Algumas notas sobre a entrevista.
As partes de que me mais gostei:
1. AVB fala bem e sabe bem aquilo que diz! Sempre dominou bem a oratória! Portanto, a entrevista é, globalmente, boa e toca nos pontos importantes para os portistas!
2. A forma como se referiu a Pinto da Costa foi excelente! Manteve o respeito, sem deixar de criticar o que pensa que deve ser objecto de crítica e sem deixar de se defender com elevação! Um modelo que bem podia ser seguido neste espaço!
3. Muito bem a assegurar que o clube manterá, sempre, a maioria da SAD! Não esperava menos! Excelente nesta frase: "O recorrer a vendas de capitais e linhas de crédito não passa, no fundo, de tentar salvar anos de gestão que não funcionaram" e nesta "o FC Porto tem que se perspectivar daqui para a frente para uma nova fase da sua vida onde os seus modelos organizativos e operacionais funcionem de modo a que os mesmos tenham sustentabilidade dentro destes modos do associativismo, que é o que todos nós queremos".
4. Não há como não concordar com a crítica aos prémios e, entende-se, até a crítica à forma como os resultados foram apresentados! Foi uma boa cartada!
5. A crítica à ausência da ECA foi excelente! Passa despercebido, mas torna-se importante pelas portas que abre! Como nota lateral, fico sempre perplexo como pessoas importantes (eg, Paiva Brandão), são esquecidos tão rapidamente! Embora, discorde, por princípio, da posição sobre a Superliga, parece-me o menos relevante!
Fico intrigado com os seguintes pontos:
1. Anunciar que colocou em pausa a sua carreira de treinador até 2024! É inevitável que regressem algumas dúvidas sobre o seu compromisso! É natural que ele queira seguir a sua profissão! Mantenho alguma dificuldade em conjugar a sua profissão com a minha visão (quiçá utópica?) de Presidente do FCP. Eu não posso exigir menos a um presidente do que aquilo que um sócio normal dá! Se eu sei os resultados das modalidades, da formação, etc., um candidato a Presidente também devia saber, mesmo quando já não for candidato ou Presidente...
2. Preferia que tivesse evitado referências ao SC! Dentro da minha subjectividade interpretativa, leio alguns comentários passivo-agressivos! E se eu leio isto desta forma, só podemos imaginar como o SC interpretará estas referências! Nesta altura, é cedo para perceber como vai evoluir! Pessoalmente, preferia deixar o SC fora disto!
3. Gostei da referência às modalidades, mas não gostei da referência ao futebol feminino! Tal como diz que as modalidades são "um prejuízo aceite porque serve a sociedade, a cidade e a região", eu coloco o futebol feminino (ou o basket ou o hóquei ou o atletismo, etc.) ao mesmo nível das modalidades! Seria excelente ter todas as modalidades e aumentar o ecletismo do clube até ao limite do razoável! Se algo está a ser mal feito, que seja corrigido! Mas, preferia alguma prudência nesta aspecto, porque a elasticidade das quotas será sempre limitada ou, a alternativa, seria colocar o futebol feminino na SAD (eg, scp) e levar os prejuízos operacionais para a SAD! Gostei da prudência nas modalidades, não gostei da "expansão" no futebol feminino!
4. Pareceram-me palavras de circunstância a questão dos novos mercados, já o tal novo modelo de formação pareceu-me um bocado visão de treinador! Creio que, aqui, ele tem de dar o salto de treinador para organizador! Embora, claro, logo se verá qual o modelo que ele pretende implementar!
5. Esta frase pareceu-me demagógica: "Tem de arranjar um crescimento de marca, maneiras de criar valor e de se organizar internamente para que, um dia, caso algum descalabro aconteça — particularmente uma não qualificação europeia — o FC Porto possa sobreviver sem essas receitas". Sem uma mudança estrutural no futebol internacional (Superliga?), não há forma de o FCP viver sem as receitas inerentes à venda de futebolistas! Lógico que não é aquilo que o portista quer ouvir...
Que AVB se candidate para retirar o elefante da sala, que apresente um excelente programa e uma excelente lista, que as listas troquem as sua ideias com elevação e respeito e que as eleições decorram com urbanidade e portismo! No final, que ganhe quem os portistas escolherem, que exista união e que seja dada tranquilidade para que a lista vencedora coloque em prática as suas ideias, mantendo um FCP desportivamente competente e corrigindo os erros que têm vindo a ser acumulados!