André Villas-Boas - Presidente

chief

Tribuna
18 Maio 2016
2,851
3,197
29
Porto
“Os portistas devem apoiar PDC por gratidão e por tudo o que já deu” - Macaco

É por artistas destes que o clube está estagnado e só tende a piorar continuando este rumo em direção ao abismo.
É urgente mudanças e quando chegarem , já chegam tarde. Mas ao menos mais vale tarde que nunca.
Espero bem que os portistas no próximo ano tenham boa memória do sofrimento que tem sido os últimos 10 anos , apesar dos títulos conquistados por mérito do treinador e jogadores.
Já chega!

J

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,889
4,412
Algumas notas sobre a entrevista.
As partes de que me mais gostei:
1. AVB fala bem e sabe bem aquilo que diz! Sempre dominou bem a oratória! Portanto, a entrevista é, globalmente, boa e toca nos pontos importantes para os portistas!
2. A forma como se referiu a Pinto da Costa foi excelente! Manteve o respeito, sem deixar de criticar o que pensa que deve ser objecto de crítica e sem deixar de se defender com elevação! Um modelo que bem podia ser seguido neste espaço!
3. Muito bem a assegurar que o clube manterá, sempre, a maioria da SAD! Não esperava menos! Excelente nesta frase: "O recorrer a vendas de capitais e linhas de crédito não passa, no fundo, de tentar salvar anos de gestão que não funcionaram" e nesta "o FC Porto tem que se perspectivar daqui para a frente para uma nova fase da sua vida onde os seus modelos organizativos e operacionais funcionem de modo a que os mesmos tenham sustentabilidade dentro destes modos do associativismo, que é o que todos nós queremos".
4. Não há como não concordar com a crítica aos prémios e, entende-se, até a crítica à forma como os resultados foram apresentados! Foi uma boa cartada!
5. A crítica à ausência da ECA foi excelente! Passa despercebido, mas torna-se importante pelas portas que abre! Como nota lateral, fico sempre perplexo como pessoas importantes (eg, Paiva Brandão), são esquecidos tão rapidamente! Embora, discorde, por princípio, da posição sobre a Superliga, parece-me o menos relevante!

Fico intrigado com os seguintes pontos:
1. Anunciar que colocou em pausa a sua carreira de treinador até 2024! É inevitável que regressem algumas dúvidas sobre o seu compromisso! É natural que ele queira seguir a sua profissão! Mantenho alguma dificuldade em conjugar a sua profissão com a minha visão (quiçá utópica?) de Presidente do FCP. Eu não posso exigir menos a um presidente do que aquilo que um sócio normal dá! Se eu sei os resultados das modalidades, da formação, etc., um candidato a Presidente também devia saber, mesmo quando já não for candidato ou Presidente...
2. Preferia que tivesse evitado referências ao SC! Dentro da minha subjectividade interpretativa, leio alguns comentários passivo-agressivos! E se eu leio isto desta forma, só podemos imaginar como o SC interpretará estas referências! Nesta altura, é cedo para perceber como vai evoluir! Pessoalmente, preferia deixar o SC fora disto!
3. Gostei da referência às modalidades, mas não gostei da referência ao futebol feminino! Tal como diz que as modalidades são "um prejuízo aceite porque serve a sociedade, a cidade e a região", eu coloco o futebol feminino (ou o basket ou o hóquei ou o atletismo, etc.) ao mesmo nível das modalidades! Seria excelente ter todas as modalidades e aumentar o ecletismo do clube até ao limite do razoável! Se algo está a ser mal feito, que seja corrigido! Mas, preferia alguma prudência nesta aspecto, porque a elasticidade das quotas será sempre limitada ou, a alternativa, seria colocar o futebol feminino na SAD (eg, scp) e levar os prejuízos operacionais para a SAD! Gostei da prudência nas modalidades, não gostei da "expansão" no futebol feminino!
4. Pareceram-me palavras de circunstância a questão dos novos mercados, já o tal novo modelo de formação pareceu-me um bocado visão de treinador! Creio que, aqui, ele tem de dar o salto de treinador para organizador! Embora, claro, logo se verá qual o modelo que ele pretende implementar!
5. Esta frase pareceu-me demagógica: "Tem de arranjar um crescimento de marca, maneiras de criar valor e de se organizar internamente para que, um dia, caso algum descalabro aconteça — particularmente uma não qualificação europeia — o FC Porto possa sobreviver sem essas receitas". Sem uma mudança estrutural no futebol internacional (Superliga?), não há forma de o FCP viver sem as receitas inerentes à venda de futebolistas! Lógico que não é aquilo que o portista quer ouvir...

Que AVB se candidate para retirar o elefante da sala, que apresente um excelente programa e uma excelente lista, que as listas troquem as sua ideias com elevação e respeito e que as eleições decorram com urbanidade e portismo! No final, que ganhe quem os portistas escolherem, que exista união e que seja dada tranquilidade para que a lista vencedora coloque em prática as suas ideias, mantendo um FCP desportivamente competente e corrigindo os erros que têm vindo a ser acumulados!

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21

É por artistas destes que o clube está estagnado e só tende a piorar continuando este rumo em direção ao abismo.
É urgente mudanças e quando chegarem , já chegam tarde. Mas ao menos mais vale tarde que nunca.
Espero bem que os portistas no próximo ano tenham boa memória do sofrimento que tem sido os últimos 10 anos , apesar dos títulos conquistados por mérito do treinador e jogadores.
Já chega!
Expliquem a este imbecil que AVB não é apoiado pelos inimigos, é apoiado pelos portistas. Não conheço um único adepto de Benfica ou Sporting que deseje ver AVB na presidência do FC Porto.

Pelo contrário, conheço cada vez mais muitos que torcem por #PintodaCosta2028. Pinto da Costa não é temido por nenhum rival.

Mais a sério, não lhe expliquem porque ele já sabe, mas se a única coisa que têm para inibir a eventual candidatura de AVB é a estupidez símia do "é um candidato apoiado pelos rivais", então é o homem certo no lugar certo.

Avança, AVB, e apresenta o teu projeto.

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
13,885
22,289
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Oh meus caros.
Há tanta coisa onde se pode reduzir gastos, outras onde se podem obter mais rendimentos.
Não é conversa para este momento e sim quando forem de facto apresentadas as propostas de cada um dos candidatos em plena campanha eleitoral.
Até lá, é tudo uma mão cheia de nada.
Uma coisa é certa, o caminho de PDC é uma bomba relógio para o clube e só é bom para quem anda a chular o mesmo.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,744
45,304
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Este André Villas Boas é uma lufada de ar fresco tão grande mas tão grande em termos de ideias e de comunicação em relação aos zombies que temos atualmente no clube que até arrepia só de imaginar o que ele poderá fazer como presidente e como líder máximo.

Atentem nestas palavras. Alguma vez um paconço como o Fernando Gomes ou o Gonçalves ou um Baía conseguem sequer chegar perto deste tipo de clarividência, inteligência e classe?

«Acho que, naturalmente, uma pessoa que se vê, às vezes, isolada na gestão da organização se encontre, por vezes, em situações de poder absoluto e daí achar que é dona da comunicação da sua própria organização. Isto é muito normal nos treinadores, principalmente nas propriedades, já que, como o dono não está presente, a grande comunicação é feita pelos treinadores, visto que os CEOs ou presidentes não estão tão presentes na comunicação. Se a comunicação não for ditada a partir do topo, o treinador rege-a. Como conhecedor do fenómeno diria que esses desencontros têm a ver com a falta de comunicação interna. Dá-me a entender que, no FC Porto, a comunicação está perdida, faz-se a partir das vontades e desejos do treinador. Penso que não deveria ser assim, porque uma organização deveria obedecer a determinados parâmetros de comunicação e creio que as divergências internas acontecem por via de falta de entendimento comunicacional entre as partes».

A acontecer a sua presidência já em 2024 será um acontecimento ao nível da entrada do Jorge Nuno no clube, há mais de 40 anos. E o impacto positivo que terá no clube será imenso. Os sócios NÃO PODEM perder esta enorme e quase única oportunidade. Isto está para a presidência como esteve a contratação dum Mourinho, do Conceição ou do próprio AVB para treinador. Daqueles momentos charneira que definem o futuro dum clube por muitos anos.
Realmente o André Villas-Boas é um excelente e peculiar comunicador, além disso tem boas e refrescantes ideias, bem como denota uma positiva vontade em trabalhar sobretudo em prol do FC Porto, agora falta conhecer o seu projeto e a equipa que o poderá acompanhar para termos o retrato completo da sua candidatura.

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,616
20,054

Já chega!
Gratos pelo passado e cientes e tristes pelo presente. Mudança, visão estratégica, compadrios à porta, reflexão e ação já, precisa-se!
Somos gratos, mas não cegos e surdos!

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,616
20,054
Para lá dos 80 anos, com dinamismo e bem rodeado a nível de visão de mercado e não só, atualização do presente e visão estratégica...temos Mick Jagger a encabeçar os Rolling Stones.
Presidente, escute e ponha os olhos, arranque a gravata e curta o novo álbum em cima da pedra da nova academia prometida há 2 mandatos atrás!

Última edição:

fmorais92

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
5,682
6,033
Foi bastante criticado, aqui inclusive, por não falar nada depois da derrota na supertaça, depois da derrota da luz, etc porque se tinha que falar e se assumir era naquelas alturas menos boas ou senão era cumplice desta direção. Reparem como falou apenas depois de uma boa vitória na Europa.
O timing não é coincidência, escolheu, e bem, falar numa altura em que não afetaria o clube e a equipa não estava sobre brasas.
Não escolheu meter mais lenha na fogueira como muitos queriam numa altura menos boa e que seria até a opção mais fácil para ganhar votos mas não ajudaria a equipa porque só colocaria um ambiente mais pesado no clube.

Última edição:

fmorais92

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
5,682
6,033
São cobardes que querem amestrar o Porto e sabem que não têm hipótese contra um Porto aguerrido. É isto que não gosto no AVB. Passa muito essa imagem de querer ser um "moderno", que rompe com o "passado conflituoso" de PdC, que quer ficar sempre bem na imprensa e que "vai enterrar o machado de guerra" e tornar o Porto "cool" (isto é, meiguinho) aos olhos de Lisboa.

Não se esqueçam, sempre que fomos bons rapazes, fomos sempre comidos.
vou só deixar isto aqui: https://www.jn.pt/desporto/villas-b...-eu-tambem-quero-ve-los-perder-12715374.html/

Não acho que ele vá "enterrar o machado de guerra", vai é colocar uma lâmina que corte e que já não esteja cega.

Não sei em relação ao vizinho deles, mas o AVB é completamente anti benfica e nunca o escondeu

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
São cobardes que querem amestrar o Porto e sabem que não têm hipótese contra um Porto aguerrido. É isto que não gosto no AVB. Passa muito essa imagem de querer ser um "moderno", que rompe com o "passado conflituoso" de PdC, que quer ficar sempre bem na imprensa e que "vai enterrar o machado de guerra" e tornar o Porto "cool" (isto é, meiguinho) aos olhos de Lisboa.

Não se esqueçam, sempre que fomos bons rapazes, fomos sempre comidos.
Tens razão.
Eu até tenho medo que com AVB no poleiro ainda vá almoçar à Mealhada com o LFV depois deste ter sido apanhado por corrupção desportiva.

Que cenário!
Com Pinto da Costa não havia essas tangas de enterrar machados de guerra enquanto se come leitão.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Não é necessária calma nem controlo de timings. Cada um é livre de dizer o que quiser e quando quiser. Apenas quis dizer que é importante também esses notáveis mostrarem o seu apoio...
Como já todos percebemos, ganhar a Pinto da Costa não vai ser fácil. Por todas as razões e mais algumas.

Apresentação da candidatura, do programa, da lista, dos apoiantes não podem ficar perdidas numa entrevista de jornal, numas declarações na TV ou num post do Twitter.

Terá de ser algo impactante.
Tem de gerar um buzz tal que seja impossível alguém ficad indiferente.

Acredito (e isto é uma mera convicção) que quando a candidatura for apresentada, os notáveis aparecerão nos dias seguintes (follow up news) para não deixar que o impacto da notícia se desvaneça.

Daí ter dito "calma".

• Like
Reações: finz e fmorais92

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,043
42,430
Como já todos percebemos, ganhar a Pinto da Costa não vai ser fácil. Por todas as razões e mais algumas.

Apresentação da candidatura, do programa, da lista, dos apoiantes não podem ficar perdidas numa entrevista de jornal, numas declarações na TV ou num post do Twitter.

Terá de ser algo impactante.
Tem de gerar um buzz tal que seja impossível alguém ficad indiferente.

Acredito (e isto é uma mera convicção) que quando a candidatura for apresentada, os notáveis aparecerão nos dias seguintes (follow up news) para não deixar que o impacto da notícia se desvaneça.

Daí ter dito "calma".
Claro. E se há pessoa inteligente que percebe o poder dos timings é o André. Daí ele ainda não ter dito oficialmente que é candidato. Já os notáveis fazê-lo agora e voltar a fazê-lo quando for oficial é igual.

• Like
Reações: Absolution