“AS 5+1 MELHORES DECISÕES DE PINTO DA COSTA COMO PRESIDENTE:
1ª Contratar e dar todo o poder de decisão a Pedroto. Perceber que ainda não se sabe tudo sobre futebol e que há alguém mais conhecedor ao seu lado, é de líder.
2ª Contratar Robson: contratar um homem que tinha sido despedido de um rival, com currículo, mas já idoso, para substituir um treinador despedido de um rival, com currículo, mas já idoso, é de homem. E com esta decisão se lançou a semente para o penta.
3º Contratar Jardel: Eu tenho para mim que um grande treinador estará sempre acima de um grande jogador, a não ser que este se chame Jardel em 90s.
Jardel deu o único título, num campeonato longo, a Fernando Santos e Boloni. Isto é uma proeza só igualável à sua contratação por Pinto da Costa.
4º Contratação de Mourinho:
O Benfica teve-o e a sua direção livrou-se dele.
O Sporting teve-o, ainda que por breves horas, e os seus adeptos livraram-se dele.
E Pinto da Costa, que confessou que só o contratou porque Fernando Santos lhe deu uma nega para o seu retorno, teve o mérito de não se ter livrado dele. O resto é história.
5º Conceição:
Preteriu-o por Peseiro, é certo, mas a história lembra-se mais do sucesso que do seu contrário, e a história de Conceição é de sucesso.
Mas o sucesso de um treinador, tal como o insucesso, é partilhada em igual conta com quem o contratou.
5+1=
![Infinity :infinity: ♾️](https://cdn.jsdelivr.net/gh/joypixels/emoji-assets@5.0/png/64/267e.png)
: Aquela que seria, a acontecer, a decisão que salvaguardaria e blindaria o seu legado para sempre: não se recandidatar.
Perceber que a sua gestão não está a resultar.
Perceber que já não está no melhor das suas faculdades.
Perceber que está a colocar o Porto a caminho do precipício.
E sair pelo seu próprio pé, seria o último ato de uma figura ímpar na história do clube, e aquele que o catapultaria para condição divina à prova do tempo no Universo portista.
Já o contrário, coloca em perigo o seu legado, porque os sócios não perceberão como é que alguém que se diz portista tenha hipotecado todas as verbas futuras para se perpetuar no cargo e assim afundar o clube na indigência financeira.”
FUTEBOL SEM TRETAS