O viana é mais um daqueles fenómenos do entroncamento que começa no nosso cantinho e acaba algures com dinheiros do petróleo!
O viana pode vir a ser o melhor diretor desportivo do mundo! Hoje, o viana é um tipo com 6 anos de experiência, em que escolheu 2 treinadores, como diretor desportivo e um terceiro, com diretor de relações internacionais! Em 3, acertou, inquestionavelmente, num! E falhou, miseravelmente, nos outros 2!
Na escolha de jogadores, teve, sem dúvidas, excelentes escolhas, umas mais caras do que outras, mas, também, teve um, infindável, leque de más opções! Eu diria, em quantidade, que a taxa de acerto estaria algures num 50:50... Mesmo, em valor, eu diria que o saldo estaria longe de ser fantástico!
Como exemplo, vejam-se os jogadores comprados e vendidos depois de 2018, negligenciando o desempenho desportivo (compras ou vendas acima de 2m):
- Raphinha - 6,5 - 21
- Diaby - 4,5 - 0
- Gaspar - 4,5 - 0
- I. Doumbia - 3,8 - 0
- Ilory - 2,4 - 0
- Vietto - 11 - 7
- Sporar - 6 - 3,5
- Rosier - 5 - 5
- Porro - 9 - 45
- Camacho - 5 - 0
- Eduardo Henrique - 3 - 0
- Paulinho - 16 - 8
- Tabata - 5 - 5
- Feddal - 4,2 - 0
- Ugarte - 24,5 - 60
- Arthur Gomes - 3 - 3
- Rochinha - 2 - 0
O saldo quantitativo é assustador! Em euros, dá, francamente, positivo, devido a Porro, Raphinha e ao Ugarte! Não obstante, para um clube como o scp, duvido que fosse suficiente!
Bem sei, que há muitas outras vendas, que ajudam o scp a ter a saúde financeira que aparenta, mas não são mérito do viana: foram jogadores que já tinham sido contratados ou jogadores da formação!
Por outro lado, ainda há jogadores, que poderão "transformar" estes resultados e nenhum mais importante do que o ponta-de-lança; mas, há pedro gonçalves, diomandé, trincão, hjulmand... mas, estes jogadores, custaram 75m... e ainda têm de cobrir esgaio, edwards, vinagre, saint-juste, fresneda, koindredi, que são, quase, mais 50m adicionais!
Se isto é uma taxa de acerto digna do clube mais rico do mundo... mas, a verdade... é que o segundo clube mais rico do mundo, emprega, direta ou indiretamente, o luís campos...