Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,420
126,787
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eu quero escrever sobre Jorge Nuno Pinto da Costa, o Presidente dos Presidentes.
Mais para a frente irei escrever, apenas dizer que como todos os portistas tive um misto de emoções, desde que passei a ir ao estádio e acompanhar futebol mas a poder perceber alguma coisa (eu sou um precoce, aos 7 anos de idade sabia já muito da bola, "comia e bebia" Porto) nunca conheci ou tive outro Presidente que não este Gigante do futebol mundial, a sua saída desperta-me emoções fortes. Uma renovação de ciclo e já uma saudade e nostalgia forte.
Presidente, foi um baluarte da minha cultura portista, o Presidente foi o pináculo de tudo isso, de onde bebi o nosso ADN.
O que sou como Portista hoje tem muito de si e só lhe posso agredecer profundamente e com todo o coração.

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,709
3,455
A maior figura da história do Futebol Clube do Porto.
Será sempre o presidente dos presidentes.

Colocou o clube onde nunca ninguém sonhara, somos hoje o melhor clube português devido, em grande parte, a Pinto da Costa.

O maior legado que nos deixa não são os títulos mas sim o portismo que criou. A forma como uniu o clube e conseguiu fazer com que todos os que amam o FC Porto o vivam de uma forma que não existe noutro lado.
Ser do FC Porto é mais que um simples sentimento. É uma paixão, é não virar a cara à luta, é cerrar os dentes na adversidade e nunca desistir. É estarmos unidos, em família contra todos os que nos oprimem e nos querem mal. É querer mais, ambicionar sempre mais, vencer mais.

Tenho em mim um pouco de Pinto da Costa como acredito que todos os verdadeiros portistas têm e esse é o seu legado.

Obrigado presidente Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa.
Parabéns pela visão esclarecida. É isso mesmo. O legado de JNPdC vai para além dos 2500 títulos e para além de ter sido o grande catalisador de um FC Porto gigante dentro e fora de portas. É o legado identitário que se destaca, de longe, como o mais sublime e definidor. O FC Porto como hoje o conhecemos e vivemos é o grande magnum opus da obra inigualável deste senhor.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,370
59,002
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
A maior figura da história do Futebol Clube do Porto.
Será sempre o presidente dos presidentes.

Colocou o clube onde nunca ninguém sonhara, somos hoje o melhor clube português devido, em grande parte, a Pinto da Costa.

O maior legado que nos deixa não são os títulos mas sim o portismo que criou. A forma como uniu o clube e conseguiu fazer com que todos os que amam o FC Porto o vivam de uma forma que não existe noutro lado.
Ser do FC Porto é mais que um simples sentimento. É uma paixão, é não virar a cara à luta, é cerrar os dentes na adversidade e nunca desistir. É estarmos unidos, em família contra todos os que nos oprimem e nos querem mal. É querer mais, ambicionar sempre mais, vencer mais.

Tenho em mim um pouco de Pinto da Costa como acredito que todos os verdadeiros portistas têm e esse é o seu legado.

Obrigado presidente Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa.
Basicamente é isto tudo. Sem tirar nada. Falta só a parte das coisas más que fez mas agora não vale a pena falar delas. Que venha o futuro.

Nürburgring

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,709
3,455
Repudiei praticamente tudo o que fez e toda a palavra que disse e não disse na maior parte da última década. Ataquei, gozei e achincalhei-o muitas vezes antes das eleições e durante este processo eleitoral, pisei inclusive o limite do respeito que ele fez mais do que ninguém por merecer.
A mudança era necessária. Estava zangado com ele por tudo o que se havia tornado no fim do seu reinado, estava profundamente desiludido e desencantado com o homem que há 42 anos teve o meu voto para assumir os destinos do meu clube.

Dito isto, o homem mudou a minha vida para sempre, e devo dizer, hoje para mim está a ser a ressaca de uma presidência de 42 anos. Tinha 20 quando o vi para lá entrar. Não duvido por um segundo do meu voto de ontem, mas agora que finalmente se fez mundança, chega a nostalgia. Porra, Jorge Nuno, não tinhas que ter saído desta forma...

Mas assim é a vida. E embora os 80% sejam injustos para os seus primeiros 30 anos de presidência, não posso dizer o mesmo para os últimos 10. Desejo genuinamente que não se afaste depois deste desastre e que ainda desfrute do seu clube e dos seus sócios e adeptos por muitos tempo, 42 anos depois, no meio de nós.

E merece toda e qualquer homenagem que lhe possam fazer. Estátua, Estádio, tudo o que quiserem discutir (e espero) levar para a frente, o homem merece-as todas.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,122
18,774
33
Vila Das Aves
Falar em saída pela porta pequena é errado e injusto para quem nos deu tanto ao longo destes anos.

O presidente dos presidentes sai graças á vontade dos sócios, com um resultado expressivo que elimina qualquer discussão sobre divisão.

Podem haver meia dúzia de "macacos" que vão querer desestabilizar e lançar porcaria para a ventoinha, mas como se provou ontem, os sócios e adeptos do nosso clube já abriram os olhos para a realidade.

O (ainda) presidente e SÓ o (ainda) presidente terá direito ao camarote presidencial, toda a corja que o rodeava que fique fora do estádio.

Hugo Ribeiro

Bancada central
5 Junho 2019
1,880
1,816
Conquistas
7
46
sintra
  • Rui Filipe
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Lucho González
A mim preocupa-me a saúde do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, tenho esta ideia de que o vamos perder nos próximos tempos. Acho que quando pessoas com esta idade perdem o sentido de vida, neste caso o quadro ainda é pior pela forma como perdeu as eleições, existe uma descida vertiginosa da força física e psicológica. Ele já tem os seus problemas de saúde e espero que algo não aconteça, mas é um feeling (principalmente se de facto toda a sujeira vier ao de cima como anúncio o André)

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
16,909
14,807
Foste traído pelo o que nos ensinaste, amar o FCPORTO, nem te deste conta do que os alunos ultrapassaram o professor!
Feliz do professor que tem o futuro assegurado pelos seus bons ensinamentos...
Mas não ficas triste que estás nos nossos corações!
OBRIGADO SR. PRESIDENTE!

Captura de ecrã 2024-04-28 150549.jpg

ManuSantiFCP

ManuSantiFCP

O Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,285
14,727
Pinto da Costa é o melhor Presidente da história do desporto mundial mas não percebeu os sinais, o desgaste da sua governação era evidente e por isso é que os rivais preferiam que ele tivesse ficado para o seu 16º e último mandato.

Não se devia ter candidatado mas a sua teimosia levou a melhor, no entanto não acho que saia pela porta pequena. Saiu pela maior porta que existe, que é a da democracia onde 1 sócio vale 1 voto e onde os associados têm o poder soberano. Sair pela porta pequena seria com uma detenção por parte das autoridades como aconteceu a luís filipe vieira.

A gratidão é imensa e acredito que vai ser mostrada já hoje no Dragão, afinal de contas transformou o FC Porto no melhor clube português, com mais sucesso e prestígio internacional.

O Futebol Clube do Porto vai sair a ganhar com tudo isto, grandes desafios só para grandes clubes.

dragonfever

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,808
8,348
Estava visto que há muitos anos vivia na sua " bolha " cheio de yes mans e adoradores e sanguessugas e claques

Vivia completamente desligado do sentimento comum do adepto portista

Ainda nao esqueço hoje que ontem disse tinha provas que o AVB tinha tentado influenciar resultados , um dos muitos ataques horriveis e inaceitáveis da campanha

Ainda estou bastante receoso do que AVB vai descobrir, transferências equipa B , empresários etc..

Dito tudo isto , agradecer a PDC tudo que fez por nós

BM

Bancada central
30 Junho 2017
1,826
3,044
Conquistas
8
  • José Maria Pedroto
  • Paulinho Santos
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Foda-se, por onde começar...

A mudança era necessária porque ninguém está acima do FC Porto. Os últimos anos foram penosos mas este homem é único. São muito mais do que 42 anos de presidência. É uma vida dedicada ao clube. São mais de 60 anos de clube e não só pelo futebol.

Independentemente dos erros, tudo o que somos hoje lhe devemos a ele. É o maior dirigente da história do futebol. Mas é muito mais que isso. Tudo o que se possa escrever, dizer ou fazer é pouco para o que Pinto da Costa representa.

Toda e qualquer homenagem será merecida. E espero que ainda desfrute de várias em vida.

Queria muito que AVB vencesse, e estou muito feliz por isso. Era vital para o clube mas é um dia triste o dia em que Jorge Nuno Pinto da Costa deixa de ser o NOSSO presidente. É absolutamente impossível para qualquer portista ficar indiferente a isto. É, como diz e bem o André, o Presidente dos presidentes!

Uma estátua é pouco, o nome do Estádio é pouco. Pinto da Costa é único e por várias vezes já me vieram as lágrimas aos olhos porque este homem moldou o meu portismo. É um sentimento estranho porque tenho 28 anos e nunca conheci outra realidade, imagino quem seja mais velho, pior será.

Não merecia que saísse do clube assim mas não deixa de ser culpa própria. Se bem que nestes últimos anos era muito mais figura de corpo presente do que outra coisa e por isso o estado actual do clube. Sempre se soube rodear das pessoas certas como o grande Reinaldo, por exemplo, mas ultimamente não era a realidade.

Nem sei bem que mais possa acrescentar.

Obrigado por tudo Sr. Presidente. Como já disseram aqui, que não se afaste do clube e continue a desfrutar do seu clube de sempre e do carinho merecido que todos continuarão a ter por si.

Que hoje possamos dar-lhe duas vitórias. Uma taça de hóquei, uma modalidade que tanto lhe diz. E uma vitória contra um rival, num Dragão cheio e unido contra o mesmo.

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
8,744
10,725
Jorge Nuno Pinto da Costa, o Homem que tornou o FC Porto no enormíssimo Clube que é hoje.

Dos mais importantes momentos que me deu:
- o meu falecido Pai levar-me às Antas com regularidade, apesar dos quilómetros e das agruras da vida pessoal, para sentir o que é ser Porto
- ver com o meu falecido Pai na TV a nossa primeira Champions, com o meu Pai a abrir Champanhe em lágrimas a ligar ao seu irmão, festejando tamanha alegria
- vivenciar por mim próprio a vitória na UEFA com aqueles inesquecíveis e memoráveis jogos com a Lázio e com o Celtic na final
- estar na inauguração do Dragão
- vivenciar por mim própria a vitória na Champions em Gelsenkirchen
- vivenciar nova vitória europeia nas mãos do nosso novo Presiente

Tudo isso, deve-se a Jorge Nuno Pinto da Costa e nada o poderá apagar.

Dito isso:
- os últimos anos de mandato foram uma ladroagem brutal que quase fazia desaparecer o Clube
- rodeado de gente da pior espécie, desde empresários, claques, pseudo-dirigentes, do pior que havia para manter o estado de coisas que encheu os bolsos de multimamões

Posso estar errado mas, nunca esquecendo tudo o que escrevi no segundo parágrafo, acho que aquilo que se vai descobrir vai ser tal que a negritude da história que surgiu nos últimos anos apenas está no início. Vai ser duro. É um feeling.