Lista A - Pinto da Costa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,306
19,765
Conheço benfiquistas que odiavam PdC e queriam-no ver pelas costas o mais rapidamente possível.

Hoje, continuam a não gostar dele, mas já não existe um discurso de ódio. Dizem que querem que ele continue pois é inofensivo.
É isso...
Conheço muitos benfiquistas (muitos mesmos) e nenhum quer a vitória do Villas-Boas. A verdade é essa...
Em Portugal a maior parte dos meus amigos de infância é do benfica (talvez numa diferença de 75% benfica e 25% Porto), a minha mulher e toda a família dela é benfica, aqui na Alemanha a comunidade portuguesa que conheço é para aí 70% benfica...
Todos eles odiaram sempre Pinto da Costa, todos eles odeiam Pinto da Costa, todos eles dizem mal de Pinto da Costa e todos eles querem que Pinto da Costa ganhe as eleições e fique mais 4 anos.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,306
19,765
Mas desses sempre gostamos. Do PdC mudaram completamente de opinião.
Eu não acho que eles tenham mudado de opinião. Vejo pelos benfiquista que conheço que continuam a detestar o homem, mas acham é que ele agora vai de encontro ao que os beneficia e por isso dá-lhes jeito que seja ele a ganhar.
Eles detestam-no na mesma por tudo e mais alguma coisa, mas já não lhes causa problemas ele estar no cargo.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
36,337
61,866
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Pinto da Costa já apresentou novos nomes para a sua nova direção ou vão ser os mesmos? Ele disse que ia fazer uma "reforma". Alguém sabe?

• Like
Reações: mesenga

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,419
27,306
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Eu pelo que tenho visto até acho o oposto.

Criou-se esse mito, mas vejo a média de idades mais baixa a votar no PdC do que AVB.
E pela amostra da apresentação da candidatura de ambos (muito curta, bem sei..), não mudei a opinião. Vi muita gente bem mais velha na do AVB e se calhar em % era menos na do PdC.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
É o efeito das claques.

A questão é, quandos desses miúdos são sócios do clube?

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
16,601
12,225
Londres
E tu estás preocupado em que Pinto da Costa saia humilhado ou estás preocupado com o clube? É que parece-me que é 100% a primeira opção...

Isto é o FC Porto, não é o FC PdC. Todos aqui temos pena que Pinto da Costa não tenha sabido sair de outra forma e prefira arriscar a sair com uma derrota nas eleições e com o clube totalmente dividido. Mas foi uma escolha dele e desculpa, mas se tomas as dores dele com isso da humilhação, então gostas mais dele do que gostas do clube...
O pessoal que vai/quer votar em Pinto da Costa é única e exclusivamente pela gratidão do passado. Eles não querem saber do estado financeiro.

Daqui a 4 anos vamos ter Pinto da Costa com a mesma ladainha de sempre, porque duvido que a academia vai estar pronta, e o pessoal vai continuar a votar nele porque querem que o homem saia pelo próprio pé. Isso não vai acontecer, Pinto da Costa só sai da presidência do Porto de duas formas.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
31,367
42,162
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Confesso que pelo menos estava à espera de areia para os olhos em relação a medidas, nomes, coisas pensadas para o clube… afinal foi apelar à gratidão e pissadas sem sentido.

Digo mais, se PdC anunciasse que não se candidataria e fizessem antes uma gala de homenagem ao homem, não era no Coliseu, era no Dragão e seria pequeno.
Era preferível sair em grande, aplaudido e unânime no seu recinto do que a causar a divisão e a demonstrar a cada aparição e a cada discurso que é um homem debilitado e sem condições físicas e psicológicas de se manter como presidente de um dos maiores clubes do mundo.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,787
26,551
Conquistas
1
Conheço benfiquistas que odiavam PdC e queriam-no ver pelas costas o mais rapidamente possível.

Hoje, continuam a não gostar dele, mas já não existe um discurso de ódio. Dizem que querem que ele continue pois é inofensivo.
Eu também gostava muito do Roberto quanto defendia a baliza deles

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,097
19,523
Vila Nova de Gaia, 1975
O que o PdC fez ou disse de Sócrates, LFV ou Madureira causa-me mais admiração do que desprezo.

E isto independentemente do meu pensamento sobre cada um dos sujeitos.

O normal deste país é toda a gente saber e toda a gente fingir.

No sábado, a Isabel dos Santos é uma grande empresária e uma amiga da economia, no domingo sai uma reportagem e na 2a feira "Aí que nojo, nunca julguei que a fortuna dela tivesse essas origens, que bandida."

O meu chefe de gabinete é apanhado com 80000 euros aqui onde trabalha e "aí que sacana, o que me fizeste seu bandido"

O país normalmente é isto. Gente que patrocina, se junta ou é conivente com praticas e pessoas duvidosas até ao momento em que todo o mundo consegue fingir que não se passa nada.

Deslealdade e oportunismo como padrão de comportamento social que deve ser replicado.

No segundo em que o mundo cai em cima de alguém, toda a gente se acotovela para hipócritamente dizer-se surpreendido, que nunca julgou e para atirar pedras ao sujeito no chão.

Quando alguém foge a este padrão oportunista tem a minha admiração.

Quanto ao Madureira há uma diferença entre usar a Operação Pretoriano no discurso de candidatura ou responder a uma pergunta.

Depois de tudo o que disse sobre o Madureira no passado, eu ficava era desiludido se ele agora tivesse a típica atitude tuga quando lhe pedem para comentar.

"Foi preso, nunca imaginei, que grande bandido que tenho aqui. "
Eu até concordo contigo em tese, mas não no caso em concreto. Definitivamente não.

Aqui o bandido, como lhe chamas, andou a intimidar e a agredir adeptos e sócios do mesmo clube de que o admirável chefe é e quer continuar a ser presidente.

E o admirável chefe opta por solidarizar-se com o bandido em detrimento dos intimidados e agredidos.

Sendo que o admirável chefe era um dos principais beneficiários desta intimidação e tentativa de silenciamento dos seus críticos.

Neste contexto, não vejo como a atitude do PdC possa suscitar a tua admiração.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,097
19,523
Vila Nova de Gaia, 1975
Isso é algo óbvio.

É sempre um conjunto de situações.
Podemos falar de várias coisas, de nomes de CFOs, de projectos, de equipas, de tudo.

Para mim, a peça chave/principal para o sucesso financeiro de uma SAD de clube tuga que em 5 anos queira estar 3x nos oitavos e 1x nos quartos da Champions é o treinador.

A nivel de entendimento de qual o seu papel no projeto de médio/longo prazo do clube (potenciar jogadores, saber que vender bem é um seu sucesso profissional, perceber que o plantel de Setembro tem que ser pior que o de Maio ) e da sua competência enquanto treinador.

O Jesualdo Ferreira é o protótipo de treinador que de 0 a 10 tem nota 9 no primeiro capitulo. O SC tem nota 2.
Como treinador o SC tem nota 8/9 e acima de Jesualdo.

Imaginando que o AVB ganha as eleições a escolha de treinador é o mais importante do que o somatório de outras medidas/alterações/nomeações.

Como foi para o Varandas. Projeto, equipa, CFO, blablabla. Marcel Keizer, Silas e + um falhanço e era finito.
Acertou em cheio e agora parece que tudo é competente e tudo funciona.
Subestimas, claramente, o papel de um presidente e de uma estrutura.

O que não deixa de ser curioso, num clube que tudo ganhou nos últimos 40 anos com um presidente e umas duas dezenas de treinadores.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,628
27,262
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Vou correr o risco de ser paternalista/altivo, mas não vou resistir. Estou a citar este teu post, mas ele é só um exemplo. Logo na página anterior tem posts que catalogam potenciais votantes de PdC em tachistas, ou velhos, ou burros ou qualquer outra designação menos própria.

Neste forum se fizesses uma sondagem e colocasses como opções:

a) Quase de certeza que voto em AVB
b) Quase de certeza que voto em PdC
c) Estou indeciso em quem voto, ou se voto.

Eu julgo que a) ganharia de forma esmagadora (80 ou + %) e as alineas b) ou c) seriam residuais.

Esses 80 ou + % daqui não são suficientes para pensar que está ganho. Há muita gente para lá deste forum que vai pela b) e as coisas não estarão desequilibradas.

E depois há gente que tem preferência e até pode nem votar por achar que está no papo (seja qual for o lado) ou que não estará mobilizada para ter que ir votar.

E há gente que até pode estar na c).

Se achas/acham que está no papo, não se preocupem. Podem continuar a destratar quem pensa o contrário porque são burros, mamões, velhos, iletrados, têm agenda ou falta de coluna vertebral.

Vou-te dar o meu exemplo: Eu estou na alínea b), mas poderia estar perfeitamente na c) se gostasse/confiasse na vontade/autenticidade/portismo do AVB.
Não vale a pena estarmos a discutir essa minha percepção, porque não superei o trauma A ou B. Não é isso que se trata.

Quando olho para Luis Montenegro ou Rui Rio há um em que eu podia votar e outro em que nunca votaria. Isso depende da nossa percepção (errada ou não) do lider. Mais do que o projeto, se vai subir ou descer impostos, fazer reformas na justiça ou não. É o personagem.
E até posso ver mais defeitos no que ponderaria votar do que no outro.

Dito isto: Não sendo AVB o candidato e podendo ser outra pessoa com o mesmo impacto que ele está a ter, a mesma possibilidade de vitória eu poderia estar na C. Porquê? Se leres a resposta que dei ao domribeiro perceberás.

Vamos imaginar que era esse o caso e que estava em dúvida por aquilo que o PdC me deu ao longo da minha vida, da tal gratidão, da luta que ele travou contra o regime, etc e tal.

Mesmo tentando ser racional na análise que precede o meu voto, de cada vez que leio o que aqui se escreve, a ausência do minimo dos minimos de consideração que eu acho que o PdC merece ter, o escárnio, tenho um instinto emocional de me querer afastar de vós.
Aqui não é altivez. É a única altura em que entra a gratidão, a memória, a felicidade vivida. Não me posso alinhar com "esta gente".

O mesmo quando ouço os habituais inimigos do Porto a cascar no PdC nas tvs.
Não é nada que deva contar, mas há um instinto do portismo que nos leva a querer distância de certa gente, mesmo que eles até estejam a falar verdade.
Imagina um inglês que até pode estar a criticar de forma certeira o William Wallace. Há todo um instinto Porto, que é mais histórico do que racional a querer aproximar-se do William Wallace.

Nós funcionamos assim: Se um user AVB deste forum que eu considero escrever um post 100% igual ao que o Rui Santos vai dizer hoje á noite há 2 reacções:

1 - O user X poderá ativar o meu lado racional e obrigar-me a tentar refutar o que ele escreve mentalmente para alimentar o meu suposto "pintismo". Se não conseguir arranjar uma explicação interior está lançada a semente.

2 - Se eu ouço o Rui Santos, ele ativa imediata e instantaneamente o meu lado emocional. É quase impossível que ele consiga plantar uma semente porque fico a pensar (desconfiados como os irredutiveis dragões são) de qual a intenção real que está inerente ao ataque.

Se eu estivesse na c) (já confessei que não estou e porquê), passava aqui um dia a ler as crónicas de escárnio à desgarrada ao Pinto da Costa (que é alguém que gosto e a quem estou reconhecido) e o meu instinto era totalmente emotivo: "PQP esta gente que não tem respeito nem memória"

Poderia votar PdC sem qualquer raciocinio lógico senão o de não querer estar junto de quem assim procede. Até podia ser PdC, mas não estar mobilizado e rapidamente me mobilizaria só para vos dar uma lição.

É irracional, não faz o menor sentido, mas nós agimos muitas vezes com base nessas molas.

Mais: se alguém está indeciso se vota no PdC, no Chega ou em qualquer outra votação o conselho que dou (lá está o paternalismo) é o não diminuam, desprezem ou cataloguem essas pessoas.
Podem não ser burros. Podem saber ler e escrever. Podem não ter tacho à espera. Podem saber fazer contas.

Se forem burros, analfabetos, tachistas, mamões e gente sem espinha não vale a pena tentar argumentar contra porque essa agenda será imutável.
Se por acaso não forem (ou não se acharem) nada disto, o resultado será o habitual nessas circunstâncias.

Quando alguém se sente destratado ou insultado por uma parte/facção/individuo há 2 reações possíveis:

a) Cristaliza o seu pré-julgamento, ganha repulsa pelos ofensores e vota sobretudo pela emoção/despeito/ressabiamento.
b) Opta pelo lado defendido pelos ofensores (vamos admitir que é o certo) porque não gosta de ser ofendido.

Qual é que achas que prevalece?
Um dos posts mais interessantes que li por cá nos últimos tempos. A mostrar que se pode apoiar PdC sem ser bot como 3 ou 4 que temos por cá.
Percebo que um apoiante de PdC se possa sentir antagonizado face à força e insistência dos números de AVB nas plataformas digitais, mas creio que nesse ponto os acontecimentos da AG de 13/11 também não abonam a favor de PdC.
Vão ser umas eleições muito disputadas e o maior erro que um candidato pode cometer é achar que tem isto no papo.

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
5,753
6,125
Não vejo qual é o problema de ter um amigo de outro clube. Eu próprio tenho vários amigos benfiquistas e não me importava nada de ser amigo de Luís Filipe Vieira, que me parece uma pessoa interessante e com muitas histórias para contar. Para além de parecer um bom garfo e um ótimo fígado.
Eu também não. Mas parece que há muita gente gente ligada à candidatura de PdC que tem e usa isso como bandeira para criticar outros candidatos. Apenas apliquei a mesma lógica porque se serve para uns, serve para todos.

• Like
Reações: Chino e DaniMontana

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
16,601
12,225
Londres
Eu até concordo contigo em tese, mas não no caso em concreto. Definitivamente não.

Aqui o bandido, como lhe chamas, andou a intimidar e a agredir adeptos e sócios do mesmo clube de que o admirável chefe é e quer continuar a ser presidente.

E o admirável chefe opta por solidarizar-se com o bandido em detrimento dos intimidados e agredidos.

Sendo que o admirável chefe era um dos principais beneficiários desta intimidação e tentativa de silenciamento dos seus críticos.

Neste contexto, não vejo como a atitude do PdC possa suscitar a tua admiração.
Nem de propósito IMG_9276.jpeg

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,980
4,037
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
1200 seguidores no instagram
28500 seguidores de Avb no Intagram

Como já disse, AVB vai ganhar, basta 10% dos seus seguidores serem sócios e votar nele, PC nem com 100% dos seus seguidores ganha.
Há quem diz que não diz nada, isso é quando há uma diferença que não seja tão grande como esta.
Atenção, temos de ir todos votar!
isso não quer dizer nada. os seguidores do PdC na sua maioria de idade mais avançada na sua maioria nem a internet usam regularmente quanto mais terem uma conta de instagram...

Estado
Não está aberto para novas respostas.