350 mil milhões de dólares à Ucrania sem retorno.
Porque ninguém dá Administração Biden disse : Trump mente.Temos aqui um acordo que salvaguarda todas as nossos interesses?
Até agora ninguém falou...pressupoe se que de facto Biden não acautelou os interesses internos ao fornecer o que a Ucrânia precisa sem condições pré acordadas.
Nem na II Guerra Mundial isso foi feito.
Outra situação bem explorada é o incumprimento europeu no que toca ao investimento em defesa(2%).
A esmagadora maioria dos países estava abaixo disso.
Só deram o argumento que Trump queria.
E sinceramente a Europa falhou em larga escala.
Onde Trump tem estado bem pior é internamente.
Está a entrar numa onde de clientilização, de transformar o Estado numa entidade quase privada porque o objectivo é apenas tornar o Estado mais pequeno.
O acossar da classe trabalhadora se calhar foi um wake up call de malta que votou em Trump e a que agora se virou contra eles.
Sobre as tarifas eu percebo de onde isto vem até porque 60% dos clientes da minha empresa são americanos( todos descontentes com estas medidas) mas de facto o IVA da Europa é um entrave enorme as exportações americanas comparativamente às chinesas( em que os seus produtos têm preços significativamente mais baixos).
Acho pessoalmente que 25% um exagero, que penaliza toda gente.
Agora algo entre os 10/15% parece me equilibrado.
A esmagadora maioria das pessoas mesmo antes de Trump já não gostava dos EUA.
Por tudo e pelo seu contrário.
Portanto agora é continuar o bom tempo.
PS: O video sobre Gaza dá para rir. Entretenimento puro.
O que é verdadeira tristeza é que os verdadeiros responsáveis pela situação naquela região, à décadas que não falam...