Nós ganhamos muitos adeptos, mas não capitalizamos em torna-los associados e envolver mais na vida do clube.
Não é devido às quezilias com o carnide, com lagartos ou com instituições que nos são hostis.
Nenhum miudo diz "eu gosto mesmo do Porto, mas não vou ser do Porto porque dizem mal da justiça" "Não vou ser do Porto porque falam mal dos árbitros", "Não vou ser do Porto porque eles falam na regio..regeliza...mãe é uma palavra difícil"
Nisso estou como o
@Kerouac, é uma xaropada.
Todos queremos que o FC Porto cresça, que tenha mais adeptos, mais sócios, gente mais envolvida com o clube.
Mas acho que deviamos nos afastar da ideia de querermos ser um carnide azul e branco, fazer bandeira das "grosas de gente que nos apoiam" querer ser "nacional e maior que o país".
Isso é parolada, o FC Porto é e deve ser demograficamente nacional, mas culturalmente nunca poderá contrariar ou renegar as suas raízes e da sua cultura.
Aliás esta cultura muito própria aplica-se à maioria do país, que é um país que funciona a velocidades e prioridades diferentes.
Temos de ser o FC Porto.
Um FC Porto melhor, mais capaz, mais vencedor, mais competente, mais comunicativo com os sócios e adeptos, mais claros e transparentes na comunicação, mais modernos, mais capazes de formar e detetar talento, masi capazes de rentabilizar as vitórias e a grandeza.
Sim.
Mas FC Porto yet.
Não podemos querer ser uma versão washed up e mais genérica de um clube, uma espécie de "as piores mas mais gabadas características dos nossos rivais"
Sermos parolos "naxonais" como o carnide e "meninos moralmente superiores semi-sonsos" como os lagartos.