Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
83,871
191,431
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O futuro do clube está seguro então, e andava eu pessimista..

Se o AVB vai ter "muito mais sucesso" no cargo de presidente, se for eleito, do que teve como treinador..tendo em conta que ganhou o que ganhou, o futuro é muito risonho para nós como adeptos.
Como presidente, em vez de fazer 1 ano muito bom na carreira toda, vai fazer muitos
 
  • Like
Reações: Moreira

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
7,258
10,847
Nem sequer é bold statement

O AVB, como treinador, é um pouco sobrevalorizado porque soube sair na altura certa
Se o Sérgio tem saltado fora no Verão de 2018 também era melhor visto

Sinceramente, acho que não se tem bem noção da carreira do André como treinador pós 2011; teve 3 boas primeiras épocas no Tottenham, Zenit e Marselha, como fez no Porto; foi despedido na segunda época no Marselha e Tottenham, saiu do Zenit(não sei se por opção própria para ir para a China)
Subscrevo...como se sabe ser despedido de clubes/não conseguir ficar em lado nenhum mais que uma época, não é qualquer treinador que consegue.. :unsure:

P.S: quando digo conseguir ficar apenas um ano/época em clubes.. é em clubes normais, que funcionam de cima para baixo, o(s) que funciona(m) de baixo para cima, só se sai quando se quiser.
 

Dragão de Viena

Tribuna Presidencial
5 Julho 2021
6,102
7,658
Não foi? O André faz uma época muito boa mas depois não teve que lidar com muitos problemas que se seguem a épocas assim, e muitos problemas que surgem num clube como o nosso: balneário em polvorosa, (falta de)motivação dos jogadores depois de ganhar tudo, reconstruir um plantel
Como teve a tempestade perfeita e saiu, e fez bem em sair porque não se rejeita ofertas que podem só aparecer uma vez na vida, há muito trabalho de treinador que não foi feito

Parece fácil mas não é fácil um treinador estar 7 anos no mesmo clube e ser competitivo nos 7 anos, não ter um ano que fiques a ver os outros a jogar como os rivais já tiveram no mesmo período de tempo

Mas também não me interessa andar a discutir a carreira do André como treinador
Nem a mim, nem a ele, tanto que tem o objetivo de seguir a sua vida num cargo ainda mais complicado mas onde, acredito eu, terá muito mais sucesso
Neste momento é injusto comparar a carreira de um e de outro porque um esta a “começar” e o outro já terminou (tendo em conta que tenciona ser presidente)

Quanto muito podemos analisar o que ambos fizeram no Porto, sem contar com este campeonato que ainda não acabou.

O André fez um triplets, o Sérgio nem um bicampeonato conseguiu. Claro que temos de ver as atenuantes de cada obviamente.
O Sérgio conseguiu três campeonatos em seis anos, para mim, dois dos que perdeu a culpa também é muito dele.

Acerca dos problemas que referes, de relembrar que se o balneário esta em polvorosa a culpa é do treinador e o AVB com muitos mais egos no plantel, não perdeu o plantel nunca.

Da mesma forma que o AVB teve sorte em ter uma excelente equipa (e essa equipa foi melhor que todas as do Sérgio) o Sérgio também teve sorte em apanhar uma boa fornada de jogadores excelentes.

Essa do ser competitivo vale 0 para mim. Nao quero saber se o Porto é competitivo, quero saber se o Porto ganha ou perde. O nosso clube tem uma história riquíssima que foi feita de títulos não de ser competitivo.

Concordo contigo no último parágrafo e acrescento, desejo o maior dos sucessos aos dois (tirando caso joguem contra o Porto)
 

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
14 Março 2023
1,843
4,794
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Pois, nas primeiras épocas, aquele choque inicial onde parece ser alguém que consegue estimular um plantel a dar muito
Nós vimos bem isso

E depois? Qual a sequência dos trabalhos? O que fez no Tottenham depois de perder o Bale e ter que mudar o plantel? No Marselha, como estava a correr a época? Como se apresentou na champions?
No Zenit ficou em 3° do campeonato quando saiu

China nem conta para nada; fez ele bem em ir, aquilo era só dinheiro, todos que foram para lá foram inteligentes
Chelsea também valorizo pouco porque um clube que dá 7 ou 8 meses a um treinador tem muito que se lhe diga, principalmente um treinador que vinha do trabalho no Porto, merecia o benefício da dúvida(mas a mudança saiu-lhes toda mijada porque foram a pior equipa da história a ganhar a champions)

Não se pode confundir o candidato a presidente que é excelentíssimo com o resto
Sobre o Sérgio não podemos fazer o mesmo comparativo nos outros clubes, pois nunca aguentou mais que uma época.

Depois, o que dizes tinha alguma lógica se tivéssemos conquistado algum bi-campeonato com o Sérgio, o que também ainda não aconteceu. Portanto, também podemos considerar que as épocas a seguir aos títulos de campeão foram más, depois do tal "choque inicial". A verdade é que ainda não conseguiu incutir a fome de vencer e revalidar o título.

Por isso, acho que esse argumento para validar a opinião de que o Sérgio é melhor treinador que o André é muito pouco válido, passe a redundância.
 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
83,871
191,431
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Sobre o Sérgio não podemos fazer o mesmo comparativo nos outros clubes, pois nunca aguentou mais que uma época.

Depois, o que dizes tinha alguma lógica se tivéssemos conquistado algum bi-campeonato com o Sérgio, o que também ainda não aconteceu. Portanto, também podemos considerar que as épocas a seguir aos títulos de campeão foram más, depois do tal "choque inicial". A verdade é que ainda não conseguiu incutir a fome de vencer e revalidar o título.

Por isso, acho que esse argumento para validar a opinião de que o Sérgio é melhor treinador que o André é muito pouco válido.
Até podes dizer isso, não que faça muito sentido

Somos campeões com 88 pontos, no ano seguinte fazemos menos 3 pontos
Somos campeões com 82 pontos, no ano seguinte fazemos menos 2 pontos; e estes 2 anos até foram os 2 piores do Sérgio como nosso treinador, mesmo com uma dobradinha, uma supertaça e uma chegada aos quartos da champions; e os anos mais fracos do campeonato na última década, de longe; 2 anos de pontuações "fracas" para a média dos anos + Krasnodar que foi um enterranço enorme
Somos campeões com 91 pontos(recorde histórico), no ano fazemos menos 6 pontos mas são 85 pontos, uma pontuação muito boa

Não caímos de um precipício depois de ganhar
 
  • Haha
Reações: Alex.88

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
14 Março 2023
1,843
4,794
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Até podes dizer isso, não que faça muito sentido

Somos campeões com 88 pontos, no ano seguinte fazemos menos 3 pontos
Somos campeões com 82 pontos, no ano seguinte fazemos menos 2 pontos; e estes 2 anos até foram os 2 piores do Sérgio como nosso treinador, mesmo com uma dobradinha, uma supertaça e uma chegada aos quartos da champions
Somos campeões com 91 pontos(recorde histórico), no ano fazemos menos 6 pontos mas são 85 pontos, uma pontuação muito boa

Não caímos de um precipício depois de ganhar
Certo, e isso vale o que vale. Que são 3 campeonatos em 6.

Tu é que referiste as 2as épocas do André.
No caso do Sérgio, e tirando o caso especial de ser no nosso clube e de ter uma boa falange de apoiantes (merecida, não digo o contrário) fruto dos resultados que foi apresentando (nas condições que a direção atual lhe apresentou e que ele aceitou), não começou uma 2ª época no Braga, Vitória e Nantes. Por isso, não há como comparar efetivamente com as 2as épocas do Sérgio fora daqui, porque não aconteceram.

Facto é que ainda não conseguimos um bi-campeonato com o Sérgio.
 
  • Like
Reações: hawkeyes

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
83,871
191,431
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Certo, e isso vale o que vale. Que são 3 campeonatos em 6.

Tu é que referiste as 2as épocas do André.
No caso do Sérgio, e tirando o caso especial de ser no nosso clube e de ter uma boa falange de apoiantes (merecida, não digo o contrário) fruto dos resultados que foi apresentando (nas condições que a direção atual lhe apresentou e que ele aceitou), não começou uma 2ª época no Braga, Vitória e Nantes. Por isso, não há como comparar efetivamente com as 2as épocas do Sérgio fora daqui, porque não aconteceram.

Facto é que ainda não conseguimos um bi-campeonato com o Sérgio.
No Vitória não quis, não que tenha feito um bom trabalho(embora não me lembre das condições deles na altura) e no Nantes não continuou por nossa causa
No Braga foi despachado porque também houve um enterro épico no Jamor porque a época até foi boa até aos 90 minutos da final da taça

O Porto do Sérgio tem sido muito consistente, ano após ano, as variações não são significativas; nós não valorizamos, achamos normal, mas muitas vezes é preciso olhar para o lado e ver que os outros, que lutam pelos mesmos objetivos que nós, andam a fazer
3 campeonatos em 6, claro, mas levaste a disputa de todos até final, e já perdemos 2 campeonatos a fazer 85 pontos, mais do que foi necessário para ganhar em 19/20 e 20/21(como disse, os 2 piores anos do Sérgio e do campeonato nacional)
No mesmo período de tempo, o maior rival, 2 em 6, com 2 segundos e 2 terceiros
Depois os coisinhos(cujos objetivos são sempre mais dúbios, mas pronto), 1 em 6, 1 segundo, 2 terceiros e 2 quartos

Eu leio constantemente que o melhor treinador do campeonato é alguém que acabou em 4º duas vezes(numa delas sofreu um golo aos 88 num amigável na Luz para perder o lugar) e no pódio da liga duas vezes; e é um excelente treinador à mesma, pelo menos para mim
 
  • Haha
Reações: Alex.88

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,445
Certo, e isso vale o que vale. Que são 3 campeonatos em 6.

Tu é que referiste as 2as épocas do André.
No caso do Sérgio, e tirando o caso especial de ser no nosso clube e de ter uma boa falange de apoiantes (merecida, não digo o contrário) fruto dos resultados que foi apresentando (nas condições que a direção atual lhe apresentou e que ele aceitou), não começou uma 2ª época no Braga, Vitória e Nantes. Por isso, não há como comparar efetivamente com as 2as épocas do Sérgio fora daqui, porque não aconteceram.

Facto é que ainda não conseguimos um bi-campeonato com o Sérgio.
É importante contextualizar. Eu acho que há 3 treinadores no FC Porto que estão acima de todos os outros. Pedroto, Artur Jorge e Mourinho. Pedroto apesar de não ter ganho nenhum título internacional está acima de todos os outros porque foi o 'coarquitecto', juntamente com Pinto da Costa, do FC Porto que viria a dominar o futebol nacional e tornar-se no clube português com mais títulos internacionais. Pedroto idealizou e deu corpo a uma ideia, colocou a máquina em funcionamento. Infelizmente adoeceu antes de poder disputar a natural final internacional que chegaria com naturalidade.

O Artur Jorge e o Mourinho estão nesse Olimpo de treinador do clube porque conseguiram atingir o topo do topo em termos de resultados. E aqui coloco o Mourinho um pouco acima do Artur Jorge porque chegou num momento de imensa instabilidade e levou a cabo uma reformulação do clube.

Depois há treinadores de quem gosto muito e que marcaram uma época como Robson, AVB, e neste grupo coloco o Sérgio Conceição um pouco abaixo dos dois primeiros, na minha opinião, mas acima de outros treinadores como Jesualdo ou Vítor Pereira. Acho que o Sérgio enfrentou o contexto mais difícil da era Pinto da Costa quer em termos financeiros, quer em termos da influência do próprio clube nas centros de poder e decisão do futebol português. Em termos meramente desportivos e a nível nacional, o contexto que o Sérgio Conceição enfrentou é bastante diferente do cenário que os anteriores treinadores enfrentaram. O FC Porto já não tem a influência que tinha nos centros de poder, estando claramente atrás de Benfica e Sporting. O FC Porto já não tem a mesma capacidade de se movimentar no mercado com a mesma habilidade de em anos anteriores. E o FC Porto do Sérgio Conceição enfrentou sempre um contexto em que o Benfica sempre teve maiores orçamentos e maior qualidade individual no seu plantel, além de um Sporting bastante mais bem organizado e estável, algo que era extremamente raro. E face a este contexto, acho que ganhar 50% dos campeonatos, entre outros títulos nacionais, é muito bom na minha modesta opinião.
 
Última edição:

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
14 Março 2023
1,843
4,794
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
No Vitória não quis, não que tenha feito um bom trabalho(embora não me lembre das condições deles na altura) e no Nantes não continuou por nossa causa
No Braga foi despachado porque também houve um enterro épico no Jamor porque a época até foi boa até aos 90 minutos da final da taça

O Porto do Sérgio tem sido muito consistente, ano após ano, as variações não são significativas; nós não valorizamos, achamos normal, mas muitas vezes é preciso olhar para o lado e ver que os outros, que lutam pelos mesmos objetivos que nós, andam a fazer
3 campeonatos em 6, claro, mas levaste a disputa de todos até final, e já perdemos 2 campeonatos a fazer 85 pontos, mais do que foi necessário para ganhar em 19/20 e 20/21(como disse, os 2 piores anos do Sérgio e do campeonato nacional)
No mesmo período de tempo, o maior rival, 2 em 6, com 2 segundos e 2 terceiros
Depois os coisinhos(cujos objetivos são sempre mais dúbios, mas pronto), 1 em 6, 1 segundo, 2 terceiros e 2 quartos

Eu leio constantemente que o melhor treinador do campeonato é alguém que acabou em 4º duas vezes(numa delas sofreu um golo aos 88 num amigável na Luz para perder o lugar) e no pódio da liga duas vezes; e é um excelente treinador à mesma, pelo menos para mim
Certo, tem sido muito consistente, e eu tenho a certeza de que, aconteça o que acontecer, iremos acabar a época a discutir (pelo menos) o título principal, o campeonato.
A jogar bem, a jogar mal, mas vamos lá estar. E eu valorizo isso, atenção. Não é possível ganhar títulos sem os discutir até ao fim. Agora, no final de contas, de nada serve chegar ao fim a disputar e ficar em 2º. Pelo menos, para mim.
Por isso, como disse, vale o que vale: 3 campeonatos em 6.

Que gostes mais do Sérgio como treinador que o André, estás no teu direito. Como estás, aliás, no direito de achar que o Sérgio é melhor treinador que o André.

Para mim, está num patamar abaixo. Podemos imaginar outros cenários, se trocassem os dois de "lugar", o que cada um conquistaria e tal e coiso. Mas, como isso é entrar num exercício de imaginação que pode servir qualquer um dos ideais, fico-me por aquilo que cada um ganhou e demonstrou, especialmente ao serviço do nosso clube, que é o que interessa.
 

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
14 Março 2023
1,843
4,794
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
É importante contextualizar. Eu acho que há 3 treinadores no FC Porto que estão acima de todos os outros. Pedroto, Artur Jorge e Mourinho. Pedroto apesar de não ter ganho nenhum título internacional está acima de todos os outros porque foi o 'coarquitecto', juntamente com Pinto da Costa, do FC Porto que viria a dominar o futebol nacional e tornar-se no clube português com mais títulos internacionais. Pedroto idealizou e deu corpo a uma ideia, colocou a máquina em funcionamento. Infelizmente adoeceu antes de poder disputar a natural final internacional que chegaria com naturalidade.

O Artur Jorge e o Mourinho estão nesse Olimpo de treinador do clube porque conseguiram atingir o topo do topo em termos de resultados. E aqui coloco o Mourinho um pouco acima do Artur Jorge porque chegou num momento de imensa instabilidade e levou a cabo uma reformulação do clube.

Depois há treinadores de quem gosto muito e que marcaram uma época como Robson, AVB, e neste grupo coloco o Sérgio Conceição um pouco abaixo dos dois primeiros, na minha opinião, mas acima de outros treinadores como Jesualdo ou Vítor Pereira. Acho que o Sérgio enfrentou o contexto mais difícil da era Pinto da Costa quer em termos financeiros, quer em termos da influência do próprio clube nas centros de poder e decisão do futebol português. Em termos meramente desportivos e a nível nacional, o contexto que o Sérgio Conceição enfrentou é bastante diferente do cenário que os anteriores treinadores enfrentaram. O FC Porto já não tem a influência que tinha nos centros de poder, estando claramente atrás de Benfica e Sporting. O FC Porto já não tem a mesma capacidade de se movimentar no mercado com a mesma habilidade de em anos anteriores. E o FC Porto do Sérgio Conceição enfrentou sempre um contexto em que o Benfica sempre teve maiores orçamentos e maior qualidade individual no seu plantel, além de um Sporting bastante mais bem organizado e estável, algo que era extremamente raro. E face a este contexto, acho que ganhar 50% dos campeonatos, entre outros títulos nacionais, é muito bom na minha modesta opinião.
Estamos de acordo quanto a isto. Não altero uma única vírgula ao que escreveste.

E já escrevi há um par de meses atrás que gostava de ver o Sérgio com outra administração, em que se preocupasse única e exclusivamente em treinar e retirar o melhor de cada um dos jogadores.
 

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
31,801
58,644
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Hulk
É importante contextualizar. Eu acho que há 3 treinadores no FC Porto que estão acima de todos os outros. Pedroto, Artur Jorge e Mourinho. Pedroto apesar de não ter ganhou nenhum título internacional, está acima de todos os outros porque foi o 'coarquitecto', juntamente com Pinto da Costa, do FC Porto que viria a dominar o futebol nacional e tornar-se no clube português com mais títulos internacionais. Pedroto idealizou e deu corpo a uma ideia, colocou a máquina em funcionamento. Infelizmente adoeceu antes de poder disputar a natural final internacional que chegaria com naturalidade.

O Artur Jorge e o Mourinho estão nesse Olimpo de treinador do clube porque conseguiram atingir o topo do topo em termos de resultados. E aqui coloco o Mourinho um pouco acima do Artur Jorge porque chegou num momento de imensa instabilidade e levou a cabo uma reformulação do clube.

Depois há treinadores de quem gosto muito e que marcaram uma época como Robson, AVB, e neste grupo coloco o Sérgio Conceição um pouco abaixo dos dois primeiros, na minha opinião, mas acima de outros treinadores como Jesualdo ou Vítor Pereira. Acho que o Sérgio enfrentou o contexto mais difícil da era Pinto da Costa quer em termos financeiros, quer em termos da influência do próprio clube nas centros de poder e decisão do futebol português. Em termos meramente desportivos e a nível nacional, o contexto que o Sérgio Conceição enfrentou é bastante diferente do cenário que os anteriores treinadores enfrentaram. O FC Porto já não tem a influência que tinha nos centros de poder, estando claramente atrás de Benfica e Sporting. O FC Porto já não tem a mesma capacidade de se movimentar no mercado com a mesma habilidade de em anos anteriores. E o FC Porto do Sérgio Conceição enfrentou sempre um contexto em que o Benfica sempre teve maiores orçamentos e maior qualidade individual no seu plantel, além de um Sporting bastante mais bem organizado e estável, algo que era extremamente raro. E face a este contexto, acho que ganhar 50% dos campeonatos, entre outros títulos nacionais, é muito bom na minha modesta opinião.
Interessante.

Do que me lembro, diria

Topo igual ao teu, Pedroto ( sem Pedroto nao havia Porto de PdC ), Mourinho e Artur Jorge.

Abaixo deste trio coloco

- Bobby Robson, futebol espetacular com recursos bem inferiores aos de AVB e muitos outros treinadores.

- AVB/Vitor Pereira ( deve ter sido a dupla tecnica que mais diferenca fez como dupla ). E ambos sairam a perder por se separarem ( desportivamente, financeiramente o VP saiu a ganhar ). Mas acredito que juntos podiam ter feito muito mais, porque se complementavam muito bem, em 2 componentes essenciais do jogo ( Liderar pessoas e treino ).

- Sergio Conceicao, Coloco aqui acima do Jesualdo, apenas porque o contexto em que cada um ganhou foi muito diferente, e bem mais complicado para o Sergio

- Jesualdo Ferreira

- Antonio Oliveira

- Vitor Pereira


A seguir todos os que mal ou bem, atingiram o titulo de campeão Nacional

- Ivic

- Co Adriaanse

- Carlos Alberto Silva

- Fernando Santos ( para mim o pior dos vencedores )

Um penúltimo patamar, para aqueles que ganharam algo importante , e/ou se notou que deram tudo pelo FC Porto

- Victor Fernandez ( ano terrivel para entrar no clube )

- Lopetegui ( Aquele que sera o primeiro treinador completamente entregue a si proprio na defesa do clube, e roubado indecentemente nesse campeonato )

Por fim, as desgraças completas ( aqui é do pior para o melhor )

- A melhor desgraça, Otavio

- A 2a melhor, Peseiro

- Quinito

- Couceiro

- NES

Nao incluo os interinos, Rui Barros, Inacio, Luis Castro, nem cometas ( del Neri ).

E devo estar a esquecer me de alguem, pelo que ainda havera espaco para os Esquecidos.
 
Última edição:

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,245
17,146
Vila Nova de Gaia, 1975
É importante contextualizar. Eu acho que há 3 treinadores no FC Porto que estão acima de todos os outros. Pedroto, Artur Jorge e Mourinho. Pedroto apesar de não ter ganho nenhum título internacional está acima de todos os outros porque foi o 'coarquitecto', juntamente com Pinto da Costa, do FC Porto que viria a dominar o futebol nacional e tornar-se no clube português com mais títulos internacionais. Pedroto idealizou e deu corpo a uma ideia, colocou a máquina em funcionamento. Infelizmente adoeceu antes de poder disputar a natural final internacional que chegaria com naturalidade.

O Artur Jorge e o Mourinho estão nesse Olimpo de treinador do clube porque conseguiram atingir o topo do topo em termos de resultados. E aqui coloco o Mourinho um pouco acima do Artur Jorge porque chegou num momento de imensa instabilidade e levou a cabo uma reformulação do clube.

Depois há treinadores de quem gosto muito e que marcaram uma época como Robson, AVB, e neste grupo coloco o Sérgio Conceição um pouco abaixo dos dois primeiros, na minha opinião, mas acima de outros treinadores como Jesualdo ou Vítor Pereira. Acho que o Sérgio enfrentou o contexto mais difícil da era Pinto da Costa quer em termos financeiros, quer em termos da influência do próprio clube nas centros de poder e decisão do futebol português. Em termos meramente desportivos e a nível nacional, o contexto que o Sérgio Conceição enfrentou é bastante diferente do cenário que os anteriores treinadores enfrentaram. O FC Porto já não tem a influência que tinha nos centros de poder, estando claramente atrás de Benfica e Sporting. O FC Porto já não tem a mesma capacidade de se movimentar no mercado com a mesma habilidade de em anos anteriores. E o FC Porto do Sérgio Conceição enfrentou sempre um contexto em que o Benfica sempre teve maiores orçamentos e maior qualidade individual no seu plantel, além de um Sporting bastante mais bem organizado e estável, algo que era extremamente raro. E face a este contexto, acho que ganhar 50% dos campeonatos, entre outros títulos nacionais, é muito bom na minha modesta opinião.
Quem diria que não divergiriamos assim tanto de opinião.

Eu apenas colocaria o SC no patamar abaixo, no do Jesualdo/VP.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,618
25,141
Conquistas
1
É importante contextualizar. Eu acho que há 3 treinadores no FC Porto que estão acima de todos os outros. Pedroto, Artur Jorge e Mourinho. Pedroto apesar de não ter ganho nenhum título internacional está acima de todos os outros porque foi o 'coarquitecto', juntamente com Pinto da Costa, do FC Porto que viria a dominar o futebol nacional e tornar-se no clube português com mais títulos internacionais. Pedroto idealizou e deu corpo a uma ideia, colocou a máquina em funcionamento. Infelizmente adoeceu antes de poder disputar a natural final internacional que chegaria com naturalidade.

O Artur Jorge e o Mourinho estão nesse Olimpo de treinador do clube porque conseguiram atingir o topo do topo em termos de resultados. E aqui coloco o Mourinho um pouco acima do Artur Jorge porque chegou num momento de imensa instabilidade e levou a cabo uma reformulação do clube.

Depois há treinadores de quem gosto muito e que marcaram uma época como Robson, AVB, e neste grupo coloco o Sérgio Conceição um pouco abaixo dos dois primeiros, na minha opinião, mas acima de outros treinadores como Jesualdo ou Vítor Pereira. Acho que o Sérgio enfrentou o contexto mais difícil da era Pinto da Costa quer em termos financeiros, quer em termos da influência do próprio clube nas centros de poder e decisão do futebol português. Em termos meramente desportivos e a nível nacional, o contexto que o Sérgio Conceição enfrentou é bastante diferente do cenário que os anteriores treinadores enfrentaram. O FC Porto já não tem a influência que tinha nos centros de poder, estando claramente atrás de Benfica e Sporting. O FC Porto já não tem a mesma capacidade de se movimentar no mercado com a mesma habilidade de em anos anteriores. E o FC Porto do Sérgio Conceição enfrentou sempre um contexto em que o Benfica sempre teve maiores orçamentos e maior qualidade individual no seu plantel, além de um Sporting bastante mais bem organizado e estável, algo que era extremamente raro. E face a este contexto, acho que ganhar 50% dos campeonatos, entre outros títulos nacionais, é muito bom na minha modesta opinião.
Sim, o Sergio apanhou com o pior período de Pinto da Costa da história…

É preciso mudar urgentemente
 
  • Like
Reações: Miguelfcp80

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
83,871
191,431
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Teve uma excelente oportunidade em 21/22 de ganhar uma liga Europa. O resto da história é o que se sabe ...
Era diferente se não tinham vendido um dos melhores jogadores do mundo, e o melhor do plantel, nos últimos dias do mercado de Janeiro

Foi uma cagada histórica
Correu bem cá dentro mas também podia ter corrido mal
 

Portista in Sofia

Bancada lateral
29 Agosto 2022
884
1,448
Era diferente se não tinham vendido um dos melhores jogadores do mundo, e o melhor do plantel, nos últimos dias do mercado de Janeiro

Foi uma cagada histórica
Correu bem cá dentro mas também podia ter corrido mal
Não seria diferente não.

E se por acaso fosse isso, só demonstra a mudança de mentalidade efetiva que houve e de forma absolutamente errada. Não foi a perda de qualidade que causou a mudança de mentalidade.

Mas isso é outra história. Ficava facilmente 5 anos sem ganhar um campeonato para ganhar uma liga Europa, forma de falar. Claro que essas 5x vezes teriam que dar acesso à champions, mas vocês percebem a ideia.
 
  • Like
Reações: Miguelfcp80

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,104
9,603
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Era diferente se não tinham vendido um dos melhores jogadores do mundo, e o melhor do plantel, nos últimos dias do mercado de Janeiro

Foi uma cagada histórica
Correu bem cá dentro mas também podia ter corrido mal
Plantel esse que mesmo sem o Diaz dava para atacar a Liga Europa. Aliás, metade daquele 11 cabia no melhor 11 de 10/11.

Foi uma birra histórica, já que o que faltou ali foi atitude para eliminar aquele Lyon.