André Villas-Boas - Presidente

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,801
11,921
Sem dúvida.

O principal problema não é burocrático. Não é dos formalismos legais.

É de haver ou não colaboração neste período...
Em primeiro lugar está a questão do intervalo até à tomada de posse. Se o pretendem fazer no último dia, isso passa uma mensagem.

Porquê dia 12 e não dia 4?

Realmente a respeito dos 21 dias até poder assumir a SAD depois de tomar posse, aí sim, é outro tema. Se há impedimentos do ponto de vista dos estatutos que leva a que nao se possa agilizar antes dos 21 dias, claro que é uma merda.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,973
10,552
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Nao devemos misturar as coisas.

Eu nao estava no estádio, mas se estivesse aplaudia.

Aplaudia Basileia, Viena, Tóquio, Sevilha, Gelsenkirchen, Dublin e muitos, mesmo muitos, títulos nacionais.

Era o momento de aplaudir isso, o PDC teve um papel importantíssimo nessas conquistas e eu teria (tenho) a obrigacao de o aplaudir pelas alegrias que essas vitorias me proporcionaram.

Sobre o resto tratamos depois.
Foi exactamente o meu modo de ver as coisas.
Sou crítico de PdC há pelo menos uma década, sobretudo a partir dos horríveis 2 últimos mandatos, mas naquele momento decidi levantar-me e aplaudir um dos meus ídolos de adolescencia, o homem que liderou este Clube à glória e nos deu o Mundo.
Há momentos para tudo.

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
9,576
25,807
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto
Sim. Se leres o artigo vês quem pode convocar a assembleia.
A boa fé no entanto é relativa. Podem sempre argumentar com alguma lógica que esse é um direito da nova direcção do clube.

Por isso que mais importante que prazos seria colaboração na transição.

E ainda não deu para perceber se esta a acontecer ou não.

Se a má vontade aparente for mesmo real, acredito que AVB dará publicamente conta disso

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,519
9,981
O que eu acho que se deve fazer é deixar de gastar milhões a comprar jogadores para compor plantel. Temos que ter um x número de jogadores entre a equipa B e a equipa A, treinar na A, jogar na B e irem fazendo a transição. Renovar com o Vasco e promovê-lo em definitivo à equipa principal, Martim também na equipa principal em definitivo, Rodrigo Mora a treinar com a A e a competir na B, com uns minutos aqui e ali para se ir preparando, fazer o mesmo com o Gonçalo Sousa e o Jorge Meireles, ver qual a resposta nos treinos da A, ir experimentando... Gabriel Brás como 4º ou 5º central. Com o Diogo Fernandes e o Gonçalo Ribeiro não precisamos do Samuel Portugal para nada. Renovar o eixo central da defesa com a contratação de pelo menos um central mais jovem.

E o resto das contratações têm que ser cirurgicas e na tentativa de aumentar a qualidade do 11. Ver potenciais oportunidades de mercado, potenciais empréstimos com possibilidade de opção de compra, etc.
Plantel no máximo de 22 jogadores, que até pode incluir jogadores da formação promovidos a A. Depois temos a B para caso de lesões, castigos, etc. Temos que nos deixar de planteis de 4 GR, 5 centrais, 5 Pl, 8 extremos..

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
10,076
13,515
Lidos os estatutos da Sad em lado algum fala em 21 dias para marcar uma assembleia e apartir do momento que o clube tenha uma nova direção está pode pedir uma assembleia extraordinária para destituir o CA.
Parece é que está notícia deve ter sido difundida com o objetivo do AVB ter pena do PdC e deixar andar a coisa. O AVB estará bem assessorado, e eu não sou jurista.
Nada a ver com o estatutos.
Os estatutos apenas falam em “até 15 dias após a eleição”, isto para o clube.
Depois, e à luz da legislação comercial 21 dias para a tomada de posse da SAD.

Claro que quanto mais se atrasar a tomada de posse da direção do clube mais atrasada fica a convocação da assembleia geral da SAD.
Entretanto os actuais “mamam” o mês de Maio e chupam o cartão de crédito com despesas…… e outras coisas…..
E com jeitinho ainda vão tentar sacar o mês de Junho.
É uma vergonha!

Se dúvidas existiam da necessidade de mudança, cá está um claro exemplo.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,598
27,222
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Dizem os estatutos que essa convocatória terá de ser feita com um mínimo de 21 dias de antecedência, o que significa que, no melhor dos cenários, só na primeira semana de junho é que haverá luz verde para a entrada em funções da nova administração da SAD azul e branca.

Isto será mesmo assim? Reparem, tem um mínimo de 3 semanas... Mas pode ser mais? Quem é que define este timing? É a nova direção do clube ou é ainda o Lourenço Pinto, enquanto PMAG em funções?

Já tentei ler os estatutos da SAD mas aquilo até fere os olhos.

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
6,944
7,720
Pinto da Costa despede-se da liderança do FC Porto no Jamor
Tomada de posse da nova Direção a 12 de maio, mas na SAD a passagem de testemunho só acontecerá após a temporada terminar

O clássico com o Sporting não marcou a despedida de Pinto da Costa da tribuna presidencial do Dragão. Segundo O JOGO apurou, o ainda líder dos dragões, enquanto responsável máximo pela SAD (que é quem tem a “pasta” do futebol profissional), terá, por lei e razões burocráticas - que não impedem que haja colaboração entre atuais e futuros administradores - de manter-se em funções um pouco para lá do final da temporada. Ou seja, ainda deverá ser Pinto da Costa a liderar a comitiva na deslocação ao Jamor, dia 26 de maio, para a final da Taça de Portugal, frente ao Sporting. Isto mesmo que nessa altura o presidente do clube já seja André Villas-Boas. Mas já lá vamos.

O recém-escolhido presidente tem dito que pretende uma tomada de posse “rápida e suave “, mas de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, a nova Direção, eleita no sábado por 80,28% dos votos, só deverá ser empossada a 12 de maio, um domingo, dia do dérbi da Invicta com o Boavista, para o campeonato, o último jogo caseiro do FC Porto esta temporada. Essa é, aliás, a data limite imposta pelos estatutos dos dragões para a passagem de testemunho. Ou seja, dificilmente haverá uma antecipação da cerimónia, como era vontade do novo líder.

Só depois do dia 12 de maio é que Lourenço Pinto, na condição de presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD - cargo que acumula com o do clube -, poderá marcar a Assembleia Geral Ordinária de acionistas para eleição da nova administração. Dizem os estatutos que essa convocatória terá de ser feita com um mínimo de 21 dias de antecedência, o que significa que, no melhor dos cenários, só na primeira semana de junho é que haverá luz verde para a entrada em funções da nova administração da SAD azul e branca.

O que não impede que, até lá, a equipa de André Villas-Boas tenha reuniões de trabalho com a atual estrutura para se ir inteirando dos diferentes dossiês. E sabe-se que há muita matéria que o novo presidente quer escrutinar ao pormenor, seja no que diz respeito às contas, nomeadamente o contrato com a Ithaka e os acordos assinados para a Academia na Maia.

O clube, na condição de acionista maioritário, irá apontar, depois da tomada de posse da nova Direção, os nomes para a SAD que, como se sabe, incluirão, pelo menos, André Villas-Boas como presidente [não renumerado] e Pereira da Costa como CFO. De acordo com os estatutos, o Conselho de Administração (CA) tem de ser composto por dois a nove membros.

Refira-se, entretanto, que Pinto da Costa, Fernando Gomes, Adelino Caldeira, Luís Gonçalves e Vítor Baía, que compõem o atual CA terminaram, no final de dezembro de 2023, o mandato para o qual foram eleitos a 17 de setembro de 2020, encontrando-se a sociedade desportiva em gestão corrente desde então.

https://www.ojogo.pt/3989765610/pinto-da-costa-despede-se-da-lideranca-do-fc-porto-no-jamor/
Não faz nenhum sentido, quando ainda para mais tem tanta coisa para explicar o Sr. JNPC.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
36,303
61,803
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Pergunta de leigo: há alguma hipótese dos acionistas da SAD na AG de acionistas NÃO aprovarem a nova SAD do André?

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
10,076
13,515
Villas- Boas e a sua equipa já têm de estar dentro dos escritórios do FC Porto e garantir que aquela gente não estraga mais nada.
Garantir que fazem o meramente essencial à vida do clube nestes próximos dias.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,598
27,222
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Não. Apenas esticar prazos, “mamar” vencimentos” e estourar cartões de crédito.
Eu já disse aqui. Se eu fosse o AVB a primeira coisa que eu ia ver era os pagamentos efetuados entre o dia das eleições e o dia da saída de PdC.
Provavelmente deixam os salários e outros fornecedores pendurados para pagar tudo a quem lhes interessar...

• Like
Reações: Diogo Tomás

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
10,076
13,515
Eu já disse aqui. Se eu fosse o AVB a primeira coisa que eu ia ver era os pagamentos efetuados entre o dia das eleições e o dia da saída de PdC.
Provavelmente deixam os salários e outros fornecedores pendurados para pagar tudo a quem lhes interessar...
Obviamente.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,450
Plantel no máximo de 22 jogadores, que até pode incluir jogadores da formação promovidos a A. Depois temos a B para caso de lesões, castigos, etc. Temos que nos deixar de planteis de 4 GR, 5 centrais, 5 Pl, 8 extremos..
O número total de jogadores do plantel principal acho que deve depender sempre da qualidade dos jogadores que tivermos que podem estar neste espaço fluido e de transição entre a A e a B. Se houver pouca qualidade é natural que se tenha o plantel principal possa ter mais jogadores, se houver mais qualidade já me parece razoável reduzir o esse número. E depois dependerá sempre de posição para posição.

Se existe um Diogo Fernandes e um Gonçalo Ribeiro não faz sentido ter um Samuel Portugal. E assim deve ser para as posições em que tivermos jovens com qualidade e potencial de equipa principal em vez de termos reservas de 4M€ que não jogam.

A equipa B também precisa de uma reformulação profunda porque não faz sentido nenhum termos jogadores de 23/24/25/26 anos a ocuparem o lugar de jogadores mais jovens que podiam ter mais tempo de jogo.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,598
27,222
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Pergunta de leigo: há alguma hipótese dos acionistas da SAD na AG de acionistas NÃO aprovarem a nova SAD do André?
Não porque o AVB já será presidente do clube na altura e o clube tem a maioria das ações da SAD. Basta o voto do clube para passar a moção. Daí a importância do clube ser sempre maioritário e nunca poder ser vendido a um investidor qualquer.