o treinador não tem é a capacidade de se re-inventar, ao longo dos anos o sistema anda sempre à volta do mesmo, os jogadores chegam e independentemente das carateristicas, tem que encaixar, e não o contrário. O que tem acontecido é que mais de metade dos jogadores contratados não tem carateristicas para jogar no nosso sistema.
Exemplo: A maioria dos médios não têm por hábito a jogar com duplo pivot, vêm quase todos de sistemas de 3 médios, inclusive o Varela que não estava habituado a jogar com ninguém ao lado. O Sérgio invés de adaptar o meio campo para aproveitar os jogadores que tem (nós temos quantos médios mesmo 8-9?) tenta re-inventar os jogadores tirando-o das zonas confortáveis para tentar mais uma vez re-inventar a roda, depois passamos meses a penar porque os jogadores não estão adaptados aquelas posições. Não consigo entender tendo em conta as nossas soluções de meio campo porquê que um 4-3-3 ou um 4-5-1 não são opção, ou se calhar percebo, há vacas sagradas (Taremi) que têm que jogar sempre e num sistema assim tinha que bancar.
Outro exemplo gritante é o Carmo que é um central lento e já era sabido e que vinha habituado a jogar num sistema de 3 centrais onde essa lentidão não causa tantos problemas. Invés de lhe proporcionarmos um sistema confortável para ele (e acho que 20 milhões justificam) pegamos nesses 20 milhões espetamos no banco à espera sei lá, que ele vire o Bolt ou isso... Desde que o Carmo chegou que vi que tínhamos um plantel ideal para jogar com 5 defesas, Pepê/João Mário na direita, 3 centrais (e Zaidu podia ser um deles também), Wendell/Galeno na esquerda, mas por algum motivo isto só foi testado assim do nada contra o Estrela da Amadora e durou uns 10 minutos que o Marcano saiu logo lesionado
Depois sempre que ele muda a tática é isso, ele testa durante um jogo, corre mal, e volta ao mesmo. A falta de planos alternativos e capacidade de adaptação aos jogadores para mim é o maior defeito do Conceição. Até o Guardiola apesar de manter o seu estilo de jogo de certa forma adapta o seu jogo aos jogadores que tem, bastava ver que no Barcelona ele tinha o Messi a avançado centro e agora tem o Haaland que nada tem a ver. Eu acho sinceramente se o Conceição tivesse um jogador como o Messi nas mãos, o metia a comer bancada até o gajo ser corrido do clube a custo 0.