A Comunicação Social em Portugal

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,416
126,765
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
pa, o CM continua a vender.

os outros não são espectaculares, mas são melhores que o CM.

mas o sensacionalismo compensa, noticiar só crimes e desgraças compensa, etc...
Este shift de mentalidade é preocupante.

As pessoas deixaram de querer "saber das notícias" e a quererem sim o sensacionalismo.
"Thrill me" em vez de "inform me".

As pessoas preferem comprar um CM, que nem para embrulhar o peixe é bom do que um JN (que não só é melhor como é mais completo), e mesmo em termos de subscrição pela internet preferem aquele que lhes dá "as polémicas mais hot do dia" ou os "desastres".

Eu não consigo hojem em dia por exemplo ver no geral noticiários por muito tempo, mas os do CM ainda menos, é um festival de negatividade.
"Morreu, faleceu, explodiu, foi estripado...."

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,416
126,765
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O Norte é muito grande. Se a Global Media matar o JN e o OJogo, haverá muita gente a criar projetos com sustentabilidade que vão substituir esses. Além disso, o Porto Canal está a crescer como nunca pensei ver. Haverá é cada vez mais a recuperação do sentimento de regionalização.
Eu tenho as minhas dúvidas....isto está tão parado, não há uma resposta de quem tem essa capacidade no Norte de portugal para criar projectos de meios de informação e comunicação fortes com essa vertente regional mas com um olhar nacional.

Parece-me tudo resignado ao estado de coisas.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,942
45,506
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
pa, o CM continua a vender.

os outros não são espectaculares, mas são melhores que o CM.

mas o sensacionalismo compensa, noticiar só crimes e desgraças compensa, etc...
vende uma fração do que já vendeu.

E tambem não é como houvesse uma alternativa de qualidade para se comprar em vez disso, abres um jornal o publico por exemplo e aquilo são paginas e paginas de paineleiros que dizem a mesma cosia ali, na tv e na radio.

Mas claro a questão é mais que a qualidade é o modelo, estamos em 2020 as coisas são diferentes do que eram em 1980. É preciso outra maneira de entregar, mas tambem é preciso jornalismo e isso cada vez há menos e pouca gente confia nos jornalistas.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,416
126,765
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
vende uma fração do que já vendeu.

E tambem não é como houvesse uma alternativa de qualidade para se comprar em vez disso, abres um jornal o publico por exemplo e aquilo são paginas e paginas de paineleiros que dizem a mesma cosia ali, na tv e na radio.

Mas claro a questão é mais que a qualidade é o modelo, estamos em 2020 as coisas são diferentes do que eram em 1980. É preciso outra maneira de entregar, mas tambem é preciso jornalismo e isso cada vez há menos e pouca gente confia nos jornalistas.
O Público lamento dizer perdeu muita qualidade porque claramente se "vendeu" ou neste caso se quis aliar a um lado de narrativa politica moderna extremada para ver se atraia leitores desse espectro.
Quis ser um Guardian tuga ainda mais papista que o papa.

E com isto perdeu foco e lá apareceram os tais papagaios a dizerem todos o mesmo, tipo caixa de ressonância.

• Like
Reações: Dragon Lonis

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,119
5,229
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
O Público lamento dizer perdeu muita qualidade porque claramente se "vendeu" ou neste caso se quis aliar a um lado de narrativa politica moderna extremada para ver se atraia leitores desse espectro.
Quis ser um Guardian tuga ainda mais papista que o papa.

E com isto perdeu foco e lá apareceram os tais papagaios a dizerem todos o mesmo, tipo caixa de ressonância.
A Visão infelizmente entrou no mesmo registo.
De uma coisa tenho a certeza. Não existem democracias fortes sem uma comunicação social forte. Basta-me olhar para aqui ao lado e ver a falta que isso faz.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
5,924
10,457
os problemas que tem havido com o grupo media que obtem o JN e afins.... é preocupante....
se fecham.... fica a CS de Lisboa com caminho aberto para controlarem por completo a info que transmitem....

se ja havia pouca CS que ainda dava espaço e tempo de antena ao nosso clube..... daqui a um tempo ficamos só com cartilheiros como CS em PT
A CS de lixoboa sempre teve caminho aberto para controlar a informação. Até parece que é uma coisa nova.

Num qualquer país civilizado e de 1º mundo, o ódio que patrocinam ao FCP virar-se-ia contra eles próprios.

• Like
Reações: ManuSantiFCP e LR

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,413
6,428
A questão é que não há mercado tuga para tanto oferta.
O Público e o CM são líderes( até pela cobertura digital que tem hoje) e o DN e o JN tem uma quota de mercado mínima.
Acho que só o Jogo tem forma de sobreviver agora no.mercado só há espaço para 1 generalista ou DN ou JN.
A TSF é viavel

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
16,906
14,803
Na sportingtv:

"Boa noite, capuchinho encarnado barbaramente atacado por um feroz e terrível lobo com pelo azul e branco, alegadamente a mando do senhor do demo Jorge Nuno!"

Tens dúvidas, não é só nessa TV, é na RTP, Xic tbi e companhia...

"Enviada do meu tijolo através do tapafod@s"

• Like
Reações: Vinha

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
121,927
55,361
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,413
6,428

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
Ao que parece a TSF não está contemplada mas pode vir a ser considerada.
E depois outra coisa: quer o JN quer OJogo pode ser viabilizado sem despedimentos?

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
9,123
7,419
44
Lisboa
Acho piada a CS tuga. Naquela programas de transferências ou opinião desportiva, 90% do tempo é falado do clube do regime. As vezes são notícias para encher chouriços. As vezes é propaganda a um jogador novo por época, para ajudar na venda.
Quando algo polémico se passa no FCP, ocupam grande parte do programa a falar nisso.
Já há muito que não vejo esses programas, pelo que descrevi atrás, mas hoje entrei num estabelecimento comercial e estava no canal 7 e grande parte do tempo (o tempo que estive lá dentro e ainda continuaram) estavam a falar no tema sobre declarações do JNPC sobre o SC .
Para o bom pouco falam em nós, para o mau, marcam presença.
CS tuga é um tentáculo do polvo. Favorecem sempre o clube do regime, de uma ou de outra forma.

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
5,924
10,457
O resumo do jogo de ontem na correiodamerdatv é simplesmente execrável.

Num jogo em que tivemos 2 penaltys contra, 1 penalty a nosso favor revertido e 1 golo anulado, querem fazer passar a imagem de que fomos beneficiados. FDX

Imaginem eles fazerem estas merdas ao clube do regime!

• Like
Reações: Vinha