Lista A - Pinto da Costa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Podes explicar uns aspectos que nao percebo sff?

porque é que tivemos que antecipar 50M de receitas para contas correntes?

Nao é para isso que serve o EO do inicio da epoca?

Quer dizer que deviamos ter vendido mais jogadores e a venda do otavio nao chegou?

Nao percebo.

Quanto a reavaliação do estadio , que parece mais uma opção de cosmetica se é assim tao bem feito porque é que fazemos agora a dois meses das eleições e nao ha anos atras?

Como é que sequer podemos fazer essa operação em primeiro lugar? O estadio nao tem novas bancadas como é que vale agora mais que ha quatro anos?

Uma pequena nota : alienar 30% de lucros para uma companhia para os proximos 20 anos a dois meses das eleições nao me parece muito correcto ou de bom senso mas ok..

Obrigado
1. porque é que estás a assumir que antecipamos 50 milhões para despesas correntes?

2. a reavaliação do estádio para mim tem exclusivamente a ver com o FFP que passou a exigir esta época certas regras de Capitais Próprios (que não existiam anteriormente). Fez-se agora porque o prazo relevante era Dezembro.

maquilhagem ou não parece-me que resolveu o problema que visava resolver.

3. Vale mais porque supostamente o plano de negócios antecipado ao abrigo do acordo comercial (que é considerado credível pelo avaliador) permite através do DCF (discounted cash flows) futuros chegar a um valor maior. Pode por exemplo ter a ver com aumento de receitas. Naming rights etc.

4. Sobre o acordo comercial ser feito agora concordo. Fica à análise de cada um. Ilegal não é. E aparentemente será fechado no 4o trimestre o que já poderá cair no âmbito do novo presidente. Mas percebo o teu ponto.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
95% dos sócios não quer saber das contas a não ser que impeçam que o clube contrate craques e que ganhe.
Portanto, a única questão a responder é esta: do ponto de vista financeiro, recomendas esta Direção?
do ponto de vista financeiro? Não. Estão muito aquém de ter conseguido ao longo dos anos lidar com alguns dos problemas sérios que ocorreram e com a evolução do mercado.
 
  • Like
Reações: dragonfever

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Não perguntaste mas também posso responder. Tenho alguma certeza sobre se o AVB ou outro qualquer com outras equipas teria feito melhor. Também não.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Estamos muito dependentes de um modelo competitivo assente em mais valias na compra e venda de jogadores.

Até que ponto a direção financeira sobretudo a nossa que tem zero poder dentro da SAD tem responsabilidade.

enfim
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
"1. Em que se traduz, na prática, esta parceria?

A Legends fica com os direitos de exploração comercial do estádio do F. C. Porto, ao nível da venda de comida e bebida no interior do recinto, com destaque para a zona dos camarotes-empresa ("F. C. Porto Partners Club") e das áreas VIP, mas também vai colaborar para detetar novas oportunidades de negócio. As mais importantes serão eventuais patrocínios e o "naming" do Dragão, que, a confirmar-se, poderá garantir uma receita anual importante para a SAD azul e branca. O F. C. Porto e a Legends irão ainda desenvolver iniciativas capazes de melhorar a experiência dos adeptos em dias de jogo.

2.Quais são os valores e a duração do contrato?

O F. C. Porto anunciou que o acordo com a Legens estará em vigor nos próximos 15 anos, ou seja, até 2038. Os valores do contrato não foram divulgados por nenhuma das partes. Em relação às parcerias da Legends com outros clubes, sabe-se que o contrato que a empresa norte-americana assinou com o Real Madrid, em 2022, vai render 360 milhões de euros aos cofres do clube da capital espanhola, ficando a Legends com 30% da sociedade que explora os direitos comerciais do Estádio Santiago Bernabéu, cuja renovação está em vias de ser concluída, depois de mais de três anos em obras.

3.O que é a Legends?

Trata-se de uma empresa fundada nos Estados Unidos, em 2008, por duas das maiores equipas do desporto norte-americano, os New York Yankees (basebol) e os Dallas Cowboys (futebol americano), com o objetivo de gerir os negócios de patrocínios de ambos os clubes e a hospitalidade nos respetivos estádios. Em 2021, o fundo de investimentos "Sixth Street" adquiriu o controlo da empresa, que ao longo dos últimos anos alargou a sua ação ao futebol europeu, estabelecendo acordos com clubes como Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Arsenal, Inter de Milão, PSG e Feyenoord. A Legends também tem negócios em alguns dos principais eventos do desporto internacional, como o Mundial de futebol, o Mundial de râguebi e a Ryder Cup (golfe).

4.O que disse Pinto da Costa?
Sem revelar quanto é que o F. C. Porto irá receber da Legends nos próximos 15 anos, dizendo apenas que a "recompensa financeira" foi "boa", o presidente do clube não escondeu a satisfação com o acordo alcançado. "No dia em que o Dragão cumpre 20 anos, continuamos na vanguarda como um dos estádios mais bonitos da Europa e com melhor ambiente. Esta parceria com a Legends faz-nos olhar em frente, para o futuro, porque nos estamos a ligar a um grupo que se relaciona com os mais modernos estádios, como são o novo Santiago Bernabéu e o futuro Camp Nou, ou as mais importantes competições, como os Mundiais de futebol e de râguebi. Depois do relvado com a tecnologia mais moderna e que tem mostrado grande qualidade, continuamos a apostar na modernização. É uma parceria de que nos orgulhamos muito e o F. C. Porto vai beneficiar muito dela", afirmou Pinto da Costa.

5.Como irá funcionar o negócio?

Embora não se conheçam os contornos exatos do acordo entre o F. C. Porto e a Legends, a parceria poderá traduzir-se numa receita imediata para a SAD portista, que será utilizada para baixar o défice da mesma. No fundo, a Legends paga ao F. C. Porto um valor global e fica com uma percentagem das receitas de exploração comercial ou dos contratos de patrocínio que venham a ser celebrados entre o clube e outras empresas/marcas nos próximos 15 anos. Uma delas poderá vir a ficar com o "naming" do Estádio do Dragão. "

In JN
se for só isso… 60 milhões por 30% parece-me uma boa “venda”
 
  • Like
Reações: domribeiro

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,386
8,365
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
4.O que disse Pinto da Costa?
Sem revelar quanto é que o F. C. Porto irá receber da Legends nos próximos 15 anos, dizendo apenas que a "recompensa financeira" foi "boa", o presidente do clube não escondeu a satisfação com o acordo alcançado. "No dia em que o Dragão cumpre 20 anos, continuamos na vanguarda como um dos estádios mais bonitos da Europa e com melhor ambiente. Esta parceria com a Legends faz-nos olhar em frente, para o futuro, porque nos estamos a ligar a um grupo que se relaciona com os mais modernos estádios, como são o novo Santiago Bernabéu e o futuro Camp Nou, ou as mais importantes competições, como os Mundiais de futebol e de râguebi. Depois do relvado com a tecnologia mais moderna e que tem mostrado grande qualidade, continuamos a apostar na modernização. É uma parceria de que nos orgulhamos muito e o F. C. Porto vai beneficiar muito dela", afirmou Pinto da Costa.

5.Como irá funcionar o negócio?
Embora não se conheçam os contornos exatos do acordo entre o F. C. Porto e a Legends, a parceria poderá traduzir-se numa receita imediata para a SAD portista, que será utilizada para baixar o défice da mesma. No fundo, a Legends paga ao F. C. Porto um valor global e fica com uma percentagem das receitas de exploração comercial ou dos contratos de patrocínio que venham a ser celebrados entre o clube e outras empresas/marcas nos próximos 15 anos. Uma delas poderá vir a ficar com o "naming" do Estádio do Dragão. "

In JN
Apanágio da gestão de Pinto da Costa: é tudo nebuloso, nunca se revela os números concretos dos negócios (pudera, assim seria muito mais complicado que certas coisas passassem despercebidas).

Transparência? Esclarecer os sócios? Que se foda!
 

Nyctalus

Tribuna
1 Setembro 2012
3,615
3,770
Conquistas
5
40
Sligo - Irlanda
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
1. porque é que estás a assumir que antecipamos 50 milhões para despesas correntes?

2. a reavaliação do estádio para mim tem exclusivamente a ver com o FFP que passou a exigir esta época certas regras de Capitais Próprios (que não existiam anteriormente). Fez-se agora porque o prazo relevante era Dezembro.

maquilhagem ou não parece-me que resolveu o problema que visava resolver.

3. Vale mais porque supostamente o plano de negócios antecipado ao abrigo do acordo comercial (que é considerado credível pelo avaliador) permite através do DCF (discounted cash flows) futuros chegar a um valor maior. Pode por exemplo ter a ver com aumento de receitas. Naming rights etc.

4. Sobre o acordo comercial ser feito agora concordo. Fica à análise de cada um. Ilegal não é. E aparentemente será fechado no 4o trimestre o que já poderá cair no âmbito do novo presidente. Mas percebo o teu ponto.
Muito sinceramente, se os 50M€ não são para despesas correntes, qual o sentido de se antecipar as mesmas?
 
  • Haha
Reações: Tiago Silva

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
25,986
17,412
se for só isso… 60 milhões por 30% parece-me uma boa “venda”
Acordo em vigor nos próximos 15 anos até 2038. É muito tempo de exploração! Gostava e de saber mais pormenores.
Esses 60 milhões correspondem exatamente ao quê!?
...previsão dos 30% do bolo todo que equivale a 60 milhões, num contrato de 15 anos!?...não me parece.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
O interesse da Legends no nosso estádio parece-me claramente o resultado do potencial de up-side. Nunca achei que estivemos em grande nível na exploração daquele ativo.

será que haverá reflexo no preço das coisas. Não sei.

agora falando de bilhetica (se estiver incluída. Não sei se está) achei engraçado a malta ir com tudo para cima da famosa comparação de bilheteria FCP vs SCP mas ficar logo toda eriçada com a perspectiva do novo acordo levar a aumento de preços dos bilhetes.

Obviamente que se uma empresa como esta entrar vai maximizar as receitas mas dentro da curva de procura. Não vai “esvaziar” o estádio.

mas sim aumento de receita é com certeza um objectivo
 
  • Like
Reações: dragonfever

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Muito sinceramente, se os 50M€ não são para despesas correntes, qual o sentido de se antecipar as mesmas?
porque é um tipo de financiamento a longo prazo. Dos poucos que ainda podemos fazer depois da banca ter deixado de poder financiar os clubes.

tens as obrigações e a antecipação de receita. Mais nada.

é uma ferramenta financeira como qualquer outra.

a diabolizacao que se fez deste tema é política e eleitoral.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Acordo em vigor nos próximos 15 anos até 2038. É muito tempo de exploração! Gostava e de saber mais pormenores.
Esses 60 milhões correspondem exatamente ao quê!?
...previsão dos 30% do bolo todo que equivale a 60 milhões, num contrato de 15 anos!?...não me parece.
pelo que percebi é fazendo paralelos com o Real Madrid 60 milhões entram à cabeça e deve haver um plano de investimento partilhado no estádio. Ou seja o clube recebe o dinheiro mas tem de aplicar parte desse dinheiro (não sei os detalhes) na melhoria do estádio. Depois as receitas são repartidas 30/70 com a existência ou não de um mínimo (por declarações anteriores acho que há).

a legends faz as contas e acha que 30% de um certo bolo durante 15 anos vale 60/70 milhões hoje.

simplificando (pois estes contratos são complexos e cheios de curvas apertadas) acho que é isto.

ou seja não acredito que os 60 milhões sejam livres para gastar em contratações.

mas libertam o esforço que temos de fazer no estádio para outras coisas.
 
  • Like
Reações: MartinsDragão

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Toda a gente gostaria de mais informação mas na realidade também não acredito que a negociação da Legends com o Florentino ou com o Laporte tenha sido um processo partilhado com os sócios.

foi negociado assinado e apresentado aos respetivos sócios como um dado adquirido.

ás vezes confundimos a nossa curiosidade e vontade de estar bem informados com um modelo de governação minimamente funcional.

mal ou bem há eleições e depois a responsabilidade de que quem ganha é gerir até às eleições seguintes.
 
  • Like
Reações: MartinsDragão

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
83,786
191,401
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Toda a gente gostaria de mais informação mas na realidade também não acredito que a negociação da Legends com o Florentino ou com o Laporte tenha sido um processo partilhado com os sócios.

foi negociado assinado e apresentado aos respetivos sócios como um dado adquirido.

ás vezes confundimos a nossa curiosidade e vontade de estar bem informados com um modelo de governação minimamente funcional.

mal ou bem há eleições e depois a responsabilidade de que quem ganha é gerir até às eleições seguintes.
Qusndo se cria uma relação de desconfiança com os sócios, é normal a malta ficar um bocadinho apreensiva

E continuamos sem saber grande coisa, mesmo que o Nando tenha dado umas luzes
Curioso seria apresentar as contas que fizeram para chegar à conclusão que é "esperamos que os 70% juntos com a Legend sejam mais vantajosos do que 100% sozinhos"
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Um tema que vejo pouco explorado é o facto de este acordo vir na prática eliminar a possibilidade de um outro tipo de acordo com um accionista mais global. Estamos a traçar um caminho na areia que retira opções.
 
  • Like
Reações: Rizard

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Qusndo se cria uma relação de desconfiança com os sócios, é normal a malta ficar um bocadinho apreensiva

E continuamos sem saber grande coisa, mesmo que o Nando tenha dado umas luzes
Curioso seria apresentar as contas que fizeram para chegar à conclusão que é "esperamos que os 70% juntos com a Legend sejam mais vantajosos do que 100% sozinhos"
sim claro. E se calhar é esse o catalisador das próximas eleições. Mas achar que com outro presidente os sócios vão ter voz ativa neste tipo de acordos… enfim
 

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,152
6,291
1. porque é que estás a assumir que antecipamos 50 milhões para despesas correntes?

2. a reavaliação do estádio para mim tem exclusivamente a ver com o FFP que passou a exigir esta época certas regras de Capitais Próprios (que não existiam anteriormente). Fez-se agora porque o prazo relevante era Dezembro.

maquilhagem ou não parece-me que resolveu o problema que visava resolver.

3. Vale mais porque supostamente o plano de negócios antecipado ao abrigo do acordo comercial (que é considerado credível pelo avaliador) permite através do DCF (discounted cash flows) futuros chegar a um valor maior. Pode por exemplo ter a ver com aumento de receitas. Naming rights etc.

4. Sobre o acordo comercial ser feito agora concordo. Fica à análise de cada um. Ilegal não é. E aparentemente será fechado no 4o trimestre o que já poderá cair no âmbito do novo presidente. Mas percebo o teu ponto.
Obrigado pelo esclarecimento e o teu contributo no forum

Eu nao percebo nada de financas , a nao ser as minhas mas pelo pouco que se sabe e explicam parecem estar numa ma gestao

O passivo e os capitais proprios estao cada vez piores , nao estou a ver este acordo com a legends a salvar isto

Parecemos estar muito dependentes da venda de jogadores e champions e as vendas tem sido mas ( comparando com os rivais ) e a champions este ano foi-se

A este caminho daqui a 4 anos nao estaremos repetir o mesmo e a por o resto do estadio para a SAD?

Quando nao houver mais maquilhacoes dessas e receitas para antecipar como resolvemos o problema?

Enfim obrigado pela explicacao
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Eu tenho poucas dúvidas que 70% de um portfólio de receitas com um estádio renovado e gerido por experts será melhor do que 100% DIY (mesmo com naming rights que aliás andamos todos em Portugal a negociar há pelo menos uma década)
 
  • Like
Reações: dragonfever

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,999
8,146
Porto
sim claro. E se calhar é esse o catalisador das próximas eleições. Mas achar que com outro presidente os sócios vão ter voz ativa neste tipo de acordos… enfim
Os scoios ate podem não ter voz activa neste tipo de acordos mas pode ser que haja uma voz activa para falar com os sócios sobre estes acordos!!!
 
Última edição:
  • Like
Reações: Kerouac
Estado
Não está aberto para novas respostas.