Política Nacional

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
N existem animais políticos no bom sentido da palavra! Não mesmo!
Se tiverem boas intenções e sejam competentes existem. No meu ponto de vista. Cunhal, Soares, Sá Carneiro o próprio Eanes a quem o país deve muito. Todos eles úteis ao país. Outras gerações outro contexto sendo aqui mais estruturalista.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,025
14,027
No tempo do Coelho as coisas estavam más em Portugal e agora estão piores para uns melhores para outros, e na altura muita gente emigrou tal como agora emigra, a diferença é que o Coelho fez questão de vir dizer isso e o Costa não, e isto é só um exemplo de muitos em que o Coelho parecia um velho avarento que parecia que tinha prazer no que se estava a passar.
Já não é a primeira vez que leio isso por aqui e, percebendo o que querem dizer..também convém ter alguma memoria..

O que eu já tinha dito ao neiva, o "mal" do PPC também não foi só o contexto ter sido contra ele, não ser bom comunicador, etc, também não se queira pintar o quadro "apenas" com isso.

É preciso também lembrar que ele justificou o facto de não serem tomadas algumas medidas porque a economia/as empresas não aguentavam; lembro-me perfeitamente nessa altura da ala politica dele dizer ao país que, por exemplo, o salario mínimo não podia aumentar porque as pequenas empresas não aguentavam (quantas vezes já foi aumentado depois disso ?), a frase que ficou para a historia "vem aí o diabo", sobre as politicas de expansão/devolução de rendimentos que o Costa propunha que resultariam no descalabro das contas/finanças do Estado e que iriamos por aí abaixo outra vez, etc etc.

O que, como é sabido, acabou por não se concretizar, pelo contrario, o governo da geringonça depois começa adoptar politicas de reposição de rendimentos e, também tendo sorte com a conjuntura externa, conseguem o primeiro super avide do país, provavelmente desde o tempo da ditadura.

O pior para o PPC, justa ou injustamente repito, foi boa parte da população ter ficado/sentido na pele, que era possível ter dado a volta à situação/ter ultrapassado aquele período de resgate, tomando outras medidas ou, pelo menos, não indo "tao a fundo" nas mesmas sobre alguns sectores da sociedade, e enquanto a memoria disso durar..

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,044
46,994
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Já não é a primeira vez que leio isso por aqui e, percebendo o que querem dizer..também convém ter alguma memoria..

O que eu já tinha dito ao neiva, o "mal" do PPC também não foi só o contexto ter sido contra ele, não ser bom comunicador, etc, também não se queira pintar o quadro "apenas" com isso.

É preciso também lembrar que ele justificou o facto de não serem tomadas algumas medidas porque a economia/as empresas não aguentavam; lembro-me perfeitamente nessa altura da ala politica dele dizer ao país que, por exemplo, o salario mínimo não podia aumentar porque as pequenas empresas não aguentavam (quantas vezes já foi aumentado depois disso ?), a frase que ficou para a historia "vem aí o diabo", sobre as politicas de expansão/devolução de rendimentos que o Costa propunha que resultariam no descalabro das contas/finanças do Estado e que iriamos por aí abaixo outra vez, etc etc.

O que, como é sabido, acabou por não se concretizar, pelo contrario, o governo da geringonça depois começa adoptar politicas de reposição de rendimentos e, também tendo sorte com a conjuntura externa, conseguem o primeiro super avide do país, provavelmente desde o tempo da ditadura.

O pior para o PPC, justa ou injustamente repito, foi boa parte da população ter ficado/sentido na pele, que era possível ter dado a volta à situação/ter ultrapassado aquele período de resgate, tomando outras medidas ou, pelo menos, não indo "tao a fundo" nas mesmas sobre alguns sectores da sociedade, e enquanto a memoria disso durar..
Bastava não teres cortado parte do meu comentário e percebias que o que escreveste não faz sentido..

Dragon Lonis

Bancada central
19 Julho 2006
1,839
1,166
Não percebi.

Como é que propões que o PSD faça passar o orçamento de estado de 2025 em minoria? Caso o PS+BE+PCP+Livre tenham mais de metade dos deputados na Assembleia, o orçamento é chumbado porque votam todos contra. Mesmo admitindo que o PAN se possa abster, eles só terão 1 ou 2 deputados no máximo. Logo o PSD não governa coisa nenhuma.

Nos 50 anos de democracia que referes, nunca um partido governou "em minoria". Governou sempre com acordos parlamentares. O PS de Mário Soares governou com o CDS de Freitas do Amaral até o acordo ser rompido, e mais tarde governou em bloco central após a maioria absoluta de Sá Carneiro. Cavaco Silva governou com apoio do CDS e do partido de Ramalho Eanes antes de ter maioria absoluta nas eleições seguintes. O Guterres precisou de apoio de um deputado do CDS precisamente porque ficou a um deputado da maioria absoluta. E por fim o Passos Coelho governou com o CDS de Paulo Portas.
(...)
O Cavaco governou em minoria sim. Não tinha nenhuma acordo nem com o CDS nem com o PRD. O Guterres também governou em minoria, o acordo com o deputado limiano foi já a meio da legislatura. O Governo e os orçamentos passaram com as abstenções do PS e do PSD, respetivamente.

"Como é que propões que o PSD faça passar o orçamento de estado de 2025 em minoria? Caso o PS+BE+PCP+Livre tenham mais de metade dos deputados na Assembleia (...)". Claro que neste caso, se o PS não se abstiver, o PSD não governa. Mas o Chega é capaz de eleger deputados suficientes para que nem PS+BE+PCP nem PSD+CDS+IL tenham maioria absoluta. Neste caso, para o PSD governar não precisa de fazer acordos nem com o PS nem com o Chega, só lhe resta esperar a abstenção de um ou outro. Caso todos votem contra, o país não seria governável, e nesse caso o ónus da ingovernabilidade ficaria com esses partidos, com consequências nefastas para estes nas eleições seguintes (como aconteceu com o PRD, por exemplo).

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
15,511
24,938
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Então o PS andou estes dois anos a gozar com Policias, Médicos e Professores, será que a espinha vai torcer e nesta fase de campanha afinal os "acordos" são fáceis de fazer e vão ter todos o que pretendem?
Estou ansioso para ver esta parte das eleições, em que há gente que realmente acredita que vão ceder às exigências depois de andarem a gozar com a cara deles durante mais de um ano, no caso dos professores e os médicos para lá caminha.
Como sempre, a chave das eleições está nas reformas...o que não faltam são velhinhos para votar, mas o Chega terá uma cartada muito forte na Imigração, assim como no ataque ao que têm sido os últimos presidentes do PS, pessoas muito sérias de um partido muito sério.
Quem acha que o Chega terá menos de 20% nas eleições...que se comece a mentalizar que são claramente o partido com mais potencial de crescimento nestes 5 meses de campanha e o erro será continuar a ignorar esta malta.

• Like
Reações: Bitaites

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Vamos aguardar pelos próximos dias (talvez meses) para ver que acusação vai sair por parte do Ministério Público relativamente ao ex Primeiro Ministro António Costa.

É que parece-me que isto vai dar em nada. Ou melhor, já deu, a sua demissão.

De resto dará no habitual aproveitamento político e no linchamento público como recentemente o caso das buscas á casa do Rui Rio por parte do ministério público e depois caput, nada.

Causar a demissão de alguém (seja ele quem for) e a sua acusação pública através da passagem cá para fora através dos meios de comunicação social, com base em "o nome do Costa aparece nas escutas" é algo extremamente rebuscado e para não dizer, perigoso. É que nem escutas do próprio António Costa há, o que revela aqui uma dose de "achismo" ao criar um enredo por parte da acusação.

Mas vamos ver. O que eu sei é que até agora, é uma mão cheia de nada com outra com coisa nenhuma. Não admira que haja quem já quem diga que se for "isto", vão rolar cabeças no Ministério Público.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk

9 Março 2012
3,583
4,107
Conquistas
1
44
chaves
  • Alfredo Quintana

Continua a gozar. O teu dia vai chegar. Se alguém te abordasse na rua e te enfiasse dois bofardos para mim era uma alegria.
Demissao?

Mas andamos todos a nanar?

Ou a brincar?

E depois a imunidadezinha? Quem a garante ao linhas? Tu? Eu?

É tão bom ser lapa em cima da imunidadezinha…

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,329
12,343
Esmoriz
O caso da Câmara de Espinho chamuscar o PSD?
É evidente que ficam mal na fotografia, mas é irrelevante à beira dos casos que têm assolado o PS.

Assim como, por exemplo, nunca mais ninguém vai falar do vice da CM Gaia que também está preso por favores financeiros. São casos de importância menor, quando temos ministros arguidos.
A questão é que o Montenegro é de Espinho, muito próximo das pessoas que foram apanhadas e ainda tem que explicar de onde veio o dinheiro para a moradia de 800 metros quadrados e seis pisos que construiu a 100 metros da praia.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,008
28,034
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
A questão é que o Montenegro é de Espinho, muito próximo das pessoas que foram apanhadas e ainda tem que explicar de onde veio o dinheiro para a moradia de 800 metros quadrados e seis pisos que construiu a 100 metros da praia.
Isso é verdade.
Ainda ontem estava a falar com uns amigos e a dizer justamente isso. Que o PS tem uma série de gente queimada, mas o Montenegro também já tem uma série de insinuações sobre a proveniência do dinheiro para a moradia que construiu.
Ele não se alongou em explicações mas isto mais dia menos dia volta à berlinda.

hadeskabir

Tribuna
29 Abril 2019
3,367
4,340
Estar na vida pública e ter opinião própria tem custos elevados. Como mulher e como pessoa jamais permitirei que me silenciem ou que silenciem ou deitem sobre as mulheres uma burka de invisibilidade. Tenho aguentado em silêncio chorrilhos de ofensas, nunca contra as minhas ideias ou argumentos, sempre contra a minha pessoa e o meu aspecto físico. Há dias em dói, dói muito. E dói porque sei as horas que trabalho, leio, estudo e porque tenho um percurso feito a pulso num mundo de homens. Ver a minha voz “desqualificada” ou “memorizada” porque sou mulher não é uma tentativa de diminuir só a mim mas a todas as mulheres com coragem de ter opinião e de a expressar. Nunca me viram aqui uma palavra ou em lado algum em relação a este homem. Mantive a postura e silêncio. Só que também sou humana. Se me orgulho de ter atirado com água a um misógino ? Não orgulho. Mas depois de ter ouvido o que ouvi e depois de ter aguentado tanto, tanto, sou humana.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,655
5,655

Não esquecer que foi ele que deu o primeiro passo para a reposição da subvenção vitalícia dos políticos, enquanto cortava ordenados e os subsídios de Natal e de férias aos portugueses.

Já tinha saudades do gang "Deus no céu, Passos Coelho na Terra". 💙

Cheue

12 Maio 2016
24,652
39,315
Conquistas
7
109
Em agosto de 2019, a dois meses de conquistar um lugar de deputado na Assembleia da República pelo partido recém-formado, a cerca sanitária de André Ventura ao PSD era rígida. Tanto que, no Facebook, o líder do partido pedia que o "internassem" pela "figura ridícula" no caso de algum dia "andar publicamente a implorar por coligações". O que é certo é que, horas depois de Montenegro limpar mais uma vez o Chega da equação, o partido insistiu: Governo com PSD é possível. Só não é correspondido.
(...)
"Por favor, se eu algum dia andar publicamente a implorar por coligações - ou melhor, Alianças - à direita ou o centro direita...e ninguém me ligar nenhuma, afastem-me da liderança do Chega. Internem-me pela figura ridícula. Mandem-me fazer programas com o Castelo Branco ou com o Cláudio Ramos", escreveu o líder do Chega naquela rede social
--
- cartilheiro Ventura, gajo honesto.

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
11,581
27,087
Conquistas
3
Porto
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Estar na vida pública e ter opinião própria tem custos elevados. Como mulher e como pessoa jamais permitirei que me silenciem ou que silenciem ou deitem sobre as mulheres uma burka de invisibilidade. Tenho aguentado em silêncio chorrilhos de ofensas, nunca contra as minhas ideias ou argumentos, sempre contra a minha pessoa e o meu aspecto físico. Há dias em dói, dói muito. E dói porque sei as horas que trabalho, leio, estudo e porque tenho um percurso feito a pulso num mundo de homens. Ver a minha voz “desqualificada” ou “memorizada” porque sou mulher não é uma tentativa de diminuir só a mim mas a todas as mulheres com coragem de ter opinião e de a expressar. Nunca me viram aqui uma palavra ou em lado algum em relação a este homem. Mantive a postura e silêncio. Só que também sou humana. Se me orgulho de ter atirado com água a um misógino ? Não orgulho. Mas depois de ter ouvido o que ouvi e depois de ter aguentado tanto, tanto, sou humana.
Crianças a morrer às centenas em Gaza e a preocupação dessa senhora é o general ser um "misógino" e que mereceu levar com um copo de água.

E são pagas para estar ali na televisão a discutir o conflito.

Há pessoas que não têm mesmo noção.

• Like
Reações: Kloppeição

Mike Walsh

Superior
5 Agosto 2019
63
110
e que iriamos por aí abaixo outra vez, etc etc.
Mas o país fui por aí abaixo outra vez, pela destruição dos serviços públicos através das populistas e pouco transparentes cativações. A reposição de rendimentos, quase exclusiva para a base eleitoral do PS, e as contas certas apenas foram possíveis pela destruição da saúde, educação e pela ausência de investimentos públicos.

Aliás a reposição de rendimentos estava prevista na proposta de Passos Coelho nas eleições de 2015, mas não tão rápida. E se não fosse tão rápida talvez o meu pai, como milhares de portugueses, não estaria agora dois anos à espera de uma operação médica.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,450
Crianças a morrer às centenas em Gaza e a preocupação dessa senhora é o general ser um "misógino" e que mereceu levar com um copo de água.

E são pagas para estar ali na televisão a discutir o conflito.

Há pessoas que não têm mesmo noção.
E aquilo de informativo não tem absolutamente nada. São debates absolutamente estúpidos entre duas pessoas com narrativas diferentes que não estão ali para conversar e debater, mas para ver quem sai por cima no final de cada programa.