Depende... por exemplo, há empresas de software que pagam bem. Mas nada por aí além, na grande maioria! Mas a grande maioria das empresas paga uma miséria. Em Portugal raramente se privilegia o conhecimento e a experiência... é tudo à base do preço mais baixo! E muitas vezes ainda se ouve algum desdém em relação a pessoal que procura aumentar o seu conhecimento.Um t3 tem 3 quartos e uma sala.
Os salarios dependem da economia da oferta e da procura, portugal aposta em trabalhos indiferenciados a volta do turismos e industria nada, e em trabalhos indiferenciados que produzem pouco valor, e com pessoas todos os dias a chegar dispostas a fazer esses trabalhos por baixos salarios.
Mas por outro lados há varias areas a pagar bem, mecanica, serralharia, e coisas a volta da construção pagam dinheiro,
O pessoal tem que se fazer a vida.
As forças de seguram erraram quando entraram no campo da ameaça!Sinceramente... acho pior as greves de médicos e enfermeiros. Mas aí tudo acha bem! Quantas pessoas já não viram uma consulta adiada por mais uns meses por causa de uma greve de médicos e/ou enfermeiros? Consultas essas que tinham sido marcadas meses antes! Por vezes pergunto-me quanto pessoal já não viu o seu estado piorar nesses meses de espera!
E o mesmo para professores... quantos alunos já não foram prejudicados por greves de funcionários e/ou professores?!?
Porque raio é que as forças policiais nem direito à greve têm, mas as outras classes profissionais têm?
E estou à vontade para falar... sempre trabalhei em PMEs, quer em Portugal, quer no estrangeiro (cheguei a trabalhar numa grande empresa, mas era externo)... por isso, como dizes, greve não é uma opção (é um direito... mas na prática não é...). E eu nem sou grande fã de greves, mas a maneira como as forças de segurança são discriminadas e mal tratadas é simplesmente injusto...
Não... ninguém olha para a polícia como carreira apetecível. Nos últimos 25/30 anos o salário praticamente não aumentou e perderam a maioria dos benefícios.As forças de seguram erraram quando entraram no campo da ameaça!
Os professores por exemplo também erraram com aqueles cartazes de mau gosto, agora atingimos um novo nível de ameaçar a realização de um pleito eleitoral nacional.
Existe o direito a greve, é consagrado e está tudo bem, mas esse mesmo direito não pode dar a ninguém a liberdade para ameaçar as outras pessoas e os serviços mínimos devem ser sempre assegurados, não podem quando convocados para assegurar esses serviços irem a correr para o hospital atrás de baixas médicas.
Em relação ao serem maltratados é uma queixa que sempre foi repetida desde que me lembro, mas o pessoal ainda olha para a policia como uma carreira apetecível porque no final até acaba por o ser, mesmo com todas as limitações conhecias.
Em relação ao subsidio de risco, vai ser o abrir de um precedente para outras classes que também depois o vão exigir os Sapadores já começaram e não me espantava nada a seguir serem as Forças Armadas, se o país vai conseguir suportar tudo isto? Não sei.
Precisamente.Depende... por exemplo, há empresas de software que pagam bem. Mas nada por aí além, na grande maioria! Mas a grande maioria das empresas paga uma miséria. Em Portugal raramente se privilegia o conhecimento e a experiência... é tudo à base do preço mais baixo! E muitas vezes ainda se ouve algum desdém em relação a pessoal que procura aumentar o seu conhecimento.
Pelo menos há 10 anos, quando queria decidir se ficava em Portugal, ou me punha a andar, pedia aos headhunters para o Porto 1250€ limpos, e referia que para ir para Lisboa teria de ser mais. Pois bem, os headhunters que me contactavam a dizer que eu era o candidato ideal, ouviam o preço... e nunca mais me contactavam...(que notícia dramática...)...
Depois também tem piada ouvir pessoal de software vindo de países considerados mais pobres que Portugal e com custos de vida mais baixos, dizerem que se mudaram para o estrangeiro, não pelo salário (que nem era mau no país de origem), mas por outros motivos. Já tive essa conversa com romenos, croatas, sérvios, eslovacos, brasileiros... todos os europeus falam em salários a rondar os 1500€ limpos há 10 anos ou mais!!! Portugal é simplesmente um país de merda para quem vem das classes mais baixas ... salvo raras excepções, não há elevador social, nem mesmo que estudes!
A percepção que eu tenho é que normalmente recebem mais candidatos do que abrem vagas, aliás lembro-me de algumas noticias nesse sentido, especialmente para os curso de formação de guardas da GNR, mas posso estar enganado.Não... ninguém olha para a polícia como carreira apetecível. Nos últimos 25/30 anos o salário praticamente não aumentou e perderam a maioria dos benefícios.
Há 25/30 anos os concursos tinham pessoal a mais... e a maioria ficava de fora. Actualmente nem conseguem preencher as vagas todas com os concursos, mesmo após tornarem as provas de acesso bem mais acessíveis (menos exigência nas provas físicas, acabaram com o limite de tentativas , e o limite de idade vai aumentar).
Continua a haver muito pessoal que fica de fora, mas porque não são considerados aptos.A percepção que eu tenho é que normalmente recebem mais candidatos do que abrem vagas, aliás lembro-me de algumas noticias nesse sentido, especialmente para os curso de formação de guardas da GNR, mas posso estar enganado.
Na gerigonça não aconteciamessas greves sucessivas de diferentes sectores já acontecem
aliás, é tradição em PT
Pois mas não é mesmo essa a questão?É verdade, mas são áreas que requerem algum conhecimento. Não é para qualquer um...
Agora, hoje em dia, um bom eletricista/canalizador/pedreiro consegue ganhar um bom dinheiro. Nem que seja a trabalhar por conta própria. É preciso é saber da arte... (e eu falo com conhecimento de causa que conheço empresas que se formaram com o atual Boom da construção e eu não os contratava nem para me fixarem um prego na parede)
O pessoal até se faz a vida como dizes.
Mas se o salario médio é 900€ como vais ganhar mais do que isso? A realidade que conheço é essa, o pessoal numa zona acaba sempre por indexar o salário mais ou menos aos mesmos valores.
Eu até estou pessoalmente bem de vida, sou um privilegiado que nunca contratualizou um empréstimo bancário sequer, mas tenho noção que os ordenados em Portugal não são de todo o ideal para fazer face as despesas e até trabalho numa empresa que citas aí de serralharia e mecânica (no caso construção de máquinas) que até paga relativamente bem para a realidade dos salários locais, mas o que os maridos por exemplo auferem acima da média acaba por ser depois impactado pelas esposas que trabalham em empresas de transformação e auferem o salario mínimo.
Muitas dessas áreas onde vais ganhar mais é se iniciares a atividade pela tua própria conta, o que até é fácil mas muito pessoal nem sabe por onde começar.
Eu não estava a dizer que Portugal era um país de altos salarios, claro que não é, mas há oportunidade de se ganhar dinheiro.Depende... por exemplo, há empresas de software que pagam bem. Mas nada por aí além, na grande maioria! Mas a grande maioria das empresas paga uma miséria. Em Portugal raramente se privilegia o conhecimento e a experiência... é tudo à base do preço mais baixo! E muitas vezes ainda se ouve algum desdém em relação a pessoal que procura aumentar o seu conhecimento.
Pelo menos há 10 anos, quando queria decidir se ficava em Portugal, ou me punha a andar, pedia aos headhunters para o Porto 1250€ limpos, e referia que para ir para Lisboa teria de ser mais. Pois bem, os headhunters que me contactavam a dizer que eu era o candidato ideal, ouviam o preço... e nunca mais me contactavam...(que notícia dramática...)...
Depois também tem piada ouvir pessoal de software vindo de países considerados mais pobres que Portugal e com custos de vida mais baixos, dizerem que se mudaram para o estrangeiro, não pelo salário (que nem era mau no país de origem), mas por outros motivos. Já tive essa conversa com romenos, croatas, sérvios, eslovacos, brasileiros... todos os europeus falam em salários a rondar os 1500€ limpos há 10 anos ou mais!!! Portugal é simplesmente um país de merda para quem vem das classes mais baixas ... salvo raras excepções, não há elevador social, nem mesmo que estudes!
Por isso é que pagam.É verdade, mas são áreas que requerem algum conhecimento. Não é para qualquer um...
Agora, hoje em dia, um bom eletricista/canalizador/pedreiro consegue ganhar um bom dinheiro. Nem que seja a trabalhar por conta própria. É preciso é saber da arte... (e eu falo com conhecimento de causa que conheço empresas que se formaram com o atual Boom da construção e eu não os contratava nem para me fixarem um prego na parede)
O estado são as pessoas.Do outro lado, uma realidade paralela, demagógica e mais preocupada com o Estado e menos com as pessoas.
Eu não estava a dizer que Portugal era um país de altos salarios, claro que não é, mas há oportunidade de se ganhar dinheiro.
Mas as pessoas tem que acrescentar valor, e Portugal é um país com pouca industria e que está a basear muito da sua economia em turismo e trabalhos indiferenciados isso nunca vai pagar. Portugal importa gente sem qualificação e exporta gente qualificada.
Tal como as confeções no norte nunca vão pagar mais que o ordenado minimo, a opção ali é ou fechar ou pagar aquilo, e a certa altura nem a pagar o minimo aquilo vai compensar porque no Paquistão e a china fazem mais barato, mas isto tambem é opção da sociedade que quer ir a lojas comprar camisolas a 3 euros. E quer ir a restaurantes e pagar 6 euros por uma diaria. Não dá para ter tudo.
Onde há trabalhos qualificados cada vez é mais facil fazer algum dinheiro porque cada vez há menos pessoas com qualificação, e há tambem umas gerações a sair das escolas sem saber fazer nada e com pouca vontade de fazer alguma coisa, acho que ainda não se fala muito nisso mas a curto prazo vai ser tema.
O conhecimento e experiencia por si só não tem valor, um jogador de futebol medio ganha muito mais dinheiro que um jogador de top de futsal medio.
Portugal vai ser cada vez mais assimétrico quer souber trabalhar em algumas areas vai conseguir fazer vida, quem está em trabalhos indiferenciados vai ser cada vez mais pobre. Nos anos 80 e 90 era possível arranjar vários trabalhos a ganhar algum dinheiro e fazer vida mesmo em trabalhos indiferenciados atualmente não.
[/QUOTE ]
MAs em portugal, como em todos os paises, continua-se a "chorar" que não há engenheiros suficiente (principalmente nas inform«aticas)... mesmo assim, os salários não mudam...
Daí estes movimentos que saíram do âmbito das organizações sindicais clássicas.. veremos como acaba..Na gerigonça não aconteciam
Os fundos europeus não entram em contas do Estado.Ouvi agora algo inacreditável sobre aos protestos do agricultores.... O dinheiro da UE destinado aos agricultores, estava bloqueado pelo governo para as contas do mesmo Governo serem positivas em termos de défice.
Ou seja prendem dinheiro para fazer bonito e quem tem despesas mensais fixas, para combustíveis, e dar de comer a animais, que se aguente ....
Bem pacíficos eles estão a ser tendo em conta o que lhes estão a fazer
Não é fraude. Eles não dizem que não dão. Determinam é quando dão.Os fundos europeus não entram em contas do Estado.
Se têm provas disso, denunciem ao TC e à UE, porque estaremos a falar de fraude.
O que estou a dizer é que o Estado não gere as contas onde estão os fundos europeus.Não é fraude. Eles não dizem que não dão. Determinam é quando dão.
Tens dúvidas sobre esta conduta ? Então não ouviste falar das famosas " cativações " orçamentais do ministério das finanças ?
O princípio é esse, é o mesmo... Manter cativo o dinheiro, para contas certas.
Não sei porque, tenho mais tendência a acreditar nas pessoas que no Governo