Política Nacional

Cheue

12 Maio 2016
24,654
39,315
Conquistas
7
109
A extrema direita cresce na europa toda, é normal que cá seja igual.
o pessoal que 'não papa grupos' a ser constantemente papado e vigarizado...

o normal...

os politicos são todos uns aldrabões corruptos e por isso vou votar nos maiores aldrabões vigaristas e/ou mongoloides imagináveis, porque eles é que são honestos
espectáculo.

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
3,896
4,886
Até Março ainda falta muito.

Na esquerda, PNS é, na minha opinião, o melhor que o PS pode oferecer e a única esperança de manter o poder. Ala mais à esquerda, pode juntar-se com a Mortágua e o Rui Tavares para mudar algo neste país. Todos parecem-me realmente interessados em fazer algo e com conhecimento.

Na direita, é assustador pensar na tripla Montenegro, Ventura e Rui Rocha. Era bem melhor um Moedas e João Cotrim mas parece-me utópico.

Cheue

12 Maio 2016
24,654
39,315
Conquistas
7
109
o pessoal que 'não papa grupos' a ser constantemente papado e vigarizado...

o normal...

os politicos são todos uns aldrabões corruptos e por isso vou votar nos maiores aldrabões vigaristas e/ou mongoloides imagináveis, porque eles é que são honestos
espectáculo.
estou farto do PdC

vou votar no André Macaco para presidente
ele é que mudava este paí... perdão, clube para melhor!!!!!!!

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,445
7,192
Bragança
Porque era fixe ter (ainda) menos contribuições para a SS e aquilo estourar (ainda mais) cedo do que irá acontecer no futuro.. :rolleyes:
Ninguém nega que Portugal necessita e muito imigração. Mas quanta ??? O Rui Rio questionava outro dia no Twitter a ordem do Governo de legalizar mais 600 mil imigrantes até Março de 2024. Existem mais 600 mil postos de trabalho ???? Somos um País de 10 Milhões, a oferta é limitada. se excedermos as necessidades, o gasto com essas pessoas vai ultrapassar em muito o contributo. Vais deixar vir as pessoas e depois negas-lhe assistência medica, comida um teto ?
Controlo na imigração tem de ser .... 5 ou 10 Milhões de imigrantes entrarem nos USA é irrisório quase....num Pais como Portugal 2 Milhões já seria insustentável

9 Março 2012
3,583
4,107
Conquistas
1
44
chaves
  • Alfredo Quintana
Estas eleições têm potencial para termos os partidos de segunda linha(Chega, BE, IL) a subir imenso e fecharem a diferença para PS e PSD.
Vamos ver se o Chega não terá +20% em Março.
Vejo muitos preocupados se o Montenegro faria ou não coligações com o Chega…

Ja eu tenho algumas dúvidas que, se esse caso chegue a ser real (maioria de direita….parecem-me pouco provável), que a ordem de “vencedor”/ “convidado” seja exatamente essa…

Veremos…

9 Março 2012
3,583
4,107
Conquistas
1
44
chaves
  • Alfredo Quintana
Governa (nesse cenário em que seria o partido mais votado)..se do outro lado o PS + partidos de esquerda com PAN não tiverem a maioria de deputados..

Isso do ganhar no sentido de ser o primeiro partido com mais votos, acabou; o que interessa para a governabilidade é a maioria que se consegue formar na AR que permita ter a maioria de deputados, a coligação de partidos que é formada.

É isso que é feito há décadas nos países desenvolvidos, é isso que devia cada vez mais ser habitual, partidos terem que negociar entre si e formar governos.

De resto eu, pessoalmente, fico descansado por saber então que o PSD não aceitará fazer qualquer coligação ou apoio para formar governo, com o Chega..caso venha a necessitar dele.

Sobe na minha consideração se o fizer..caso se confirme, claro.
Pode ser um pau de dois bicos…

Um governo PSD sem maioria parlamentar pode encostar o PS as cordas numa votação orçamental qualquer…aceitas negociar e viabilizar o meu orçamento?

Nao?

Entao vou falar ali com o Ventura…não me dás outra opção…tu que dizias que o Chega é cancerígeno para a democracia preferes vê-lo a ter voto na materia do que negociares comigo.

Vai ser engraçado…chato que vai sobrar para os do costume.

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,902
5,202
Deve ser fodido ir votar no PS nas próximas, mas haver quem por vergonha não o admita. O meu conselho é que se vos dá vergonha é porque sentes que há algo de errado. Estás certo. Há algo de errado. E já não é de agora.
O PS é como Pinto da Costa, ganha sempre :ROFLMAO:

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Então o Galamba não só aparece na Assembleia para discutir o orçamento como diz que não se demite! Isto é incrivel.

Vamos ver o q vai fazer o Costa. Porque tem no seu currículo ter mantido inacreditavelmente o Galamba ainda ha meses, falando ao pais. O mesmo Costa que pos o Galamba a discursar no fecho da discussão do OE na generalidade.

A questão é mesmo o quão preso está o rabo do Costa?

Vamos ter 4 meses de Galamba até às eleições?
Eu ate acho q a oposição agradece.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,009
28,038
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Uma coisa é o PSD fazer um Governo em conjunto com o Chega, outra coisa bem diferente é o Chega viabilizar um Governo de Direita.
Um partido viabilizar a Governação de outro partido, acho normal. A base da Geringonça foi essa.

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
15,511
24,940
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Deve ser fodido ir votar no PS nas próximas, mas haver quem por vergonha não o admita. O meu conselho é que se vos dá vergonha é porque sentes que há algo de errado. Estás certo. Há algo de errado. E já não é de agora.
O PS é o mais parecido com um clube de futebol neste país.
Quem vota neles dificilmente muda o voto, têm sempre 4 em 5 eleições ganhas à partida.
E mesmo a fazerem a pouca vergonha que se tem visto no Seculo XXI, conseguem continuar a ganhar e a ter maiorias absolutas.
Estou ansioso para ver quais países na UE nos vão passar até 2028, até ao fim de outra legislação com PS à frente...resta saber se haverá alguém mais pobre que nós nessa altura.

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,902
5,202
Então o Galamba não só aparece na Assembleia para discutir o orçamento como diz que não se demite! Isto é incrivel.

Vamos ver o q vai fazer o Costa. Porque tem no seu currículo ter mantido inacreditavelmente o Galamba ainda ha meses, falando ao pais. O mesmo Costa que pos o Galamba a discursar no fecho da discussão do OE na generalidade.

A questão é mesmo o quão preso está o rabo do Costa?

Vamos ter 4 meses de Galamba até às eleições?
Eu ate acho q a oposição agradece.
Gamboleio Gamboleia
Porque mi vida yo la prefiero vivir así
Gamboleio Gamboleia
Porque mi vida yo la prefiero vivir así

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Ora bem, vou meter um colhão ao barulho.

Aposto um colhão em que o primeiro a falar de imigração vai ser o Chega pela voz do seu corno amestrado andré ventura.

O povinho como gosta de ouvir este tipo de conversa, vai logo votar no chega.
Não é o povinho, é essencialmente fora dos grandes centros (esses há muito a presença de imigrantes ou turistas externos são frequentes), nos centros mais pequenos, onde todos falam, nas escolas, nos mercados e supermercados, no trabalho, na rua, enfim no dia a dia da quantidade de estrangeiros que existem nessas comunidades e a forma como abordam este assunto é diametralmente oposta aos grandes centros. Temos um país extremamente conservador quando falamos de imigrantes. O nosso estado sicuritario começa a revelar muitas situações de desconforto que até agora não eram sentidas.

O voto silencioso é o maior inimigo dos partidos da esfera governamental! Ou têm capacidade de debater o assunto ou então se permanecem calados vão existir grandes surpresas nas votações.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Até Março ainda falta muito.

Na esquerda, PNS é, na minha opinião, o melhor que o PS pode oferecer e a única esperança de manter o poder. Ala mais à esquerda, pode juntar-se com a Mortágua e o Rui Tavares para mudar algo neste país. Todos parecem-me realmente interessados em fazer algo e com conhecimento.

Na direita, é assustador pensar na tripla Montenegro, Ventura e Rui Rocha. Era bem melhor um Moedas e João Cotrim mas parece-me utópico.
A esquerda radical e os comunistas saíram chamuscadas com a guerra na Ucrânia e na Palestina. Escolheram caminhos que podem colocar em causa a sua sobrevivência política.

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,228
8,807

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
11,581
27,087
Conquistas
3
Porto
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Se o PSD ganhar, governa.Eventualmente com IL, CDS, até mesmo o PAN. Sem Chega.

Se não der com maioria, governa com minoria. Simples. Como quase sempre tem sido nestes 50 anos de democracia.
Não percebi.

Como é que propões que o PSD faça passar o orçamento de estado de 2025 em minoria? Caso o PS+BE+PCP+Livre tenham mais de metade dos deputados na Assembleia, o orçamento é chumbado porque votam todos contra. Mesmo admitindo que o PAN se possa abster, eles só terão 1 ou 2 deputados no máximo. Logo o PSD não governa coisa nenhuma.

Nos 50 anos de democracia que referes, nunca um partido governou "em minoria". Governou sempre com acordos parlamentares. O PS de Mário Soares governou com o CDS de Freitas do Amaral até o acordo ser rompido, e mais tarde governou em bloco central após a maioria absoluta de Sá Carneiro. Cavaco Silva governou com apoio do CDS e do partido de Ramalho Eanes antes de ter maioria absoluta nas eleições seguintes. O Guterres precisou de apoio de um deputado do CDS precisamente porque ficou a um deputado da maioria absoluta. E por fim o Passos Coelho governou com o CDS de Paulo Portas.

Mesmo que o arco de direita tenha a maioria dos deputados, o PSD continua a precisar no mínimo da abstenção do Chega para fazer passar o próximo orçamento. E o Chega não vai ceder essa abstenção sem um acordo parlamentar. Se a esquerda tiver maioria mesmo com uma vitória do PSD, então essa questão nem sequer se coloca porque o PSD só cumpre calendário até ser apresentada a primeira moção de censura. Exatamente as mesmas circunstâncias que derrubaram Passos Coelho no início do segundo mandato, que nunca chegou a ser mandato.

Portanto há três cenários que se colocam aqui, partindo do princípio que nenhum partido vai obter maioria absoluta:

Maioria de esquerda com ou sem a vitória do PS e reedição da geringonça.

Maioria de direita com vitória do PSD e formação de uma "geringonça à direita", que terá de incluir o Chega ou a abstenção do Chega em todas as votações.

Maioria de direita sem Chega (PSD+IL+CDS e eventualmente PAN > 115 deputados), sendo que para isso seria necessário o PSD ir buscar mais uns 10% face à votação obtida por Rui Rio, junto com um crescimento da IL e do CDS (que neste momento não tem representação em Assembleia).

Dos três cenários, este último é o mais improvável. As sondagens dão o Montenegro com menos votos dos que obteve o Rui Rio...

Para bem ou para o mal o Chega dificilmente poderá ser ignorado num putativo governo de direita.

Última edição: