Estás a querer passar do campo objetivo para o subjetivo para acomodar as tuas percepções.
O problema é que os adeptos são tendenciosos. Daí que todos os adeptos dos grandes achem que o seu clube é que é prejudicado. Todos apontam os lances em acham ter sido prejudicados, mas omitem aqueles em que sai beneficiados. Todos lembram-se de quando os rivais são beneficiados, mas esquecem-se quando são prejudicados. Além de avaliarem de forma diferente quando os lances são a favor ou contra. E isso enviesa a análise.
Quanto à comparação que fazias, eu não tenho os dados das faltas cometidas por cada um, nem acho que faça muito sentido comparar um médio defensivo com um extremo, mas deixo-te estes dados para reflexão:
- Xico:
8 amarelos e um duplo amarelo em 1301 minutos na liga portuguesa
2 amarelos em 237 minutos na Champions.
- Neves:
3 amarelos em 1897 minutos na liga portuguesa
0 amarelos em 900 minutos na Champions/Liga Europa.
A estatistica de penaltis que puseste é enviesada. E é enviesada porquê? Porque não tem em conta os que não foram marcados, os que foram mal marcados e a altura do jogo em que acontecerem. é um bocado como a liga da verdade do record em que um erro do árbitro com 0-0 aos 10 minutos, valia tanto como um erro aos 90.
Só este ano lembro-me de quatro erros graves de arbitragem com resultados a zero: o fora de jogo ao Taremi em Vila do Conde (com uma linha toda torta, toda fodida a passar pelo meio do defesa do Rio Ave), o penalti sobre o Eva contra o Rio Ave no Dragão (anulado após revisão, com um único ângulo), o jogo do Bessa com o empurrão ao Estáquio ignorado pelo var e o jogo do Estoril, revertido com o argumento mais estúpido de sempre (não há contacto?!? fdx).
E depois há aquela percepção, que eu admito que é uma percepção: quando marcamos golo ou o senhor árbitro marca um penalti para nós, a decisão está no var longos minutos a dar a impressão que estão a escalpelizar tudo até ao detalhe. Aos rivais, a sportv tv dá uma repetição e quando volta ao directo, já está confirmado o penalti ou o golo já foi validado, não há tanta preocupação com o detalhe.
A minha ideia dos últimos anos é que há menos erros graves, pudera, mas quando há erros são completamente absurdos. E depois há tendências, eu por exemplo não duvido que se o Francisco tivesse insultado o árbitro e não estivessemos 10 para 11 e a perder tinha sido expulso imediatamente. Ou seja, as arbitragens são diferentes no Dragão ou quando jogamos fora, são diferentes quando estamos a ganhar ou quando estamos a perder, quando estamos com 10 ou quando estamos com 11, quando o jogo está empatado mas inclinado a nossa favor, ou quando começamos a perder a cabeça. Eu quero um árbitro que se respeite, coerente, com critérios constantes, não é um gajo que se encolhe quando lhe chamam fdp na cara ou quando o jogador encosta a cabeça. Quando um árbitro aceita isso é porque está completamente condicionado. E não faltam árbitros condicionados na Liga: o Nobre, o Godinho, o Tiago, o Verissimo, etc etc. Chegamos ao ponto em que o melhor tem a alcunha de Ferrari vermelho. Acho que está tudo dito.