Jogos Olímpicos (Paris 2024)

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Mas fora dos JO quase não ouves falar deles.
Os mundiais de atletismo ainda vão tendo alguma repercussão na CS, mas de ginástica ou natação não se sabe nada...
Os JO são aquelas 2/3 semanas em que os enormes atletas dos desportos menos falados se fazem notar.

Vou dar-te um exemplo... Depois do meltdown nos Jogos de Tóquio, nem sabia que a Bils tinha voltado a competir. E muito menos que continuava a este nível...
O ponto que quer fazer tem a ver com isso. O mediatismo do JO tambem leva a que os paises e federações se foquem nisso e criem atletas para tal.

Por isso é que há os ciclos olímpicos, as preparações com pico de forma para os JO, os milhões e milhões.

Um desporto que se torne olímpico ganha logo muitos milhões de investimento a nivel global e milhares de novos atletas. Por outro lado, outro que deixe de ser olímpico acontece o oposto.

Nós temos em Portugal exemplos de dominio em desportos com campeões mundiais e tudo, que depois da modalidade se tornar olímpica, se perdeu todo o gás a médio prazo.

Se a ginástica não fosse olímpica, não era só o não ouvires falar da Biles, a propria Biles possivelmente não seria ginasta ou não teria o nivel que tem.

• Like
Reações: Raba
9 Março 2012
3,487
3,990
Conquistas
1
44
chaves
  • Alfredo Quintana
Mas fora dos JO quase não ouves falar deles.
Os mundiais de atletismo ainda vão tendo alguma repercussão na CS, mas de ginástica ou natação não se sabe nada...
Os JO são aquelas 2/3 semanas em que os enormes atletas dos desportos menos falados se fazem notar.

Vou dar-te um exemplo... Depois do meltdown nos Jogos de Tóquio, nem sabia que a Bils tinha voltado a competir. E muito menos que continuava a este nível...
Uma coisa é tu dizeres que tu e eu durante quatro anos não ouvimos falar da Simone ou do Marchand...porque simplesmente não nos interessa ou porque a cultura desportiva deste retângulo é obcecada pelo chuto na bola...

Outra, é a realidade que estes atletas e respetivas modalidades representam para o resto do mundo...o meu e o teu interesse por elas representa zero...bola...nicles.

Se me disseres que o tiro com arco ou o pentatlo moderno pode criar heróis momentâneos e ter palco mediatico de 4 em 4 anos, aceito. Os exemplos que escolheste é que não fazem muito sentido...Ser campeão olímpico deve ser o auge de uma carreira desportiva, mas o Marchand não seria menos mediático se não houvessem JO...

• Like
Reações: jorgcastro e Raba

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Para mim há muitos muitos anos que os EUA jogam sujo, usando produtos para melhorar performance que nós e provavelmente o COI nm sabem que existem. A mentalidade deles é ganhar a qualquer custo, sempre foi.
E no entanto é:
- um país que não investe muito a nivel de dinheiros publicos, a cultura desportiva universitária é um "monstro"
- um país onde atletas que ganham medalhas por outros países vão lá treinar. E são muitos mesmo.
- um país onde há trials que por vezes deixam os supostos melhores de fora dos JO.
- um país cuja propria agencia de doping deitou abaixo um dos seus maiores herois desportivos de sempre.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Uma coisa é tu dizeres que tu e eu durante quatro anos não ouvimos falar da Simone ou do Marchand...porque simplesmente não nos interessa ou porque a cultura desportiva deste retângulo é obcecada pelo chuto na bola...

Outra, é a realidade que estes atletas e respetivas modalidades representam para o resto do mundo...o meu e o teu interesse por elas representa zero...bola...nicles.

Se me disseres que o tiro com arco ou o pentatlo moderno pode criar heróis momentâneos e ter palco mediatico de 4 em 4 anos, aceito. Os exemplos que escolheste é que não fazem muito sentido...Ser campeão olímpico deve ser o auge de uma carreira desportiva, mas o Marchand não seria menos mediático se não houvessem JO...
A ultima afirmação é impossivel.

• Like
Reações: Raba

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,568
28,732
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Nunca levei, sempre me recusei a tomar banho e com uma costa de mar como gaia tem, seria estúpido sujeitar me ao esgoto
Eu durante alguns anos fui obrigado a ir para a lomba. Ainda hoje me recordo de um grande placard com um STOP gigante que proibia a malta de mergulhar porque a água era imunda na entrada da praia. Depois chegavas ao areal e aquilo era tanta gente que eu nunca entendi bem os efeitos daquele placard...

• Like
Reações: Regod

ultimate_dr4gon_24

Arquibancada
27 Janeiro 2024
287
536
No lançamento do peso feminino os States têm la uma mistura de Bane com Joker!!
Faz o Freddy Kruger parecer uma pessoa agradavel

Que medo

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Tiveram bem mas era quase impossível conseguir a medalha. sai um diploma com muito mérito. Fizeram uma regata final excelente ficando em 2.
Medalha já era matematicamente impossivel mas foi uma medal race excelente.

Podia ter dado para mais não tivesse sido uma ou 2 regatas mal conseguidas...
5º lugar a 6 pontos do bronze. Mais um diploma.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,635
11,015
Esmoriz
Pegando nisto, conheço aqui bem próximo um miúdo de 15 anos que ganhou o direito de participar no mundial de juniores de Taekwondo.
Problema: a prova é na Coreia do Sul e a federação só paga inscrição, seguro e equipamento.
Viagem, estadia e alimentação tem que ser a família do atleta a suportar. Assim fica difícil.

Só uma coisa, não é verdade que a nota de educação fisica não conte para a média de entrada na faculdade. Mas por acaso até acho mal. Não devia contar. O apoio deve ser dado a atletas noutro tipo de coisas como horários especiais, facilidade em conciliar o estudo com as provas e efectivo apoio financeiro quando chegas a um determinado nível de competição.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,260
26,733
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Pegando nisto, conheço aqui bem próximo um miúdo de 15 anos que ganhou o direito de participar no mundial de juniores de Taekwondo.
Problema: a prova é na Coreia do Sul e a federação só paga inscrição, seguro e equipamento.
Viagem, estadia e alimentação tem que ser a família do atleta a suportar. Assim fica difícil.

Só uma coisa, não é verdade que a nota de educação fisica não conte para a média de entrada na faculdade. Mas por acaso até acho mal. Não devia contar. O apoio deve ser dado a atletas noutro tipo de coisas como horários especiais, facilidade em conciliar o estudo com as provas e efectivo apoio financeiro quando chegas a um determinado nível de competição.
Antigamente havia alguns apoios.
Eu lembro-me de ter um colega que estava na seleção nacional de canoagem e ele tinha pelo menos benefícios ao nível do acesso ao Ensino Superior...

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,568
28,732
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu lembro-me de ter um colega que estava na seleção nacional de canoagem e ele tinha pelo menos benefícios ao nível do acesso ao Ensino Superior...
Eu tenho um amigo que entrou em medicina assim. Por causa desses protocolos.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,635
11,015
Esmoriz
Isso sim.

Relativamente ao apoio monetário, eu não me estou a referir às centenas de miúdos que participam em provas fora do país, seria impossível apoiar todos.
Mas um campeonato do mundo de juniores de um desporto olímpico, o mínimo seria que fosse a federação a suportar todas as despesas. Já nem falo em academias de treino com apoio escolar integrado e treinadores e fisioterapeutas pagos pela federações, como acontece noutros países.

Aragami

Bancada central
1 Junho 2017
1,847
1,931
Isto nos saltos, para dar alguma hipótese ao resto era os chineses ter um salto a menos que o resto.

ultimate_dr4gon_24

Arquibancada
27 Janeiro 2024
287
536
Resta-nos Pichardo e Pimenta para nos tirar do lugar 73,
ontem mostraram que estao em boa forma

Daqui a pouco entra em ação o Iuri Leitao acredito numa boa prova mas o Ominium é super imprivisivel tanto da para ficar em 1º como ficar em ultimo

um Top 10 na geral já nao era nada mau

• Like
Reações: cccmonteiro