Actualidade Internacional

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,921
71,922
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
A forma como os partidos reagem às derrotas são engraçadas

Os Republicanos começam logo a dizer que foram roubados, eleições roubadas, os mortos votaram, os illegal aliens votaram...
Os Democratas é logo algo tão básico como "epá, metade do país são mesmo uns grandes filhos da puta, racistas, xenófobos, machistas, ca grandes cornos"

Saudável, portanto
Temos sorte em ser da Europa Ocidental não temos?

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,869
6,710
Bragança
Foi uma mensagem dedicada aos portugueses de bem.
Tão preocupados estão com criminosos, que depois regozijam-se com a eleição de um para a presidência do país mais poderoso do mundo, cujo objetivo é despedir quem está responsável pelos processos que recaem sobre ele. Tudo gente muito democrática.
Tens razão nesse ponto.
O problema é que as reações a criminosos serem eleitos não é igual para Trump como para Lula da Silva pois não ?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,504
10,869
Esmoriz
Chamam--se movimentos populistas por alguma razão.
Concordo que se focam em temas que dizem mais às pessoas, especialmente no que toca a situações do dia-a-dia. É a receita do PCP a falar de salários há décadas até se confundirem com um sindicato, mas nos tempos modernos de utilização das redes.

Soluções é que nem vê-las. Aliás, o Trump ganha esmagadoramente dizendo "eu vou tornar a economia boa" - como? Ninguém sabe. "Eu vou criar os melhores e mais bem pagos empregos" - como? Ninguém sabe. "Eu vou acabar com as guerras" - como? Ninguém sabe. "Vou tornar as casas mais acessíveis" - como? Ninguém sabe. "Eu vou melhorar o sistema de saúde" - como? Pois...

E quando digo que ninguém sabe, estou a incluir o próprio Trump, porque nada daquilo foi pensado, é agarrar nas keywords e juntar as palavras bom e melhor.

PS. Um candidato como o Trump em Portugal seria trucidado na opinião pública. Basta lembrar, aquando dos debates, que o Raimundo ficou sem saber responder como é que ia aumentar os salários no privado. É interessante ver o quanto alguns dobram a espinha.
Opá, concordo contigo mas tens um gajo cá em Portugal que a única proposta que levou a umas eleições era dar dinheiro a toda a gente, provando-se em 2 minutos que aquelas medidas iam levar o país à banca-rota em 6 meses, e chega às eleições e sobe para quase 20%.

Primeiro capitaliza-se as emoções com a questão dos trans e dos LGBTI e forma-se a trincheira. Depois, dominam-se as narrativas ("temos um grave problema de insegurança trazida para Portugal pelos imigrantes") e espera-se que a economia deixe as pessoas insatisfeitas e porque, por alguma razão estranha, quem ganha 2 mil euros por mês tem mais tendência para defender quem ganha 20 biliões do que quem ganha o salário mínimo. No final usa-se um bocado de cimento e cola-se tudo: a vida real das pessoas que está francamente frustrante pela questão da economia, com a revolta por merdices insignificantes nas redes sociais onde passam 5 ou 6 horas por dia a discutir os orgãos sexuais dos outros. É um franchising, funciona praticamente em qualquer país.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,080
7,486
Opá, concordo contigo mas tens um gajo cá em Portugal que a única proposta que levou a umas eleições era dar dinheiro a toda a gente, provando-se em 2 minutos que aquelas medidas iam levar o país à banca-rota em 6 meses, e chega às eleições e sobe para quase 20%.

Primeiro capitaliza-se as emoções com a questão dos trans e dos LGBTI e forma-se a trincheira. Depois, dominam-se as narrativas ("temos um grave problema de insegurança trazida para Portugal pelos imigrantes") e espera-se que a economia deixe as pessoas insatisfeitas e porque, por alguma razão estranha, quem ganha 2 mil euros por mês tem mais tendência para defender quem ganha 20 biliões do que quem ganha o salário mínimo. No final usa-se um bocado de cimento e cola-se tudo: a vida real das pessoas que está francamente frustrante pela questão da economia, com a revolta por merdices insignificantes nas redes sociais onde passam 5 ou 6 horas por dia a discutir os orgãos sexuais dos outros. É um franchising, funciona praticamente em qualquer país.
A trincheira é formada pelos dois lados. Para existir bipolarização, é necessário mais do que um lado.
O que me causa sempre alguma estranheza é o reflexo que tem nas pessoas comuns. Se concordo que se fala demasiado em casas de banho neutras, não compreendo qual é o problema de um indivíduo heterossexual em que exista essa opção. Essa casa de banho específica numa escola irá ter algum impacto na vida de alguém do outro lado do país? Vivem obcecados pelas redes sociais, pelas não-notícias sobre "merdices" que não lhes dizem respeito nenhum, quando são coisas que podiam ser naturalmente aceites por uma questão de empatia para facilitar a vida de alguma minoria. Será assim tão mau e errado facilitar a vida às pessoas?

Tens razão nesse ponto.
O problema é que as reações a criminosos serem eleitos não é igual para Trump como para Lula da Silva pois não ?
É o mesmo. Mas a bandeira da anti-corrupção e anti-sistema pertence a um partido.

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,869
6,710
Bragança
Distúrbios na Amadora: bandidos do crl, tudo para a prisão, famílias despejadas de casa.
Invasão do Capitólio: dêem a presidência ao homem.

Há dois tipos de pessoas com "capacidade" para conciliar estes dois raciocínios . Os realmente fascistas (que são tão corajosos mas nunca o assumem). E os que nem em Berlim, 39, iam achar que se passava alguma coisa de anormal. O tal 1/3 que fechou os olhos.
Amadora e Washington DC... Ainda bem que escolheste duas aldeias lado a lado, do mesmo Concelho, que era para as pessoas entenderem a comparação.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,921
71,922
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Foi uma mensagem dedicada aos portugueses de bem.
Tão preocupados estão com criminosos, que depois regozijam-se com a eleição de um para a presidência do país mais poderoso do mundo, cujo objetivo é despedir quem está responsável pelos processos que recaem sobre ele. Tudo gente muito democrática.
Mas dá para preocupar com as duas coisas certo?

• Like
Reações: Ginjeet

Cheue

12 Maio 2016
23,514
37,374
Conquistas
7
108
criei uma conta nova no X só para ver o que era recomendado e aparecem logo carradas de contas associadas à (extrema) direita.

em 2 minutos (literalmente) apareceu-me logo o Musk (claro), Alex Jones, Rita Matias, Ventura, Resistência Lusitana e outra do mesmo género, e várias contas americanas e algumas brasileiras com compilações de 'esquerdalhos a chorar pela eleição do Trump'

está visto que a "neutralidade" que queriam era que fosse mais parcial do que alguma vez foi, desde que seja para o outro lado...

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,920
9,340
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Do que sei do processo e não li o link que partilhaste, o Lula foi condenado sem margem para duvidas, por um coletivo de 12 Juízes. Doze. Na cidade de Curitiba. Aparentemente o Julgamento teria de ter sido em Brasília.
O processo deveria ter decorrido numa outra instância e Moro foi considerado parcial pelo Supremo Tribunal. ... claro que a suspeição sobre Lula se manterá até ao fim dos seus dias, pois não foi absolvido em todos os casos. Tal como não tem qualquer condenação.

Última edição:

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,504
10,869
Esmoriz
A trincheira é formada pelos dois lados. Para existir bipolarização, é necessário mais do que um lado.
O que me causa sempre alguma estranheza é o reflexo que tem nas pessoas comuns. Se concordo que se fala demasiado em casas de banho neutras, não compreendo qual é o problema de um indivíduo heterossexual em que exista essa opção. Essa casa de banho específica numa escola irá ter algum impacto na vida de alguém do outro lado do país? Vivem obcecados pelas redes sociais, pelas não-notícias sobre "merdices" que não lhes dizem respeito nenhum, quando são coisas que podiam ser naturalmente aceites por uma questão de empatia para facilitar a vida de alguma minoria. Será assim tão mau e errado facilitar a vida às pessoas?
De acordo.
Sobre a parte que coloquei a bold, dou um exemplo pessoal. Eu não tenho redes sociais, excepto instagram, onde sigo poucos sites de notícias, excepto um ou outro fora de Portugal e o Porto Canal.

Já reparei que muitas vezes o Porto Canal partilha notícias sobre "assuntos fracturantes" e meia hora depois tem 400 comentários e não sei quantas partilhas. Notícias muito mais importantes com impacto directo na vida das pessoas - exemplo aleatório e recente: o Porto não ia ter ambulâncias durante um dia inteiro porque o INEM estava em greve -> teve 20 comentários.

Isto para dizer, que muitas vezes essa sobreexposição de determinados temas nem vem das pessoas que defendem esses temas, mas de sítios alegadamente neutros que apenas pegam nestes assuntos para ter muitas partilhas e interações. E o fucking algorithm cada vez mais canaliza as pessoas para pouquíssimos assuntos discutidos até à exaustão, temas que fora das redes sociais têm um impacto completamente residual na vida das pessoas.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,504
10,869
Esmoriz
criei uma conta nova no X só para ver o que era recomendado e aparecem logo carradas de contas associadas à (extrema) direita.

em 2 minutos (literalmente) apareceu-me logo o Musk (claro), Alex Jones, Rita Matias, Ventura, Resistência Lusitana e outra do mesmo género, e várias contas americanas e algumas brasileiras com compilações de 'esquerdalhos a chorar pela eleição do Trump'

está visto que a "neutralidade" que queriam era que fosse mais parcial do que alguma vez foi, desde que seja para o outro lado...
E um gajo que entre no X, virgem, sem qualquer ponto de vista político, começa a seguir esses gajos e nem sabe quem eles são.

Mas pronto, isso é tudo normal, é a "liberdade de expressão", "fiz a minha própria investigação", "saber o que é a vida real" e "pensar pela própria cabeça".

Cheue

12 Maio 2016
23,514
37,374
Conquistas
7
108
E um gajo que entre no X, virgem, sem qualquer ponto de vista político, começa a seguir esses gajos e nem sabe quem eles são.

Mas pronto, isso é tudo normal, é a "liberdade de expressão", "fiz a minha própria investigação", "saber o que é a vida real" e "pensar pela própria cabeça".
isso da investigação e do pensar pela própria cabeça é basicamente "sigo pessoas que validam e amplificam os meus delírios na media alternativa"...

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,920
9,340
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
National Exit Polls: Election 2024 Results

Exceptuando os mais pobres de entre os pobres, a classe trabalhadora votou ao lado dos republicanos (dados relativos ao "2023 total family income"). Inclino-me a afirmar que Bernie Sanders se encontra coberto de razão quando defende que o Partido Democrata deveria focar-se nos assuntos "bread and butter", problemas do dia-a-dia norte-americano. O custo do acesso aos cuidados de saúde, o custo associado à educação, a dificuldade na compra ou arrendamento de casa, a estagnação dos salários, a concentração de riqueza, o aumento da pobreza... questões sensíveis à esmagadora maioria do eleitorado, seja ele branco, negro, latino, asiático... O partido não se destaca particularmente nestes aspectos, não almeja uma mudança estrutural do estado de coisas.

O futuro ameaça ser sombrio.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,732
15,332
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19

Exceptuando os mais pobres de entre os pobres, a classe trabalhadora votou ao lado dos republicanos (dados relativos ao "2023 total family income"). Inclino-me a afirmar que Bernie Sanders se encontra coberto de razão quando defende que o Partido Democrata deveria focar-se nos assuntos "bread and butter", problemas do dia-a-dia norte-americano. O custo do acesso aos cuidados de saúde, o custo associado à educação, a dificuldade na compra ou arrendamento de casa, a estagnação dos salários, a concentração de riqueza, o aumento da pobreza... questões sensíveis à esmagadora maioria do eleitorado, seja ele branco, negro, latino, asiático... O partido não se destaca particularmente nestes aspectos, não almeja uma mudança estrutural do estado de coisas.

Está concentrado no wokismo e outras tretas próprias da pequena e média burguesia pseudo intelectual, e isso não era o Partido Democrata. E foi por isso que foi abandonado pelos Sindicatos, os 15 milhões de votos a menos (que não passaram para Trump que também baixou de votação embora cerca de 3 milhões a menos) explicam o alheamento de um PD subjugado ao palavreado pequeno burguês de elites que a classe trabalhadora não liga e absteve-se.

Cheue

12 Maio 2016
23,514
37,374
Conquistas
7
108

é verdade.
mas por outro lado os republicanos também não se concentram em nada disso.
no 1o mandado do Trump ainda apresentaram um plano para a saúde que ia deixar mais 24M de pessoas sem seguro - só não passou por causa do McCain.

não apresentam absolutamente nada que afecte directamente a classe trabalhadora
com a excepção da pequena questão de isentar de impostos as 'tips' e os democratas propuseram a mesma coisa.

o partido republicano ser o partido dos trabalhadores não faz sentido nenhum, só aconteceu por causa de narrativas e sensações de que eles são melhores para a economia - o que não é comprovado nos numeros.

e por outra razão mais simples e mais estúpida, o partido democrata tornou-se sinónimo do partido woke, da diversidade, das celebridades, das 'elites' (seja lá o que isso for...), e portanto empurrou as pessoas para os republicanos que se estão bem a cagar para eles e que cortam os impostos desproporcionalmente e descaradamente aos mais ricos.