#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

6.55

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

6.55 Performance da Época
14 Janeiro 2025
36
62
Discurso claro, simples, direto, motivador e exigente. Gostei em particular da parte que disse que os jogadores têm de perceber os porquês de fazerem o que fazem e ser parte do processo de levar para a frente a ideia do treinador.

Uma grande lufada de ar fresco face ao que tínhamos. Muita esperança em ser feliz com o Anselmi.
Onde tínhamos um encolhido a fugir para o burro agora temos um gajo destemido e com postura e discurso inteligentes. E que fez grande trabalho por onde passou. É para se ter algum optimismo, à partida, sem embarcar em euforias.

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
9,533
8,566
Sim, os comentários ferverosos dos mexicanos a destilar hate, só indicam que eles gostavam do treinador e acharam que foram "roubados" ou injustiçados. Se ele fosse mau ou banal, provavelmente não ficavam assim.
Não me parece que seja uma questão de 3/5M para um clube que gastou 70M em poucas épocas que está a fazer com que andem irritados e andem nas nossas redes sociais de forma doente.
Quem gastou 70M em poucas epocas?

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
9,533
8,566
Onde tínhamos um encolhido a fugir para o burro agora temos um gajo destemido e com postura e discurso inteligentes. E que fez grande trabalho por onde passou. É para se ter algum optimismo, à partida, sem embarcar em euforias.
Isso de ser extrovertido, introvertido ou destemido é tudo muito bonito mas o que interessa mesmo é vitorias.
Se vencermos ninguem liga a esses atributos e até pode andar a porrada com treinadores e jogadores que vamos o defender...

• Like
Reações: Azulprofundo

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,009
841
Martín Anselmi é o novo treinador do FC Porto

Técnico argentino de 39 anos assina até 2027

Martín Anselmi rubricou, esta segunda-feira, um contrato válido até 2027 e assume o comando do FC Porto para as próximas duas temporadas e meia.

O espanhol Luis Pastur e o argentino Facundo Oreja (treinadores adjuntos), o uruguaio Diego Bottaioli (preparador físico), o argentino Darío Herrera e o português Diogo Almeida (treinadores de guarda-redes) completam a nova equipa técnica portista.

Martín Anselmi ostenta quatro títulos no currículo pessoal, todos conquistados ao leme do Independiente del Valle: uma Taça do Equador (2022), uma Supertaça do Equador (2023), uma Taça Sul-Americana (2022) e uma Supertaça Sul-Americana (2023), sendo o segundo mais jovem treinador a vencer um título continental da CONMEBOL.

Começou a carreira no país natal, ao serviço do Excursionistas, e ainda trabalhou no Independiente e no Atlanta antes de iniciar a carreira a solo na equipa B do Universidad Católica. Seguiu-se a primeira passagem pelo Independiente del Valle, ainda como adjunto, e outra pelo Internacional de Porto Alegre até se estabelecer definidamente como treinador principal.

Começou por liderar os chilenos do Unión La Calera, em 2022 regressou ao Equador e consagrou-se como o primeiro técnico a ganhar dois troféus na mesma época pelo Independiente del Valle - feito que repetiu logo no ano seguinte. Saiu para o México e levou o Cruz Azul à final do campeonato, estabelecendo um recorde de pontos para o clube.

Seis décadas depois de Eladio Vaschetto, Alejandro Scopelli, Francisco Reboredo e Lino Taioli, o FC Porto volta a ter um treinador argentino.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,009
841
O trabalho antes do talento e a equipa acima de tudo

Martín Anselmi é quinto treinador argentino da história do FC Porto

Esta é a máxima que norteia a carreira de Martín Anselmi, novo treinador do Futebol Clube do Porto, nascido a 11 de julho de 1985 em Buenos Aires, cidade que respira futebol.

Chega à Europa depois de deixar uma marca indelével nas equipas que treinou, tornando-se o segundo treinador mais jovem a vencer um título da Conmebol, aos 37 anos, quando conquistou a Taça Sul-Americana pelo Independiente del Valle, do Equador.

A sua carreira começou no seu país natal ao serviço do Excursionistas, em 2015. No ano seguinte, integrou a equipa técnica do Independiente de Avellaneda, de Gabriel Milito, e, em 2017, mudou-se para o Atlanta, onde esteve duas temporadas, como treinador-adjunto de Francisco Berscé.

A primeira incursão fora da Argentina acontece em 2018, quando assume a equipa B do Universidad Católica, do Equador. Foi a primeira experiência num país que lhe marcaria a carreira. No ano seguinte, chega ao Independiente del Valle, como adjunto de Miguel Ángel Ramírez, que caracterizou Anselmi como um “híper obsessivo com o jogo”.

Segue-se o Internacional de Porto Alegre e, pouco depois, o início definitivo da carreira como técnico principal. Começou no Chile, no Unión La Calera, mas em maio de 2022 regressa ao Independiente del Valle, agora como principal timoneiro. E o sucesso é retumbante: vence a Taça Sul-Americana e a Taça do Equador, a primeira de sempre do clube. É, aliás, o primeiro treinador a ganhar dois títulos na mesma época na história do Independiente. E repetiu o feito em 2023, com a Recopa Sul-americana e a Supertaça do Equador.

Em 2024 assumiu o Cruz Azul do México, levando-o a uma final do campeonato e conseguindo o recorde de pontos do clube.

À máxima de colocar paixão em tudo o que faz, acrescenta outras: a equipa está acima de tudo. E o trabalho é o caminho para o sucesso.

“Só com talento não se resolvem jogos. Talento sem trabalho é desperdício. Talento com trabalho leva ao êxito”.

Pai de dois filhos, adepto da disciplina com empatia, Martín Anselmi tem como principal referência Marcelo Bielsa.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,009
841
“Vamos construir uma equipa que represente os portistas”

Martín Anselmi agradeceu aos adeptos e deixou uma mensagem ao Cruz Azul na apresentação como treinador do FC Porto

Recém-oficializado como treinador do FC Porto, Martín Anselmi, o sócio 147.030 do clube, começou por agradecer a André Villas-Boas, Andoni Zubizarreta e Jorge Costa por lhe darem a “enorme responsabilidade e prestígio de defender estas cores” antes de, com um sorriso, lembrar o “carinho e o apoio” dado pelos adeptos no dia anterior, no Estádio do Dragão. Seguiu-se ainda uma mensagem para os adeptos do Cruz Azul, a quem disse sempre “a verdade” e falou com o “coração”.

“Os dirigentes do clube fizeram-me uma promessa de que me deixariam sair, negociaram, chegaram a um acordo , aceitaram uma proposta do FC Porto e, quando estava tudo pronto para a formalização, mudaram as regras do jogo e difamaram-me. Sabem que solicitei uma conferência de imprensa para me despedir dos adeptos no México, onde tudo começou, mas não me foi concedida. A situação ficou insustentável pra mim e para a minha família, que ia continuar a viver no México e teve de sair de forma repentina”, explicou ainda antes do agradecimento aos jogadores, cujo “compromisso, esforço e coragem que tiveram dentro e fora de campo” fez com que “um gigante futebolístico a nível mundial como o FC Porto” tivesse elegido o argentino para um projeto que o “desafia e entusiasma”.

Martín Anselmi
Obrigado presidente pelas palavras, obrigado Andoni e Jorge por nos escolherem, confiarem em nós e nos darem a enorme responsabilidade e prestígio de defender estas cores. Quero agradecer também aos adeptos que ontem, no Estádio, me fizeram sentir o seu carinho e apoio. Daqui a umas horas, quando começarmos a trabalhar com o plantel, vamos construir uma equipa que represente e se identifique com os portistas. É difícil começar uma etapa sem fechar uma anterior, já não sou o treinador do Cruz Azul, mas continuo a ser um adepto e gostava de lhes dedicar umas palavras, que merecem. Não sou de ler, nunca li em público, gosto de me expressar de forma fluída, mas nesta oportunidade quero que a mensagem tenha conteúdo e vou lê-la. Vocês conhecem a conexão que construímos neste tempo, é uma ligação que levarei comigo para sempre e que foi algo maravilhoso. Sempre, em cada uma das coisas que vivemos, fui honesto, falei a verdade e com o coração. Tanto a minha equipa técnica como eu demos tudo pelo clube até ao último dia, por isso nada do que se disse nestes últimos dias foi verdade. Sabem com operam e conhecem-nos melhor do que eu. Tomei uma opção que considero ter sido a melhor possível para o meu percurso pessoal e profissional, fui eu quem a tomou. Fi-lo com total transparência com os dirigentes do clube, que me fizeram uma promessa de que me deixariam sair, negociaram, chegaram a um acordo , aceitaram uma proposta do FC Porto e, quando estava tudo pronto para a formalização, mudaram as regras do jogo e difamaram-me. Sabem que solicitei uma conferência de imprensa para me despedir dos adeptos no México, onde tudo começou, mas não me foi concedida. A situação ficou insustentável pra mim e para a minha família, que ia continuar a viver no México e teve de sair de forma repentina. Por sorte, o FC Porto deu-nos todo o seu apoio. Estou muito agradecido ao México, um país fantástico em que eu e a minha família nos sentimos bem e incluídos, abraçamos a cultura. À liga e aos seus treinadores, obrigado por me tornarem melhor treinador e melhor pessoa. Não posso não me dirigir aos meus jogadores. Agradeço o compromisso, o esforço e a coragem que tiveram dentro e fora de campo, o que fez com que um gigante futebolístico a nível mundial como o FC Porto nos tivesse elegido para começar um projeto que nos desafia e que nos entusiasma. Obrigado a todos os que fizeram isto possível, quero o melhor de todos e levo-os sempre no coração.”

• Like
Reações: Guilherme Mata

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
37,218
63,447
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Hoje foi um dia muito bonito e tal, cheio de esperança, céu azul, tudo azul, os pássaros lá fora a chilrearem o nosso hino sagrado e coisa tal mas eu quero ver se na 5ª feira formos "cus porcos" da Liga Europa.

Vira tudo o disco. ehehehhe

• Like
Reações: Emanujor

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,009
841
“Para fazer as coisas bem é preciso fazê-las com paixão”

Declarações de Martín Anselmi e André Villas-Boas à comunicação social

Acabado de ser apresentado como novo treinador do FC Porto, Martín Anselmi dirigiu-se, juntamente com André Villas-Boas, à comunicação social para abordar as expectativas que tem sobre um clube que conhece “desde pequeno”, o “futebol de vantagens” que pretende criar no Dragão e o “contexto que faz um futebolista” antes de revelar que já pediu ao presidente para “construir uma nova vitrina que se possa encher” na primeira visita ao Museu. Pretende fazê-lo com “uma equipa competitiva” que lute “por todos os objetivos” e esteja “sempre no topo”.

Ao lado de “uma pessoa com muito foco, muita paixão, muito direta”, o presidente mostrou-se ciente de que é preciso deixar o treinador “desenvolver o seu projeto de jogo, atacar esta fase final do mercado e saber o que é que a equipa pode necessitar aos seus olhos” para dar continuidade ao contínuo crescimento do “melhor clube nacional e um dos melhores internacionais”: “Queremos muito lutar e competir pelos títulos, é isso que desejamos que o Martín faça com esta paixão e este propósito que vai mexer com muita gente no Olival, não só com os jogadores mas também com as estruturas de apoio”.

Martín Anselmi

O primeiro contacto
“Prometo falar português, ainda não consigo, mas irei tentar no futuro. As sensações são enormes, aqui respira-se algo… foi para isto que trabalhei toda a vida. Aqui sente-se a paixão, a cultura do trabalho, a exigência, a necessidade de que a equipa transmita o que os adeptos querem ver, a intensidade e a luta. Este símbolo é muito importante, as gentes do Porto, os seus títulos, esta essência que se vê aqui à volta e esta cultura do trabalho com que me identifico totalmente. Conheço o FC Porto desde pequeno, sou adepto do Newell’s e por aqui passaram jogadores como o Belluschi. Como disse o presidente, o ambiente no estádio fez-me entender onde estou e acredito que vou construir uma equipa competitiva até ao final.”

Uma fórmula que se reinventa constantemente
“Queremos um futebol de vantagens, posicional, em que ocupamos posições, mais do que um sistema. Podemos construir com três, mas se um líbero aparece como médio centro, já estamos a jogar com quatro. Posso jogar com duplo pivot, mas se um médio avança já estou a jogar com um. Afinal de contas, os sistemas não dizem tudo e, para atacar, ter um sistema rígido não nos favorece. Para a parte ofensiva temos um sistema que se desenvolve constantemente e depende do adversário. Para defender há um sistema porque há uma ordem: de onde partimos e para onde vamos, quem sai e quem ajusta, mas também é flexível. Gostamos muito de estudar o rival, não decidimos como atacar, o adversário é que dita como vamos atacar. Necessitamos de jogadores que entendam o jogo, que saibam onde está a vantagem, o homem livre e o espaço. São coisas que fazem com que um sistema se movimente. Já trabalhámos, na defesa, com uma linha de três ou de cinco, mas que se decompõe constantemente porque, na hora de saltar à pressão, pode converter-se numa linha de quatro. Jogámos com um ou dois avançados, mas tudo depende da estratégia porque vamos reconstruir-nos constantemente porque o futebol evolui, os adversários estudam-nos e acabam por ser o nosso maestro porque a partir do que nos mostram temos de nos reinventar. No final, vamos tentar construir o melhor sistema, a melhor fórmula ou estratégia que tire proveito da estratégia do adversário para que não nos consigam ferir.”

A importância do contexto
“Quero ser prudente. Acredito que para vestir estas cores tens de estar capacitado para jogar no FC Porto. A partir daí o contexto é completamente diferente, o contexto faz o futebolista e, a partir daí, vamos entender muito melhor do que são feitos os nossos jogadores. Sabemos que são bons, capazes, e queremos dar-lhes todas as ferramentas para serem melhores futebolistas e fazerem de nós melhores treinadores. Fazer um diagnóstico do plantel seria imprudente, porque no fim de contas as sensações nascem quando treinas os jogadores.”

Ambição máxima
“A ilusão é muito grande, acabo de visitar este Museu e de pedir ao presidente para construir mais uma vitrine para a podermos encher.”

Uma viagem para preparar
“Iniciar um processo no decorrer da temporada não é o ideal, mas é o que é e cabe-nos, desde hoje mesmo, começar a trabalhar com o objetivo de construir uma equipa competitiva. Isso tem de ser transmitido desde o primeiro treino. Hoje é um dia de recuperação, amanhã meio dia de recuperação e depois vamos preparar o jogo de quinta-feira. Teremos uma viagem pelo meio, será um jogo decisivo, mas vamos tentar transmitir a nossa essência aos jogadores para que seja visível na quinta-feira.”

Um processo de melhoria contínua
“Demorei umas horas apenas a decidir. Quando falamos de exigência, sabemos o que significa o FC Porto. O FC Porto tem de lutar por todos os objetivos e estar sempre no topo. É o que queremos conseguir, mas não somos mágicos, somos treinadores que trabalhamos como vocês e, para ver refletido esse trabalho, é preciso tempo. Temos de ter como maior certeza e objetivo primário ser melhores do que no dia anterior, sempre. Essa é a nossa cultura como equipa técnica, ser sempre melhores. É preciso termos sempre a humildade de reconhecer no que estamos a falhar porque, se não o fizermos, não sabemos em que temos de melhorar. Gostamos de olhar para dentro, ser exigentes connosco e com quem trabalha connosco, cobramos muito nos aspetos em que vemos margem para melhorias e, se vemos que vão aparecendo semana após semana, notamos que estão a ir de encontro ao que todos os portistas e nós queremos.”

Atenção ao detalhe
“O meu corpo técnico fez uma análise extensiva ao plantel para perceber que posições e papéis pode fazer cada jogador dentro do campo. Temos vontade de descobrir o que eles nos podem dar a cada treino, nós podemos imaginar certos papéis, mas são eles quem tem de os interpretar. Esta é a minha ideia futebolística, mas não pode ser só minha, tem de ser nossa. Os jogadores têm de a compreender, acreditar nela e defendê-la. Gosto que os jogadores participem, opinem e tragam soluções. Isso não se vê nos vídeos, vê-se cara a cara, em cada conversa e em cada treino. Trabalho individualmente com os jogadores, tanto em vídeo como no campo, e nesta altura é fundamental aproveitar todas as horas de imagens porque temos pouco tempo e há que melhorar. Temos bons jogadores, capazes de jogar no FC Porto, e queremos convidá-los a serem melhores.”

Um histórico europeu
“É evidente o que significa o FC Porto. Esta é a nossa primeira experiência na Europa enquanto corpo técnico e abriram-nos as portas de um clube tão grande onde nos convidam a participar com muita convicção. Claro que foi difícil para o outro lado, mas senti que se não aceitasse este convite não ficaria bem onde estava. Já falei da história e dos títulos, mas as pessoas também contam. Desde que cheguei a Portugal toda a gente do FC Porto me ajudou em tudo e mais alguma coisa. É essa a essência de cada ser humano deste clube, uma essência de trabalho e de paixão. Para fazer as coisas bem é preciso fazê-las com paixão e foi isso que me apaixonou neste clube.”

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
28,303
22,204
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
É o primeiro treino, mas já se ve o treinador e restante equipa a puxar, a querer velocidade, intensidade