Lista A - Pinto da Costa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,927
1,344
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Vou correr o risco de ser paternalista/altivo, mas não vou resistir. Estou a citar este teu post, mas ele é só um exemplo. Logo na página anterior tem posts que catalogam potenciais votantes de PdC em tachistas, ou velhos, ou burros ou qualquer outra designação menos própria.

Neste forum se fizesses uma sondagem e colocasses como opções:

a) Quase de certeza que voto em AVB
b) Quase de certeza que voto em PdC
c) Estou indeciso em quem voto, ou se voto.

Eu julgo que a) ganharia de forma esmagadora (80 ou + %) e as alineas b) ou c) seriam residuais.

Esses 80 ou + % daqui não são suficientes para pensar que está ganho. Há muita gente para lá deste forum que vai pela b) e as coisas não estarão desequilibradas.

E depois há gente que tem preferência e até pode nem votar por achar que está no papo (seja qual for o lado) ou que não estará mobilizada para ter que ir votar.

E há gente que até pode estar na c).

Se achas/acham que está no papo, não se preocupem. Podem continuar a destratar quem pensa o contrário porque são burros, mamões, velhos, iletrados, têm agenda ou falta de coluna vertebral.

Vou-te dar o meu exemplo: Eu estou na alínea b), mas poderia estar perfeitamente na c) se gostasse/confiasse na vontade/autenticidade/portismo do AVB.
Não vale a pena estarmos a discutir essa minha percepção, porque não superei o trauma A ou B. Não é isso que se trata.

Quando olho para Luis Montenegro ou Rui Rio há um em que eu podia votar e outro em que nunca votaria. Isso depende da nossa percepção (errada ou não) do lider. Mais do que o projeto, se vai subir ou descer impostos, fazer reformas na justiça ou não. É o personagem.
E até posso ver mais defeitos no que ponderaria votar do que no outro.

Dito isto: Não sendo AVB o candidato e podendo ser outra pessoa com o mesmo impacto que ele está a ter, a mesma possibilidade de vitória eu poderia estar na C. Porquê? Se leres a resposta que dei ao domribeiro perceberás.

Vamos imaginar que era esse o caso e que estava em dúvida por aquilo que o PdC me deu ao longo da minha vida, da tal gratidão, da luta que ele travou contra o regime, etc e tal.

Mesmo tentando ser racional na análise que precede o meu voto, de cada vez que leio o que aqui se escreve, a ausência do minimo dos minimos de consideração que eu acho que o PdC merece ter, o escárnio, tenho um instinto emocional de me querer afastar de vós.
Aqui não é altivez. É a única altura em que entra a gratidão, a memória, a felicidade vivida. Não me posso alinhar com "esta gente".

O mesmo quando ouço os habituais inimigos do Porto a cascar no PdC nas tvs.
Não é nada que deva contar, mas há um instinto do portismo que nos leva a querer distância de certa gente, mesmo que eles até estejam a falar verdade.
Imagina um inglês que até pode estar a criticar de forma certeira o William Wallace. Há todo um instinto Porto, que é mais histórico do que racional a querer aproximar-se do William Wallace.

Nós funcionamos assim: Se um user AVB deste forum que eu considero escrever um post 100% igual ao que o Rui Santos vai dizer hoje á noite há 2 reacções:

1 - O user X poderá ativar o meu lado racional e obrigar-me a tentar refutar o que ele escreve mentalmente para alimentar o meu suposto "pintismo". Se não conseguir arranjar uma explicação interior está lançada a semente.

2 - Se eu ouço o Rui Santos, ele ativa imediata e instantaneamente o meu lado emocional. É quase impossível que ele consiga plantar uma semente porque fico a pensar (desconfiados como os irredutiveis dragões são) de qual a intenção real que está inerente ao ataque.

Se eu estivesse na c) (já confessei que não estou e porquê), passava aqui um dia a ler as crónicas de escárnio à desgarrada ao Pinto da Costa (que é alguém que gosto e a quem estou reconhecido) e o meu instinto era totalmente emotivo: "PQP esta gente que não tem respeito nem memória"

Poderia votar PdC sem qualquer raciocinio lógico senão o de não querer estar junto de quem assim procede. Até podia ser PdC, mas não estar mobilizado e rapidamente me mobilizaria só para vos dar uma lição.

É irracional, não faz o menor sentido, mas nós agimos muitas vezes com base nessas molas.

Mais: se alguém está indeciso se vota no PdC, no Chega ou em qualquer outra votação o conselho que dou (lá está o paternalismo) é o não diminuam, desprezem ou cataloguem essas pessoas.
Podem não ser burros. Podem saber ler e escrever. Podem não ter tacho à espera. Podem saber fazer contas.

Se forem burros, analfabetos, tachistas, mamões e gente sem espinha não vale a pena tentar argumentar contra porque essa agenda será imutável.
Se por acaso não forem (ou não se acharem) nada disto, o resultado será o habitual nessas circunstâncias.

Quando alguém se sente destratado ou insultado por uma parte/facção/individuo há 2 reações possíveis:

a) Cristaliza o seu pré-julgamento, ganha repulsa pelos ofensores e vota sobretudo pela emoção/despeito/ressabiamento.
b) Opta pelo lado defendido pelos ofensores (vamos admitir que é o certo) porque não gosta de ser ofendido.

Qual é que achas que prevalece?
gostei muito.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,100
19,525
Vila Nova de Gaia, 1975
Sim nada de novo. Aumentaram as receitas mas aumentou brutalmente a despesa em sintonia. Pq as amortizações aumentaram por via do maior investimento no plantel, a despesa financeira aumentou e, acima de tudo, aumentaram os custos com o pessoal. Por incuria sim mas também, n esquecer, pelo grande aumento de impostos do Vitor Gaspar. Que devia ter levado a um ajuste nosso q parece q nunca quisemos fazer.
As amortizações estavam em 25 ME. Quanto estão agora?

Os Gastos com Pessoal estavam em 40 ME. Quanto estão agora?

O aumento destas despesas foi mais ou menos do que proporcional face aquelas receitas?

Qual a evolução nas MV das tranferências de jogadores?

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
As amortizações estavam em 25 ME. Quanto estão agora?

Os Gastos com Pessoal estavam em 40 ME. Quanto estão agora?

O aumento destas despesas foi mais ou menos do que proporcional face aquelas receitas?

Qual a evolução nas MV das tranferências de jogadores?
N sei de cor. Podes verificar no topico das contas da sad.

Mas posso ressalvar uma coisa de cor. O aumento das receitas contabilisticamente iniciou-se em 2017. Ja antes disso os custos tinham subido por “adiantamento”

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Pode não ser um adiantamento na linguagem contabilística para evitar precisamente isso, mas sim como no caso do Real uma "injeção de capital".
igual, até lhe podes chamar ida à casa de banho, não muda nada.

Diferente é o que o barcelona fez. Vendeu parte da empresa que tinha os direitos. aí já gera mais valia, aumenta o resultado, e logicamente os capitais.

No fundo é um adiantamento, mas na realidade é a venda de uma empresa.

Não vale a pena especular... o melhor é esperar...

miguel19layun

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
19,394
46,593
Conquistas
5
Eu já não confio em ABSOLUTAMENTE NADA que venha dali.
Zero, as incoerências no discurso são óbvias. Está à vista de todos.

Basta ver as declarações em 2020 sobre a futura candidatura do AVB, onde era uma solução que o deixava "super descansado e super feliz porque sabia que podia ver sem responsabilidade o FC Porto a continuar na senda de triunfos" e agora voltou às conversas gastas da cadeira de sonho, porque está com medo de perder o poder.

• Like
Reações: apocalypto

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,100
19,525
Vila Nova de Gaia, 1975
Não é parece, é disse mesmo

Entre a choradeira a cada 3 frases disse o seguinte "posso dizer que se estou aqui é porque dentro de uma ou duas semanas teremos saldo positivo em algumas dezenas de milhões de euros e os capitais próprios positivos."

Depois o clube, como se fosse o Polígrafo da SIC, tem que vir corrigir o seu próprio presidente...

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,927
1,344
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Entendamos isto: o que se vai passar vai ser a venda da Porto comercial e uma jingajoga de propriedades e valores percecionados de empresas do grupo que tornam os capitais positivos. Na realidade vamos continuar com o mesmo nível de endividamento e as mesmas dificuldades de pagamento que até agora.
Como não sabemos o contorno do negócio é difícil especular. Mas algumas coisas podemos inferir a Sixth Sense e a Legends não são entidades de vão de escada. São parceiros de primeiro nível. Se o FCP conseguir fechar um bom acordo com eles quem quer que ganhe as eleições fica na minha opinião a ganhar.

O modelo que o FG aflorou parece-me o correcto que é acordar um valor minimo para o FCP (que estimo seja igual às suas receitas comerciais actuais) e partilhar o surplus com o parceiro (através presumo da tal percentagem na Porto Comercial). E aí é negociação não sei. 20 anos (por confirmar) parece-me um prazo normal. O valor do adiantamento é também resultado da negociação.

Eu duvido que se possa contabilizar directo para capitais próprios esse adiantamento. para mim é acréscimos de diferimentos. mas se calhar estou errado.

O aumento dos capitais próprios tem de vir ou da mais valia na venda da % na Porto Comercial (mas terão tempo para ter feito o CCVA?) ou de uma reavaliação da EuroAntas (Estádio do Dragão) dos actuais 81 milhões para 250 milhões (baseados em sei lá o quê)

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,632
27,262
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Comunicado mais bizarro que vi para a CMVM. Fico com a curiosidade em ponto de rebuçado
Eu acho incrível que se envie um comunicado completamente ambíguo ao regulador do mercado.
Uma CMVM onde deve imperar o rigor, recebe um comunicado que lhes deve ter dado vontade de rir.

Relembro este comunicado de Dezembro, que foi na mesma linha:

"A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 29º Q do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que prevê obter resultados francamente positivos em 31 de dezembro de 2023 e em consequência disso, aliado a outras operações que estão em curso, vir a melhorar substancialmente os capitais próprios da Sociedade, não podendo, no entanto, assegurar que estes serão já positivos a essa data
Mais informa que esta sociedade se encontra em negociações com uma reputada empresa internacional, com reconhecida experiência na otimização das receitas comerciais relacionadas com grandes equipamentos desportivos, com vista à assinatura de um contrato de parceria com este objeto. Estando ainda em sede de negociação os contornos específicos da parceria, a mesma será consubstanciada na participação minoritária numa das empresas com os direitos comerciais do Grupo FC Porto e num investimento inicial com vista a modernizar o Estádio do Dragão e assim potenciar as receitas com ele relacionadas."

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
19,873
31,850
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Portanto segundo o Record o resultado do semestre será de 45 milhões de lucro. Tendo em conta a venda de Otávio e as receitas da Champions ( entrada e desempenho na fase de grupos) é um resultado normal.

Presumo portanto, e uma vez que os capitais próprios não vão ficar positivos o negócio falado , seja alienação de participação, seja cessão de exploração ou ambas andará provavelmente á volta de 100/120 milhões, isto num acordo para 15 anos.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,632
27,262
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
As maquinas em abril só se for para uma primeira pedra simbólica e um alisar do terreno para meter um pódio
Pois, também já aqui disse que PdC ia tentar algo desse género.
À semelhança do que fez o António Costa, nas obras do Joãozinho. Grande aparato para o lançamento da 1ª pedra, e as obras efetivamente só começaram quase 1 ano depois.
Se houver hasta pública e o FCP conseguir os terrenos que pretende, acredito que PdC faça uma cerimónia desse género. Obviamente por razões eleitorais, embora ele diga que não faz campanha.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
N sei de cor. Podes verificar no topico das contas da sad.

Mas posso ressalvar uma coisa de cor. O aumento das receitas contabilisticamente iniciou-se em 2017. Ja antes disso os custos tinham subido por “adiantamento”
2018 e não 2017. E a partir desse ano, tens tido, grosso modo e fora covid, os balanços operacionais mais estaveis desde q ha sad.

saloca

Bancada lateral
10 Maio 2017
724
1,283
Se usasse teleponto não dizia tanto disparate...

O problema é que isto é completamente natural. A minha avó tem 90 anos e também já não tem a agilidade mental que tinha. Nem consegue fazer as contas da mercearia. Não tem conta de email, não consegue usar um smartphone, nem sequer gerir a sua própria conta bancária. Nem sabe sequer usar todas as opções do multibanco. Sem qualquer ironia, PdC seguramente que terá algumas destas dificuldades, pelo que é completamente insane achar que um senhor de 86 anos pode liderar uma empresa da dimensão da FCP SAD. No limite, poderíamos achar que poderia, se estivesse rodeado de pessoas altamente competentes. Mas não é o caso, PdC está rodeado de sucata, uma bando de inúteis pagos principescamente que não acrescentam qualquer valor (antes pelo contrário, retiram valor)

PdC será sempre uma figura icónica do nosso clube e até do futebol mundial. Mas deveria ter preparado a sucessão há pelo menos 10 anos, saindo com dignidade. Ao dia de hoje, não tem capacidade de acrescentar valor e dá a imagem de estar agarrado a um cargo pelos benefícios que isso lhe traz. Não tem a capacidade para dirigir uma sociedade anónima com um volume de negócios de milhões. Está fisicamente, mentalmente e emocionalmente fragilizado. Sinceramente, tenho dificuldade em ver tanto portista a defender a sua continuidade apenas com base na gratidão. É assustador que não vejam o que a sua continuidade pode trazer para o clube

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,927
1,344
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Parece que acabou de dizer há uns dias. Focas-te apenas nas declarações que te interessam, aquelas primeiras?
Tu é que te estás a focar numa e a ignorar todas as outras inclusivamente não só do PdC. E sobretudo estás a querer fazer de uma coisa que não interessa ou seja a diferença de passar -200 milhões negativos num semestre para positivos ou quase positivos uma coisa super importante unicamente para efeitos de propaganda.

Se o PdC conseguir isto (sem comprometer o futuro do clube) é bom para quem quer que ganhe as eleições.

atenção pode-se questionar a operação em si. a sua artificialidade. o seu oportunismo. claro que se pode criticar

agora pegar na diferença entre positivos e quase positivos é ridículo.

Estado
Não está aberto para novas respostas.