Juvenis (Sub 17) - 2024/2025

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
22,299
285
“Temos de elevar o nosso nível e isso é algo que se constrói no dia a dia”

Sub-17 portistas deslocam-se ao terreno da AD Sanjoanense na 3.ª jornada do Nacional de Juniores B (domingo, 11h00)

A 3.ª jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B vai levar a equipa de Sub-17 do FC Porto até ao Campo de Futebol das Travessas, onde defronta a AD Sanjoanense (domingo, 11h00). Depois de um empate e uma derrota nas duas primeiras rondas, Miguel Lopes revelou que o grupo sente “muita tristeza e revolta”, mas segue-se “mais uma oportunidade para alcançar o resultado que queremos”. “Queremos dar a volta por cima e acredito que há coisas que estão a surgir apenas dos resultados menos positivos”, acrescentou o treinador dos Dragões.

A derrota caseira com o SC Braga
“Encaramos esse resultado com muita tristeza e revolta. É verdade que demos uma boa resposta na segunda parte e acaba por ficar um amargo de boca, pois sentimos que podíamos ter conseguido o resultado que queríamos. Eu, como treinador, não posso esquecer aquilo que é fundamental, que é apontar o caminho para que estas coisas não aconteçam e para que os momentos em que não somos tão consistentes sejam cada vez menos. Estamos no início da época e há coisas que é bom que aconteçam apenas nesta altura, mas sabemos que temos de chegar ao nosso melhor nível. Daqui a dois dias temos mais uma oportunidade para alcançar o resultado que queremos, por isso temos de agarrar essa oportunidade.”

Elevar o nível nos treinos
“Os resultados alertaram-nos para a necessidade de subirmos o nosso nível diário, porque quando queremos as coisas tornam-se um hábito. Isso faz-se no treino, diariamente. Eles têm de perceber que temos de elevar o nosso nível e isso é algo que se constrói no dia a dia.”

Características inegociáveis
“Queremos que os nossos adversários estejam sempre em alerta quando jogam contra nós, não é algo só para este jogo com a AD Sanjoanense, é para todos os jogos. Temos de ser capazes de os empurrar para a própria baliza e de criar oportunidades de forma consistente, trazendo o resultado que queremos, que é a vitória. Queremos dar a volta por cima e acredito que há coisas que estão a surgir apenas dos resultados menos positivos.”

 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Tendo em conta o talento do Mora, era preciso ser-se invisual para não perceber que já tinha nível mais que suficiente para a equipa B ano passado.

Mau era se não tivesse "saltado etapas".
Certo. Mas podia não ter ocorrido.
Mas há tantos exemplos recentes para falar relativamente a subidas de escalão desde há uns anos. Achar que só este ano é que isso está a acontecer não faz qualquer sentido.
 
  • Like
Reações: Tmgd99

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
Não há nada de mal em errar (quem nunca erra ou errou, que atire a primeira pedra). O problema está na dualidade de acção/repreensão da equipa tecnica. Uns erram e, aparentemente, está tudo bem, faz parte do crescimento, para outros não é bem assim.
Dessas questões de campo/balneário não posso falar. Como é óbvio não tenho informações para emitir opinião.
Mas esta conversa já tem pelo menos 3 anos.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
Sinceramente, tendo em conta que o objetivo da formação é a formação de atletas para o futebol profissional, os mesmos devem ser inseridos na equipa ideal para o seu desenvolvimento

Mesmo que isso implique ter uma equipa mais fraca
No ano passado tivemos dificuldades nos sub 19, este ano parece que será nos sub 17, não vejo como um problema enorme

E, mesmo assim, a equipa mostrou qualidade na segunda parte
O treinador é novo, também estará a conhecer melhor os jogadores que tem e terá que arranjar soluções com os jogadores que tem disponíveis
Eu acredito na qualidade desta equipa e acredito que o treinador não cometerá os mesmos erros.
 
  • Like
Reações: Ruben1893

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,898
9,890
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Certo. Mas podia não ter ocorrido.
Mas há tantos exemplos recentes para falar relativamente a subidas de escalão desde há uns anos. Achar que só este ano é que isso está a acontecer não faz qualquer sentido.
Oh Simão, claro que podia não ter acontecido. E seria grave e um atestado de total incompetência ao responsável por essa decisão.

Mas convém não esquecer que o Mora andou a comer banco muita vez para jogar o filho pródigo.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
O Mora e o Cardoso Varela são exemplos demasiado recentes.
E temos casos de sucesso que não saltaram etapas.
Vitinha, Fábio Vieira, Diogo Costa, Diogo Leite.
O apenas o Diogo Dalot chegou a primeira equipa com idade junior.
Nem F.Conceicao nem o Fábio Silva.
Antes do Dalot só o Rui Pedro chegou lá também no último ano de junior.
O maior caso de sucesso foi o Ruben Neves
3 gajos em 10 anos e agora 4 ou 5 num ano
Diogo Costa saltou estapas, Dalot também, Diogo Queirós, Diogo Leite, Romário Baró, João Mário, Conceição, Tomás Esteves, Fábio Silva, Rodrigo Pinheiro, Dinis Rodrigues, Gonçalo Ribeiro, Martim Fernandes....

Independentemente de terem dado jogadores ou não todos estes jogadores mencionados saltaram de escalão. Podia ter colocado o nome de outros tantos. É um hábito na formação dos três grandes.

Mas dou-te razão num ponto. Por vezes força-se em demasia esse salto. É preciso analisar caso a caso
 
  • Like
Reações: Fonseca e simao977

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,699
194,093
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Saltar etapas tem acontecido de forma recorrente

Não se pode só considerar saltos para a equipa A porque também é raro haver jogadores com 17/18 anos com qualidade para tal

Mas há muitos dessas idades que têm jogado na B
 
  • Like
Reações: simao977 e Tmgd99

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
Oh Simão, claro que podia não ter acontecido. E seria grave e um atestado de total incompetência ao responsável por essa decisão.

Mas convém não esquecer que o Mora andou a comer banco muita vez para jogar o filho pródigo.
O Bernardo Folha que é MC tapava o lugar ao Mora que é MO. Tá certo...
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Oh Simão, claro que podia não ter acontecido. E seria grave e um atestado de total incompetência ao responsável por essa decisão.

Mas convém não esquecer que o Mora andou a comer banco muita vez para jogar o filho pródigo.
Achavas o Mora totalmente preparado para ser titular na B a época toda? Eu não acho. Nem acho que lhe fizesse bem. Aliás acho que neste caso, a gestão foi a melhor.
Isto mesmo não concordando com a manutenção do Folha.
Mas temos vários exemplos, desde há vários anos, da subida de escalão dos jogadores. Podemos falar do Mora como podemos falar do Baró.
Agora também podemos falar das subidas prematuras do Fábio Silva e do Esteves à equipa A e quão mal isso fez às suas carreiras.
Há sempre bons e maus exemplos de subidas de escalão.
 

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,898
9,890
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
O Bernardo Folha que é MC tapava o lugar ao Mora que é MO. Tá certo...
É preciso ir buscar as fichas de jogo?


Queres mais ou chega?
 
Última edição:

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
É preciso ir buscar as fichas de jogo?


Queres mais ou chega?
🤣🤣🤣

Até conseguiste colocar uma ficha de jogo em que o Bernardo nem no banco estava🤣🤣🤣

Em relação aos restantes, sabes que quem jogou na posição do Mora nesses jogos foi o Vasco e não o Bernardo?
Pergunta estúpida a minha🤦
Claro que não sabes. Era preciso acompanhar a equipa B. Pelo menos com olhos abertos
 

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,898
9,890
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
🤣🤣🤣

Até conseguiste colocar uma ficha de jogo em que o Bernardo nem no banco estava🤣🤣🤣

Em relação aos restantes, sabes que quem jogou na posição do Mora nesses jogos foi o Vasco e não o Bernardo?
Pergunta estúpida a minha🤦
Claro que não sabes. Era preciso acompanhar a equipa B. Pelo menos com olhos abertos
Já está corrigido, que não te falte nada.

Se um dos trincos jogava virtualmente sempre e o Vasco também, ora diz-me lá quem é que ficava de fora para jogar o Folha.

Se quando entrava o Mora o Vasco jogava a 8 em vez de 10 é que o que menos importa.

Tu tens-te em muitíssimo boa conta. Achas que por seres treinador de formação és o supra-sumo do assunto mas felizmente não é preciso ser nenhum cientista da bola (essa actividade super complexa em que os melhores treinadores são todos ex-jogadores...e todos nós sabemos que jogador da bola e inteligência são coisas que raramente andam de mão dada) para constatar coisas simples como compadrios e gente que joga por favor.
 
  • Like
Reações: Dragon Lonis

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,195
6,315
Há uma certa tendência especialmente no último ano para saltar etapas( especialmente a última)
Há vários anos que não tínhamos juniores a estrearem se a equipa principal.
Obviamente que acontece porque o contexto financeiro assim o permite.
É fácil dizer que há talento mas porque efectivamente jogam( porque não há dinheiro para mais).
Agora nem todos estão preparados para isso.Por cada Ruben Neves há 5 Rui Pedros ou Sergios Oliveiras
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Não só mas é o principal
Afinal o objectivo da formação é desenvolver talento para contribuir na equipa principal
Mas um jogador não precisa de chegar à equipa principal em júnior para ser possível afirmar que o seu processo de desenvolvimento foi o correto.
Ou achas melhor a solução dos lagartos: estrear Essugos aos 16 para aos 19 andar de empréstimo em empréstimo?
 
  • Like
Reações: Regod e Tmgd99

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
É fácil dizer que há talento mas porque efectivamente jogam( porque não há dinheiro para mais).
Já há uns bons anos que eu bato na tecla de que na nossa formação há bastante talento. Os que estão agora na equipa A e na equipa B já vêm dando sinais de qualidade faz anos. É preciso é estar atento ao sinais
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,293
1,787
24
Barcelos
Já está corrigido, que não te falte nada.

Se um dos trincos jogava virtualmente sempre e o Vasco também, ora diz-me lá quem é que ficava de fora para jogar o Folha.

Se quando entrava o Mora o Vasco jogava a 8 em vez de 10 é que o que menos importa.

Tu tens-te em muitíssimo boa conta. Achas que por seres treinador de formação és o supra-sumo do assunto mas felizmente não é preciso ser nenhum cientista da bola (essa actividade super complexa em que os melhores treinadores são todos ex-jogadores...e todos nós sabemos que jogador da bola e inteligência são coisas que raramente andam de mão dada) para constatar coisas simples como compadrios e gente que joga por favor.
Vamos ser honestos e parar com rodeios. O Bernardo Folha só tem estes anticorpos todos por ser filho do António Folha e jogar no clube no final da era PdC. Não é criticado pela falta de qualidade. É criticado porque era preciso atacar o treinador António Folha e o presidente PdC. Ponto.

Porque o jogador não sendo um super jogador, foi sempre um jogador muito consistente na equipa B. Não é o cepo que os cartilheiros o pintam. Não é à toa que da última vez que foi à seleção fez uma exibição de classe frente à Croácia jogando como pivô defensivo.

Mas é como digo, qualquer mija na escada pode falar de futebol. Agora são poucos aqueles que percebem de futebol. Tu evidentemente não és um deles.
Boa noite!
 
  • Like
Reações: RFO

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,195
6,315
Mas um jogador não precisa de chegar à equipa principal em júnior para ser possível afirmar que o seu processo de desenvolvimento foi o correto.
Ou achas melhor a solução dos lagartos: estrear Essugos aos 16 para aos 19 andar de empréstimo em empréstimo?
Mas é exactamente isso que eu estava a dizer!
Vê neste momento o Gonçalo Sousa vs Martim
O Martim é um jogador já num patamar mais elevado, de equipa principal poderemos dizer.
O Gonçalo Sousa ainda sequer se solidificou na B( aliás ainda nem sequer conseguiu encontrar a sua posição ideal) e tb já chegou a A.
Poderemos dizer que o Gonçalo chegou prematuramente a A
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,195
6,315
Então, por exemplo, para ti o Rodrigo Gonçalves esta época ser juvenil de primeiro ano e jogar nos juniores não é saltar etapas?
Para ser sincero não o conheço.
Vi alguns dos jogos dos iniciados não foi dos que me chamou atençao.
Gostei dos laterais do médio ofensivo o Eduardo e o Gustavo.
Eu não sou contra queimar etapas.
Acho é que tem se ser gerido caso a caso e nem sempre os casos são bem geridos.
Nem sempre as coisas são óbvias como no Rodrigo Mora