Política Nacional

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Estás na tanga, só pode.

A não ser que o objectivo seja o de tentar equilibrar a mediocridade do Montenegro no lado oposto, uma tentativa de espelho.

Toda a gente diz que cada vez a qualidade da classe política vem a cair a pique nas últimas décadas, pensar que já tivemos políticos da craveira de Soares, Cunhal, Sa Carneiro, chegar a 2024 e ter como horizonte Montenegro's e o Carneiro.. épico.

Daqui a uma década ou duas arrisco dizer que se vai olhar para trás e chegar à conclusão que o Costa a beira dos políticos do presente (hoje futuro) era um estadista, em termos de preparação para o cargo.

De qualquer maneira, o Carneiro contra o PNS não ganha.
escrevi "no panorama presente"... E mantenho. Não é dos piores.

P.S: aquilo que falámos há dias, sobre se o Costa podia ou não ser presidente do Conselho Europeu, era mesmo como eu disse na altura, deixando de ter o cargo de PM/chefe de estado, deixa de ser "elegível" para presidente do Conselho Europeu; nunca aconteceu até hoje, alguém que não está no Conselho, ser escolhido para presidente, e era esse o cargo que ele queria.
O Charles Michel já não era PM quando foi eleito para o Conselho Europeu.
O problema do Costa ir para lá não é esse, é mesmo estar barrado atraves deste escandalo.

Cheue

12 Maio 2016
24,654
39,315
Conquistas
7
109
José Luis Carneiro é uma boa alternativa dentro do panorama presente. Já o vinha a pensar desde ontem.
para o PS a melhor escolha seria o Centeno

de longe, penso eu de que...

o PNS vai ser acusado de ser comuma e saiu há pouco tempo do governo, e a mal, com polémica ...

o Carneiro é muito...Carneiro.

• Like
Reações: dragão flaviense

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,048
46,999
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Não é que ninguém tenha acreditado. A questão é que sendo esse o caso, o Seguro não tinha qualquer tipo de hipótese de vencer as primárias contra Costa. PS e PSD são o sistema. Quem chega ao aos cargos de topo, chega porque porque reuniu os apoios do outro "partido invisível" que fala o Seguro.

O que nós temos é uma ilusão de escolha entre dois partidos, mas esses dois partidos só existem porque defendem os interesses de uma determinada classe e de determinados poderes. Há gente dos mais variados grupos e setores empresariais nos partidos, os partidos quando chegam ao poder colocam estrategicamente gente com ligações a esses setores no próprio governo e nas diversas ramificações institucionais do estado. Faz-se lobby e semeiam-se influências. Uma pessoa olha para os diferentes governos nos últimos 30 anos e andam lá quase sempre as mesmas figuras, depois aparece um filho ou filha, as respetivas esposas ou maridos e por aí fora. Uma densa e complexa rede de influências.

Quando há maiorias absolutas, é praticamente carta livre para fazerem o que quiserem. Mas já foi pior, já houve menos escrutínio público. O problema é que somos também um povo omisso no geral, não vamos às urnas e poucas exigências fazemos, não saímos à rua, raramente pressionamos os decisores políticos. Além de culturalmente sermos um povo que gosta de se aproveitar dos outros, com pouco civismo e corruptozinho. A maioria rege-se pelo "se os outros também fazem, eu também posso fazer".

A política é um jogo de manipulação, manipulação de interesses e manipulação de massas.

O menos mau é ter 4 anos PS, 4 anos PSD, 4 anos PS, 4 anos PSD, para não se irem criando muitas raízes e haver alguma alternância de lugares. E claro, sem maiorias absolutas para haver o mínimo de decoro.

Ninguém está muito preocupado em políticas a longo-prazo em benefício do país e das quais não poderão colher os louros.
Olha que o Costa teve muito mais carta livre quando estava com a extrema esquerda do que quando estava em maioria...

Cheue

12 Maio 2016
24,654
39,315
Conquistas
7
109
tecnicamente acho que é de longe o melhor...

é competente, não é apenas um boy do partido

saiu "em grande" do governo.

depois tem é pinta de cromo, mas isso pronto...
e depois tem 'isto' :

"He studied economics at University of Lisbon, faculty of Economics and Business Management (ISEG-ULISBOA), graduating in 1990. He earned a master's degree in applied mathematics from ISEG-ULISBOA in 1993, a master's degree in economics from Harvard University that he completed in 1998, and he was awarded a PhD in economics by Harvard University in 2000.[10] Lawrence Katz was his adviser.[11]"
----

os outros têm..." ah e tal é leal ao partido e tem bom discurso e tal...

• Like
Reações: PDuarte

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
tecnicamente acho que é de longe o melhor...

é competente, não é apenas um boy do partido

saiu "em grande" do governo.

depois tem é pinta de cromo, mas isso pronto...
O Centeno foi um surfista perfeito... Aproveitou a situação macroeconomica para parecer o "ronaldo das finanças". Mas na realidade, pouquissimo sumo.

Cheue

12 Maio 2016
24,654
39,315
Conquistas
7
109
O Centeno foi um surfista perfeito... Aproveitou a situação macroeconomica para parecer o "ronaldo das finanças". Mas na realidade, pouquissimo sumo.
um gajo doutorado em economia em Harvard deve perceber um bocadinho de economia...

pelo menos mais do que o político comum...

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
um gajo doutorado em economia em Harvard deve perceber um bocadinho de economia...

pelo menos maia do que o político comum...
Perceber deve perceber... a verdadeira questão é se vai colocar esse conhecimento à frente da política. E até agora tenho visto a política à frente. Sempre.

Ainda a maneira como falou das subidas de taxas de juros do BCE há uns tempos, e depois com algumas contradições à mistura, em especial em relação ao tema inflação, confirmam-me isso.

Perceber de economia não é um malabarismo, não é magia, não é fazer aparecer dinheiro do nada. Fazer "cumprir economia" é estar dentro de parametros e saber navegar as situações macro, nomeadamente as vindas do BCE.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,009
28,039
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Perceber deve perceber... a verdadeira questão é se vai colocar esse conhecimento à frente da política. E até agora tenho visto a política à frente. Sempre.

Ainda a maneira como falou das subidas de taxas de juros do BCE há uns tempos, e depois com algumas contradições à mistura, em especial em relação ao tema inflação, confirmam-me isso.

Perceber de economia não é um malabarismo, não é magia, não é fazer aparecer dinheiro do nada. Fazer "cumprir economia" é estar dentro de parametros e saber navegar as situações macro, nomeadamente as vindas do BCE.
Só se ele for maluco é que deixa o BCE para se vir meter neste saco de gatos que é Portugal, como Primeiro Ministro.

Maxwel

Bancada central
21 Junho 2022
1,068
2,872
para o PS a melhor escolha seria o Centeno

de longe, penso eu de que...

o PNS vai ser acusado de ser comuma e saiu há pouco tempo do governo, e a mal, com polémica ...

o Carneiro é muito...Carneiro.
O Centeno é mais um da linha de chico-espertismo tal como o Costa. De dizer que não há austeridade e que baixa os impostos apesar de teres a classe média asfixiada em impostos. De dar com uma mão e tirar com a outra.

Não vai fazer nada de útil pelo país, não vai fazer nenhuma reforma, não vai pôr o país a crescer. O PNS só é acusado de ser comuna porque é realmente um simpatizante disso. Vai vender-se à extrema esquerda mais facilmente do que se vendeu o Costa em 2015.

O Carneiro é o que tu dizes... é demasiado honesto e gente boa para ser um político de sucesso em Portugal e no PS, infelizmente. É a melhor das opções do PS neste momento.

O país neste momento não precisa de mais PS. Muito menos de outra geringonça com a extrema esquerda. O país precisa de um PSD forte e que queira fazer as reformas que são necessárias nas várias áreas e que o PS não quer nem sabe fazer com a comandita que tem por lá. É tudo farinha do mesmo saco. Infelizmente, o PSD atual também não me parece capaz de nada disso e será apenas um mal menor quando comparado com o PS.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,445
7,192
Bragança
Espera aí ???? estamos a discutir se o gajo que apressava a discussão do Orçamento de estado, para ir para a Luz porque era noite de Champions, era um bom candidato a primeiro ministro ??????? Fdx.... e porque não o Vieira ou o Barbas e o Diabo de Gaia..... pqp

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,027
14,032
O país precisa de um PSD forte e que queira fazer as reformas que são necessárias nas várias áreas e que o PS não quer nem sabe fazer com a comandita que tem por lá.
Podes dar alguns exemplos, concretos, que reformas, e em que áreas, é que deveriam ser feitas ?

Já agora, o homem que iria (irá) liderar essa vaga de reformas "estruturais" que mudariam o país, é o Montenegro ?