Em termos de futebol há muitas coisas que me estão a preocupar e que resumo abaixo. Mas, como portista e enquanto estivermos na luta pelo título manterei sempre a confiança.
1) as contratações feitas nestes últimos anos têm sido um fracasso, o que está a desvalorizar imenso o plantel. Dos últimos 2 anos e até ver só se aproveita mesmo o Varela e, sejamos sinceros, é bom mas não faz esquecer Uribe. Acredito que o Chico possa fazer a diferença (falarei dele mais à frente) mas SC não parece querer apostar nele a 100% (só para entrar nas segundas partes)
E nem sequer é verdadeiramente nosso.
Em rigor total, se de repente e por obra do acaso, recebessemos uma proposta por cada jogador que iniciou o jogo ontem, quanto receberiamos? Dizimavamos o plantel e fazíamos o quê? 200 milhões? Que impacto teria isso nas contas? Colocava os capitais positivos (não muito) e não permitia sequer reduzir o passivo a metade (se calhar 1/3). Isto é incrivelmente preocupante.
2) Sérgio tem um modelo de intensidade. Facto que não adianta tentar mudar, é a sua visão e já fez dalguns jogadores campeões que na verdade nunca passariam dum Famalicão ou, no limite, dum Vitória. O que me choca aqui é que queira apostar em jogadores intensos mas que são burros que nem uma porta. Quando tínhamos Otávio ou Vitinha ainda dava para disfarçar porque esses tinham inteligência para dar e vender aos outros. Mas este ano não temos um único inteligente em campo. Pelo contrário, eles tentam ser tão inteligentes e surpreender que acabam por enganar os próprios colegas e perdemos lances de forma totalmente absurda.
Vejamos, por exemplo, o Grujic. Quantas faltas absurdas já fez, incluindo dentro da área? Ainda ontem arriscou um penalty no último minuto completamente desnecessário. Num lance igual a outro que deu penalty há meia dúzia de dias e cometido por quem? Por ele. Seria de esperar que aprendesse com o erro.
Óbvio que se marcasse aquele penalty seria mais um roubo de igreja considerando que não marcou 2 mais claros a nosso favor. Mas que ele empurra o jogador não há dúvida.
3) Só Chico tem visão de baliza. É o único jogador que quando pega na bola sabemos que é para entrar pela área dentro ou para rematar (com as devidas distâncias, como era com Luís Diaz). Galeno podia ser exatamente igual mas, não sei porquê, teima sempre em arrancar forte mas chega a meio e, invariavelmente, trava e para-se um ataque. Logo num jogador que é explosivo e que pode criar vários lances de perigo se levar o ataque até ao fim. Será medo de levar um troço e lesionar-se?
4) Ainda ontem no flash, Sérgio disse que o foco é saber atacar bem mas estar atento ao aspeto defensivo. Serei o único a achar que jogamos exatamente no inverso? Parece que não sabemos atacar e, quando defendemos, é um ai Jesus? Ainda ontem não chocava ninguém se tivéssemos sofrido um golo naquela buja que o Chaves manda e que o Diogo defende para canto. A meu ver, tem tudo a ver com o fraco meio campo. Fraco no sentido que temos apenas 2 jogadores a fazer esse papel e em que nenhum é diferenciador.
Em conclusão, já disse aqui que a minha previsão é que este ano não ganharmos absolutamente nada (pensamento racional). Não é o que quero, claro, e sim, festejarei se ganharmos porque, como disse acima, num pensamento emocional, acredito sempre que é possível. Mas estes fatores que elenquei acima levam me a estar muito cético para o que aí vem.