Jorge, talvez te devessem contratar para diretor desportivo de um destes clubes de topo, dado que todos parecem ter gente totalmente irracional à frente dos seus destinos...
Isso é que era... poderia garantir duas coisas: 1. cobraria, significativamente, menos do que a maioria desses directores desportivos... 2. a minha taxa de sucesso seria, significativamente, superior... sobretudo, tendo como termo de comparação o Luís Campos... pelo menos, nunca desci duas equipas na mesma época, na mesma prova...
Andam os tubarões todos a lutarem uns contra os outros para adquirirem antes dos outros os jovens jogadores de maior potencial e isso é simplesmente irracional e estúpido.
O que interessa é o rendimento hoje. "A longo prazo estamos todos mortos"...
Agora, falando a sério!
Transpõe o racional do "futebol" para qualquer outra actividade... com algum esforço, poderíamos chegar à farmacêutica... e, ainda assim, creio que se percebe como é que funciona na farmacêutica... vocês sabem do que estou a falar...
No futebol, há muitos factores que justificam estas "apostas"... e, nem sempre coincidentes...
1. o United, o Chelsea, o Liverpool pré-Klopp, são excelentes exemplos de uma total incompetência a investir numa equipa de futebol... os resultados desportivos traduzem essa incompetência... normalmente, a "transposição" direta do modelo USA para a Europa tende a não resultar, porque os drivers do negócio são diferentes e o target está a mais do que um Oceano de distância...
2. depois, temos os clubes satélites do universo mendes (em breve, teremos o universo RB, o universo City, etc.) ... eu não falo em lavagem de dinheiro (o Qatar não precisa disso...)... quanto muito sports washing... eu falo em ter um mundo de clubes, por onde os meus jogadores rodam, garantindo que há sempre dinheiro a circular... ninguém fica com grandes prejuízos e quem fica com o bolo maior dos prejuízos, acaba quase sempre por conseguir os melhores jogadores... portanto, neste ponto, pelo menos, há sucesso desportivo... depois, o dinheiro roda no universo... é o caso típico da win-win... se não pensarmos que o topo da cadeia não consegue chegar à pool de talento per se... é uma declaração de incompetência do topo da cadeia...
3. ainda há, o efeito manada... muito visível neste tema dos jovens...
Um pequeno exercício... no top-20 de transferências sub-20, temos 1,4 mil milhões de euros... 430 milhões de euros, foram em 2023/24 e 2024/25... efeito manada no seu esplendor... entre os de 2023/24, temos 279m em 4 transferências... um ano depois, temos o Bellingham... e temos o Lavia, o Roque e o Hojlund... estes 3 últimos representam 176m de euros... é normal?
Depois, podemos refinar o exercício e pensar que 180m por um campeão do mundo é diferente de 127m por um tipo com meia época num campeonato periférico... quando o Real Madrid paga 90m por Rodrygo+Vinicius, quando tem Benzema, Bale, Asensio e Hazard, eu percebo a racionalidade... quando o United paga 60m pelo Martial, num ataque em que o tipo mais velho tem 22 anos, já não entendo a racionalidade...