Andoni Zubizarreta - Diretor Desportivo

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
5,642
5,940
No caso do Andoni ainda não sabemos a sua real capacidade relativamente às verdadeiras funções que estamos habituados a que um Diretor Desportivo tenha no nosso clube: levantar placas de substituição e berrar com o 4° árbitro.

A rever.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,134
42,701
No caso do Andoni ainda não sabemos a sua real capacidade relativamente às verdadeiras funções que estamos habituados a que um Diretor Desportivo tenha no nosso clube: levantar placas de substituição e berrar com o 4° árbitro.

A rever.
Vou ser repetitivo...mas cá vai. O Luís Gonçalves não era diretor desportivo do FC Porto. Essa função nem havia no organograma. O LG era diretor para o futebol. Coisas diferentes. Está muito mais perto daquilo que será o Jorge Costa do que aquilo que é ou será o Andoni.
Houve uma clara reestruturação e ordenadamente do departamento de futebol por parte do André em comparação com aquilo que havia. O LG chegou a dizer que a sua função era manter a estabilidade, "sem levantar problemas" e fazer a ponte para o presidente. Ponte essa que bastante "curta" uma vez que o SC tinha via aberta para falar e tratar de tudo com o presidente. As funções do LG ficaram ainda menos importantes a partir do momento em que passou a haver outro administrador para o futebol (Baía). Menos importância tinha se pensarmos que o FCPorto mandava agentes para tratar de tudo o que era assuntos de contratações, vendas e renovações (sim, mesmo dentro de casa em vez de ser os administradores a trabalhar eram mandatados empresários para o fazer). Como tal, a antiga composição do departamento de futebol é incomparável com a actual.

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
5,642
5,940
Vou ser repetitivo...mas cá vai. O Luís Gonçalves não era diretor desportivo do FC Porto. Essa função nem havia no organograma. O LG era diretor para o futebol. Coisas diferentes. Está muito mais perto daquilo que será o Jorge Costa do que aquilo que é ou será o Andoni.
Houve uma clara reestruturação e ordenadamente do departamento de futebol por parte do André em comparação com aquilo que havia. O LG chegou a dizer que a sua função era manter a estabilidade, "sem levantar problemas" e fazer a ponte para o presidente. Ponte essa que bastante "curta" uma vez que o SC tinha via aberta para falar e tratar de tudo com o presidente. As funções do LG ficaram ainda menos importantes a partir do momento em que passou a haver outro administrador para o futebol (Baía). Menos importância tinha se pensarmos que o FCPorto mandava agentes para tratar de tudo o que era assuntos de contratações, vendas e renovações (sim, mesmo dentro de casa em vez de ser os administradores a trabalhar eram mandatados empresários para o fazer). Como tal, a antiga composição do departamento de futebol é incomparável com a actual.
No essencial estás a reforçar aquilo que eu queria dizer: LG tinha um papel completamente inútil na nossa estrutura, e pago a peso de ouro. E salvo erro quando veio acho que foi apresentado como dir desportivo, a história do diretor para o futebol foi a narrativa que se começou a vender mais tarde, quando se começou a criticar o seu papel, mas posso estar enganado.

Obviamente que não estava a comparar a actual estrutura com o que temos actualmente.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,134
42,701
No essencial estás a reforçar aquilo que eu queria dizer: LG tinha um papel completamente inútil na nossa estrutura, e pago a peso de ouro. E salvo erro quando veio acho que foi apresentado como dir desportivo, a história do diretor para o futebol foi a narrativa que se começou a vender mais tarde, quando se começou a criticar o seu papel, mas posso estar enganado.

Obviamente que não estava a comparar a actual estrutura com o que temos actualmente.
Não, foi apresentado como diretor para o futebol até porque como disse o FC Porto não tinha a função de diretor desportivo no seu organograma. É tão simples como isto. Não podemos chamar isso ao LG quando ele não era isso nem o clube o via como tal. E nem o Antero era.
Resumindo, hoje sim temos um diretor desportivo e que irá actuar como tal.

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,141
3,174
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson

o nosso director desportivo era o SC.

socrates

Tribuna
11 Setembro 2017
2,617
1,495

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
2,901
3,103
47
Paris
gil-costa.wix.com

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,125
19,344
É uma entrevista de um jornal que não tem nada de novo para dizer. É sempre assim, especialmente quando há um Euro e una Copa América a acontecer ao mesmo tempo e o futebol de clubes está parado ou em ritmo muito lento. Saem sempre as entrevista a amigos, ex-colaboradores, ex-treinadores etc etc. nada de novo e nada de especial.
De resto, o trabalho do Zubizarreta, como é lógico, não pode ser avalidado ao fim de 1 mês (mais coisa menos coisa). O trabalho dele como DD vai mais a fundo do que o mercado de entrada de jogadores. É deixar o homem trabalhar e na hora de fazer as avaliações elas serão feitas.
Neste momento tranquiliza-me saber que temos uma estrutura de futebol montada, uma estrutura jurídica, uma financeira… temos uma equipa a trabalhar (cada um na sua área) para melhorar o clube.