- Martín Anselmi precisa de ser mais proactivo e menos reactivo. O plano com que aborda os jogos parece-me demasiado conservador e só reage quando o jogo se complica.
- O sistema táctico não é mau só por si. Mas os posicionamentos são pouco arrojados, as dinâmicas ainda estão muito pobres e as peças escolhidas não me parecem as melhores. Com três centrais, é aflitivo ver os laterais tão pouco projectados, quase como se fosse uma defesa tradicional a quatro.
- A construção a partir de trás é horrível! E a culpa não é apenas da pouca qualidade dos centrais a esse nível. A verdade é que a equipa não ajuda o trio mais recuado quando este tem a bola. Os laterais descem quase para a mesma linha. Varela esconde-se, não se assume, não dá linha de passe, não se movimenta. Eustáquio assume-se mais mas fica curto, porque é engolido pela pressão adversária e também não é criativo para se desenvencilhar em espaços curtos.
- O FC Porto troca muito a bola atrás, mas não consegue sair a jogar com qualidade. Toca, toca, toca, e sai charuto para Samu ou para o quintal.
- Pepê e Fábio Vieira continuam sem elevar a equipa, pelo contrário, são contaminados pelo resto da equipa. Vão sair os dois no fim da época, parece-me.
- Três centrais, dois laterais pouco subidos e dois médios defensivos é demasiada tracção atrás, volto a repetir. E mesmo assim a equipa defendeu mal e porcamente. O problema não é o sistema. O problema são os posicionamentos e as características dos jogadores. Falta mais criatividade no meio-campo, maior qualidade com bola lá atrás, falta ligação ao fim e ao cabo. O adversário com um pressing mais intenso e o FC Porto fica sem soluções.
- Otávio a cada jogo mostra que é um dos piores centrais de que há memória em equipas como o FC Porto. São disparares atrás de disparates, seja a defender, seja com bola.
- Diogo Costa não pode sofrer o segundo golo. A bola não pode entrar ali ao primeiro poste.
- Eustáquio não pode comprometer a equipa daquela forma tão imatura e displicente. Que cartão vermelho tão idiota!
- Samu foi dos poucos que, mesmo as coisas não lhe saindo sempre bem, se mostrou sempre inconformado. Marcou um belíssimo golo, enviou outra bola ao poste e deu-se sempre como pivot para ajudar a equipa a subir. No entanto, não gostei das declarações no final, quase que colocando-se à margem e acima do resto do grupo.
- Em suma, não acho que Anselmi vá mudar o seu sistema, mas é preciso mudar algumas coisas. É preciso alguém atrás com mais qualidade a construir, seja Eustáquio ou Tomas Pérez ou até Varela. É preciso um criativo no miolo, com Eustáquio e Varela não dá. Francisco Moura não dá profundidade à ala esquerda nesta estrutura. William Gomes parece-me ser melhor opção. A verdade é que a saída de Nico González foi um rombo enorme no que a equipa pode fazer.
- O modelo de jogo de Anselmi é complexo. O tempo para implementá-lo ainda é curto. E sim, falta mais qualidade aos jogadores disponíveis. Mas mesmo com o actual plantel, é possível tomar opções que melhorem a equipa como um todo.