New Balance - Main sponsor do FC Porto

Rsmpt

Tribuna
1 Fevereiro 2022
3,363
5,819
Imoral? Mas estamos a falar do quê? Imoral é roubar, matar. Estamos a falar de camisolas. Se há um produto idêntico, que a olho nu não consegues ver diferenças, vais pagar o triplo por um oficial? Eu não tenho carteira para isso. Há quem tenha e aí acho muito bem.
Em parte alguma ataquei quem compra candonga, pelo contrário. Podes ler o que digo antes.
Acho genuinamente que a candonga não lesa nem o clube nem o fabricante, e já expliquei porquê.
Num caso limite até pode ser do interesse dos mesmos por ser marketing dado por quem não iria comprar material oficial de qualquer maneira.

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,727
5,678
Em parte alguma ataquei quem compra candonga, pelo contrário. Podes ler o que digo antes.
Acho genuinamente que a candonga não lesa nem o clube nem o fabricante, e já expliquei porquê.
Num caso limite até pode ser do interesse dos mesmos por ser marketing dado por quem não iria comprar material oficial de qualquer maneira.
Esquece as marcas. Elas não querem saber. Não tem mão sobre isso. Campanhas aqui e acolá para inglês ver, apenas e só. Se não houvesse candonga, 80% das pessoas não vestia o que vestem. O que os outros 20% vão lhes dar chega e sobra. E não é só nas camisolas. Se houvesse internet da candonga podes ter a certeza que já tinha.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,970
17,506
Imoral? Mas estamos a falar do quê? Imoral é roubar, matar. Estamos a falar de camisolas. Se há um produto idêntico, que a olho nu não consegues ver diferenças, vais pagar o triplo por um oficial? Eu não tenho carteira para isso. Há quem tenha e aí acho muito bem.
Epá... contrafacção consciente é roubar. Claro que o principal culpado é o candongueiro, mas quem compra conscientemente é cúmplice.
Num cenário extremo, se todos pensarem assim, o clube não vende camisolas. A NB caga no clube, ninguém se interessa em fazer contrato com o clube.
No caso da NB... se todo o pessoal que quer comprar NB opta pelos candongueiros, a NB vai à falência, e milhares perdem o emprego.
Além disso, são impostos que não são pagos... lesa o estado. Sabemos o que acontece a quem foge a impostos, não sabemos?

Agora, não digo que não compreenda, quando não há dinheiro suficiente... esqueci-me de esclarecer isso! Mas não me venham defender que não é crime e que não lesa tanto a marca de equipamentos como o clube.

• Like
Reações: Karadavis

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,727
5,678
Epá... contrafacção consciente é roubar. Claro que o principal culpado é o candongueiro, mas quem compra conscientemente é cúmplice.
Num cenário extremo, se todos pensarem assim, o clube não vende camisolas. A NB caga no clube, ninguém se interessa em fazer contrato com o clube.
No caso da NB... se todo o pessoal que quer comprar NB opta pelos candongueiros, a NB vai à falência, e milhares perdem o emprego.
Além disso, são impostos que não são pagos... lesa o estado. Sabemos o que acontece a quem foge a impostos, não sabemos?

Agora, não digo que não compreenda, quando não há dinheiro suficiente... esqueci-me de esclarecer isso! Mas não me venham defender que não é crime e que não lesa tanto a marca de equipamentos como o clube.
Não sejas ingénuo. Estás me a dizer que a comprar na candonga estou a ser cúmplice e a roubar mas a marca e o clube a vender 200% o preço de fabrico é aceitável e moralmente correto. Querem acabar com a candonga? Preços aceitáveis

• Like
Reações: Rsmpt

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,970
17,506
Esquece as marcas. Elas não querem saber. Não tem mão sobre isso. Campanhas aqui e acolá para inglês ver, apenas e só. Se não houvesse candonga, 80% das pessoas não vestia o que vestem. O que os outros 20% vão lhes dar chega e sobra. E não é só nas camisolas. Se houvesse internet da candonga podes ter a certeza que já tinha.
Dou-te uns exemplos.

Quando entrei na escola, em 87, não me lembro bem se a meu pedido, a minha mãe cozeu um daqueles símbolos do Porto (de meter na capa dos estudantes, por exemplo) na minha mochila... era a forma de ter algo do Porto!

Quando andava no início da faculdade, queria umas nike cortez cinzentas com detalhes em azul... caras que doem! Encontrei umas lotto do mesmo estilo no continente, azuis com detalhes em cinzento e paguei 25€. De resto, ia aos saldos da Pull & Bear e comprava as sapatilhas por 15€ (muitas delas bem melhores que umas adidas que tive há uns 14 anos!!).

De resto, prefiro arranjar alternativas legais, de que gosto, do que ir financiar esse tipo de actividades. Ainda no outro dia queria uns jeans... já que agora levi's nos saldos (sem ser slim fit), custam sempre mais de 80€... encontrei outra marca em saldos, com o corte como queria abaixo de 40€. E se há 15, 20, 30 anos não podia pagar os preços de uma levi's, hohe em dia até poderia (em puto, também ia à feira de Custóias comprar levi's contra-feitas, e um gajo também aliviava a consciência a dizer que eram calças originais com pequenos defeitos... mesmo assim, eram habituais as rugas da GNR)... simplesmente sou da opinião que não vale a pena.
Mas para mim, o maior problema do contrafeito, é eu saber que o é. Mas ok... pior é se um gajo quer dar a entender que é oficial, quando não é.

• Love
Reações: Galego

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,970
17,506
Não sejas ingénuo. Estás me a dizer que a comprar na candonga estou a ser cúmplice e a roubar mas a marca e o clube a vender 200% o preço de fabrico é aceitável e moralmente correto. Querem acabar com a candonga? Preços aceitáveis
Leis de mercado. Acho bem pior a especulação na habitação... até porque é algo essencial.

De resto, se um gajo acha caro, o único modo de protesto que têm é arranjar alternativas legais mais baratas.

O preço de fabrico é o menos... até porque tens pouca inovação. A maior fatia do preço do produto é o marketing, em que se incluem os supostos 4M que nos pagam. Em termos percentuais o candongueiro é capaz de lucrar tanto como a marca. E achas bem alguém parasitar o trabalho de outrém? Quem faz o desenho, quem desenvolve os tecidos, quem desenvolve estratégias de marketing? Como disse... o preço de fabrico é o menos... até por isso consegues arranjar t-shirts na primark, em saldo, por 1.99€... e olha que mesmo assim devem ter lucro. Mas a Primark só faz material genérico de baixa qualidade, e não faz patrocínios caríssimos a clubes, artistas, e desportistas! É a diferença para uma nike, adidas, NB... mas sim, o preço é exagerado! E das replicas retro, que não são da NB, o preço é ainda mais exagerado (65€ por algo que tem um polyester banal)!

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,727
5,678
Dou-te uns exemplos.

Quando entrei na escola, em 87, não me lembro bem se a meu pedido, a minha mãe cozeu um daqueles símbolos do Porto (de meter na capa dos estudantes, por exemplo) na minha mochila... era a forma de ter algo do Porto!

Quando andava no início da faculdade, queria umas nike cortez cinzentas com detalhes em azul... caras que doem! Encontrei umas lotto do mesmo estilo no continente, azuis com detalhes em cinzento e paguei 25€. De resto, ia aos saldos da Pull & Bear e comprava as sapatilhas por 15€ (muitas delas bem melhores que umas adidas que tive há uns 14 anos!!).

De resto, prefiro arranjar alternativas legais, de que gosto, do que ir financiar esse tipo de actividades. Ainda no outro dia queria uns jeans... já que agora levi's nos saldos (sem ser slim fit), custam sempre mais de 80€... encontrei outra marca em saldos, com o corte como queria abaixo de 40€. E se há 15, 20, 30 anos não podia pagar os preços de uma levi's, hohe em dia até poderia (em puto, também ia à feira de Custóias comprar levi's contra-feitas, e um gajo também aliviava a consciência a dizer que eram calças originais com pequenos defeitos... mesmo assim, eram habituais as rugas da GNR)... simplesmente sou da opinião que não vale a pena.
Mas para mim, o maior problema do contrafeito, é eu saber que o é. Mas ok... pior é se um gajo quer dar a entender que é oficial, quando não é.
O que tens de compreender é sem candonga estávamos fudidos. Seja texteis, seja IPTV. Não queiras ser moralmente correto com empresas que não querem saber de ti. Se quisessem não praticavam os preços que praticam. Achas que quero saber se ao ter IPTV estou a prejudicar fulano porque pode ficar sem trabalho? O problema não sou eu, o problema está no patrão deles. Esta é a realidade nua e crua. Ninguém quer saber de ti, cabe a ti saber se queres ser enrabado, desculpa o termo, ou seres esperto.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,970
17,506
O que tens de compreender é sem candonga estávamos fudidos. Seja texteis, seja IPTV. Não queiras ser moralmente correto com empresas que não querem saber de ti. Se quisessem não praticavam os preços que praticam. Achas que quero saber se ao ter IPTV estou a prejudicar fulano porque pode ficar sem trabalho? O problema não sou eu, o problema está no patrão deles. Esta é a realidade nua e crua. Ninguém quer saber de ti, cabe a ti saber se queres ser enrabado, desculpa o termo, ou seres esperto.
O problema é que nós queremos saber demais das empresa... da marca...

De resto... não sejas ingénuo tu... a Gucci esteve quase a desaparecer nos 80s, entre outras coisas, devido aos candongueiros.
E se as empresas não se importam de ti, nesse caso também não queres saber dos trabalhadores dessas empresas.

Aliás, pela mesma lógica que por aqui vejo, uma empresa deveria ser aplaudida, em vez de punida, por contratar trabalhadores a ganhar menos que o salário mínimo. Aliás... essa é muitas vezes a desculpa para os salários baixos em Portugal! "Se pagarmos melhor, então não temos lucro, e depois não há trabalho para ninguém".

P.S.: a única coisa em que estamos fodidos é no preço da habitação! É que um gajo precisa mesmo de um tecto!

VitorPT

Bancada central
14 Abril 2012
2,391
2,402
Por ai
alguém me consegue explicar, porque é que tendo a NBalance como patrocinador, não são todas as modalidades que usam o equipamento NB ? camadas jovens etc

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,963
3,513
Contrafeito é crime, candonga é crime. Vender bilhetes na candonga (como os super fazem/faziam) é tão crime como vender camisolas contrafeitas, tão crime como ir a um mecanico e pagar ao negro.

Combater a candonga não é responsabilidade das marcas, mas sim das autoridades competentes para o efeito, por isso é um crime. Além de ao não pagarem impostos devidos (IVA) o próprio desenvolvimento do País é afetado.

Ter lucro de 200%, 1000% ou 2000% não é ilegal. Pode ser imoral ao olhos de muitos e para esses é fácil solucionar, não comprar os seus produtos, agora argumentar que se comete um crime como retaliação ao seus lucros excessivos e achar isso correto parece algo estranho.

Façam uma lei como fizeram por exemplo com os medicamentos genéricos ou os produtos alimentares de marca branca e permitam que hajam produtos similares à marca de produtor com a devida salvaguarda da propriedade intelectual. Pelo menos os candongeiros teriam que pagar impostos, empregar pessoas e contribuir para o desenvolvimento do país e criar uma competição mais justa para todos.

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
6,147
10,731
Há aqui pessoal que reclama, mas se tivessemos o template da adidas actual... :ROFLMAO:

Parecem autênticas camisolas da feira, fdx...

Ainda hoje vi no Espanha - Itália, que vómito aqueles equipamentos.