FC Porto
1
AS Roma
1
Feb 13, 2025 at 08:00 PM

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,035
7,561
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Os primeiros sinais...algumas vezes dizem logo "tudo", outras quase nada.

Más primeiras sensações.
Independentemente da qualidade individual (ou falta dela), de um sistema inicialmente preferido, é muito pouca gente a chegar na frente, pouca presença e envolvimento, e quantos ficam baixos mas logo expostos quando saem a jogar. Hoje, tanta charutada ao desbarato.

Que consiga perceber rápido quem tem, em que liga está, como nos vão querer trancar e ajuste para isso. Espero que não precise de aprender "tudo" e não seja um estágio tático demorado com demasiada tentativa-erro na relva.

• Like
Reações: Dagerman e Bitaites

dragaotrofa

Tribuna
25 Outubro 2013
3,229
4,781
Conquistas
5
  • Reinaldo Teles
  • Jardel
  • Pinto da Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
"Este é o FC Porto de avb que resolveu destruir a pouca qualidade que ainda tínhamos para isto."

Aqui. Fazeres este tipo de comentários quando a nova administração leva apenas 8 meses de trabalho e não levando em linha de conta coisas como o contexto económico e até político do clube não é sério.
A avaliação existirá e terá que ser feita. Mas não é agora. Todos estamos insatisfeitos. Mas a origem do mal está a montante.
Então quando é que os adoradores de avb acham que será a altura para podermos fazer essa avaliação.
Eu acho que alguém nesse cargo deve ser avaliado desde o início.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
15,537
20,129
Tivemos jogos super difíceis em Guimarães, no Bessa, no Moreirense, até em Arouca até ao Vitor ganhar o jogo sozinho

Em casa demos massacres
Mas fora tivemos que arrumar o fato de gala em algumas ocasiões e sofrer muito
Mas também os campeões fazem-se assim e tínhamos grande dinâmica de vitória que vinha de trás

Mas o grande Porto desse ano foi com Diaz
Éramos simplesmente imparáveis
Imparáveis... qb... naquele grupo da champions, com as roubalheiras frente ao patético, e o desacerto com as balizas do Taremi e do Evanilson por Outubro/Novembro acabamos por ir ao charco, apesar da boa performance e de merecermos mais.
Mas mesmo depois de sair o Luís Diaz fizemos grandes jogos. Tivemos dificuldades? Sim... mas é como digo, até no tempo do Mourinho tivemos con o belenenses (tanto em casa, como fora), ou com o merditimo nas Antas (grande golo do Deco!).

Lewanilson

Bancada central
26 Maio 2016
1,222
1,854
Então quando é que os adoradores de avb acham que será a altura para podermos fazer essa avaliação.
Quando se puder trabalhar em paz e em condições. 2 dias, meses, semanas, anos depende da massa associativa e dos anti-corpos que ainda existem dentro do clube.

• Haha
Reações: dragaotrofa

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
13,235
10,401
Italia
Não é só querer, também é preciso conseguir e ter condição física

Fisicamente somos uma equipa de baixo nível nesta fase
Se calhar é a área onde o treinador pode ter mesmo mais impacto nos próximos tempos...
Isto
Falta intensidade..compare se com os da Roma.
E nós sempre tivemos equipas intensas, então nestes jogos europeus!
Fazemos faltas de agarroes, de chega sempre atrasados...
Já não há paciência.. tudo a passo

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
15,537
20,129
O Eustaquio fintar para o esquerdo é de génio

Nem de direito...
Mesmo assim, criou perigo! O que dizer dos gajos que foram contratados para ser titulares e nem isso fazem?
O nosso problema actual não são as segundas linhas.
Temos um redes que poderia ser titular - o Cláudio.
Temos Moura, João Mário, Eustáquio, Zé Pedro, Mora (para ir crescendo) e mais um ou outro, que integrados numa equipa mais competitiva podem ser opções fiáveis. Caramba! Até o Zaidu já rendeu os minimos em equipas que disputaram os quartos de final da Champions!

O nosso problema são as contratações para serem titulares e que não rendem o esperado: Varela, Nehuen, Otávio, Pepê (hoje lá entrou bem), Fábio Vieira (está melhorzito, finalmente)... mesmo o Nico não seria titular nos meios-campos Deco+Maniche+Costinha (e ainda havia Alenichev e Pedro Mendes), Lucho+Meireles+Assunção/Fernando, Belluschi/Guarin+Moutinho+Fernando, Lucho+Moutinho+Fernando, ou Otávio+Vitinha+Uribe...

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
7,292
14,476
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
A avaliação sem contexto não é uma avaliação. Ignorar a situação financeira, política e até o diminuto tempo de preparação para uma nova época não tem qualquer sentido.
Diria que a partir do segundo ano já é possível começar a fazer uma avaliação. Até porque depois da reestruturação da dívida, da concretização das vendas de jogadores e de se poder planear uma época não num mês, mas em 8/9 meses, poderemos começar a perceber realmente o caminho que está a ser traçado.
O resto é conversa de ressabiados.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
38,168
64,848
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Tens o Warren Ellis no avatar portanto tens q ser boa pessoa mas enganas-te se achas q o Fcporto vai lidar pacificamente com este declínio vertiginoso.

Vai ser um inferno. Está a ser.
É um declínio aparente. O real declínio aconteceu antes de 27 de abril. As coisas já estão a melhorar só que ainda não se nota. Vai demorar algum tempo até estarmos novamente Porto. Mas em 7 anos só fomos Porto 3 vezes também. O declínio há muito que existe.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,715
25,048
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
É um declínio aparente. O real declínio aconteceu antes de 27 de abril. As coisas já estão a melhorar só que ainda não se nota.
Eu acredito nisso. Acho q temos dado passos inevitáveis mas é importante perceber q num clube desta dimensão ou voltas a ganhar com urgência ou redimensionas o clube para baixo.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
18,766
12,356
A tua resposta não faz sentido...
O Vitinha tinha mais qualidade que o Rúben Neves, por exemplo... mas no final dessa época também começaram a ter dificuldades de cumprir com o faur-play financeiro. De qualquer forma pareceu-me mais uma jogada para fugir do incumprimento do fairplay financeiro por nossa parte.
De qualquer forma, no final da época 20/21, quando o SC começou a apostar no Vitinha (já tinha começado a apostar no Fábio Vieira 2 ano antes) e ko João Mário, o Vitinha teve alguns lances onde perdeu a bola em zona proibida... mas não deu em nada, porque ele próprio, ou colegas, conseguiram recuperar a bola. De resto, o próprio jogador já disse mais que uma vez que o SC o ajudou a ser um jogador melhor.

Quanto ao Chico... não rendeu lá... mas todas as atitudes do jogador mostram que aquela cabeça também tem problemas. E nesse aspecto, sim, se pode criticar o SC! Ele e o filho usaram o Porto a seu bel prazer para orientar a carreira dos filhos.
O Vitinha na taça perde a bola e deu golo.

• Like
Reações: Vinha

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,663
4,588
Uma pessoa bem quer carregar no optimismo e acreditar que vai ser hoje o grande jogo, mas não dá.
Falta qualidade técnica na equipa, estamos cheios de carregadores de piano com medo da bola, ou então de tecnicistas fisicamente frágeis/burros.
Não temos jogadores capazes de desequilibrar nas alas, e no meio campo o único com capacidade para desequilibrar através do passe seria o FVieira, se quisesse.
Jogar com três centrais de raíz quando nenhum deles tem qualidade de passe, é suicídio. Ou o Tomás mostra qualidade para assumir a posição, ou mais vale apostar no 443. Ou então jogar com extremos nas laterais (embora os nossos extremos... balha-me deus).

Quanto ao jogo de hoje, mau demais. O único que para mim teria boa nota é o Diogo.
Se avaliasse a eliminatória apenas em função do que vimos hoje, diria que não temos a mínima hipótese de passar. Mas como o adversário é a Roma, que está obviamente amaldiçoada contra nós, penso que temos 57% de hipóteses. Em Roma vai voltar a acontecer, forçosamente, algo de sobrenatural (aos 10 minutos sacamos um penalti e uma expulsão, Diogo faz duas assistências para Zaidu, que bisa com o pé direito, etc.) e portanto acredito que a eliminatória está bem encaminhada.
Preocupa-me mais é como vencer em Faro. Uma coisa é certa: não será com a dupla Eustáquio/Varela.

Última edição:

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
38,168
64,848
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Eu acredito nisso. Acho q temos dado passos inevitáveis mas é importante perceber q num clube desta dimensão ou voltas a ganhar com urgência ou redimensionas o clube para baixo.
Só voltas a ganhar de forma sistemática quando te livrares e limpares os erros do passado - e foram muitos. Repara, ainda hoje tens muitos no plantel agarrados a agentes parasitas afetos a PdC e que constantemente minam a cabeça dos jogadores. Esta direção e este treinador precisam de tempo. O único erro de AVB foi ter escolhido VB.

O clube já tinha sido redimensionado para baixo mas não por estes que agora o tentam levantar. Convém ter noção disto. Repito: o clube, antes de AVB, estava já redimensionado para baixo. Dois anos seguidos sem o título principal. Deixam o clube fora da Champions, perdem a hegemonia. Antes de AVB já éramos um sbordingue da vida. O que se está a tentar fazer agora é limpar a merda e voltar a encontrar a fórmula de sucesso.

Dão-te uma casa destruída e voltas a construí-la em dias e sem dinheiro? Estas coisas levam tempo, repito. Claro que a minha primeira ideia é ir logo criticar tudo e mais alguma coisa, exigir Ligas Europas e títulos nacionais, mas não pode ser. É irrealista com o foi deixado pelos anteriores.

• Like
Reações: dragonfever

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
15,537
20,129
É um declínio aparente. O real declínio aconteceu antes de 27 de abril. As coisas já estão a melhorar só que ainda não se nota. Vai demorar algum tempo até estarmos novamente Porto. Mas em 7 anos só fomos Porto 3 vezes também. O declínio há muito que existe.
O Porto foi Porto 6 dos 7 anos... e já apanhou muita missa... e quando a missa afrouxou para favorecer o boifica, por causa dos processos na justiça, virou-se para o chupoting.
Na época em que o lage ganha, poderiamos ter feito melhor, mas aquilo foi um colinho brutal ao lage. Agora o campeonato de 20/21 (ano em que mais uma vez chegamos aos 1/4 da Champions) e o de 22/23 foi-nos totalmente gamado pelos padres! Como também foram os de 14/15 e de 16/17... com a diferença que as equipas de 20/22 e 22/23, mesmo a jogar mal, mostravam mais raça.

De resto, em 2001/02 já havia algum declínio, mas com o Mourinho e o euro 2004 o clube e a sad remodelaram-se. O declínio actual começou em 11/12, quando decidiram não dar um substituto para o Falcao ao VP, e no ano seguinte quando não deram um extremo para substituir o Hulk... o SC foi um balão de oxigénio para nós e principalmente para a sad e PdC...

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
9,179
9,885

As vezes é preciso ficar pior para depois melhorar

O problema foi mesmo a herança que ficou , nem o Sporting passou por isso

Luiz diaz > galeno

Mbemba > carmo

Fábio Vieira > andre franco

Vitinha > ninguem

Alex Telles > zaidu

Etc etc

São anos e anos disto . Cada vez menos qualidade. Este é o problema . Era uma bolha que mais cedo ou mais tarde ia rebentar , começou a epoca passada e rebentou de vez esta epoca

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,715
25,048
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto

Luiz diaz > galeno

Mbemba > carmo

Vitinha > ninguem

Alex Telles > zaidu

Etc etc

São anos e anos disto . Cada vez menos qualidade. Este é o problema . Era uma bolha que mais cedo ou mais tarde ia rebentar , começou a epoca passada e rebentou de vez esta epoca
É de loucos...

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
15,537
20,129

Luiz diaz > galeno

Mbemba > carmo

Vitinha > ninguem

Alex Telles > zaidu

Etc etc

E acrescenta aí:

Uribe > Varela
Otávio > ninguém
Taremi > ninguém
Chico > ninguém (ou FV na pré-reforma)

e agora:
Nico > ninguém
Galeno... vamos ver o que dá o William...