Nós estarmos consideravelmente piores não significa que o campeonato não seja mais competitivo. Pelo contrário, estamos bem piores mas continuamos a dar luta na Europa.É o meu caso, admito.
Apesar de me considerar jovem, tenho memórias, mas provavelmente são sonhos, de grandes equipas no tugao, uma delas da mesma cidade que o nosso clube, que até campeão chegou a ser, mais as equipas que Guimarães, Belenenses, Farenses, Setúbals, etc etc, tinham..nada comparado com as potências do tugao de hoje em dia.
Mas gostei do argumento único e exclusivo (e por algum motivo é que eu nem sequer referi o Braga, é uma exceção, com características Mendianas, muito próprias) de usar o Braga como justificação para as equipas do tugao serem hoje mais fortes que eram há 20 e mais anos atrás.
Sim, a qualidade de treino evoluiu muito é verdade, mas tal como, tirando os extraterrestres que foram os fenômenos Messi e CR, alguém que vá comparar a qualidade por metro quadrado que hoje em dia se vê numa competição europeia como a Champions, e faça o mesmo exercício para a década de 90 ou início dos anos 2000..enfim.
Só quem, e agora sou eu que o afirmo, não perceber nada de futebol ou começou a vê-lo ha meia dúzia de anos, é que pode achar que hoje em dia a qualidade abunda muito mais do que no passado, onde praticamente todas as grandes equipas europeias tinham 2/3 craques, e cá dentro, à nossa escala, as equipas também estavam muito melhor apetrechadas de jogadores acima da média.
Se houver alguma dúvida, vá a sede de campanha do AvB e se tiver sorte e apanhar lá algum antigo jogador, converse com eles sobre o tema durante algum tempo.
Isto tudo não quer dizer que negue que hoje em dia os jogadores, principalmente os jovens que saem da formação dos clubes, têm muito melhores condições de treino, de infraestruturas, que chegam a um patamar superior já com mais jogos nas pernas, etc.
Agora acreditar que vivemos na era dourada do futebol, onde o talento nunca foi tão abundante.. não é não gostar de história, é ser mesmo ignorante.
Se a periodização tática foi preponderante na evolução do futebol português, o jogo posicional e o “gegen press” alemão não o foram menos para a geração atual. Já não há segredos como havia quando o Mourinho apareceu. Agora o diferencial é o orçamento e a respectiva qualidade individual.
Qualquer equipa é capaz de ir ao Dragão e à Luz e jogar em bloco médio abaixo. Antigamente havia um ou outro idealista que acabava invariavelmente goleado, de resto era só autocarros.
Infelizmente o espectáculo não acompanha essa evolução porque fundamentalmente Portugal é um país corrupto.