A meu ver o jogo de quinta mostrou-se o porquê de JM não poder ser LD nos jogos a doer.
O nosso bloco baixo é sofrível quando pressionado ao jogo aéreo e isto já tem anos, salvando-nos Pepe quando esteva bem, mas quando não estava também sofriamos imenso. Perez desenrasca, mas qualquer dos outros actuais centrais não é dominador no jogo aéreo. Espero que a solução seja Djaló.
Vasco a meu ver deveria ter jogado no lugar de Eustáquio.
Aliás, defendo que Vasco tem de ser titular pela dinâmica que dá à equipa e agressividade na recuperação de bola.
Eustáquio é bom na contenção mas, voltamos ao menos, para estas batalhas não dá. Vejo-o mais como um 6 para dar descanso a Varela nos jogos de menor dificuldade.
Até percebi a tentação de Grujic pelas bolas paradas na susbtituição. Aliás, Grujic é para mim uma das maiores desilusões dos ultimos anos. Tem tudo para ser um 8 dominador: forte, alto, passada larga, não é tosco... problema: raciocina a carvão, é lento e não tem vida. Nem parece Sérvio. E não resultou.
Tivemos o jogo na mão em 2 contra ataques e falhamos na quinta-feira.
E não temos (ainda, espero) estaleca defensiva, tudo o que é cruzamento é um problema, ainda que depois de corrigir o buraco à direita se tenha tapado por aquele lado.
Mas dizer que nunca se viu o Porto jogar na retranca em casa ou como "equipa pequena" deve sofrer de amnésia. Aliás, bastava ter sido feito um golito em contra ataque para se estarem a fazer loas à estratégia, tão usada no passado, de recuar e bombo na frente à procura da vertigem.
Também é curioso que não se ouviu falar de goleadas histórias sofridas em casa nos últimos anos. Contra melhores adversários, certo, mas cabazes de 4 e 5.
Mas pronto. É o que é.
Devíamos ter ganho. É óbvio que sim.
Contra 10 fomos temerosos e isso é culpa de VB. Se calhar por saber o que tem e não a confiança na capacidade dos jogadores que diz ter.
Recuamos demais, e não quisemos descansar com bola, também porque quem a quer habitualmente ou não estava em campo (Ivan Jaime, Vasco, Mora) e quem lá estava estava morto (Nico não aguenta 80m de intensidade; Varela não podia mais) ou não conseguiu pegar no jogo (como Fábio Vieira).
Todavia, tivesse entrado um contra ataque e tinhamos um génio da táctica porque ganhou metros nas costas. Tantas vezes vi por aqui esse argumento de atrair o adversário quando por cá andava outro senhor.
Assim merece ser despedido e é um conas. Faz parte.
Esteve mal, foi infeliz, espero que retire ilações rápidas do que quer. Podiamos e deviamos ter feito mais com a superioridade numérica, até porque esta equipa não é sólida o suficiente para se acantonar confortávelmente.
Mas a mim preocupa-me mais saber se Djaló é o central que precisamos. E aqui pode estar a solução.
Se VB vai finalmente entender que o lugar de DD é de Martin e não de JM, que de facto a sua mais valia é a Médio/Ala.
Se VB vai finalmente apostar em Vasco como 8 à frente de Varela e Nico mais à frente, que a meu ver é o melhor, ainda que isto cause o problema de onde, em 2 vagas, encaixar Varela, Pepê, IJ e FV.
Temos soluções para a frente, mas equilibrar a equipa seria o principal.
E ganhar. Fazer 3 pontos esta jornada e ir para a pausa com vontade de melhorar.