Bobby Robson (1933 - 2009)

ManuSantiFCP

No FC Porto não há impossíveis 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
10,970
15,340

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,112
3,213
Lisboa, 1979
Há um legado Pedroto, que é medular e substantivo neste clube. Este FC Porto só é FC Porto com esse legado. Pela sua inspiração e pela orientação que deixou. Obviamento, não foi o único. Outros homens também contribuiram para onde está hoje o FC Porto.

Ontem, confesso, fruto da tremenda admiração que sempre tive por Bobby Robson, muitas vezes me lembrei deste homem, Que sendo Inglês e com uma passagem (demasiado) breve por este clube, deixou, também ele, um legado extraordinário. Eu era daqueles que corria para um rádio para ouvir as suas CIs extraodinárias, onde o futebol era um misto de arte e ciência.

Obrigado Sir Bobby! Obrigado por estares aberto a te rodeares por paixão e competência. Já tivemos frutos do que plantaste. Não foste tu que as ganhaste, mas foi contigo que a semente germinou (e estas coisas nunca são por acaso). 1 Champios, 2 taças UEFA e 1 Intercontinental. Só em títulos Internacionais. Que continue a dar frutos. E que quem por ti cresceu, replique amanhã oq ue tu fizeste. Paixão e competência. Futebol puro.

Até sempre Mister!

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,323
27,035
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Porventura se Bobby Robson não intercedesse por um teen AVB quando este o interregou sobre a não titulariedade de Domingos, hoje teríamos outro presidente.

O efeito borboleta começou num homem que ao juntar o seu conhecimento técnico/táctico sobre o jogo tinha uma paixão enorme pelo desporto rei e um respeoto ainda maior pela base de isso tudo; os adeptos.

O respeito por este senhor é tão grande, que até os nossos rivais e adversários se juntam a nós na sua admiração .

Um sir dentro e fora de campo e a meu ver um dos treinadores mais marcantes da era Pinto da Costa.

blueriver

Bancada lateral
11 Novembro 2014
664
551
Porventura se Bobby Robson não intercedesse por um teen AVB quando este o interregou sobre a não titulariedade de Domingos, hoje teríamos outro presidente.

O efeito borboleta começou num homem que ao juntar o seu conhecimento técnico/táctico sobre o jogo tinha uma paixão enorme pelo desporto rei e um respeoto ainda maior pela base de isso tudo; os adeptos.

O respeito por este senhor é tão grande, que até os nossos rivais e adversários se juntam a nós na sua admiração .

Um sir dentro e fora de campo e a meu ver um dos treinadores mais marcantes da era Pinto da Costa.
Para mim foi o futebol mais completo que ja vii.

ManuSantiFCP

8 Fevereiro 2023
10,970
15,340
#NesteDia, há precisamente 30 anos, o FC Porto, com 𝑩𝒐𝒃𝒃𝒚 𝑹𝒐𝒃𝒔𝒐𝒏 no comando técnico, iniciava a temporada 1994/95, que seria o arranque para a conquista de 5 𝒄𝒂𝒎𝒑𝒆𝒐𝒏𝒂𝒕𝒐𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒆𝒄𝒖𝒕𝒊𝒗𝒐𝒔.

ManuSantiFCP

8 Fevereiro 2023
10,970
15,340
Há 29 anos Sir Bobby Robson recuperava de uma intervenção cirúrgica em Londres e, na impossibilidade de se sentar no banco de suplentes, enviava uma mensagem manuscrita ao presidente Pinto da Costa, pedindo-lhe que a transmitisse ao plantel, que se preparava para receber o Sporting. “As minhas esperanças e os meus pensamentos estão com todos vocês e estarei a pensar em vocês a cada segundo do jogo”, escreveu o treinador inglês que o FC Porto homenagearia anos mais tarde, momentos antes de receber o Newcastle. “Lembrem-se, nós somos campeões e os campeões nunca perdem jogos importantes. Quero que o nosso presidente me telefone a dar conta de uma grande vitória. Vocês são capazes de a conseguir; vocês vão conseguir. Todos a lutar, todos com confiança, todos a 100%. Muita coragem. Boa sorte a todos. Vamos ganhar”, insistiu, seguro do desfecho, o técnico britânico, derrotado pela doença 14 anos depois. Naquele dia, no também desaparecido Estádio das Antas, Ouattara marcou primeiro para o Sporting, mas Domingos empatou e completou a reviravolta desta forma nos últimos instantes do jogo, recebendo de pé esquerdo e finalizando de pé direito, à meia-volta e com muita classe. O campeão, relançado para o ciclo único de cinco títulos consecutivos, entrava na liga a ganhar.

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,899
4,447
É preferível nem imaginar o que se diria deste homem bom e deste treinador competente nos dias de hoje…
Um treinador que colocou o nosso melhor defesa-central a defesa-esquerdo no jogo mais importante da época, que “carregou”, uma época inteira, um ponta-de-lança que não marcava golos e “empurrou” o melhor ponta-de-lança para médio-esquerdo, que, nas competições europeias foi sempre sofrível, que não fazia substituições (e eram só duas), que não hesitava em queimar jogadores em público (eg, FCouto), que adorava o Folha e o Secretário, que foi passar umas férias à África do Sul e trouxe uns rapazes que nunca jogaram a bola e saiu do FCP, que o apoiou, sempre, durante a doença, de uma forma… pouco apaixonada…
O que não se diria… rapidamente, se esqueceria o futebol (em que não se podia chegar atrasado…), as vitórias sem fim, aquela mistura de inglês com português, sempre presente na exigência de “pass precise”… um excelente treinador, sem dúvida…

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,424
5,950
É preferível nem imaginar o que se diria deste homem bom e deste treinador competente nos dias de hoje…
Um treinador que colocou o nosso melhor defesa-central a defesa-esquerdo no jogo mais importante da época, que “carregou”, uma época inteira, um ponta-de-lança que não marcava golos e “empurrou” o melhor ponta-de-lança para médio-esquerdo, que, nas competições europeias foi sempre sofrível, que não fazia substituições (e eram só duas), que não hesitava em queimar jogadores em público (eg, FCouto), que adorava o Folha e o Secretário, que foi passar umas férias à África do Sul e trouxe uns rapazes que nunca jogaram a bola e saiu do FCP, que o apoiou, sempre, durante a doença, de uma forma… pouco apaixonada…
O que não se diria… rapidamente, se esqueceria o futebol (em que não se podia chegar atrasado…), as vitórias sem fim, aquela mistura de inglês com português, sempre presente na exigência de “pass precise”… um excelente treinador, sem dúvida…
Por acaso, o que foi dito aos portistas, na sua saída, não foi muito elogioso para Bobby Robson. Não saiu a bem.
À luz do que sabemos hoje, não sei se não teria razão. Mas na altura, simplesmente imaginar que Pinto da Costa era um mentiroso era um crime de lesa-clube.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,870
11,425
Esmoriz
Ainda chegamos a uma semifinais da champs com ele a treinador.

• Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
74,707
129,442
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Certo... mas só foram 5 jogos... ganhou 2 (1 inesquecível, em Bremen), empatou 1 (célebre 0-0 contra o Milan, em que a vitória nos teria dado uma meia-final, em casa, contra o Monaco) e perdeu 2...
O de Bruxelas fomos roubados indecentemente.
Golo em falta mesmo no fim, penalti escandaloso sobre o Kostadinov...
Acho que era um árbitro grego.

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,899
4,447
O de Bruxelas fomos roubados indecentemente.
Golo em falta mesmo no fim, penalti escandaloso sobre o Kostadinov...
Acho que era um árbitro grego.
Mas, também, tenho ideia que jogamos miseravelmente... mas, posso estar a confundir com aquela pré-eliminatória... não me lembro de um bom jogo, fora, contra o anderlecht...

• Like
Reações: Edgar Siska