André Villas-Boas - Presidente

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,907
1,320
36
Sobre as eleições já aqui deixei a minha análise sobre quão surpreendente foi a margem de vitória de AVB.

Sobre o futuro, julgo que para o AVB será importante sair desta luta/sonho que foi ganhar umas eleições a Pinto da Costa da forma como o fez.
Passados estes dias do "tomo posse agora ou amanhã" ou "assumo a SAD para a semana ou daqui a 2" que daqui a 6 meses terão 0 relevância, o primeiro momento chave e potencialmente decisivo do sucesso do primeiro mandato será a escolha do treinador e a forma como ele se articulará com a gestão desportiva.

O treinador é a peça chave dum clube de futebol. Mais ainda dum clube com o perfil de Porto, Benfica e Sporting que têm que ter sucesso imediato e capitalizar financeiramente esse sucesso para maximizar sucessos futuros.

A decisão que o Varandas tomou pós Keizer, Pontes e Silas transformou o que seria um dos piores presidentes do Sporting num que poderá ser dos mais bem sucedidos presidentes da história do clube.

Nós já assistimos a decisões do Pinto da Costa que podem ter representado anos de domínio do lado de cá pelo roubo de predestinados que estiveram à porta do lado de lá.

Posso já dar a minha opinião: AVB tem que mudar de treinador.

SC é um excelente treinador (possivelmente o melhor do tugão e provavelmente melhor do que o que o irá substituir), mas é o pior treinador possível para capitalizar financeiramente o sucesso de hoje (caso aconteça) de modo a robustecer a SAD para o sucesso de amanhã.

É e foi um activo tóxico nesse dominio, trabalhando para preservar a sua imagem ao longo destes 7 anos e fazendo-o como contrapoder da gestão desportiva.
Tinha jornalistas que nos meses de Janeiro e Agosto serviam de ventriloquo aos "vetos", "desejos", "bater com a porta", etc etc.

Boicotava ou tentava boicotar saídas de jogadores já negociados, vetava vendas necessárias e ao mesmo tempo que tinha os ventriloquos diariamente a soprar os seus incomodos, ia mimoseando publicamente a SAD com "faltas de planeamento", "tenho carta branca sem cheque", "só contratações de equipas portuguesas" e outras cenas ao Luis Gonçalves, Puga, Chico, Moutinho, etc.

Essa falta de lealdade institucional, esse contra poder constante serviu de hospedeiro para fazer crescer a oposição a PdC que entre JF Rio e AVB estava orfã de lider.

Foi o SC e a sua máquina pessoal/emocional de preservação de imagem (é até engraçado ver como o Schmidt é tratado vs Conceição quando desde que cá está sempre o superou) que sedimentou a tese do treinador milagreiro vs mamões da SAD. Ele era o bastião do portismo e sozinho (às vezes até a ter que fazer de tratador de relva dada a exigência) conseguia alcançar o sucesso,

Pinto da Costa era e é o único presidente no mundo capaz de espremer todo o sumo de qualidade que o Sérgio tem dentro (eu não imaginava que ele fosse tão bom treinador) e gerir, enquadrar, tolerar as continuadas diatribes que ele fez e nenhum outro ousou fazer a superiores hierárquicos.

Mesmo assim, os 80% serão em boa parte filhos desse papel de SC que não hesitou em publicitar (de forma directa ou indirecta) todos os defeitos que via na SAD, de usufruir da ginástica financeira que se fazia para que em Agosto o menino não fizesse explodir a casa e ter um plantel competitivo.

Quando chegava a hora de pagar o preço desse esforço para lá do racional (venda do Luis Diaz a correr para pagar contas porque em Agosto não houve vendas e em fevereiro não haveria Champions), esse peso ficou só para "quem planeou mal".

Se AVB for inteligente e eu acredito que seja, perceberá que tem que mudar de rumo.

Não porque seja o fim dum ciclo (normalmente diz-se isto quando não se sabe que motivo apresentar). Fica "fim de ciclo" e dá um ar intelectual e de projeto à coisa.

Não porque o SC (apesar desta época) não tenha qualidade suficiente para ser treinador do Porto. Tem mais do que qualidade.

Não por acerto de contas ao abraço e a renovação a 2 dias das eleições. Olhando para este último gesto, ele até é surpreendente face a tudo o que o SC foi fazendo ao longo dos 7 anos e de diversas deslealdades institucionais. Acho que perante uma personalidade como PdC, tão marcante e importante para ele, não teve coragem de dizer que "não" a um pedido desesperado de quem acharia que só ele o podia salvar.

Sim porque o SC é transparente e será aquilo que sempre foi. Pode dizer que aceita e vai trabalhar no novo modelo, mas ele é a bomba relógio que nós sabemos. AVB não tem que se sujeitar a isso, como PdC não se deveria ter deixado amarrar a isso e parte do preço que pagou dia 27 foi resultado disso.

AVB tem que escolher um treinador de nivel Porto, até pode ser pior do que SC.
Também não pode ser um bocó que só treine e não tenha participação na gestão desportiva.

Tem que ter vontade de contribuir para fazer plantel, estar ciente do quadro orçamental, da existência dum "custo de oportunidade" e ser absolutamente leal com quem lhe está acima.

Podemos falar em academias, portos Comerciais, contratações, vendas, tx de juro de emprestimos, mas o mais importante de tudo é a decisão da equipa técnica.

Um treinador competente e leal faz toda a estrutura e jogadores parecerem mais competentes do que são.
Fantástico post. Desta vez concordo totalmente. É sempre um prazer ler os teus posts. Obrigado

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,184
73,062
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Sobre as eleições já aqui deixei a minha análise sobre quão surpreendente foi a margem de vitória de AVB.

Sobre o futuro, julgo que para o AVB será importante sair desta luta/sonho que foi ganhar umas eleições a Pinto da Costa da forma como o fez.
Passados estes dias do "tomo posse agora ou amanhã" ou "assumo a SAD para a semana ou daqui a 2" que daqui a 6 meses terão 0 relevância, o primeiro momento chave e potencialmente decisivo do sucesso do primeiro mandato será a escolha do treinador e a forma como ele se articulará com a gestão desportiva.

O treinador é a peça chave dum clube de futebol. Mais ainda dum clube com o perfil de Porto, Benfica e Sporting que têm que ter sucesso imediato e capitalizar financeiramente esse sucesso para maximizar sucessos futuros.

A decisão que o Varandas tomou pós Keizer, Pontes e Silas transformou o que seria um dos piores presidentes do Sporting num que poderá ser dos mais bem sucedidos presidentes da história do clube.

Nós já assistimos a decisões do Pinto da Costa que podem ter representado anos de domínio do lado de cá pelo roubo de predestinados que estiveram à porta do lado de lá.

SC é um excelente treinador (possivelmente o melhor do tugão e provavelmente melhor do que o que o irá substituir), mas é o pior treinador possível para capitalizar financeiramente o sucesso de hoje (caso aconteça) de modo a robustecer a SAD para o sucesso de amanhã.

É e foi um activo tóxico nesse dominio, trabalhando para preservar a sua imagem ao longo destes 7 anos e fazendo-o como contrapoder da gestão desportiva.
Tinha jornalistas que nos meses de Janeiro e Agosto serviam de ventriloquo aos "vetos", "desejos", "bater com a porta", etc etc.

Boicotava ou tentava boicotar saídas de jogadores já negociados, vetava vendas necessárias e ao mesmo tempo que tinha os ventriloquos diariamente a soprar os seus incomodos, ia mimoseando publicamente a SAD com "faltas de planeamento", "tenho carta branca sem cheque", "só contratações de equipas portuguesas" e outras cenas ao Luis Gonçalves, Puga, Chico, Moutinho, etc.

Essa falta de lealdade institucional, esse contra poder constante serviu de hospedeiro para fazer crescer a oposição a PdC que entre JF Rio e AVB estava orfã de lider.

Foi o SC e a sua máquina pessoal/emocional de preservação de imagem (é até engraçado ver como o Schmidt é tratado vs Conceição quando desde que cá está sempre o superou) que sedimentou a tese do treinador milagreiro vs mamões da SAD. Ele era o bastião do portismo e sozinho (às vezes até a ter que fazer de tratador de relva dada a exigência) conseguia alcançar o sucesso,

Pinto da Costa era e é o único presidente no mundo capaz de espremer todo o sumo de qualidade que o Sérgio tem dentro (eu não imaginava que ele fosse tão bom treinador) e gerir, enquadrar, tolerar as continuadas diatribes que ele fez e nenhum outro ousou fazer a superiores hierárquicos.

Mesmo assim, os 80% serão em boa parte filhos desse papel de SC que não hesitou em publicitar (de forma directa ou indirecta) todos os defeitos que via na SAD, de usufruir da ginástica financeira que se fazia para que em Agosto o menino não fizesse explodir a casa e ter um plantel competitivo.

Quando chegava a hora de pagar o preço desse esforço para lá do racional (venda do Luis Diaz a correr para pagar contas porque em Agosto não houve vendas e em fevereiro não haveria Champions), esse peso ficou só para "quem planeou mal".

Se AVB for inteligente e eu acredito que seja, perceberá que tem que mudar de rumo.

Não porque seja o fim dum ciclo (normalmente diz-se isto quando não se sabe que motivo apresentar). Fica "fim de ciclo" e dá um ar intelectual e de projeto à coisa.

Não porque o SC (apesar desta época) não tenha qualidade suficiente para ser treinador do Porto. Tem mais do que qualidade.

Não por acerto de contas ao abraço e a renovação a 2 dias das eleições. Olhando para este último gesto, ele até é surpreendente face a tudo o que o SC foi fazendo ao longo dos 7 anos e de diversas deslealdades institucionais. Acho que perante uma personalidade como PdC, tão marcante e importante para ele, não teve coragem de dizer que "não" a um pedido desesperado de quem acharia que só ele o podia salvar.

Sim porque o SC é transparente e será aquilo que sempre foi. Pode dizer que aceita e vai trabalhar no novo modelo, mas ele é a bomba relógio que nós sabemos. AVB não tem que se sujeitar a isso, como PdC não se deveria ter deixado amarrar a isso e parte do preço que pagou dia 27 foi resultado disso.

Também não pode ser um bocó que só treine e não tenha participação na gestão desportiva.

Tem que ter vontade de contribuir para fazer plantel, estar ciente do quadro orçamental, da existência dum "custo de oportunidade" e ser absolutamente leal com quem lhe está acima.

Podemos falar em academias, portos Comerciais, contratações, vendas, tx de juro de emprestimos, mas o mais importante de tudo é a decisão da equipa técnica.

Um treinador competente e leal faz toda a estrutura e jogadores parecerem mais competentes do que são.
Brilhante!

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,728
131,721
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A grande questão da formação, e que não fica salvaguardada pelo CAR, é a questão do alojamento dos atletas jovens

Se houvesse forma de dar a volta a isso, acho que a opção de Gaia era visto com melhores olhos
Nenhuma questão de formação fica salvaguardada pelo CAR a não ser a necessidade de partilha de espaço ou o espaço ocupado pelos séniores.

Fala aqui com colegas da formação que inclusive já andaram por dentro.
Só se for CAR+ melhoria do Olival simultânea com especificações de formação.
E mesmo assim.
Mas só assim.

PortoNoCoracao

Bancada lateral
10 Janeiro 2019
968
1,012
Podes levar tudo para a Maia se tiveres mais espaço porque actualmente 21Hectares não é suficiente para albergar Formação+ futebol senior masculino e feminino, mais modalidades ... Precisámos de mais15Hectares ...
Se conseguirmos podemos adaptar ligeiramente o Olival para a Fundação Porto e fazes um Centro de Alto rendimento para os atletas da Fundação Porto ... Atletismo, etc ...
Por exemplo remodelar um dos campos e meter pista de tartan, etc ...
Poderia servir como embrião de desportos como o Raguebi ...
Bem conversado com a Câmara de Gaia ainda fazemos um pavilhão e piscina ... Portanto há muitas coisas que podem ser feitas ...
E o Olival tem uma vantagem que já tem um estádio com campo homologado e permite a realização de mais jogos em simultâneo ...
Acho que a tua ideia é boa e também acho que o projeto do PDC é maior e mais completo , mas os valores também são outros , e neste momento podemos fazer isso? Acho que o vilas boas devia levar o assunto academia para um AG para ver o que os sócios querem e avaliar valores / tempo e rendimento .

RGalego

Chega de luto, o futuro é já ali!
12 Março 2012
12,472
13,956
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Mas não se pode ser ingénuo. A "verdade" não está a ser usada apenas para "tou a dizer a verdade" como aqui entre nós.

Não podemos perder essa couraça e começarmos a validar as coisas deles a face value porque de caminho porque disseram uma verdade acoli um dia acolhemos o 90 de mentira como verdade.
É uma semente. E eles estão a ver se semeiam umas quantas aproveitando o momento.
Mas nós não podemos olhar para tudo como produto de seguidor vs inimigo. Mesmo os antis escrevem coisas que são verdade (principalmente se for pejorativo).

Tirando isso eu não vou na onde que quem diz um coisa certa diz sempre a verdade. Na última campanha tivemos uma das maiores tentativas de alimentação de gelados pela testa e os sócios foram capazes de perceber as mentiras.

Confio que isso não se alterará.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,975
8,630
Acho que a tua ideia é boa e também acho que o projeto do PDC é maior e mais completo , mas os valores também são outros , e neste momento podemos fazer isso? Acho que o vilas boas devia levar o assunto academia para um AG para ver o que os sócios querem e avaliar valores / tempo e rendimento .
O projecto do PdC é maior e mais completo? Porque?
Fazes uma Academia que dizem ser das maiores mas não é ... Os calimeros vão ampliar para 31 Hectares com o memso número de campos ...
Vais gastar dinheiro que não temos
Depois não tens infraestruturas para as modalidades
A equipa A, senior e sub-19 continuam sem instalações dignas de um clube de Champions ...

Pensando bem quanto a levar isto a uma AG ... adianta de que? Sou eu ou mais alguns que vão dar os €€€ para financiar a Cidade do FCPorto?
Convoca uma AG e a maioria diz que é para avançar na Maia ...
AVB diz que não há €€€
Vamos deixar de fazer uma Academia que já vem com 20 anos de atraso?

O CAR não me entusiasma por ser algo temporário ... acho que são 35M€ que posteriormente não iremos rentabilizar ...

Acho a solução da Maia viável se conseguirmos pelo menos mais 15Hectares (vai na média do que os rivais necessitam) e fizermos de forma faseada.
Primeiro a formação, depois as modalidades e por fim as equipas profissionais ...

Mas o que eu gostava de ver debatido ou apresentada numa AG é a visão do AVB, do Zubi, do director da formação é quais as suas visões e as infraestruturas que eles apontam ser necessárias ara cumprir essa visão ...

Quantos relvados são necessários, quantos campos homologados necessitámos, capacidades de alojamento, custos, etc ... Fazer 12 campos, só porque sim não faz muito sentido ...

• Like
Reações: vitor oliveira

ricardongs

Bancada lateral
4 Agosto 2007
583
68
Viana do Castelo

Boa tarde Gero!

E quem tu sugerias para treinador?

• Like
Reações: domribeiro

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
28,147
20,801
Pinto da Costa, esta tarde, no Museu FC Porto a receber o troféu de campeão nacional conquistado pela equipa de goalball:

"É um gosto enorme na véspera de deixar de ser presidente do FC Porto vir aqui a este museu receber o último troféu ganho pelo FC Porto nas minhas gerências. Vocês são um exemplo para todos nós."
...
Será que é desta que ao admitir ser o último troféu, na sua gerência, e, assim, amanhã passa o testemunho de presidente do NGC ao André e se demite de presidente da SAD!?
Por mim ficava já no museu a dar abraços e partilhar umas lágrimas de nostalgia aos visitantes...🙂

ManuSantiFCP

No FC Porto não há impossíveis 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
11,459
15,831
@Roberto_FCP

Não vai haver tópico pro Diretor do Futebol Profissional - Jorge Costa?

Ou só vão criar quando deixar o AVS (espero que subam)?

Já agora, ali no Vice-Presidente para os "projectos sociais, tirem o "c" à palavra "projectos".

Eu sei que sou chato mas o novo acordo ortográfico já entrou em vigor (e bem) há bastante tempo 😆

ManuSantiFCP

No FC Porto não há impossíveis 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
11,459
15,831
Era bonito haver duas cerimónias seguidas, do Clube e logo a seguir da SAD!

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
4,497
7,769
"Hoje não há conferência porque o diretor está a correr à volta do estádio"
Entretanto teve de parar 9 vezes nos primeiros cem metros porque confundiu PdC com Nossa Senhora de Fátima.
Quando estava quase a chegar ficou parado em frente aos estúdios do Porto Canal a verter uma lágrima enquanto gritava bem alto que esteve quase.