Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

mantower

Tribuna
31 Julho 2015
4,209
5,072
Conquistas
2
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
Mas estavamos a falar de quê?

É que eu respondi a um post teu que perguntava se o valor de compra do passe nao era um indicador de qualidade.

Agora ja me estas a falar de coisas completamente diferentes.

Mas respondendo a tua questao, acho que ha alguns jogadores que foram boas aquisições e que valorizaram. Podem e nao ter pegado de estaca. Mas isso, mesmo nos anos dourados, nao havia muitos a pegar de estaca. Luchos Gonzalez sao uma excepcao. Lisandro, Falcao, Guarin, etc nao pegaram de estaca, e alcancaram niveis muito elevados.

Quanto a exemplos, e nao percebendo bem o porque dos 4 anos, porque o Sergio esta ca ha mais de 6 anos, temos Diaz, Militao, Filipe, Evanilson, Taremi, Alex Telles, Brahimi, Corona, Uribe, etc

A SAD nao contratou so merda.

Eu se digo que o Sergio nao e responsável pela maioria das mas contratações, tambem nao vou dizer que o é pelas boas.

O que eu digo é que o treinador esta numa posicao complicada na escolha, porque a contratação de jogadores no Porto dos ultimos 10 anos é muito complicada. Mas nao significa que todos os jogadores sao maus.

O problema, nao é falhar. Sempre se falhou, sempre se contrataram flops, ou jogadores que ninguem dava nada por eles e depois foram craques.

O problema é a sobreposicao de interesses aos interesses do FCP. isso é que é impossivel de aceitar, e nao e de todo responsabilidade de nenhum treinador. Seja o Sergio ou qualquer outro.
Os 4 anos foram propositados. Porque de há 4 anos para cá não há um. Um. Óbvio que temos contratações decentes (Taremi, Evanilson, Pepê, Galeno) mas nenhum deles se conseguiu valorizar para o que se podia esperar. Todos os que referes já foram há 5 épocas ou mais.

Volto a dizer o que disse ontem. SC investe demasiado na intensidade dos jogadores e muito pouco na inteligência e é aí que está a grande falha dele a meu ver. Nada contra a intensidade mas não podes contratar só porque é intenso. Um Otávio era intenso. Um Diaz é intenso. Até um Chico é intenso (mal é se não fosse). E são inteligentes e imprevisíveis. Os restantes (Zaidu, Pepê, Galeno) são intensos mas burros. Qualquer pessoa que está a ver o jogo sabe o que vao fazer.

E se eu sei, se qualquer um sabe, os adversários também sabem. E é isso que nos torna uma presa fácil para eles.

Ainda ontem no jogo do Sporting viste uma equipa defensiva mas o Sporting a entrar com tudo várias vezes na área e a criar perigo. Porque tem jogadores que sabem cruzar, jogadores que sabem iludir, jogadores que sabem criar espaços.

E é aqui que o SC falha. E atenção que eu não quero que ele saia (até está no meu avatar). Mas quero que ele melhore e é possível melhorar. Basta começar a dar espaço àqueles que possam não ter tanta intensidade mas que acrescentem algo que falta.
 
Última edição:
  • Like
Reações: grandeFCP

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,260
17,154
Vila Nova de Gaia, 1975
Não é wishfull thinking, whishful thinking é responsabilizar o treinador pelo dinheiro que se gasta, nem ele, nem o Lopetegui nem nenhum treinador tem responsabilidade no dinheiro que se gasta.

Os dossiers de várias dessas contratações são conhecidos.

É só nos lembrarmos que o Mbemba esteve no nosso radar quando ainda estava no Anderlecht, mas só veio anos mais tarde. Nada teve a ver com o Sérgio.

O Militão veio através do processo que referi, gente próxima aos dirigentes, a Pinto da Costa e a Alexandre. Veio através de ligações do Bruno Macedo, ApdC, Pinto da Costa, Ulisses Jorge...

O caso do Diaz foi também muito provavelmente porque chegou à SAD a possibilidade de contratar o jogador, sugerido por algum empresário à SAD, até porque o jogador tinha tudo acertado com o Zenit e à última da hora acabou por chegar ao FC Porto.

O Taremi tinha tudo acertado com o Benfica, só não foi lá parar porque o Jorge Jesus não o quis.

O Pepe parece-me evidente que foi uma oportunidade de negócio, sugerido ao Sérgio e que ninguém ia recusar.
"Não é bem assim.

O Mourinho chegou para substituir o Octávio e foi preparando a época seguinte. Não é verdade que o Mourinho apenas tenha pedido o Derlei. O Mourinho pensou aquela equipa toda, ele próprio já chegou a falar várias vezes sobre isso, sobre a forma como pensaram meticulosamente cada contratação para encaixarem no perfil que pretendiam. O Mourinho trouxe com ele o Nuno Valente, o Derlei e o Tiago do Leiria, pediu o Pedro Emanuel, pediu o regresso do Jorge Costa. Segundo o próprio, o presidente disse-lhe que havia a possibilidade de contratar o Maniche e ele aceitou, e o Paulo Ferreira já estava contratado. O Jankauskas foi pedido do Mourinho porque queria ter uma 2ª opção com um perfil diferente para determinados jogos.

E isso do Jesualdo ou outros treinadores não terem voto na matéria também está bem desfasado da realidade. Havia jogadores que o FC Porto trazia e que nem dava cavaco aos treinadores, contratações mais por interesse dos dirigentes do que da equipa, sempre existiram e continuam a existir. Mas o Jesualdo e outros treinadores eram tidos em consideração e as coisas eram discutidas, só que nessa altura o FC Porto fazia muito melhor uso do seu scouting. Trabalhava antecipadamente e o que chegava ao treinador era uma shortlist de potenciais reforços, tudo filtrado e com a informação detalhada e o treinador tinha a palavra. Aliás, no tempo do Co Adriaanse o FC Porto esteve imenso tempo a negociar o Hesselink e o Kronkamp. Falhamos a contratação dos dois. O primeiro acabou no Celtic e o segundo no Liverpool. Nesse mesmo ano trouxemos o Tarik Sektioui e o Sonkaya que foram pedidos do treinador.

Até mesmo quando o Couceiro esteve por cá em 2005, acabamos por contratar o Jorginho ao Setubal por indicação sua e o Sandro que também era jogador dele no Setubal acabou por não vir porque ele não continuou. Com a saída dele quisemos apenas o Jorginho.

Com o Jesualdo trouxemos o Diogo Valente e o Kazmierczak com ele tinha estado na pré-época que fez no Boavista, o Linz esteve com pé e meio cá e namoramos durante imenso tempo o Andrés Madrid que o Jesualdo tinha treinado no Braga, mas acabou por vir por empréstimo muito depois numa fase já descendente da sua carreira.

Não há um FC Porto antes e depois de Lopetegui.

O FC Porto de 2014/2015 é um FC Porto diferente de antes e depois, aquilo que se fez foi uma excepção. De resto há um FC Porto antes e depois da proibição das TPO e um FC Porto antes e depois da deterioração da sua condição financeira que começou com a saída do Dr. Angelino.

A realidade é muito mais matizada."
 
  • Like
Reações: grandeFCP
H

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,260
17,154
Vila Nova de Gaia, 1975
Portanto, são estes os culpados dos contínuos desastres em termos de contratações.

Eu acho estranho é o Conceição, tendo a personalidade que tem, estar há quase 7 anos a dizer só ok ao que lhe sugerem os Alexandres e os Pinhos, etc. Acho estranho não ter um papel mais ativo na pesquisa e escolha de jogadores.

Segundo esse processo ele limita-se a ter um papel passivo. Num dos momentos mais importantes da construção dos plantéis.

Parece-me poucochinho para a importância que ele acumulou no clube.

Mas hey, se calhar é mesmo assim. Só ele poderá saber...
Só no Moutinho é que não foi passivo. Aí não....

Santa paciência.

Alguém que tenha a coragem de lhe perguntar isso numa conferência de imprensa:

"Sente-se injustiçado por ser criticado pelo futebol praticado por uma equipa que não foi escolhida por si, mas pela SAD?"

"Sente-se injustiçado por não ter voto na matéria quanto à constituição do plantel, as compras e as vendas?"

"Sente-se traído por Pinto da Costa e restante estrutura?"
 

Portista in Sofia

Bancada lateral
29 Agosto 2022
884
1,448
SAD e treinador estão bem um para o outro, essa é a conclusão que tiro, 80M no lixo, o clube a se afundar cada vez mais financeiramente mas que se lixe, quem vier a seguir que resolva.
 
  • Like
Reações: Flames

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,445
"Não é bem assim.

O Mourinho chegou para substituir o Octávio e foi preparando a época seguinte. Não é verdade que o Mourinho apenas tenha pedido o Derlei. O Mourinho pensou aquela equipa toda, ele próprio já chegou a falar várias vezes sobre isso, sobre a forma como pensaram meticulosamente cada contratação para encaixarem no perfil que pretendiam. O Mourinho trouxe com ele o Nuno Valente, o Derlei e o Tiago do Leiria, pediu o Pedro Emanuel, pediu o regresso do Jorge Costa. Segundo o próprio, o presidente disse-lhe que havia a possibilidade de contratar o Maniche e ele aceitou, e o Paulo Ferreira já estava contratado. O Jankauskas foi pedido do Mourinho porque queria ter uma 2ª opção com um perfil diferente para determinados jogos.

E isso do Jesualdo ou outros treinadores não terem voto na matéria também está bem desfasado da realidade. Havia jogadores que o FC Porto trazia e que nem dava cavaco aos treinadores, contratações mais por interesse dos dirigentes do que da equipa, sempre existiram e continuam a existir. Mas o Jesualdo e outros treinadores eram tidos em consideração e as coisas eram discutidas, só que nessa altura o FC Porto fazia muito melhor uso do seu scouting. Trabalhava antecipadamente e o que chegava ao treinador era uma shortlist de potenciais reforços, tudo filtrado e com a informação detalhada e o treinador tinha a palavra. Aliás, no tempo do Co Adriaanse o FC Porto esteve imenso tempo a negociar o Hesselink e o Kronkamp. Falhamos a contratação dos dois. O primeiro acabou no Celtic e o segundo no Liverpool. Nesse mesmo ano trouxemos o Tarik Sektioui e o Sonkaya que foram pedidos do treinador.

Até mesmo quando o Couceiro esteve por cá em 2005, acabamos por contratar o Jorginho ao Setubal por indicação sua e o Sandro que também era jogador dele no Setubal acabou por não vir porque ele não continuou. Com a saída dele quisemos apenas o Jorginho.

Com o Jesualdo trouxemos o Diogo Valente e o Kazmierczak com ele tinha estado na pré-época que fez no Boavista, o Linz esteve com pé e meio cá e namoramos durante imenso tempo o Andrés Madrid que o Jesualdo tinha treinado no Braga, mas acabou por vir por empréstimo muito depois numa fase já descendente da sua carreira.

Não há um FC Porto antes e depois de Lopetegui.

O FC Porto de 2014/2015 é um FC Porto diferente de antes e depois, aquilo que se fez foi uma excepção. De resto há um FC Porto antes e depois da proibição das TPO e um FC Porto antes e depois da deterioração da sua condição financeira que começou com a saída do Dr. Angelino.

A realidade é muito mais matizada."
E isso é contraditório?

A relação Antero - Simonian trouxe Lucho, Lisandro, Bolatti, Tomás Costa, Lucas Mareque e outros quantos argentinos, por exemplo. A relação Pinto da Costa - D'Onofrio trouxe diversos jogadores, inlcluindo Mangala e Defour. A relação com Pini Zahavi trouxe James Rodriguez, Falcao... nessa altura, Nélio Lucas trabalhava com Pini Zahavi e mais tarde, através da Doyen, o Nélio Lucas colocou vários jogadores no FC Porto. E há muitos mais casos, de relações com com o Bertolucci, o Kia, etc... que meteram outros jogadores no FC Porto.

No meu comentário estão exemplos de jogadores que foram pedidos por treinadores, mas representam uma minoria dos negócios que fizeram ao longo destas últimas décadas.
 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
83,867
191,344
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Então mas somos esse clube ou não? É que se somos, então Pinto da Costa tem de continuar. Eu acho que não somos e por isso é fundamental que o ciclo Pinto da Costa se encerre nas próximas eleições.
Temos que acreditar no presidente, esperando que este treinador saía e o presidente tenha a chance de gerir o clube como quer 🙏
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,260
17,154
Vila Nova de Gaia, 1975
Ok. Então não terias escrito alguns, mas sim um. Ao escreveres alguns estás a falar no plural e dá logo para outras interpretações que na minha opinião não são correctas.

Eu acho que todos, excepto esse que falas, tem criticado SC mas também tem criticado PdC e não é pouco.

PdC e SC são os homens fortes do futebol e dão responsáveis por aquilo que se faz de bem feito, mas também são responsáveis por aquilo de que menos bem se faz. E nem poderia ser de outra forma. É assim que funciona numa organização.

Mas pronto está esclarecido e que seja possível haver mudanças em Abril. E que se começa bem o ano a todos níveis.
Pior. Nem o nomeia. Deixa no ar...

O objetivo é sempre o mesmo. Afastar toda e qualquer crítica ao rei sol (dele).
 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,445
Tem que haver limpeza de alto a baixo, treinador incluído. Ciclo mais do que finito para ambos.
Isso é uma questão para quem for eleito. O AVB sempre se derreteu em elogios ao Sérgio Conceição, mas não me parece que o Sérgio vá continuar. Acho que se vai encerrar o ciclo do Sérgio no FC Porto, mesmo que Pinto da Costa continue.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,260
17,154
Vila Nova de Gaia, 1975
E isso é contraditório?

A relação Antero - Simonian trouxe Lucho, Lisandro, Bolatti, Tomás Costa, Lucas Mareque e outros quantos argentinos, por exemplo. A relação Pinto da Costa - D'Onofrio trouxe diversos jogadores, inlcluindo Mangala e Defour. A relação com Pini Zahavi trouxe James Rodriguez, Falcao... nessa altura, Nélio Lucas trabalhava com Pini Zahavi e mais tarde, através da Doyen, o Nélio Lucas colocou vários jogadores no FC Porto. E há muitos mais casos, de relações com com o Bertolucci, o Kia, etc... que meteram outros jogadores no FC Porto.

No meu comentário estão exemplos de jogadores que foram pedidos por treinadores, mas representam uma minoria dos negócios que fizeram ao longo destas últimas décadas.
É.

O Porto tem e sempre teve o treinador envolvido no processo de decisão. Na definição do plantel. Nas aquisições efetuadas.

Até com treinadores acabados de chegar e com pouco estatuto.

A conversa do quem sugeriu primeiro é uma valente treta, até porque não consegues sequer saber fielmente quem o fez. Apenas o depreendes das ligações com os empresários ou de serem ex-jogadores. E não faltam jogadores dos mesmos empresários ou de clubes anteriores do treinador que não vieram, como não faltam jogadores que vieram e não tem qualquer dessas ligações.

MAs nem é relevante. É apenas mais uma desculpa.

Se eu te contratar para chefiar um departamento de uma empresa, tu me disseres que precisas de um funcionário qualificado numa determinada área e eu te apresentar o currículo de uma determinada pessoa, ficas desresponsabilizado pelo trabalho que esse funcionário apresentar porque eu tu apresentei/sugeri? Se ele se revelar um mau funcionário ou tiver qualificações desadequadas para o que tu pretendias para o departamento e, com isso, apresentares resultados fracos, vais lavar as mãos como Pilatos porque eu é que te dei o currículo do funcionário?
 
  • Like
Reações: Gatão1983

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
83,867
191,344
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Isso é uma questão para quem for eleito. O AVB sempre se derreteu em elogios ao Sérgio Conceição, mas não me parece que o Sérgio vá continuar. Acho que se vai encerrar o ciclo do Sérgio no FC Porto, mesmo que Pinto da Costa continue.
Imagino PdC a escolher um treinador com dedo do Xano e do Pinho
Entusiasmante

Mas nunca se sabe, um relógio parado está certo 2 vezes ao dia, embora PdC, atualmente, esteja mais perto de relógio sem ponteiros do que relógio parado
 

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,341
10,986
Isso é uma questão para quem for eleito. O AVB sempre se derreteu em elogios ao Sérgio Conceição, mas não me parece que o Sérgio vá continuar. Acho que se vai encerrar o ciclo do Sérgio no FC Porto, mesmo que Pinto da Costa continue.
Evidentemente que o AVB deve ter um discurso positivo a respeito do Sérgio porque, a ser eleito, será em Abril.

Outra coisa é o que pode pensar no final da época.

De todas as maneiras os sócios sabem que na perspectiva da actual direcção não há projecto nenhum e que a nível de narrativa estão completamente dependentes do Sérgio, porque se não fosse por ele possivelmente já nem estariam nos cargos.
 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,445
Um dos primeiros pedidos do Sérgio Conceição foi o Valentin Rongier se bem se lembram, tentou trazê-lo quando veio e nas épocas seguintes. Acabou por ir para o Marselha por 13M€ em 2019.


Outro dos principais desejos do Sérgio Conceição foi o Bissouma que acabou no Brighton e hoje é titular do Tottenham. A SAD "fez um esforço", mas não dava porque do outro lado não estava o Salvador, o Theodoro, nem o empresário do Bissouma era conhecido da SAD.

 
  • Like
Reações: fjpfcp

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
7,272
10,877
O desnorte continua..o ridículo chegou ao ponto de serem classificados de pintistas aqueles que mais criticam o estado actual da navegação.. lindo.

Mas a parte mais hilariante é mesmo assistir ao diálogo cheio de pujança e risadas entre a maior Conceiçãonete do momento a falar de pintistas....com o maior pintista do fórum hehe.. é magnífico LOL.
 

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
31,881
58,745
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Hulk
Os 4 anos foram propositados. Porque de há 4 anos para cá não há um. Um. Óbvio que temos contratações decentes (Taremi, Evanilson, Pepê, Galeno) mas nenhum deles se conseguiu valorizar para o que se podia esperar. Todos os que referes já foram há 4 épocas ou mais.

Volto a dizer o que disse ontem. SC investe demasiado na intensidade dos jogadores e muito pouco na inteligência e é aí que está a grande falha dele a meu ver. Nada contra a intensidade mas não podes contratar só porque é intenso. Um Otávio era intenso. Um Diaz é intenso. Até um Chico é intenso (mal é se não fosse). E são inteligentes e imprevisíveis. Os restantes (Zaidu, Pepê, Galeno) são intensos mas burros. Qualquer pessoa que está a ver o jogo sabe o que vao fazer.

E se eu sei, se qualquer um sabe, os adversários também sabem. E é isso que nos torna uma presa fácil para eles.

Ainda ontem no jogo do Sporting viste uma equipa defensiva mas o Sporting a entrar com tudo várias vezes na área e a criar perigo. Porque tem jogadores que sabem cruzar, jogadores que sabem iludir, jogadores que sabem criar espaços.

E é aqui que o SC falha. E atenção que eu não quero que ele saia (até está no meu avatar). Mas quero que ele melhore e é possível melhorar. Basta começar a dar espaço àqueles que possam não ter tanta intensidade mas que acrescentem algo que falta.
Um dos problemas do Sergio Conceicao é apostar num modelo de jogo que exige muito fisicamente dos jogadores.

E jogadores com qualidade tecnica, virtuosismo e simultaneamente grande disponibilidade para correr sem bola, nao ha aos pontapés.

Acho dificil o treinador abdicar da pressao alta, e nao me parece possivel ter jogadores na equipa que nao facam bem essa pressao, mesmo que noutros momentos de jogo possam aportar algo mais.

E sim, é uma falha de um treinador, ter apenas um modelo de jogo, ou assentar varios modelos de jogo numa permissa de pressão alta.

Depois ha outros problemas no plantel que nao estao relacionados com isso. Os maiores de todos, para mim, sao

1- Falta de bons marcadores de bolas paradas. Quando tinhamos o Telles e o Oliveira, o Sergio era um Mestre das bolas paradas. Agora as nossas bolas paradas estudadas sao do mais ridiculo que se ve, e bolas directas a area, so o Chico parece ser capaz de cruzar bolas tensas.

2- A lateral esquerda, e va la que o Wendell subiu um pouco o nivel.

E nunca pensei que estas 2 questoes nao fossem acauteladas no mercado.

Juntas a isso a incapacidade de substituir Otavio ( que seria preciso um milagre ), e a adaptação de Varela ( ainda longe de Uribe ), um Taremi em quebra ( e nao tem sido assim tao mau como pintam ), e a lesao do melhor defesa central para o resto da epoca

Nao esta a ser facil para ninguem, certamente.
 

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
11,749
17,720
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Se um gajo tem fome e lhe dão 4 pratos de merda à escolha, vai ser preciso escolher algum

Pronto, até queria uma francesinha mas como a pescada cozida
Efetivamente escolhi a pescada cozida, entre as opções

Há jogadores que são francesinhas e outros são pescada cozida
O melhor é quando liga para as televisões a elogiar os pratos de merda que lhe são servidos.

O treinador não é responsável pelas contratações, não tem culpa de a equipa jogar mal, não tem culpa de não colocar os reforços a jogar.

Se calhar o treinador é um Zé Peseiro com mais nome e é um pau mandado do presidente.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,260
17,154
Vila Nova de Gaia, 1975
O mais caricato é que os mais acérrimos defensores do SC, para tentar impedir qualquer tipo de crítica, lançam a cartada de que quem critica quer defender o PdC.

Isto num fórum onde, tirando um ou outro eclipsado, a esmagadora maioria dos foristas é, ao dia de hoje, anti-SAD e anti-PdC ou, no mínimo dos mínimos, defensora inabalável da substituição total da estrutura que nos governa, presidente incluido.

"Quem nos dera" que as eleições de abril fossem decididas apenas entre membros do fórum. Era sinal que a mudança estava mais do que garantida!
 

mantower

Tribuna
31 Julho 2015
4,209
5,072
Conquistas
2
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
Um dos problemas do Sergio Conceicao é apostar num modelo de jogo que exige muito fisicamente dos jogadores.

E jogadores com qualidade tecnica, virtuosismo e simultaneamente grande disponibilidade para correr sem bola, nao ha aos pontapés.

Acho dificil o treinador abdicar da pressao alta, e nao me parece possivel ter jogadores na equipa que nao facam bem essa pressao, mesmo que noutros momentos de jogo possam aportar algo mais.

E sim, é uma falha de um treinador, ter apenas um modelo de jogo, ou assentar varios modelos de jogo numa permissa de pressão alta.

Depois ha outros problemas no plantel que nao estao relacionados com isso. Os maiores de todos, para mim, sao

1- Falta de bons marcadores de bolas paradas. Quando tinhamos o Telles e o Oliveira, o Sergio era um Mestre das bolas paradas. Agora as nossas bolas paradas estudadas sao do mais ridiculo que se ve, e bolas directas a area, so o Chico parece ser capaz de cruzar bolas tensas.

2- A lateral esquerda, e va la que o Wendell subiu um pouco o nivel.

E nunca pensei que estas 2 questoes nao fossem acauteladas no mercado.

Juntas a isso a incapacidade de substituir Otavio ( que seria preciso um milagre ), e a adaptação de Varela ( ainda longe de Uribe ), um Taremi em quebra ( e nao tem sido assim tao mau como pintam ), e a lesao do melhor defesa central para o resto da epoca

Nao esta a ser facil para ninguem, certamente.
Acho que concordamos que os problemas são muitos. O que está a criar ruído neste tópico é a definição de onde eles vêm. Para mim uns são por culpa da SAD, outros por culpa do treinador. E nem um lado nem o outro parecem aceitar que estão no caminho errado... O que, apesar de terem as suas virtudes (não digo o contrário), impede a equipa e o clube de evoluir para o patamar que se exige.