Ninguém prometeu 50.000€. As promessas sao feitas pela esquerda porque as medidas deles partem de investimentos publicos.Ontem o PNS arrancou o debate a ganhar 10 a 0 e terminou o debate a ganhar por 1 ou 2...
A verdade é que o PNS é uma candidatura de continuidade e é muito mais fácil atacar quem está no Governo. É fácil à AD dizer o que o PS fez de mal e o que poderia ser feito melhor. E o PNS tem de tentar defender o que foi feito, mesmo muitas vezes sabendo que não foi grande merda.
Em relação ao Montenegro, reafirmo que se tem saído melhor nos debates do que eu esperava dele. Mas não consigo ter confiança num partido que promete tudo a todos... Vai repor o tempo integral dos professores, vai fazer 50.000 novas habitações por ano, vai negociar com os polícias, vai aumentar as reformas para o valor do salário mínimo, vai dar médico de família a todos...etc... Ou o Montenegro descobriu o ouro que o Salazar deixou nos cofres ou então nunca na vida vai conseguir cumprir metade do que está a prometer.
Estão com uma ânsia de governar que prometem tudo a todos. Eu preferia que fossem sérios e fizessem promessas menores mas que efetivamente fossem para cumprir. Mas não é assim que se faz política em Portugal...
O que a AD diz é que projeta, através dos incentivos e da eliminação de determinadas taxas, que haja um aumento da oferta em 50.000 habitações. Se acho realista? Não, não porque o mercado demora tempo a adaptar-se. Se acho que é mais realista o aumento do parque habitacional através destas medidas, do que dizer que o estado vai construir X casas ao mesmo tempo que vai colocar mais entraves ao arrendamento? Não tenho duvidas.
As soluções do PS para a habitação são um vazio. Mas cá estaremos para ver os resultados, até porque duvido cada vez mais que a solução de governo não passe pelo PS.
O país está enterrado num ciclo em que a cada eleição que passa elegem-se governos novos com novas medidas para os mesmos resultados. Os anos passam e nada muda.